F-5 Tiger III Chileno Vs. F-5 BR - Qual é o melhor?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual é o melhor: F-5 Tiger III Chileno ou o F-5 BR?

F-5 BR
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F-5 Tiger III Chileno
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Lauro Melo
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#46 Mensagem por Lauro Melo » Qui Jan 27, 2005 9:54 pm

Carlos Mathias escreveu:Lendo isso, acho que depois de pronto o F-5M será um oponente indigesto para qualquer caça e numa cruzex dessas da vida vão dar show geral, massacre. Muito bom mesmo, só faltam as armas. Aliás, este "derbyII" deverá ser bastante bom, eu que não sou muito à favor de comprar o DerbyI, agora já sou plenamente favorável deste segundo modelo.


Realmente as diferenças são enormes. O F-5 BR esta muito a frente do Tiger III Chileno.

Então ??? Imagine...........

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/hmd2dash.html

Com a combinação DASH e Python 4, os F-5 Tiger III vem consistentemente derrotando facilmente os Mirage 2000 da L'Armée de l'Air Francesa e F-16 da USAF em exercícios simulados.




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#47 Mensagem por Sniper » Sex Jan 28, 2005 10:11 am

Pessoal, alguém tem alguma notícia se a FAB ja esta negociando a compra dos mísseis e das bombas inteligentes :?: (a não ser aquela das Lizard! :D )

Abraços!




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#48 Mensagem por Fábio Nascimento » Ter Mar 01, 2005 11:08 am

FAB e EMBRAER testam F-5 BR em Natal

A Base Aérea de Natal (BANT) sedia, de 14 de fevereiro a 15 de abril, uma missão de avaliação de diversos sistemas componentes da aeronave F-5 Tiger II, versão BR, modernizada pela Embraer em conjunto com Elbit e Galileo, empresas fornecedoras de equipamentos para o caça da Força Aérea Brasileira.

Durante o período, serão testados os sistemas de pontaria de armas, de radar, de combate eletrônico, entre outros. Cerca de cinqüenta pessoas participam da missão em Natal. Os ensaios em vôo são efetuados por pilotos da Embraer e da FAB e totalizarão 90 horas.

A previsão de entrega do primeiro avião é para o mês de março e a conclusão de um lote de 18 aeronaves deverá ocorrer até o final deste ano.

A modernização efetivada nos F-5 será compatível também com o A-29 Super Tucano e, futuramente, com os A-1 AMX, racionalizando e padronizando as manutenções em comum nesses aviões. O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) também participa dos testes simulando, por meio de seus radares, ameaças em solo, que avaliam o sistema de autodefesa da aeronave.

Fonte: BANT

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será que [018] já são os do GDA??? srsrs




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F-5 tigerIII vs F-5BR

#49 Mensagem por Everson Garcia » Qui Mar 03, 2005 2:35 am

Ola a todos :D
A meu ver os nossos F-5 sao amplamentes superiores aos TigerIII chilenos.
Em caso de conflito os chilenos so teriam no maximo 6 ou sete operacionais.
Seu unico Phalcon so enxerga um alvo em 180 graus, voando em rota de colizao com a formação inimiga!!!
Nossos R-99 vigiam eletrônicamente 360 graus, sem ter que voar contra a formação inimiga.
Alias o em caso de conflito, o que poderia fazer o pobre Chile que tem um PIB igual ao do Rio de Janeiro, contra o Brasil.
Ou seja toda ou qualquer vantagem inicial que qualquer paiseco teria no inicio, iria por agua abaixo com o prolongamento do conflito, e teriam que rezar aos ceus por sanções da ONU e conselho de segurança, pois todos os paisecos latinos americanos não tem como deter o rolo compressor brasileiro.
As vezes acho futil as comparações de nossas forças armadas com o resto da america do sul, se centenas de caças e aviões de ataque iraquianos não venceram o Irã em oito anos(que praticamente não recebeu ajuda ao contrario do Iraque), o que poderiam fazer uma duzia de Mirages 2000, F-16 A/B/C/D, MIG-29 etc,contra o Brasil, no maximo cocegas.
Sei que nossas forças armadas são ridicularmentes fracas, mas sei tbem
que os nossos vizinhos dão graças diarias por sermos pacificos, pois sabem que não teriam como deter o posterior rolo compressor verde amarelo.
Apenas uma nação pode vencer o Brasil os EUA.
Acho que hehehehehe vajei um pouco hehehe.
Voltando ao topico :
O F-5BR é na atualidade o mais avançado caça da América Latina.
Bom enquanto não chegarem os F-16 chilenos, que convenhamos serão poucos.
Dos dez talves uns sete a seis operacionais.

Abraços a todos.




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#50 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Mar 03, 2005 8:19 am

concordo com você everson, aliás quando você dia que viajou um pouco, bota qualquer exército da america latina ou até mesmo os americanos dentro da floresta amazonica e veja a surra que eles irão levar!!! [018]

mas isso é assunto para forças terrestres srsr

Abraços




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#51 Mensagem por rodrigo » Seg Mar 07, 2005 7:19 pm

Pergunta:

o F-5BR é superior:
1) ao MIG-29 peruano?
2) ao MIRAGE 2000 peruano?
3) aos F-16 chilenos?
Em relação ao alcance, carga de combate e radar.
Hipoteticamente em plena condição de combate.




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#52 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 07, 2005 7:29 pm

Rodrigo, infelizmente não.




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#53 Mensagem por fredom » Seg Mar 07, 2005 9:41 pm

o F-5BR é superior:
1) ao MIG-29 peruano?


sim

2) ao MIRAGE 2000 peruano?


sim


) aos F-16 chilenos?


nao


Em relação ao alcance, carga de combate e radar.


acho que o F-5 tem o menor alcance desses citados, porem na minha opiniao o radar dele so perde para o do F-16 e mesmo assim dependo do armamento usado tanto pelo F-5 quanto pelo F-16 e levando-se em conta o apoio de AEW os F-5 iriam dar um otimo trabalho para os F-16.

individualmente e' incontestavel a superioridade do f-16, agora se os migs sofressem uma otima modernizacao esse passariam a ser os melhores na minha opiniao.




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#54 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 07, 2005 9:48 pm

freedom, sem chance para o F-5BR, o radar dele (Grifo-F) não pode com o M2000 ou com o Mig 29, talvez possa com o F-16 (o mais fraquinho dos 3) mas ai perde em manobrilidade e potência (nisso tambem perde pros outros dois, principalmente se for o Mig 29).




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#55 Mensagem por Everson Garcia » Seg Mar 07, 2005 9:54 pm

rodrigo escreveu:Pergunta:

o F-5BR é superior:
1) ao MIG-29 peruano?
2) ao MIRAGE 2000 peruano?
3) aos F-16 chilenos?
Em relação ao alcance, carga de combate e radar.
Hipoteticamente em plena condição de combate.



Ola companheiro, em termos de avionica embarcada os F-5BR estão anos luz a frente do Mirage-2000 peruanos e MIG-29 peruanos isso é fato,
Já ao F-16 em nenhum momento eu escrevi que o F-5BR era superior a este, mas as diferenças tecnologicas entre os dois são minimas, por exemplo com apoio de um AWACS seria suicido para os obsoletos Mirage-2000 e MIG-29 peruanos enfrentar os F-5BR, mesmo sem awacs os F-5BR atuando via data link destruiriam com facilidade os M-2000 e MIG-29, no mais os peruanos são pessimos taticos, em duas curtas guerras não conseguiram usar sua superioridade numerica contra os equatorianos, amigo são vinte anos de diferença tecnologica entre os F-5BR e os MIG-29,M-2000.
Já sobre os F-16 chilenos sua irrisoria quantidade apenas 10 unidades, faz deles um elemento de dissuaçào insignificante, já apenas alguns estariam voando em caso de conflito, veja o caso Argentino nas malvinas como exemplo, os argentinos que tinham 34 Daggers no inicio do conflito, só conseguiam mandar elementos de apenas duas aeronaves ou tres aeronaves por ataque contra os ingleses.
Além do mais a pouquissima quantidade de F-16,MIG-29,M-2000 os tornam alvos faceis para os GRUMECS( grupos de mergulhadores de combate) armados com fuzis de .50 anti-material, já que graças ao R-99B as aeronaves inimigas seriam facilmente localizadas e anuladas pelos snipers de elites brasileiros.
Logico estas aeronaves estariam sobre forte proteçao de tropas, que de pouco adiantaria, já que a ação de varios snipers atuando de varios pontos com fuzis anti-material de longo alcance, tornaria a segurança dessas aeronaves quase impossivel, ver ex:
Muitos lançadores de scud iraquianos foram neutralizados por sniper com fuzis anti-material .50.
Tudo isso como vc mesmo escreveu , hipoteticamente.
Ou seja é fato , que os F-5BR são as aeronaves mais poderosas da AL.
Enquanto os F-16 chilenos não chegarem.
Deve levar em conta tbem o preparo profissional dos militares brasileiros amplamente superiores aos peruanos, virtualmente incopetentes na guerra aérea, alias tiveram tanto medo de perderem seus preciosos mirages que não o usaram em combate na guerra do CENEPA.




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#56 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mar 07, 2005 10:13 pm

Everson, se aviônica embarcada defini-se um combate o ALX seria um terror, mas não é o caso... Se por um lado os Migs e M2000 são da decada de 80 os F-5 são de 70 porem com um projeto muito mais antigo, eles não tem potência nem manobrilidade para enfrentar os migs, M2000 e F-16, e não vem dizer que isso não é importante que essa é basicamente a única diferença entre o Eurofighter e Rafale, mas é suficiente para que o Eurofigther vença 75% dos combates.




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#57 Mensagem por Spectral » Seg Mar 07, 2005 10:21 pm

Ola companheiro, em termos de avionica embarcada os F-5BR estão anos luz a frente do Mirage-2000 peruanos e MIG-29 peruanos isso é fato,



O radar do F-5BR é melhor que o do F-16, Mirage ou MiG-29 ? A FAB já tem armas BVR como o MICA ou o R-27, que os peruanos possuem ?

Em termos de aeronava admitamos, o F-5 é uma valente geração atrás dos caças como o F-16, Mirage ou MiG-29. As suas taxas de aceleração e de viragem são muito inferiores. A sua capacidade de carga é inferior.

mais os peruanos são pessimos taticos, em duas curtas guerras não conseguiram usar sua superioridade numerica contra os equatorianos, amigo são vinte anos de diferença tecnologica entre os F-5BR e os MIG-29,M-2000.


O que é que tem a táctica a ver com a qualidade dos aviões ? E esses 3 aparelhos são 20 anos mais evoluídos que o F-5BR em termos de estrutura e motor. Já agora, esses 20 anos podem enganar um pouco. A diferença no radar e sistemas de tiro é de 20 anos ? Nos sistemas de autoprotecção ?

Além do mais a pouquissima quantidade de F-16,MIG-29,M-2000 os tornam alvos faceis para os GRUMECS( grupos de mergulhadores de combate) armados com fuzis de .50 anti-material, já que graças ao R-99B as aeronaves inimigas seriam facilmente localizadas e anuladas pelos snipers de elites brasileiros.


O que é que isso tem a ver com a qualidade dos aparelhos ? E o que é que impede os chilenos ou os peruanos de fazerem o mesmo ? :wink:

freedom, sem chance para o F-5BR, o radar dele (Grifo-F) não pode com o M2000 ou com o Mig 29, talvez possa com o F-16 (o mais fraquinho dos 3) mas ai perde em manobrilidade e potência (nisso tambem perde pros outros dois, principalmente se for o Mig 29).


Perde fortemente para os três em manobrealidade,potência, e alcance de tal maneira que isto vai condicionar fortemente as tácticas. O Grifo-F deve será semelhante ao APG-66 ( e aos outros), mas tem uma antena menor.


O F-5BR parece-me ser uma excelente maneira de rentabilizar estes aparelhos, mas convém não ficar muito excitado com isto. A aeronave base remonta a finais dos anos 50, e isso é claramente visível. Por muito que se faça upgrades em áreas sensíveis como os aviónicos, haverá outras que apresentam claras desvantagems para caças 1 ou 2 gerações acima.




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#58 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Mar 07, 2005 10:31 pm

rodrigo escreveu:Pergunta:

o F-5BR é superior:
1) ao MIG-29 peruano?
2) ao MIRAGE 2000 peruano?
3) aos F-16 chilenos?
Em relação ao alcance, carga de combate e radar.
Hipoteticamente em plena condição de combate.


Olá Rodrigo,


Fazendo uma breve análise.

Os MiG-29 não possuem o R-77, mas sim o R-27, como um colega colocou. Claro, é um míssil de grande alcance, mas tem a desvantagem de ser SARH, o que limita as possibilidades de uso, e também algumas técnicas como o "Fire and Forget".

O M-2000 peruanos também possuem um "BVR", o Super 530D. É um bom míssil, mas novamente ele tem a desvantagem de ser SARH. Quanto ao radar dessas duas aeronaves, eles são menos modernos que o Grifo-F. Mas, modernidade não significa tanto. Para uma comparação mais profunda, é necessário tabelar os dados desses radares, os quais eu não possuo.

Quanto ao F-16 chileno, eles são claramente melhores que nossos F-5Br.

Mas, eu saliento que nem sempre ter o melhor equipamento é a garantia do resultado positivo. Uma guerra tem tantas variáveis que é simplesmente impossível prever, de antemão, o resultado, apenas estimá-lo.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
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#59 Mensagem por Everson Garcia » Ter Mar 08, 2005 1:19 am

:D Olá amigos.
Bom, se manobrabilidade, aceleração , raio de curva ganhasse combates, os migs-21 teriam pulverizados os pesados e pouco manobraveis F-4 de israel na guerra de Yom Kipur ou F-4 dos EUA no Vietnam , o que vimos ???
Os manbraveis migs arabes caindo como mosca!!!!
Os F-5BR virão com o DASH, a ultima palavra em guerra eletronica( os MiG-29 e M-2000 peruanos estão defasados nessa area), terão data link podendo destruir o inimigo em total silêncio eletronico, os MIG-29 eM-2000 peruanos não possuem esse recurso, isso de que o F-5BR seria derrotado em dogfht pelos MIG-29A ou M-2000 é pura besteira, pois o menos avançado F-5III do chile simplesmente pulverizou os F-16C e M-2000-5 em exercicios de combate.
Ou seja graças a tecnologia de israel os F-5III chilenos ganharam facil de adversarios que tinham mais motor e manobrabilidade e que eram muito mais avançados (F-16C e M-2000-5!!!!!).
Agora algo que é inquestionavel, quando digo que o F-5BR é o mais poderoso é porque sua tecnologia esta baseada na de israel ou seja o pais que tem mais experiencia na arena ar-ar.
E tem mais se os peruanos tivessem uma tropa de elite com fuzis anti-material onde eles estavam nas guerras contra o equador????????????
Por favor respondam-me.
Eu quero fatos, fatos não falatorios.
A supremacia dos DASH+F-5 tigerIII chilenos sobre os poderosos e avançados F-18,F-16 e M-2000-5 foi inquestionavel e esta fartamente documentadas e oficialmente reconhecida pela USAF!!!!!
Quanto aos R-27 peruanos, não me preocupa pois apos o conflito Eritreia vs Etiopia os russos aceleraram sua desativação e a fabricação em massa dos R-77.
Ou seja com o DASH, ultima palavra em guerra eletronica, mas data link os avançados e poderosos F-5BR , apoiados pelos R-99A pulverizariam os obsoletos Mig-29A e M-2000 peruanos.
Bom agora sobre preparo tatico a incopetencia da FAP nas recentes guerras contra o equador dispessam comentarios.
Há ia me esquecendo os peruanos não possuem os MICAS, seus M-2000 teriam de ser modernizados para usa-los.
Ou seja não há como comparar aeronaves 20 anos atrasadas em termos avionicos e sistemas de auto proteção com os F-5BR.
Quanto ao F-16 chileno, esse sim impõe respeito.

Abraços a todos




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#60 Mensagem por Spectral » Ter Mar 08, 2005 5:45 am

Bom, se manobrabilidade, aceleração , raio de curva ganhasse combates, os migs-21 teriam pulverizados os pesados e pouco manobraveis F-4 de israel na guerra de Yom Kipur ou F-4 dos EUA no Vietnam , o que vimos ???


Na missão em que os MiG-21 operavam ( intercepção) essas desvantagens não eram aparentes. E os americanos tinham muitos multiplicadores de forças,os mais importantes dos quais talvez o número e a experiência.

Os manbraveis migs arabes caindo como mosca!!!!

Frente a mirages com um um comportamento aerodinâncio muito semelhante, se não melhor.

isso de que o F-5BR seria derrotado em dogfht pelos MIG-29A ou M-2000 é pura besteira, pois o menos avançado F-5III do chile simplesmente pulverizou os F-16C e M-2000-5 em exercicios de combate.

Pulverizou? Onde ? E quem pensa que os exercícios indicam sempre o que vai acontecer em combate engana-se ( os f-5 podiam interceptar com apenas 2 Sidewinders os F-16 e Mirage carregados de bombas a 100 km da sau base) A vedade é que falta ao F-5 potência e aerodinâmica para entrar num dogfight com um desses aparelhos*directamente*. Usando tácticas adequadas é possível, mas isso não significa que é o melhor...

O F-5/T-38 nas mãos de isntructores experientes também "abateu" muitas vezes o F-15 no final dos anos 70...


Agora algo que é inquestionavel, quando digo que o F-5BR é o mais poderoso é porque sua tecnologia esta baseada na de israel ou seja o pais que tem mais experiencia na arena ar-ar.


Continua a ter um radar, na melhor das hipóteses, com um alcance semelhante ao dos outros. Apresenta outras vantagens claras sobre eles como já referiu, mas o problema como disse é que também tem algumas desvantagens claras.

E tem mais se os peruanos tivessem uma tropa de elite com fuzis anti-material onde eles estavam nas guerras contra o equador????????????


O que é que isto tem a ver com aviões ?



Eu também.

Quanto aos R-27 peruanos, não me preocupa pois apos o conflito Eritreia vs Etiopia os russos aceleraram sua desativação e a fabricação em massa dos R-77.


De tal maneira que apenas um punhado dos MiG-29 e Su-27 russos podem operar o R-77. Mas concordo que o R-27 não é grande coisa (como disse esse conflicto mostrou-o), mas dá uma vantagem BVR para ditar as regras do combate.

Ou seja com o DASH, ultima palavra em guerra eletronica, mas data link os avançados e poderosos F-5BR , apoiados pelos R-99A pulverizariam os obsoletos Mig-29A e M-2000 peruanos.


Isto é, se quando chegar a hora de interceptar os aparelhos inimigos o F-5 não tiver que regressar a casa devido ao seu reduzido combustível, ou demorar uma eternidade a colocar-se no regime de voo ( altitude+ velocidade) do adversário.

Há ia me esquecendo os peruanos não possuem os MICAS, seus M-2000 teriam de ser modernizados para usa-los.


Tem toda a razão

abraços




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