Re: PORTA AVIÕES PROJETOS E CONSTRUÇÕES
Enviado: Ter Mai 22, 2012 5:43 pm
Este detalhe é importante, pois mostra a preocupação com a continuidade .Marino escreveu:Leandro, esqueci de escrever que foram diversas turmas para a França, da "velha guarda" e da "jovem guarda".Marino escreveu:Leandro, concordo com sua avaliação quanto aos navios de superfície.
Só quando a iniciativa privada tiver certeza de lucro, de encomendas constantes no tempo, irá se interessar em propor soluções nacionais para as necessidades da MB.
Se ocorrerem espasmos de construção, como já bem dito por vc, nada mudará.
No programa de subs isto é bem evidente, com a definição de que se deseja uma frota numerosa (requisito básico para justificar a capacidade de projeto e construção), a encomenda inicial relativamente pequena (uma série de apenas 4 unidades do Scorpène BR, e em momento algum se falou em construir mais unidades deste sub), e na contratação de apenas um SNB (o necessário protótipo, a ser seguido pelo projeto definitivo). Tudo isso deixa claro que se deseja o domínio da concepção de sub's, que vai muito além da simples construção e é condição importante para a liberdade no desenvolvimento de doutrinas próprias e originais.
Já no programa de navios de superfície se observa o contrário, a tendência a se adotar classes únicas para cada categoria de navio (NaPa's, NaPaOc's, escoltas, etc...), com no máximo adaptações menores. Isso não apenas inviabiliza o domínio da capacidade de projeto, o torna irrelevante. Parece que esta questão das plataformas de superfície realmente não é uma prioridade para a MB, o que nem seria de se estranhar.
Grande abraço,
Leandro G. Card