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Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sáb Mar 03, 2012 5:09 pm
por Túlio
Sei não, já pululam aos magotes nos espaços do crime organizado e botar ongueiro em microondas só mesmo no filme Tropa de Elite, que o vago não é tão burro, aprenderam com o que o maluco fez com o Tim Lopes, ruim para os negócios. Com os piratas seria a mesma coisa... :wink: 8-]

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qua Mar 07, 2012 3:34 pm
por WalterGaudério
Túlio escreveu:MAIS DEZ!? TUDO ISSO para uma costa de quase 8.000 km de extensão??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Walter véio, certamente já paraste para dar uma olhada nas inúmeras lanchas grandes de alta potência e até com navegação por GPS que há por toda parte. São montes e montes e mais montes. Então:

:arrow: A área mais perigosa ainda é a Somália, com muito menos costa que o Brasil. Mesmo com os navios e aviões e helis mais sofisticados do mundo contra uns barquinhos furrecas mal dá para reduzir as perdas e isso a um custo altíssimo. Aqui então, com superlanchas/iates contra meios bem menos sofisticados e numa amplidão muito maior eu acho que temos tido mesmo é SORTE, e diria que vamos precisar cada vez mais...

:arrow: Creio eu que é apenas questão de tempo para a vagabagem nacional descobrir esta nova mina de ouro e passar a explorar porque a concorrência no roubo e tráfico em terra, além do maior policiamento, está começando a se tornar INCÔMODA...

:arrow: Se já 'recrutam' ex-militares (só 'ex'?) de FFEE para o crime organizado, o que os impediria de fazerem o mesmo com MARUJOS capazes de pilotar lanchas desse tipo? E tem mais mas este post já está muito longo...
Estimado come-todas de Tramandaí, não rebato nada daquilo que tu disseste acima. Sobre teu segundo ponto, infelizmente já existe em minúscula escala, na área de Macapá-AP(curral do Tio J Bigode Não-larga-o-osso Sarney) em que pés-de-chinelo com voadeiras mambembes assaltam barcos/iates fundeados ao longo da costa do município de Macapá, e ao longo de toda a costa do referido estado, ocorrem atividades ilegais ligadas ao contrabando de entorpecentes e ao tráfico de pessoas.

Imaginemos se somente SE, ocorrer apenas um caso que possa ser caracterizado de pirataria na costa na área do pré-sal rio/santos o que não influenciaria nos fretes(onde se incluem os seguros) da frota mercante nacional...

No que diz respeito ao terceiro ponto levantado por ti. Tenho arrepios de pensar em uma coisa destas, que seria repugnante para mim. Mas uma coisa que os vagos "profissionais" tem é senso de sobrevivência aguçado. Uma incursão de médio/longo curso como as executadas na região do chifre da África não seria viável no litoral brasileiro. A primeira poderia dar certo. Só isso. Mesmo considerando os meios disponíveis hoje, na área do Pré-sal.

sds.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qua Mar 07, 2012 5:52 pm
por thelmo rodrigues
WalterGaudério escreveu:
Túlio escreveu:MAIS DEZ!? TUDO ISSO para uma costa de quase 8.000 km de extensão??? :shock: :shock: :shock: :shock:

Walter véio, certamente já paraste para dar uma olhada nas inúmeras lanchas grandes de alta potência e até com navegação por GPS que há por toda parte. São montes e montes e mais montes. Então:

:arrow: A área mais perigosa ainda é a Somália, com muito menos costa que o Brasil. Mesmo com os navios e aviões e helis mais sofisticados do mundo contra uns barquinhos furrecas mal dá para reduzir as perdas e isso a um custo altíssimo. Aqui então, com superlanchas/iates contra meios bem menos sofisticados e numa amplidão muito maior eu acho que temos tido mesmo é SORTE, e diria que vamos precisar cada vez mais...

:arrow: Creio eu que é apenas questão de tempo para a vagabagem nacional descobrir esta nova mina de ouro e passar a explorar porque a concorrência no roubo e tráfico em terra, além do maior policiamento, está começando a se tornar INCÔMODA...

:arrow: Se já 'recrutam' ex-militares (só 'ex'?) de FFEE para o crime organizado, o que os impediria de fazerem o mesmo com MARUJOS capazes de pilotar lanchas desse tipo? E tem mais mas este post já está muito longo...
:shock: :lol: Estimado come-todas de Tramandaí, não rebato nada daquilo que tu disseste acima. Sobre teu segundo ponto, infelizmente já existe em minúscula escala, na área de Macapá-AP(curral do Tio J Bigode Não-larga-o-osso Sarney) em que pés-de-chinelo com voadeiras mambembes assaltam barcos/iates fundeados ao longo da costa do município de Macapá, e ao longo de toda a costa do referido estado, ocorrem atividades ilegais ligadas ao contrabando de entorpecentes e ao tráfico de pessoas.

Imaginemos se somente SE, ocorrer apenas um caso que possa ser caracterizado de pirataria na costa na área do pré-sal rio/santos o que não influenciaria nos fretes(onde se incluem os seguros) da frota mercante nacional...

No que diz respeito ao terceiro ponto levantado por ti. Tenho arrepios de pensar em uma coisa destas, que seria repugnante para mim. Mas uma coisa que os vagos "profissionais" tem é senso de sobrevivência aguçado. Uma incursão de médio/longo curso como as executadas na região do chifre da África não seria viável no litoral brasileiro. A primeira poderia dar certo. Só isso. Mesmo considerando os meios disponíveis hoje, na área do Pré-sal.

sds.
Aí , cupincha!!!! Tá com a bola toda, hein???? :mrgreen:

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qui Mar 08, 2012 12:58 pm
por Wingate
Marino escreveu:Estão vendo que o que previ na pág. 1 deste tópico está acontecendo?
Aumento das notícias sobre pirataria no AS, e a intenção de evitar a vinda para nossas águas.
Comecem a estudar o tema.
Sr. Marino,

A arma submarina da MB (presente e futura, com as novas aquisições) não poderia ser utilizada com eficiência no combate e prevenção de ataques de piratas na costa brasileira?

Não que os subs fossem utilizados para destruir embarcações piratas mas que exercessem patrulhas de vigilância em pontos sensíveis de nossa costa, detectando, seguindo e informando a posição de prováveis suspeitos aos meios de interceptação mais próximos da área.

Talvez essa medida seria também de instrumento auxiliar para o treinamento das tripulações de nossos futuros novos subs em missões reais de patrulhamento e vigilância da costa.

Saudações,

Wingate

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qui Mar 08, 2012 1:05 pm
por thelmo rodrigues
Apenas uma opinião pessoal: para esses casos de vigilância intensiva em uma costa gigantesca como a nossa o melhor mesmo seria o uso de Vants, dirigíveis , satélites, sensores nas plataformas petrolíferas, etc.... A tarefa é árdua por demais .

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qui Mar 08, 2012 1:10 pm
por Marino
Salve Wingate.
Caro amigo, o Sr está no céu. Aqui somos todos companheiros de debate.
Piratas normalmente operam próximos a costa, no caso deste tópico a africana, em pequenas embarcações. O normal é serem usados OPV com capacidade de operar helis, meios mais baratos e capazes de cumprirem a missão.
No caso brasileiro, nas proximidades de nossa costa, o uso de subs seria exagerado, desproporcional. Com os meios de patrulha existentes e previstos, a situação estará mais que controlada.
Pergunte ao Walter aqui no fórum a reação dos submarinistas quando lhes dão uma tarefa diferente da missão primordial da arma submarina: a OFENSIVA, a de CAÇADOR. Cumprem, claro, mas considerando-se subempregados. :lol:
Ah, ia esquecendo o SISGAAZ. Será um instrumento primordial de controle de nossas águas.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qui Mar 08, 2012 1:14 pm
por Wingate
Marino escreveu:Salve Wingate.
Caro amigo, o Sr está no céu. Aqui somos todos companheiros de debate.
Piratas normalmente operam próximos a costa, no caso deste tópico a africana, em pequenas embarcações. O normal é serem usados OPV com capacidade de operar helis, meios mais baratos e capazes de cumprirem a missão.
No caso brasileiro, nas proximidades de nossa costa, o uso de subs seria exagerado, desproporcional. Com os meios de patrulha existentes e previstos, a situação estará mais que controlada.
Pergunte ao Walter aqui no fórum a reação dos submarinistas quando lhes dão uma tarefa diferente da missão primordial da arma submarina: a OFENSIVA, a de CAÇADOR. Cumprem, claro, mas considerando-se subempregados. :lol:
Ah, ia esquecendo o SISGAAZ. Será um instrumento primordial de controle de nossas águas.
Valeu, Marino! Obrigado pelos comentários!

Wingate

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qui Mar 08, 2012 1:36 pm
por magliano
Com relação aos OPV adquiridos na Inglaterra? Alguma novidade?

O nosso pessoal já começou o adestramento neste meio?

Abraços a todos,

magliano

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sex Mar 09, 2012 8:28 pm
por FCarvalho
Marino, quero crer que em termos de recursos de superfície que melhor fariam frente a uma eventual ação de piratas em nossas costas, seriam os Avisos de Patrulha, tipo Marlim que a MB vem adquirindo a conta-gotas. E deixar aos DN's a incumbência de seu combate imediato. Infelizmente, somente cinco destas lanchas forma contratadas ao INACE, quando seriam necessárias, penso eu, umas 50 a 100 da mesma classe ou equivalentes como aporte ao trabalho pouco ou nada reconhecido dos DN's.

abs.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sex Mar 09, 2012 10:12 pm
por Marino
Negativo. Os Marlim não possuem capacidade de pagar mar grosso, nao possuem autonomia suficiente e são mais úteis como meios das Capitanias dos Portos.
Os meios distritais, de patrulha, é que são adequados para a tarefa.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sáb Mar 10, 2012 12:10 am
por FCarvalho
Bom, se as Marlim não suportam mar grosso, idem para a maioria dos vetores que potencialmente seriam utilizados por eventuais piratas em nossas águas, pois não?

Afinal, para encarar um nado de marmanjos em barcos pouco melhores do que um bote, não sei se os NaPaCo seriam ideiais. E mesmo a atuação destes piratas se daria não mais que a 12 milhas da costa.

Creio ser este, também, o ambiente de atuação dos AViPa.

Aliá, por falar nisso, lembro-me de ter visto não sei onde que existem duas versões destes AViPa. Saberia dizer quais são e se suportariam operações mais longincuas das costas.

abs

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sáb Mar 10, 2012 1:45 pm
por Marino
NOTIMP:
Brasil e Cabo Verde estreitam cooperação nas áreas de defesa e segurança
Brasil e Cabo Verde vão aprofundar a cooperação nas áreas de defesa e segurança. O estreitamento da cooperação foi acertado nesta sexta-feira (09/03) pelos ministros da Defesa, Celso Amorim e Jorge Tolentino, durante reunião na Escola Superior de Guerra.

Para Amorim, a decisão poderá aumentar a segurança na região do Atlântico onde está situado o país africano. “Meu desejo é que essa parceria contribua também para a paz e a segurança no Atlântico”, disse o chanceler brasileiro.

Situado na Costa Ocidental da África, a cerca de 300 quilômetros do Senegal e da Guiné-Bissau, quase no meio do Atlântico, o que lhe confere uma posição estratégica, Cabo Verde enfrenta, atualmente, problemas com organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e de pessoas.

“Há uma firme disposição do governo do meu país de combater essas organizações”, afirmou o ministro Jorge Tolentino, destacando a necessidade de apoio do Brasil e de outros países nesta missão.

Jorge Tolentino mostrou interesse na experiência brasileira nas áreas de segurança marítima e de busca e salvamento. No encontro desta sexta ficou acertado que o Brasil dará apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da plataforma continental do país. Ainda neste ano, terão início as negociações para esse trabalho.

A Marinha brasileira já fez levantamento semelhante da plataforma da Namíbia e está trabalhando no projeto de Angola, informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa. Foi acertado ainda que uma missão da Marinha brasileira visitará Cabo Verde para discutir possibilidades de cooperação nas áreas de pessoal e de equipamentos navais.

O ministro Celso Amorim manifestou a intenção do governo brasileiro de doar aviões Bandeirante para auxiliar no patrulhamento da costa de Cabo Verde. Ele ressaltou, porém, que o processo de doação depende de aprovação do Congresso Nacional, além de preparação das aeronaves pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Também participaram da reunião os comandantes das três Forças Armadas: almirante Júlio Soares de Moura Neto, da Marinha, general Enzo Peri, do Exército, e brigadeiro Juniti Saito, da Aeronáutica.

Neste sábado (10), a delegação chefiada pelo ministro da Defesa de Cabo Verde deverá visitar a base do Exército no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Eles querem conhecer como, na prática, uma operação coordenada por uma força armada consegue garantir a segurança de uma comunidade carente.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Sáb Mar 10, 2012 1:48 pm
por Marino
Brasil e Cabo Verde aprofundam cooperação na área de defesa

Rio de Janeiro, 09/03/2012 – Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e de Cabo Verde, Jorge Tolentino, manifestaram hoje a intenção de estreitar a cooperação entre os dois países nas áreas de defesa e segurança. Amorim recebeu nesta manhã, no Rio de Janeiro, seu colega cabo-verdiano, que se encontra em visita oficial ao Brasil.

Em reunião na sede da Escola Superior de Guerra (ESG), no bairro da Urca, os ministros trataram de uma série de temas relacionados ao aprimoramento da cooperação bilateral. O representante de Cabo Verde expressou o interesse do país na obtenção de expertise brasileira, sobretudo nos segmentos de segurança marítima e SAR (Busca e Salvamento).

País insular situado numa importante posição geoestratégica no Atlântico, Cabo Verde enfrenta, atualmente, problemas com organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas e pessoas. “Há uma firme disposição do governo do meu país de combater essas organizações”, afirmou Tolentino, ressaltando a necessidade de apoio de países como o Brasil nessa tarefa.

Durante o encontro, do qual participaram os comandantes das três Forças Armadas – almirante Júlio Soares de Moura Neto (Marinha), general Enzo Peri (Exército) e brigadeiro Juniti Saito (Aeronáutica) –, foram oferecidas aos representantes de Cabo Verde vagas em escolas militares nacionais de formação de praças e oficiais.

O comandante da Marinha do Brasil reiterou a importância da integração dos centros de controle de tráfego marítimo dos dois países. E mencionou também a possibilidade de oferecimento de vagas a militares da Guarda-Costeira cabo-verdiana em escolas de formação de pessoal da força marítima.

Na área de cooperação marítima, foi acertada entre os representantes dos dois países a criação de um “embrião” de uma missão da Marinha brasileira. Essa missão deverá visitar Cabo Verde para que as duas nações discutam todas as possibilidades de cooperação, tanto nas áreas de pessoal quanto de meios (equipamentos) navais.

Plataforma continental

Os ministros também acertaram que o Brasil dará apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da plataforma continental do país. Ainda este ano, a Marinha enviará ao arquipélago uma missão para dar início às tratativas sobre o assunto.

O Brasil possui larga experiência nesse tipo de trabalho, tendo realizado levantamento semelhante da plataforma da Namíbia. A Marinha brasileira também trabalha na Leplac (termo técnico que designa a tarefa) de Angola.

Outro aspecto tratado no encontro foi a possibilidade de o Brasil enviar a Cabo Verde os três navios-patrulha adquiridos recentemente da Inglaterra. A ideia é realizar manobras conjuntas na área de Busca e Salvamento. Outra possibilidade aventada nesse campo é o envio de aviões-patrulha (P3) da Força Aérea Brasileira (FAB) para exercícios na costa do país lusófono.

Na reunião foi informado ao ministro de Cabo Verde a intenção do Brasil de doar um ou dois aviões bandeirantes que poderão auxiliar o país no patrulhamento de sua costa. O processo de doação será iniciado em breve e deverá ser concluído após aprovação do Congresso Nacional e preparação das aeronaves pela FAB.

O Exército Brasileiro ofereceu ainda a possibilidade de militares de Cabo Verde conhecerem a experiência do país em operações de paz, a exemplo do Haiti, além de vagas em cursos de formação de oficiais e praças.

A delegação do país lusófono deverá visitar amanhã a base do Exército no Complexo do Alemão, no Rio, para conhecer, na prática, uma operação de garantia da lei e da ordem executada por uma força armada. O ministro Jorge Tolentino manifestou o interesse do país em conhecer a experiência do Brasil em ações de segurança interna.

Ao final do encontro, o ministro Celso Amorim comemorou o estreitamento da cooperação integrada entre os dois países. “Meu desejo é que essa parceria contribua também para a paz e a segurança no Atlântico”, disse.

Também participaram do encontro, como membros da delegação cabo-verdiana, o diretor Nacional de Defesa, Pedro dos Reis Brito, e o comandante da Guarda-Costeira, Antônio Duarte Monteiro.

Fotos: Tereza Sobreira
Ministério da Defesa
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3312-4070 // 4071

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qua Mar 14, 2012 12:12 pm
por Marino
Angola Press             
CABO VERDE
Brasil vai doar aviões "Bandeirantes" se Congresso o aprovar

13/3/2012 - 11h35

Cidade da Praia - O ministro da Defesa brasileiro manifestou a vontade do Governo de doar aviões Bandeirantes para auxiliar Cabo Verde no patrulhamento da sua zona marítima, noticia hoje (terça-feira) a edição "online" do jornal cabo-verdiano A Nação.

Celso Amorim ressaltou, porém, que o processo de doação depende de aprovação do Congresso Nacional (Parlamento), além da preparação das aeronaves pela Força Aérea Brasileira (FAB), não adiantando o número de aparelhos a disponibilizar.

A confirmar-se, será um dos resultados da visita que o ministro da Defesa cabo-verdiano, Jorge Tolentino, efectua há cerca de uma semana ao Brasil, em que também já foram acertados aspectos da cooperação bilateral nas áreas da defesa e segurança, que não foram especificados.

Segundo Celso Amorim, o Brasil pretende contribuir para o aumento da segurança na região do Atlântico, onde Cabo Verde está situado, contribuindo com isso "para a paz e a segurança" na região.

O mesmo foi dito a 01 deste mês pelo comandante da Marinha brasileira, almirante de esquadra Júlio Moura Neto, durante uma visita de trabalho a Cabo Verde, lembrando que a pirataria marítima está a alastrar no Atlântico Médio e que o Brasil quer prevenir a chegada às suas águas, admitindo a possibilidade de enviar navios patrulha para a costa ocidental africana banhada pelo oceano.

No Brasil, e além da defesa dos domínios marítimos de Cabo Verde, Jorge Tolentino mostrou particular interesse na experiência brasileira nas áreas de segurança marítima e de busca e salvamento.

Entre os problemas que o arquipélago cabo-verdiano enfrenta encontram-se, disse Jorge Tolentino à Agência Lusa antes de embarcar para o Brasil, os tráficos de droga e de pessoas, bem como a pesca ilegal, enquanto aumentam as informações sobre actos de pirataria marítima na região oeste - africana.

No Brasil, Jorge Tolentino e Celso Amorim, antigo chefe da diplomacia brasileiro, acertaram também que o Brasil dará apoio técnico e científico a Cabo Verde para o levantamento da sua plataforma continental, tendo em conta a experiência brasileira na Namíbia, já concretizado.

A 20 de Fevereiro último, o porta-voz do Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, major António Silva Rocha, indicou que o Governo está à procura de financiamento para reforçar as esquadrilhas naval e aérea de Cabo Verde, incluindo entre os parceiros contactados Portugal e Brasil.

Já a 01 deste mês, o comandante da Guarda Costeira (Marinha) cabo-verdiana, coronel António Monteiro, disse estar a equacionar a aquisição de navios patrulha ao Brasil para fazer face aos desafios e ameaças que estão a surgir na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do arquipélago, de 723.265 km2, 182 vezes superior ao território terrestre.

Na mesma altura, o almirante de esquadra Júlio Soares de Moura Neto lembrou que o Brasil constrói navios de fiscalização de 200 e 500 toneladas e manifestou abertura para negociar com as autoridades cabo-verdianas uma forma de os disponibilizar ao arquipélago.

Re: Pirataria no Golfo da Guiné

Enviado: Qua Mar 14, 2012 1:24 pm
por Paisano
Arquipélago quer apoios para aquisição de aeronaves

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/13/67/arq ... _aeronaves
Cabo Verde pretende constituir parcerias com países como Portugal e o Brasil para adquirir aviões para patrulhar e fiscalizar as águas territoriais cabo-verdianas.

A informação foi prestada, na capital do arquipélago, Praia, pelo porta-voz do Conselho do Ministério da Defesa cabo-verdiano, o major António Silva Rocha.

O oficial anunciou que a aquisição das aeronaves é uma prioridade para 2012 e disse que o ministro Jorge Tolentino deve deslocar-se ao Brasil, para discutir o assunto com o seu congénere brasileiro.

“A negociação com a China para a aquisição de helicópteros está em fase avançada e vamos procurar novas parcerias para aquisição de aeronaves de asa fixa (aviões), importantes na fiscalização marítima e operações de busca e salvamento”, disse o porta-voz.

O major António Silva Rocha não avançou qual o montante necessário para a aquisição dos aparelhos, nem quantas aeronaves vão ser adquiridas.

Na semana passada, o ministro da Defesa de Cabo Verde garantiu que nos próximos seis meses a força aérea cabo-verdiana conta com novos aviões para fiscalizar as águas territoriais do arquipélago e assegurar um combate eficaz à criminalidade internacional. Cabo Verde tem recebido vários apoios da comunidade internacional.