Agrale Marruá G2 Nova Geração
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
E aí temos novamente uma questão que só pode ser analisada com a mente no século XX: naquele tempo as pessoas FALAVAM mais, muito mais do que escreviam. Internet era brinquedinho de rico e uma linha telefônica no Brasil dava briga em herança. Ou seja, tinha muito mais gente FALANDO "cena" (o som do nome do Piloto) do que escrevendo, claro que o nome Cena não foi escolhido por acaso...
É outro caso típico da época e especialmente de o véio Gurgel ser Old School até não poder mais: o hôme queria botar bateria Pb/Ac para fazer carro andar e não dava um peido sem dinheiro governamental no meio. Lembrar dos primeiros celulares, ficavam dentro de uma maleta (então chamada de "007") cheia de baterias com a mesma tecnologia da Rayovac ou Eveready e "viciavam" tanto quanto as primeiras Li-Ion inclusive neste século, a ponto de ter nego roubando celular só pra vender a bateria. No caso do Gurgel, era o produto certo, mas feito errado e na época errada.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Acho que se o Amaral tivesse focado no veículos utilitários, um bom projeto, inspirado nas caminhonetes japonesas, que não eram tão sofisticadas como são hoje, poderia ter tido um futuro melhor...
Algo desse tipo aquela época teria revolucionado o mercado.
Já imaginaram um desse em pleno anos 80? Aqui teria feito muito estrago no mercado local. A pick-up Peugeot a diesel argentina vendeu igual água aqui Brasil quando comerçou as importações...
Algo desse tipo aquela época teria revolucionado o mercado.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Conheci uma pessoa do meio automobilistico, que conheceu o Gurgel e viajou muito com ele para Brasília (trabalhos distintos) e dizia que os carros elétricos dele era praticamente carros de golfe adaptados.Túlio escreveu: ↑Sáb Fev 13, 2021 3:38 pmÉ outro caso típico da época e especialmente de o véio Gurgel ser Old School até não poder mais: o hôme queria botar bateria Pb/Ac para fazer carro andar e não dava um peido sem dinheiro governamental no meio. Lembrar dos primeiros celulares, ficavam dentro de uma maleta (então chamada de "007") cheia de baterias com a mesma tecnologia da Rayovac ou Eveready e "viciavam" tanto quanto as primeiras Li-Ion inclusive neste século, a ponto de ter nego roubando celular só pra vender a bateria. No caso do Gurgel, era o produto certo, mas feito errado e na época errada.
E que ele não podia reclamar de verba não, vendia muito para as estatais.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
J.Ricardo escreveu: ↑Seg Fev 15, 2021 10:48 am Acho que se o Amaral tivesse focado no veículos utilitários, um bom projeto, inspirado nas caminhonetes japonesas, que não eram tão sofisticadas como são hoje, poderia ter tido um futuro melhor...
Algo desse tipo aquela época teria revolucionado o mercado.
Já imaginaram um desse em pleno anos 80? Aqui teria feito muito estrago no mercado local.
Cupincha, o que eu quis dizer com "old school" referente ao Gurgel foi que o seu modelo de negócio já estava se exaurindo no final dos anos 70, quando o mais difícil era não topar com um dos jipinhos dele, feitos em cima do "chinelo" do Fusca na rua. Era andar cinco minutos e ali estava um, andando ou estacionado; e nem era o único, tinha o Puma GTE/GTS com o mesmo "chinelo", o GTB com o do GM Opala 6 cil, o Miúra que largou com o da Brasília e terminou com o do Santana (AP 2000), e tudo isso por uma razão que fazia todo o sentido do mundo na época mas hoje a maioria nem sabe: ERA PROIBIDO (melhor, proibitivo) IMPORTAR!
E por azar só tinha quatro subsidiárias das grandes montadoras aqui: VW, Ford, GM e Fiat. E elas preferiam fazer e vender carro "popular" (este termo ainda não existia em Português, até onde eu possa lembrar) e "médio", sendo o Fusca (VW) o rei dos primeiros e o Opala (GM) o dos segundos, com o Maverick (Ford) sendo a coisa mais "esportiva" que havia. E fico nisso para não dar textão muito grande.
Bueno, o típico "empresário brasileiro" - Gurgel, p ex - era um cara que tentava ganhar com uma unidade o que os estrangeiros esperavam ganhar com cem, e para isso tinha o melhor dos dois mundos: comprava barato os insumos das grandes montadoras e de suas redes de fornecedores e fazia os veículos que faltavam (jipes leves, p ex) no mercado gastando pouco e vendendo-os a preço de zona.
E aqui corto direto para a conclusão: enquanto não concorria diretamente com a "mamãe" VW & alguma de suas três cupinchas o Gurgel podia fazer quantos jipinhos quisesse; no que se fresqueou de fazer o BR-800, que ia concorrer direto COM AS QUATRO (e já eram um Cartel) no "mercado-filé" usando um monte de insumos da VW (o motor era um BX 1600 cortado ao meio e com umas pequenas melhorias, p ex), claro que não ia colar e não colou, com o requinte de os fornecedores serem educadamente convidados a escolher entre As Quatro e a Gurgel, e com o GF tirando o time, pois não podia se dar ao luxo de ver sequer uma só delas se mudando de vez para a (então ainda) arquirrival Argentina.
Daí veio charla de carrinha a pilha & quetales; pick-up nem pensar, Ford e GM já faziam as suas F100 (depois F1000) e C/D10 (depois C/D20), ia comprar motor e insumos de quem (lembrar, não dava para importar)? É o que volta e meia digo, não dá pra começar a casa pelo telhado, o cara nunca nem pensou em desenvolver motor, transmissão e criar sua própria rede de fornecedores, seguindo sempre na garupa da Volks. Deu no que deu.
E por azar só tinha quatro subsidiárias das grandes montadoras aqui: VW, Ford, GM e Fiat. E elas preferiam fazer e vender carro "popular" (este termo ainda não existia em Português, até onde eu possa lembrar) e "médio", sendo o Fusca (VW) o rei dos primeiros e o Opala (GM) o dos segundos, com o Maverick (Ford) sendo a coisa mais "esportiva" que havia. E fico nisso para não dar textão muito grande.
Bueno, o típico "empresário brasileiro" - Gurgel, p ex - era um cara que tentava ganhar com uma unidade o que os estrangeiros esperavam ganhar com cem, e para isso tinha o melhor dos dois mundos: comprava barato os insumos das grandes montadoras e de suas redes de fornecedores e fazia os veículos que faltavam (jipes leves, p ex) no mercado gastando pouco e vendendo-os a preço de zona.
E aqui corto direto para a conclusão: enquanto não concorria diretamente com a "mamãe" VW & alguma de suas três cupinchas o Gurgel podia fazer quantos jipinhos quisesse; no que se fresqueou de fazer o BR-800, que ia concorrer direto COM AS QUATRO (e já eram um Cartel) no "mercado-filé" usando um monte de insumos da VW (o motor era um BX 1600 cortado ao meio e com umas pequenas melhorias, p ex), claro que não ia colar e não colou, com o requinte de os fornecedores serem educadamente convidados a escolher entre As Quatro e a Gurgel, e com o GF tirando o time, pois não podia se dar ao luxo de ver sequer uma só delas se mudando de vez para a (então ainda) arquirrival Argentina.
Daí veio charla de carrinha a pilha & quetales; pick-up nem pensar, Ford e GM já faziam as suas F100 (depois F1000) e C/D10 (depois C/D20), ia comprar motor e insumos de quem (lembrar, não dava para importar)? É o que volta e meia digo, não dá pra começar a casa pelo telhado, o cara nunca nem pensou em desenvolver motor, transmissão e criar sua própria rede de fornecedores, seguindo sempre na garupa da Volks. Deu no que deu.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Concordo Túlio, quando li a história da Gurgel, a pá de cal mesmo foi o tombo que ele levou do Círo que matou a fabrica dele no CE e o Fiat Uno Mille, ele havia pedido que o governo baixasse os impostos para carros de baixa cilindrada para justamente beceficiar seu SuperMine e o carro que faria com o ferramental do 2CV que estava adquirindo da França, só que a Fiat (esperta que é) viu que também poderia surfar na mesma onda e lançou um produto que era impossível para a Gurgel competir.
A Puma até ensaiou entrar no mercado popular com uma parceria com a Daihatsu, mas tlogo entrou em concordata e acabou o sonho.
voltando as caminhonetes, o Amaral poderia ter procurado empresas japonesas e ate coreanas que estavam se desenvolvendo e poderiam se interessar pelo nosso mercado, mas agora "Inês é morta"...
Quem sofreu muito com o looby inclusive com a ajuda da 4 Rodas foi a Industria de Automóveis Presidente, esse foi boicotado mesmo, até a CVM entrou na jogada com investigação e depois de quebrarem a empresa e se passar uns 20 anos inocentaram o coitado...
A Lada também sofreu um bocado com isso, lembro que nem letreiros para as concessionárias eles conseguiam comprar.
A Puma até ensaiou entrar no mercado popular com uma parceria com a Daihatsu, mas tlogo entrou em concordata e acabou o sonho.
voltando as caminhonetes, o Amaral poderia ter procurado empresas japonesas e ate coreanas que estavam se desenvolvendo e poderiam se interessar pelo nosso mercado, mas agora "Inês é morta"...
Quem sofreu muito com o looby inclusive com a ajuda da 4 Rodas foi a Industria de Automóveis Presidente, esse foi boicotado mesmo, até a CVM entrou na jogada com investigação e depois de quebrarem a empresa e se passar uns 20 anos inocentaram o coitado...
A Lada também sofreu um bocado com isso, lembro que nem letreiros para as concessionárias eles conseguiam comprar.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Sobre as carrinhas a pilha do Gurgel eu só "sabia" o que tinha ouvido falar e era essencialmente o mencionado acima, ou seja, pouco mais que um daqueles negocinhos esquisitos de levar véio por campo de golfe; daí resolvi ver melhor e era uma josta mesmo. Deixo dois links para o E150 e o E400, que eu nem conhecia mas o interessante é ver que de fato até hoje reconhecem que o véio Gurgel não dava mesmo sequer um traque sem dinheiro do PAGADOR DE IMPOSTOS e sem a rede de fornecedores da VW. Não pesquisei o lance dele com o cabra da peste digo coroné digo PAI DOS POBRES mas me parece que, se o que penso saber sobre ambos é verdade, foi um caso de "malandro" acostumado a levar milico trouxa na conversa tentar a sorte com quem já era tão MALANDRO PRO que quase virou Presidente, claro que tem tudo pra dançar.
Os links:
https://www.webmotors.com.br/wm1/notici ... brasileiro
https://motorshow.com.br/gurgel-itaipu- ... no-brasil/
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Um pouco da história entre Gurgel e Ciro, tentaram um "passa moleque" no Círo, logo no Círo...
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/campi ... 200103.htm
agora de um site comunaz: https://www.causaoperaria.org.br/nacion ... de-carros/
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/campi ... 200103.htm
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
coloquei a continuação desse assunto nas Gerais com um vídeo muito bom sobre a Gurgel.
e que me deixou com a mesma pulga que o Túlio colocou aqui... não estranho que dois anos depois de derrubarem a Gurgel o governo do mesmo Fleury junto com o Itamar trouxeram justamente o Fusca de volta?
viewtopic.php?f=4&t=7419&p=5580135#p5580135
e que me deixou com a mesma pulga que o Túlio colocou aqui... não estranho que dois anos depois de derrubarem a Gurgel o governo do mesmo Fleury junto com o Itamar trouxeram justamente o Fusca de volta?
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Ontem eu tive a grata satisfação de ver uma dessas aqui rodando bem ao meu lado, enquanto dirigia. Não deu para ver muitos detalhes e nem a qual OM pertencia, mas só de ver por aqui já fiquei feliz.
Tinha visto uma ou duas vezes a versão ambulância, mas a cargo é a primeira vez.
Que bom que mais este modelo da Agrale Marruá está entrando aos poucos no EB também.
Tinha visto uma ou duas vezes a versão ambulância, mas a cargo é a primeira vez.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
A Agrale bem que podia lançar um Marruá mais em conta para assumir o nixo que o Troller deixou, já que a Ford não pretende vender a marca Troller e nem o projeto, deixando esse historio fora de estrada morrer de vez...
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Pelo que eu acompanho da Agrale, eles não tem interesse em investir muito além do que já possuem no mercado civil. Uma das maiores reclamações que vejo é que eles sequer se dispõe a modificar a AM200 para um padrão mais "civil" de forma a deixar o veículo mais acessível, já que o valor dela hoje ultrapassa os 350/400 mil reais. Mas a empresa trata ela como "caminhão leve". E de fato, tudo nela concorre mais para o nível de uma RAM 2500 e/ou F-250 do que para Hilux ou Amarok.
Mas infelizmente parece que a empresa não quer se meter em nichos que exijam mais investimentos do que está disposta a fazer.
Os jipes Marruá dariam uma ótima família, do AM-2 ao AM-21, com direito a SUV e outras coisas.
Mas vamos ver. Quem sabe essa saída da Troller não faça eles pensarem nas possibilidades e na viuvez de um monte de gente.
A Jeep está aí e não é para muitos.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Saudações a todos. Desenhei os Agrale Marruá do Exército Brasileiro usando como base o site Shipbucket na escala ''FD Scale''. Postei-o na minha página do site deviantart. As outras variantes como a Ambulância e demais outras eu ainda irei desenhar no futuro mais pra frente.
Se a imagem não abrir, acho melhor irem direto para o desenho na minha página no site Deviantart: https://www.deviantart.com/nascimenttob ... -897634740
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Este ano completa-se 7 anos do lançamento da 2a geração da Marruá, e até o presente momento não se tem de parte da Agrale qualquer indicação de que uma terceira geração ou novos produtos para substituir os Marruá serão lançados no curto prazo.
Considerando que a AM100 de primeira geração foi lançada em 2005, temos um hiato de 10 anos até a AM200 G2, que a substituiu nas linhas de produção em 2015.
Me parece que por mais que as vendas dos Marruá sejam praticamente anuais, ainda que a conta gotas, assim como as AM200 no mercado civil comercial e paramilitar brasileiro, é difícil imaginar que a Agrale esteja pensando em modernizar novamente o seu produto carro chefe. Motivos pelo menos não existem, e até onde pude verificar, nem o mercado está interessado ou cobra a empresa neste sentido. E como o mercado da Agrale é um mercado de nicho, parece que qualquer desenvolvimento tanto para as ffaa's como demais clientes, empresas ou segurança pública, vão ficar para um dia quando se achar que os Marruá atuais não dão mais conta do recado. Algo que parece ser bastante improvável de acontecer pelos próximos 10 anos, no mínimo.
Carpe Diem
- FCarvalho
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
Alguém sabe dizer que fim levou este projeto da Agrale que apareceu em uma única mídia do Youtube ano passado e depois nada mais se soube do mesmo?
Perguntar para a Agrale é mesmo que nada.
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Re: Agrale Marruá G2 Nova Geração
O Marruá AM41 não consta mais no site da Agrale. Alguém sabe o motivo?
https://www.agrale.com.br/pt/utilitario ... -seguranca
abs.
arcanjo
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arcanjo