Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
Moderador: Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5735 vezes
- Agradeceram: 3272 vezes
Re: Navio de Patrulha Oceânico Amazonas - MB
O projeto do NaPaOc BR do CPN é baseado na Barroso. O quem tem nele é exatamente o que descreves.
O problema é: porque um navio simples assim não é prioridade para a MB, mas uma porra de quase 500 milhões sim?
Se não somos capazes de fazer um navio assim, a solução é simples: manda fazer fora, e depois põe o recheio, nacional de preferencia, aqui.
Deve dar para o gasto e sairia até mais barato.
Mas parece que o tal do complexo da MB com as águas marrons continua dando as ordens lá pelo almirantado.
abs.
O problema é: porque um navio simples assim não é prioridade para a MB, mas uma porra de quase 500 milhões sim?
Se não somos capazes de fazer um navio assim, a solução é simples: manda fazer fora, e depois põe o recheio, nacional de preferencia, aqui.
Deve dar para o gasto e sairia até mais barato.
Mas parece que o tal do complexo da MB com as águas marrons continua dando as ordens lá pelo almirantado.
abs.
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2557 vezes
- Agradeceram: 1033 vezes
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Umas 8 Amazonas . .com um hangar pra heli médio .. com algo do porte de um AW159 Wildcat da vida .ou um heli mais ''simples'' pra apoio ,patrulha e regaste (um EC-135 da vida ) cobriria com folga nossa patrulha ZEE (junto as Macaes ) .. a um custo de q ? 2 Tamandarés ? ( e olha só .. as primeiras ''River'' da Royal Navy tb seria um complemento mt interessante.. teríamos 3+4+8=15 meios de PO.. novos e semi novos pra ''ja'' ) .. será q um revisão no projeto das ''Amazonas'' junta a Baesystem seria algo proibitivo ? Criar uma subclasse a partir das ''Amazonas'' seria tb algo de outro mundo ? .... O q falta ? Qual a desculpa ? e um navio barato .. novo . q cumpre com folga o q uma '''inhauma'' da vida faz (existem alguma 100 % full ?) entao pq n ? qual o problema ? tempo ja acabou pra esperar algum tipo de milagre ...
N e por nada n .. mais esse comportamento pouco ''pragmático'' no geral me faz lembrar o comportamento de uma criança mimada ... '''se n for como eu quero .. do meu jeito .. n serve e n quero !!buaaa buaa buaa!!! .. culpa do gov federal !!''' é triste
N e por nada n .. mais esse comportamento pouco ''pragmático'' no geral me faz lembrar o comportamento de uma criança mimada ... '''se n for como eu quero .. do meu jeito .. n serve e n quero !!buaaa buaa buaa!!! .. culpa do gov federal !!''' é triste
comportamento da MB .. diga-se ....antes q alguem interprete de forma erradaBrunoCP escreveu:Umas 8 Amazonas . .com um hangar pra heli médio .. com algo do porte de um AW159 Wildcat da vida .ou um heli mais ''simples'' pra apoio ,patrulha e regaste (um EC-135 da vida ) cobriria com folga nossa patrulha ZEE (junto as Macaes ) .. a um custo de q ? 2 Tamandarés ? ( e olha só .. as primeiras ''River'' da Royal Navy tb seria um complemento mt interessante.. teríamos 3+4+8=15 meios de PO.. novos e semi novos pra ''ja'' ) .. será q um revisão no projeto das ''Amazonas'' junta a Baesystem seria algo proibitivo ? Criar uma subclasse a partir das ''Amazonas'' seria tb algo de outro mundo ? .... O q falta ? Qual a desculpa ? e um navio barato .. novo . q cumpre com folga o q uma '''inhauma'' da vida faz (existem alguma 100 % full ?) entao pq n ? qual o problema ? tempo ja acabou pra esperar algum tipo de milagre ...
- FCarvalho
- Sênior
A MB aceita ser taxada de qualquer coisa, menos de guarda costeira...
abs.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 18 vezes
Até por esse motivo "politico-psicológico", acredito que uma versão Amazonas levemente armada seria mais interessante. A inclusão de MANs e sistemas passivos de defesa antimissil, acrescentam algum custo mas elevam os navios para uma categoria de navio de combate. Um sistema simples AA de ponto, como o Mistral-RC, também seria interessante.FCarvalho escreveu:A MB aceita ser taxada de qualquer coisa, menos de guarda costeira...
abs.
Uma versão mais simples da Tamandaré, tambem seria uma opção, com sensores mais simples e apenas com um canhão médio e uma plataforma maior sem hangar, para uso multifuncional como nas Amazonas.
- FCarvalho
- Sênior
A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.
https://www.marinha.mil.br/cpn/node/45
abs.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.FCarvalho escreveu:A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.
abs.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
pmicchi escreveu:comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.FCarvalho escreveu:A versão NaPaOc da Tamandaré já existe e é baseada na Barroso.
abs.
E difícil comparações. O que sabemos e que o ''projeto'' e baseado no casco da Barroso. Entretanto e um navio que não existe.
Sds
Lord Nauta
-
- Sênior
- Agradeceram: 4 vezes
Nauta, não seria possível utilizar o casco da Barroso tal e qual, alterando apenas armamento e sistemas de combate?Lord Nauta escreveu:pmicchi escreveu: comparando friamente com a Amazonas, me parece que perde em tempo de operação e flexibilidade de uso.
E difícil comparações. O que sabemos e que o ''projeto'' e baseado no casco da Barroso. Entretanto e um navio que não existe.
Sds
Lord Nauta
G abraço
-
- Sênior
juarez castro escreveu:Nauta, não seria possível utilizar o casco da Barroso tal e qual, alterando apenas armamento e sistemas de combate?Lord Nauta escreveu:
Sds
Lord Nauta
G abraço
E sempre possível. Entretanto este novo navio deveria ter o projeto todo revisado, por exemplo, para ser construído em blocos. Entre outras modificações a propulsão deveria ser alterada, os sistemas de armas e sensores também, além de um movo arranjo de acomodações e a introdução de espaços modulares.
Sds
Lord Nauta
-
- Sênior
com base no que aprendi no forum (grato, colegas), imagino que a Barroso, por ser projetada em padrões militares, resulte num projeto mais caro que um projeto padrão "semi-civil" como a Amazonas. Também acho os conceitos bem diferentes, a plataforma grande sem hangar, o guindaste para movimentar cargas, o espaço modular para até 50 passageiros faltam nesse projeto nacional.
Se for para ir nessa linha, seria o caso de construir as Tamandaré mas não instalar sensores e armamentos caros para que opere como NaPaOc até que outras escoltas deem baixa e só nesse momento, fazer uma modernização instalando radares 3D, sonares, misseis AA e passar elas para funções de primeira linha.
Se for para ir nessa linha, seria o caso de construir as Tamandaré mas não instalar sensores e armamentos caros para que opere como NaPaOc até que outras escoltas deem baixa e só nesse momento, fazer uma modernização instalando radares 3D, sonares, misseis AA e passar elas para funções de primeira linha.
-
- Sênior
pmicchi escreveu:com base no que aprendi no forum (grato, colegas), imagino que a Barroso, por ser projetada em padrões militares, resulte num projeto mais caro que um projeto padrão "semi-civil" como a Amazonas. Também acho os conceitos bem diferentes, a plataforma grande sem hangar, o guindaste para movimentar cargas, o espaço modular para até 50 passageiros faltam nesse projeto nacional.
Perspectiva interessante. As FF da classe Lafayette, por exemplo, foram construídas segundo esta linha de raciocínio. Entretanto apesar de ser uma ideia factível, que até permitiria ampliar o nº de navios a serem construídos inicialmente, não podemos esquecer nunca em qual país habitamos.
Em relação aos NaPaOc sou da opinião que a MB deveria contratar a construção de mais exemplares da classe Amazonas na BAE System e parar de vez com esta ''masturbação'' mental em relação a este tipo de navio.
Sds
Lord Nauta
-
- Sênior
Eu entendi que a MB tem a licença para fabricação local de até 5 Amazonas. Imagino que estaleiros nacionais poderiam dar conta do recado e/ou mesmo o AMRJ.
Para a função de patrulha, me parece que as Amazonas são ideais mas se a grana tá tão curta que não dá pra construir 4 Tamandarés completas mais 5 Amazonas - parece que sim - talvez fosse o caso de encomendar 6 Tamandarés "de controle marítimo" (evitarei chamar de "navio patrulha" pois é depreciativo). Fazendo 6 ao inves de 4 o custo fica mais baixo, além da economia com os sensores e armamento mais caros
Para a função de patrulha, me parece que as Amazonas são ideais mas se a grana tá tão curta que não dá pra construir 4 Tamandarés completas mais 5 Amazonas - parece que sim - talvez fosse o caso de encomendar 6 Tamandarés "de controle marítimo" (evitarei chamar de "navio patrulha" pois é depreciativo). Fazendo 6 ao inves de 4 o custo fica mais baixo, além da economia com os sensores e armamento mais caros