MARINHA PORTUGUESA - CLASSE JOÃO BELO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#46 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mai 04, 2005 6:25 am

É incrível o custo de certas publicações editadas por organismos do Estado.

Por exemplo, os da IMNC são normalmente caríssimos, e os mais baratos são os do Instituto de Iinvestigação Científia Tropical.

E os da FAP também são caro, e alguns da Marinha também (já foi à livraria do Museu de Marinha?) :shock: .

Ora, é suposto que esses organismos não sejam editoras privadas, e que portanto não tenham o lucro editorial como primeira prioridade.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#47 Mensagem por P44 » Qua Mai 04, 2005 6:35 am

E os da FAP também são caro, e alguns da Marinha também (já foi à livraria do Museu de Marinha?)


Já não vou ao Museu da Marinha á uns anos :oops: mas era tudo caríssimo...a única coisa que lá comprei uma vez foram uns postalitos :?

O livro da FAP andei a "pedinchá-lo", nuns anos ou pelo Natal, já não me lembro...SUCKS!!!!!!!!!!!!!!!! :evil:

E agora nem a WARSHIPS pude comprar (não é que goste muito dos artigos, aquilo é do mais reacionário que já vi, é propaganda pró-americana que até enjoa, mas trás boas fotos e noticias com interesse, como esta ultima das OHPs)




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#48 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mai 04, 2005 9:23 am

Mas afinal quanto custa essa Warships?




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#49 Mensagem por P44 » Qua Mai 04, 2005 10:22 am

Rui Elias Maltez escreveu:Mas afinal quanto custa essa Warships?


:oops: 7,40€...já o tinha dito no tópico das OHPs.... :oops:




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#50 Mensagem por P44 » Ter Mai 10, 2005 7:22 am

Imagem
Esta foto da F-482 Comandante Roberto Ivens foi tirada de um livro inglês editado no inicio da década de 90, sobre as marinhas de todo o mundo.
(note-se o simbolo NATO na chaminé, pelo que a fragata devia estar integrada na STANAVFORLANT)

Imagem
fotos da F-483 Comandante Sacadura Cabral, tiradas na doca do Jardim do Tabaco, em Lisboa, no Dia da Marinha de 2001.
Estavam também abertos ao público a corveta Afonso Cerqueira (F 488) e a Fragata D.Fernando II e Glória.




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#51 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mai 11, 2005 9:33 am

O NRP Roberto Ivens (F-482), entretanto abatida ao efectivo da Armada:

Imagem




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#52 Mensagem por P44 » Qua Mai 11, 2005 9:40 am

:? a qualidade não saiu lá muito boa, mas não consegui melhor... :?




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#53 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mai 11, 2005 10:05 am

O que tem pinta é a existência das duas peças à ré, nas primeiras Reviére.

Coisa que para os nossos dias não é importante.

Mas dava um certo ar "guerreiro" a esses navios.

Pena ve-los irem sendo desmantelados, sem que nada se apreveite (se bem que como referi mais acima, a Marinha tem a disposição de aproveitar algumas componentes das João Belo para colocar no Museu de Marinha, sendo que o problema é a falta de espaço).




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#54 Mensagem por P44 » Qui Jun 02, 2005 7:44 am

de http://www.losbarcosdeeugenio.com

Uma bonita foto da João Belo

Imagem
Builder A.C. de Bretagne, Nantes
Launched 22 March 1966
Commissioned 01 July 1967

Displacement, tons 1760 standard, 2250 full load
Dimensions, metres 102,7 x 11,8 x 3,8
Main machinery 4 x SEMT-Pielstick 12 PC2.2 V400 diesels ( 16000 hp ).
Speed, knots 25
Range, miles 2300 at 25 knots, 7500 at 15 knots
Complement 183 ( 14 officers )

Guns 2 x 100mm/55 Model 1953, 2 x 40mm/60 Bofors.
Torpedoes 6 x 324mm Mk32 Mod5 tubes ( Mk46 Mod5 torpedoes ).
Military lift Fuel: 210 tons.

Radar Air search: 1 x Thales DRBV-22A; Surface/Air search: 1 x Thales DRBV-50; Navigation: 1 x Kelvin-Hughes Type 1007; Fire control: 1 x Thales DRBC-31D.
Sonar Computing Devices Canada SQS-510(V), hull mounted.
Countermeasures Decoys: Mk 36 SRBOC; SLQ-25(V) Nixie acoustic torpedo decoy; ECM: ArgoSystems APECS-II/700 intercept/jamming.

Callsign: CTFR




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#55 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 02, 2005 8:12 am

Estas Reviére não eram nada feias, e a peça à ré dava-lhe um bom aspecto.

Pena que tivese passado o tempo delas. :cry:

No site http://www.areamilitar.net, do PT, em comparação entre as João Belo e as Dealey, diz-se mesmo que apesar de tudo as João Belo estavam melhor aramadas que as Pereira da Silva.

A ver a comparação e o texto sobre as Pereira da Silva, e do porquê do seu abate prematuro.

Mas continuo a insistir que a razão não se deveu só ao seu não up-grade, ao contrário do que fizeram os noroegueses.

As deficiências estrururais, e dsegate de materiais eram graves para fazer up-grade nessas 3 Pereira da Silva, e diz-se que foi por terem sido construídas em Portugal, em estaleiros sem experiência na construção de fragatas.

Mas gostaria de conhecer a opinião dos entendidos sobre essa matéria.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#56 Mensagem por P44 » Ter Jun 21, 2005 5:39 am

Uma Foto (triste) tirada ontem á BNL, onde se pode ver a HERMENEGILDO CAPELO (F 481) completamente desarmada, atracada lado a lado com 3 Corvetas também já abatidas (a F485 é a Honório Barreto).
Dá-me a sensação (pelos mastros) que junto á F 481 está uma BdA (F 489?) e entre esta e a F 485 está outra JC (F484?)

Imagem

Infelizmente, Alhos Vedros deverá ser o destino próximo (e último) destes 4 navios... :(




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#57 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jun 21, 2005 1:04 pm

Abatem-se os navios antes mesmo de haver em estado de operacionalidade os seus substitutos.

Não será como colocar a carroça à frente dos bois?

De facto esta foto dá-me uma certa sensação de fim de uma era.

O fim das grandes João Belo e das corvetas.

O fim de um certo periodo da História da Marinha Portuguesa. :cry:

Eu sei que nada é eterno, mas...




Imagem
Avatar do usuário
Nautilus
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 220
Registrado em: Sáb Abr 16, 2005 3:24 pm
Localização: Lisboa - Portugal
Contato:

#58 Mensagem por Nautilus » Ter Jun 21, 2005 7:34 pm

E realmente as que estão encobertas são a Oliveira e Carmo F489 e a Augusto Castilho F484.

De facto esta foto dá-me uma certa sensação de fim de uma era

Realmente parece que e o fim de uma era e não se preve que venha ai mais nenhuma, antes pelo contrario.




ET PLURIBUS UNUN

Cumprimentos
Nautilus
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55659
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2876 vezes
Agradeceram: 2536 vezes

#59 Mensagem por P44 » Qua Jun 22, 2005 5:11 am

É uma tristeza :(

Não se preserva nada...nada! :evil:

Então , Nautilus, agora virá a "gloriosa" era das sucatas OHPs, para substiuir a sucata JB+corvetas...

Segundo ouvi dizer, alguns sistemas electrónicos montados nas JB são MAIS SOFISTICADOS dos que os instalados nas OHPs :!: :!: :!:

Obrigado, paulo portas, mereceste bem a medalha que os EUA te deram!!!!
És muita bom!!!! "O melhor ministro da defesa dos ultimos 30 anos " e etc e tal...tá-se a ver...




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#60 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jun 22, 2005 7:24 am

O mais triste é pensar que as 4 João Belo e as corvetas das 2 classes vieram para Portugal novas, e cumpriram bem as suas missões durante décadas.

Agora, compram-se duas "latas" com 25 anos, sem se saber ao certo em que estado (para não falar do tempo em que chegarão - estarão à espera que façam 30 anos de idade :mrgreen: ?), e viva o velho.

O "ZERO NAVAL" para daqui a 10 anos está francamente à vista, e não será o NavPol e os 2 submarinos que disfarçarão esse estado.

Dos NPO's nem falo, porque ter 10 NPO para uma ZEE das maiores da UE é como ter um FIAT-600 para patrulhar o deserto do Saara.

E agora que a Marinha parece apostada em substituir o NRP Bérrio antes do up-grade das Vasco da Gama, parece que estas chegarão a 2015 ou 2020, em pior estado do que chegaram até aos dias de hoje as fiáveis e bonitas João Belo.
_________

Quanto à medalha para Paulo Portas, eu julgo que foi a recompensa que lhe deram para aliviar os EUA dessa sucata sem que eles tivessem a despesa de as desmantelar, ou acreditam que se estivesem em bom estado, um outro país qualquer não as teria já levado desde o momento em que foram descomissionadas da US Navy?




Imagem
Responder