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Enviado: Qua Mai 04, 2005 6:25 am
por Rui Elias Maltez
É incrível o custo de certas publicações editadas por organismos do Estado.
Por exemplo, os da IMNC são normalmente caríssimos, e os mais baratos são os do Instituto de Iinvestigação Científia Tropical.
E os da FAP também são caro, e alguns da Marinha também (já foi à livraria do Museu de Marinha?)

.
Ora, é suposto que esses organismos não sejam editoras privadas, e que portanto não tenham o lucro editorial como primeira prioridade.
Enviado: Qua Mai 04, 2005 6:35 am
por P44
E os da FAP também são caro, e alguns da Marinha também (já foi à livraria do Museu de Marinha?)
Já não vou ao Museu da Marinha á uns anos

mas era tudo caríssimo...a única coisa que lá comprei uma vez foram uns postalitos
O livro da FAP andei a "pedinchá-lo", nuns anos ou pelo Natal, já não me lembro...SUCKS!!!!!!!!!!!!!!!!
E agora nem a WARSHIPS pude comprar (não é que goste muito dos artigos, aquilo é do mais reacionário que já vi, é propaganda pró-americana que até enjoa, mas trás boas fotos e noticias com interesse, como esta ultima das OHPs)
Enviado: Qua Mai 04, 2005 9:23 am
por Rui Elias Maltez
Mas afinal quanto custa essa Warships?
Enviado: Qua Mai 04, 2005 10:22 am
por P44
Rui Elias Maltez escreveu:Mas afinal quanto custa essa Warships?

7,40€...já o tinha dito no tópico das OHPs....

Enviado: Ter Mai 10, 2005 7:22 am
por P44
Esta foto da
F-482 Comandante Roberto Ivens foi tirada de um livro inglês editado no inicio da década de 90, sobre as marinhas de todo o mundo.
(note-se o simbolo NATO na chaminé, pelo que a fragata devia estar integrada na STANAVFORLANT)
fotos da
F-483 Comandante Sacadura Cabral, tiradas na doca do Jardim do Tabaco, em Lisboa, no Dia da Marinha de 2001.
Estavam também abertos ao público a corveta Afonso Cerqueira (F 488) e a Fragata D.Fernando II e Glória.
Enviado: Qua Mai 11, 2005 9:33 am
por Rui Elias Maltez
O NRP Roberto Ivens (F-482), entretanto abatida ao efectivo da Armada:

Enviado: Qua Mai 11, 2005 9:40 am
por P44

a qualidade não saiu lá muito boa, mas não consegui melhor...

Enviado: Qua Mai 11, 2005 10:05 am
por Rui Elias Maltez
O que tem pinta é a existência das duas peças à ré, nas primeiras Reviére.
Coisa que para os nossos dias não é importante.
Mas dava um certo ar "guerreiro" a esses navios.
Pena ve-los irem sendo desmantelados, sem que nada se apreveite (se bem que como referi mais acima, a Marinha tem a disposição de aproveitar algumas componentes das João Belo para colocar no Museu de Marinha, sendo que o problema é a falta de espaço).
Enviado: Qui Jun 02, 2005 7:44 am
por P44
de
http://www.losbarcosdeeugenio.com
Uma bonita foto da João Belo
Builder A.C. de Bretagne, Nantes
Launched 22 March 1966
Commissioned 01 July 1967
Displacement, tons 1760 standard, 2250 full load
Dimensions, metres 102,7 x 11,8 x 3,8
Main machinery 4 x SEMT-Pielstick 12 PC2.2 V400 diesels ( 16000 hp ).
Speed, knots 25
Range, miles 2300 at 25 knots, 7500 at 15 knots
Complement 183 ( 14 officers )
Guns 2 x 100mm/55 Model 1953, 2 x 40mm/60 Bofors.
Torpedoes 6 x 324mm Mk32 Mod5 tubes ( Mk46 Mod5 torpedoes ).
Military lift Fuel: 210 tons.
Radar Air search: 1 x Thales DRBV-22A; Surface/Air search: 1 x Thales DRBV-50; Navigation: 1 x Kelvin-Hughes Type 1007; Fire control: 1 x Thales DRBC-31D.
Sonar Computing Devices Canada SQS-510(V), hull mounted.
Countermeasures Decoys: Mk 36 SRBOC; SLQ-25(V) Nixie acoustic torpedo decoy; ECM: ArgoSystems APECS-II/700 intercept/jamming.
Callsign: CTFR
Enviado: Qui Jun 02, 2005 8:12 am
por Rui Elias Maltez
Estas
Reviére não eram nada feias, e a peça à ré dava-lhe um bom aspecto.
Pena que tivese passado o tempo delas.
No site
http://www.areamilitar.net, do PT, em comparação entre as
João Belo e as
Dealey, diz-se mesmo que apesar de tudo as
João Belo estavam melhor aramadas que as
Pereira da Silva.
A ver a comparação e o texto sobre as
Pereira da Silva, e do porquê do seu abate prematuro.
Mas continuo a insistir que a razão não se deveu só ao seu não
up-grade, ao contrário do que fizeram os noroegueses.
As deficiências estrururais, e dsegate de materiais eram graves para fazer
up-grade nessas 3
Pereira da Silva, e diz-se que foi por terem sido construídas em Portugal, em estaleiros sem experiência na construção de fragatas.
Mas gostaria de conhecer a opinião dos entendidos sobre essa matéria.
Enviado: Ter Jun 21, 2005 5:39 am
por P44
Uma Foto (triste) tirada ontem á BNL, onde se pode ver a HERMENEGILDO CAPELO (F 481) completamente desarmada, atracada lado a lado com 3 Corvetas também já abatidas (a F485 é a Honório Barreto).
Dá-me a sensação (pelos mastros) que junto á F 481 está uma BdA (F 489?) e entre esta e a F 485 está outra JC (F484?)
Infelizmente, Alhos Vedros deverá ser o destino próximo (e último) destes 4 navios...

Enviado: Ter Jun 21, 2005 1:04 pm
por Rui Elias Maltez
Abatem-se os navios antes mesmo de haver em estado de operacionalidade os seus substitutos.
Não será como colocar a carroça à frente dos bois?
De facto esta foto dá-me uma certa sensação de fim de uma era.
O fim das grandes
João Belo e das corvetas.
O fim de um certo periodo da História da Marinha Portuguesa.
Eu sei que nada é eterno, mas...
Enviado: Ter Jun 21, 2005 7:34 pm
por Nautilus
E realmente as que estão encobertas são a Oliveira e Carmo F489 e a Augusto Castilho F484.
De facto esta foto dá-me uma certa sensação de fim de uma era
Realmente parece que e o fim de uma era e não se preve que venha ai mais nenhuma, antes pelo contrario.
Enviado: Qua Jun 22, 2005 5:11 am
por P44
É uma tristeza
Não se preserva nada...nada!
Então , Nautilus, agora virá a "gloriosa" era das sucatas OHPs, para substiuir a sucata JB+corvetas...
Segundo ouvi dizer, alguns sistemas electrónicos montados nas JB são MAIS SOFISTICADOS dos que os instalados nas OHPs
Obrigado, paulo portas, mereceste bem a medalha que os EUA te deram!!!!
És muita bom!!!! "O melhor ministro da defesa dos ultimos 30 anos " e etc e tal...tá-se a ver...
Enviado: Qua Jun 22, 2005 7:24 am
por Rui Elias Maltez
O mais triste é pensar que as 4
João Belo e as corvetas das 2 classes vieram para Portugal novas, e cumpriram bem as suas missões durante décadas.
Agora, compram-se duas "latas" com 25 anos, sem se saber ao certo em que estado (para não falar do tempo em que chegarão - estarão à espera que façam 30 anos de idade

?), e viva o velho.
O "ZERO NAVAL" para daqui a 10 anos está francamente à vista, e não será o NavPol e os 2 submarinos que disfarçarão esse estado.
Dos NPO's nem falo, porque ter 10 NPO para uma ZEE das maiores da UE é como ter um FIAT-600 para patrulhar o deserto do Saara.
E agora que a Marinha parece apostada em substituir o
NRP Bérrio antes do
up-grade das
Vasco da Gama, parece que estas chegarão a 2015 ou 2020, em pior estado do que chegaram até aos dias de hoje as fiáveis e bonitas
João Belo.
_________
Quanto à medalha para Paulo Portas, eu julgo que foi a recompensa que lhe deram para aliviar os EUA dessa sucata sem que eles tivessem a despesa de as desmantelar, ou acreditam que se estivesem em bom estado, um outro país qualquer não as teria já levado desde o momento em que foram descomissionadas da
US Navy?