PRick escreveu:Penguin escreveu:
Os principais meios especializados no tema, Air&Cosmos, Flight International e Aviation Week, mencionam o Gripen NG. Creio que com as informações hoje disponíveis, há 3 possibilidades:
1) Se o caça que a Suíça irá receber em 2015 estiver equipado com a turbina F414G, então será uma nova versão com modificações estruturais e maior alcance.
2) Se o caça a ser recebido estiver equipado com a turbina RM12, poderá ser no máximo um Gripen C com os aviônicos e sistemas oriundos do programa NG.
3) O caça poderá ser o Gripen C puro e simples.
[]s
Não existem as 03 possibilidades, o que foi oferecido a Suíça foi Gripen C, claro, devidamente, modificado com as mais modernizações previstas, não se irá abrir uma nova linha de montagem para isso, a Suíça não vai fabricar nada. As turbinas F414 se tiverem o mesmo tamanho das atuais não necessitam de outras modificações estruturais, como dizem que ela não consome mais...poderá ser usada. Porém, não acredito sequer em novas turbinas. A Suíça fez a opção mais conservadora possível. Essa era a concorrência da Suíça.
[]´s
-------------------------------------------------------------
Documento do governo suiço com a ficha dos 3 concorrentes:
Link:
http://www.news.admin.ch/NSBSubscriber/ ... /25030.pdf
Sei não Prick..mas os dados dessa ficha são do NG ou correspondem ao que foi divulgado até agora sobre a configuração MS21, principalmente a turbina F414G que não é compatível (é maior) com a RM12 e nem com a F404.
Aliás, para relembrar o que significa essa configuração (MS21 ou E/F):
Suécia decide seguir em frente com caça Gripen NG, agora designado JAS-39E/F
Published on junho 15th, 2010
De acordo com executivos da Saab, adecisão de seguir com o projeto do Gripen NG (Next Generation) já foi tomada pelo governo da Suécia, e as aeronaves agora foram designadas JAS-39E/F.
Se a Saab vencer um ou mais competições que o caça vem participando – com o Brasil e a Suíça entre as mais próximas de serem decididas – isso poderá afetar o prazo de entrega das aeronaves que seriam destinadas para Suécia, agora identificadas pelos militares suecos como JAS 39E/F. Mas a decisão de adquirir os caças já foi tomada, de acordo com o chefe de marketing e campanhas de vendas da Gripen, Hans Rosen.
“A Suécia está comprometida em utilizar o Gripen para além de 2040,” disse Rosen na Base Aérea de Malmen no sábado. “A questão é quando vão adquirir os caças Gripen NG, e em que quantidade.” O programa básico exige que o novo modelo entre em operação em 2017-18, mas a Suécia informou aos clientes de exportação que ela ajustará suas entregas para a a Suécia possa receber seus caças JAS 39E/F antes que os clientes estrangeiros.
Os comentários de Rosen sobre o futuro do Gripen na Suécia ecoa as afirmações feitas pelo ministro da defesa Sten Tolgfors durante oma conferência de poder aéreo realizada em Malmen na sexta-feira. Tolgfors assinalou que a modernização da frota de caças Gripen está sendo efetuada de acordo com os planos, com a conversão do lote final de 31 caças modelos JAS 39A para o padrão 39C, deixando a força aérea com uma menor força de 100 caças. O próximo passo verá todas as aeronaves modernizadas para uma configuração conhecida como Padrão de Material 20, já com contrato assinado.
A configuração MS 21 está sendo definida – mas agora está claro que a MS21 ´de fato o Gripen NG, com o novo motor General Electric F414G, fuselagem modificada, radar com varredura eletronicamente ativa (AESA) e novos aviônicos. Esta subentendido que o desenvolvimento está sendo silenciosamente financiado pelo governo sueco.
O protótipo Demo já completou 152 voos de testes até o sábado, disse Rosen, e completou com sucesso a demonstração na Índia em maio (a fabricante havia executado anteriormente demonstrações com caças JAS-39D na Índia) incluindo um pouso com sucesso e um novo acionamento na pista do aeródromo de Leh, na Kashmira, numa altitude de 10.800 pés acima do nível do mar. Atualmente o caça Gripen NG (JAS-39E/F) está testando o uso de novas armas externas e vai entrar num período de testes com novos aviônicos modernizados.
Fonte: Aviation Week / Bill Sweetman – Tradução: Cavok