Re: QUAL O MELHOR CAÇA TAMPAO PRA FAB ???
Enviado: Qua Ago 01, 2012 3:54 pm
O M2000-9 é caso o EAU comprar o Rafale. É complicado, mas se rondou por muito tempo essa possibilidade...
Bolovo escreveu:Esse ou o Mirage 2000-5. Se for parar pra pensar, é o mais lógico. Mas eu já disse... isso deveria ser pra FAA, não nós!Cross escreveu:Mirage 2000-9.
Embraer quer exportar o caça Mirage 2000/BR
O interesse da Embraer em vencer a licitação para a renovação da frota de caças da FAB vai muito além dos US$ 700 milhões que o contrato deve gerar, e inclui também planos de exportar as aeronaves Mirage 2000-5/BR, fruto do consórcio da empresa brasileira com a francesa Dassault. A meta da Embrear é juntar o Mirage 2000-5/BR a sua carteira de exportação, que inclui os já consagrados jatos comerciais das famílias ERJ 135-145 e Embraer 170-190, que disputam o mercado mundial de aviação regional com a canadense Bombardier.
Segundo Maurício Botelho, presidente da empresa, seria ineficiente transferir, por exemplo, toda uma linha de produção dos Mirage 2000/BR, desenvolvido em parceria com a francesa Dassault, dona da linha Mirage, apenas para a fabricação das 12 ou 24 unidades em Gavião Peixoto (SP). No entanto, como o acordo permite exportar o Mirage 2000-5/BR para outros países, ganhar a concorrência e montar no Brasil uma linha de produção significa expandir a capacidade exportadora da Embraer.
Botelho evitou dar detalhes de quanto o novo caça poderia render à balança comercial brasileira. Mas, só no ano passado, sem os caças militares, a Embraer exportou US$ 2,897 bilhões, com alta de 7,23% sobre 2000. Botelho admitiu que a Embraer está bastante empenhada em ganhar a concorrência, que conta ainda com as participações dos consórcios Avibras-KnAAPO, Loockheed-Martin, Rac-Mig e Saab-Mae.
Ele reiterou que, caso vença a concorrência, o consórcio Embraer-Dassault vai fazer uma transferência completa de tecnologia, inclusive com códigos fonte e linha de montagem.
Botelho inaugurou hoje, na presença do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o Colégio Engenheiro Juarea Wanderley, de ensino médio, primeiro fruto do Instituto Embraer de Ensino e Pesquisa, fundado em maio do ano passado.
Na batalha para vencer a concorrência aberta pela FAB, a Embraer já ganhou um forte aliado: a Câmara dos Deputados. Na mesma cerimônia, o deputado federal Walfrido Mares Guia (PTB-MG) informou que mais de 400 deputados já deram seu apoio ao movimento pluripartidário encabeçado por Paulo Delgado (PT-MG). Os deputados querem que o governo utilize cláusula da própria lei de concorrência, que permite a dispensa da licitação em casos específicos.
O argumento dos deputados, segundo Guia, é de manutenção/criação de empregos e defesa do interesse nacional. Segundo o deputado, esse movimento será certamente prioridade na pauta da Comissão de Relações Internacionais da Câmara, na volta do recesso parlamentar.
A possibilidade da França ficar com os 2000-9 já foi descartada.Andre Correa escreveu:Mas tens aí alguns "se"...
Se os EAU comprarem Rafale, e se a França aceitá-los de volta e se a França quiser vendê-los ao Brasil, pois ela pode muito bem querer substituir alguns dos seus M2k mais surrados...
Entre tantos "se", eu lembro de um ditato, que sempre escutei, onde dizia que se vaca voasse, chovia leite...
Eu prefiro um outro "se": E SE o Brasil finalmente decidisse o FX-2, para variar?
Mas, SE fosse possível, era o melhor tampão que poderíamos achar no mundo ocidental, na sua categoria.
A França vai sair outra vez da estrutura militar da OTAN.Luís Henrique escreveu:A possibilidade da França ficar com os 2000-9 já foi descartada.Andre Correa escreveu:Mas tens aí alguns "se"...
Se os EAU comprarem Rafale, e se a França aceitá-los de volta e se a França quiser vendê-los ao Brasil, pois ela pode muito bem querer substituir alguns dos seus M2k mais surrados...
Entre tantos "se", eu lembro de um ditato, que sempre escutei, onde dizia que se vaca voasse, chovia leite...
Eu prefiro um outro "se": E SE o Brasil finalmente decidisse o FX-2, para variar?
Mas, SE fosse possível, era o melhor tampão que poderíamos achar no mundo ocidental, na sua categoria.
O custo para padronizar as aeronaves para operarem com a Otan é Muito alto.
Se os EAU adquirirem o Rafale, os m2k-9 estarão disponíveis para aquisição pelo Brasil.
O problema é que só serão disponibilizados após o recebimento dos Rafale.
OU seja, se fecharem o contrato este ano, até começarem a receber Rafales vai, no mínimo, uns 3 ou 4 anos.
Os primeiros m2k-9, na melhor das hipóteses, chegariam no Brasil por volta de 2015 - 2016.
E só receberíamos os últimos no final das entregas do Rafale.
Ai fica um gap fill que chega meio atrasado.
Mas, se tu pode esperar 20, 30 ou 40 anos por uma coisa que deves usar, é sinal que tu realmente não está precisando dela. Se tu precisa mesmo de um automóvel para teu trabalho ou tua vida diária e fica sem, vais comprar de imediato um Gol usado ou um Fiat Uno usado, enfim qualquer condução, enquanto espera por um carro novo ideal. Agora se podes esperar, sem carro, um longo período, é sinal de que podes viver muito bem sem automóvel.faterra escreveu:O melhor caça tampão é o ZERO KM. Poderemos esperar pelo próximo FX por mais uns 40 anos!
Acho até uma boa idéia.Pedro H Serafim escreveu:Vao modernizar os nossos Mirages....se podem modernizar F-5 que tem 50 anos podem muito bem modernizar Mirages que tem bem menos tempo de uso...é isso que vao fazer até a chegada dos caças de 5 geraçao...
É justamente pensando dessa forma que eu acho que a FAB deveria cancelar o programa FX e partir para uma modernização dos Mirage2000 atuais, padronizando toda frota (A-1, F-5 e F-2000), e partir para um desenvolvimento nacional, em conjunto com outro país.LeandroGCard escreveu:Acho até uma boa idéia.Pedro H Serafim escreveu:Vao modernizar os nossos Mirages....se podem modernizar F-5 que tem 50 anos podem muito bem modernizar Mirages que tem bem menos tempo de uso...é isso que vao fazer até a chegada dos caças de 5 geraçao...
Desenvolvemos um padrão de modernização para nossos M-2000, aplicamos nos 12 que temos e depois esperamos mais deles ficarem disponíveis por aí para adquirir outras unidades. E daqui a uns 20 anos voltamos a falar em caças novos. Porque convenhamos, hoje não precisamos mesmo des caças melhores para nada.
Leandro G. Card