Suas afirmações merecem um escrutínio maior acerca da validação do Ass Amv em Hostomel.FCarvalho escreveu: ↑Seg Abr 08, 2024 1:39 pm Se tem algo para o qual não estamos definitivamente preparados, é a defesa de nossas bases aéreas, mesmo aquelas que foram desativadas e não possuem OM operacionais, ainda que mantenham suas capacidades latentes para as receber em caso de necessidade.
Hoje a FAB na prática rejeita a um segundo ou terceiro plano a defesa terrestre de suas OM, de forma que a organização e disposição de suas tropas de infantaria não possuem os recursos em quantidade e qualidade necessários à adequada e obrigatória defesa destas instalações.
O vídeo abaixo da guerra da Ucrânia é um exemplo de como hoje a FAB é extremamente dependente do exército, e até mesmo da marinha, para executar a defesa terrestre das bases aéreas que possui, de forma que a infantaria da aeronáutica pouco ou nada tem capacidade de executar operações de defesa efetivas e concretas sem a ajuda das tropas das demais forças. E esta parece ser uma condição indiferente ao comando da força aérea, que vê na sua infantaria pouco mais que uma guarda militar com jeito de polícia, e nada mais.
Fico pensando o que vai pela cabeça dos oficiais generais do comando da instituição, dado os muitos exemplos no último quarto de século em relação a esta questão que, pelo menos a nível de países desenvolvidos é levada muito a sério, e não tratada com desleixo e menosprezada como aqui.
Não seria nenhum problema, a meu ver, que o comando da FAB fizesse esforços junto ao EB e MB a fim de estudar propostas de modernização material, humana e tecnológica de suas forças através dos programas existentes COBRA e do CFN. Não vejo objeções quanto a este aspecto, a não ser a completa falta de importância dada à infantaria enquanto quadro e\ou serviço dentro da instituição força aérea brasileira.
Vamos lá!!!
Esse seu parágrafo aqui é importante:
Ou seja, estamos definitivamente preparados com suas devidas capacidades "latentes". Vou usar o mesmo exemplo que você usa, o Ass Amv em Hostomel.
Sabe quando foi que a Ucrânia reforçou suas defesas no aeroporto de Hostomel?
Dia 23 de fevereiro de 2022. Sim!!! Um dia antes do assalto do aeroporto de Hostomel. E isso, CONSIDERANDO que a Ucrânia tinha sido informado ainda em JANEIRO DE 2022 pela CIA através do William Burns que o aeroporto de Hostomel seria um dos prováveis alvos do VDV. Ou seja, eles tinham um aviso de antecedência de um mês antes do ataque ao aeroporto e tinham tempo suficiente para reforçar a defesa do local com medidas de proteção contra desembarque totalmente factível e só conseguiram fazer isso um dia antes do assalto.
Quer usar esse assalto como exemplo? Então, use!!! Mas considere que com o mínimo de preparação e guarnecimento UM DIA ANTES, a Ucrânia conseguiu infligir 5 perdas aos russos dos seus 34 helicópteros(Mi- 17/08 e Ka-52) envolvidos nesse assalto helitransportado.
E se a Ucrânia tivesse se preparado adequadamente? As perdas seriam ainda maiores para os russos. Tome isso como nota para sua conclusão.
Fonte:
https://news.yahoo.com/antonovs-leaders ... ccounter=1
Leia sobre o que afirma o SBU. Confirma tudo o que eu disse.
A minha opinião é que se a Ucrânia tivesse realmente se preparado, basicamente nenhum daqueles helicópteros teria chegado à pista do aeroporto. Embora o VKS tenha lançado uma operação SEAD/DEAD pesado para limpar as rotas para esses aeroportos, a EW também estava fortemente focada lá, haveriam mais forças no terreno para receber o VDV, provavelmente muitos mais MANPADS também. E as colunas de socorro mecanizadas russas nunca teriam chegado perto de Hostomel, então seria uma rendição em massa em 3-4 dias no máximo.
Da mesma forma, na área de operações, o principal responsável pela defesa de área de Kiev teria provavelmente abatido todos os helicópteros que tentassem atacar aeroportos ao redor de Kiev ou invadi-los no local. Da forma que aconteceu, os russos tentaram três assaltos, mas apenas "conseguiram" em Hostomel. Nenhum teria tido sucesso se a AFU estivesse prontamente preparada. Troque AFU pela FAB e verá porque isso seria difícil aqui dentro da nossa realidade.
Uma coisa que haverá de anteceder o desembarque em qualquer lugar no nosso país é a destruição da FAB. Ou seja, teria que inviabilizar a FA a ponto de torná-la sem quaisquer meios a dispor para realizar uma tentativa de defender o espaço aéreo passível de ser atacado, escolha qualquer RDA, a FAB teria que ser destruída e isso nem é a parte toda do processo, ainda é passível de ser defendido por meios AAe em terra que, mesmo o inimigo obtendo a superioridade aérea, ainda é uma missão totalmente questionável, a menos que seja uma Coalizão com centenas de aeronaves invadindo o Brasil.
Retornando ao assunto de três tentativas de assalto para conseguir realizar o desembarque relativamente com sucesso em outro aeroporto é que o VDV tentou o assalto em mais dois aeroportos ao norte, o que eu acho curioso é que quase ninguém menciona isso, foram: Boryspil e Vasylkiv.
https://en.wikipedia.org/wiki/Northern_ ... n#Vasylkiv
No Brasil, o Júlio do Sala de Guerra não menciona nesse vídeo, mas eles tentaram:
E nem os canais estrangeiros também reportam isso. Enfim...
O abate alegado pela Ucrânia do ainda não comprovado Il-76 foi em Vasylkiv. Sabe-se que realmente decolaram 18 Il-76 de Pskov(https://kyivindependent.com/journalist- ... atroopers/) em direção a Ucrânia e eles tiveram que retornar, porque a operação ainda não havia sido concluído e com uma ainda enorme resistência da Ucrânia.
Ou seja, os russos tentaram tomar três aeroportos ao norte: Hostomel(50.596771, 30.198858), Boryspil(50.338626, 30.884794) e Vasylkiv(50.230244, 30.305293).
Essas três tentativas sequer foram mencionadas no PADECEME analisando a Guerra na Ucrânia:
http://www.ebrevistas.eb.mil.br/PADECEM ... w/1403/259
O que relativamente cabe uma crítica legítima aqui. Até porque, isso impactaria a análise da junção de dois eixos dos comboios mecanizados russos, já que em Boryspil, localizado a 29 km a sudeste de Kiev, a coluna de 10 BTGs de Gomel-Chernobyl-Kiev sequer havia sido planejado para Hostomel e sim para realizar a junção em Boryspil, o que não tem absolutamente nenhuma conexão histórica com o assalto do aeroporto em Bagram que mencionam. Talvez teria alguma conexão com a junção do eixo Gomel-Chernobyl-Kiev e Sumy, já que os BTGs desse eixo chegaram próximo da área de operações:
Sobre a tentativa de assalto em Boryspil, você encontra no tão criticado(por mim) ISW:
https://www.understandingwar.org/sites/ ... ssment.pdf
Pág 2:
Aliás, outra tentativa de Ass Amv desconhecida foi em Balovne(Mykolaiv), outra tentativa de desembarque frustrado dos russos, se analisar pelo mapa, verá que existe uma pista de 2.5 km(47.057468, 31.919984) para aeronaves a leste da cidade.Ukrainian forces are currently contesting the Hostomel military airport, 20 km northwest of Kyiv, against Russian VDV (airborne) troops likely from the 31st Guards Air Assault Brigade as of 9:30 pm local time after several unsuccessful counterattacks earlier in the day. Russian airborne forces were additionally unable to secure the Boryspil airport (Kyiv’s primary international airport), southeast of Kyiv. Ukraine’s contestation of the airport prevents Russia from airlifting reinforcements to isolate Kyiv from western Ukraine, as feared earlier in the day.
https://interfax.com.ua/news/general/805739.html
https://www.unian.ua/war/v-mikolayevi-s ... 18331.html
Foi uma tentativa de assalto com 4 helicópteros.
Traçando um paralelo histórico, a batalha de Arnhem foi mais comparável ao Ass Amv VDV em Boryspil. Já Hostomel seria mais comparável com as dificuldades que o 82ª Divisão Aerotransportada teve em Nijmegen. O objetivo do assalto aéreo de Hostomel parece ter sido obter o controle do aeroporto para então se conectar com comboios terrestres, ao mesmo tempo em que pode transportar carregamentos e suprimentos aéreos. Tentativas de assaltos aéreos adicionais do VDV foram realizados em outros aeroportos da região de Kiev, principalmente em Boryspil, mas falharam.
A maneira como os russos capturaram as áreas defendidas pela AFU quando estavam concentrados e prontos o suficiente para defender em locais como Bucha, Irpin ou mesmo a própria Kharkiv é a prova de que isso poderia ter sido feito mais perto da fronteira. Basicamente, em todos os lugares em que os russos encontraram resistência, mesmo que leve, nas primeiras semanas, eles foram totalmente controlados ou forçados a contornar. Se a AFU tivesse sido parcialmente mobilizada antes da invasão, mais pontes menores teriam sido retidas ou destruídas antes que os russos pudessem cruzá-las, mais estradas importantes seriam bloqueadas (especialmente considerando que a temporada de lama e as minas teriam tornado a tentativa de off road extremamente perigosa), mais cidades importantes e aldeias mantidas. No geral, os avanços internos da Rússia teriam sido muito limitados.
Mapa do dia 1, mostrando que o sul foi o eixo mais favorável em termos de avanços no terreno porque as defesas preparadas simplesmente era inexistentes ou em menor grau disponibilizado do que em outros eixos:
Eu poderia continuar nisso. No geral, o total despreparo tático, operacional e estratégico da Rússia, a atitude indiferente e a dramática subestimação da vontade e capacidade da Ucrânia para resistir permitiram que a AFU tivesse um bom desempenho, apesar de estar em uma posição em que deveria ter sido pisoteado se os russos não tivessem invadido a Ucrânia como amadores.
O VDV lançou o que foi essencialmente um ataque aéreo de Hora H a Hostomel. De acordo com a sua doutrina, mas ainda muito audacioso, considerando que ainda não tinham neutralizado a DAAe da Ucrânia. E pelas afirmações limitadas, um ataque aéreo VDV a Boryspil e Vasylkiv foi completamente derrotado. Bem como um na costa sul em Mykolaiv. Nada disso foi um bom presságio para o planejamento russo ou para o progresso operacional. Se várias coisas que listei acima forem verdadeiras, essas são derrotas táticas definitivas e isso deve ser incluído nessa sua análise, porque até mesmo se usarmos Hostomel como exemplo, verá o motivo das nossas defesas de bases aéreas não ser tão fortemente defendido, até porque isso custaria dinheiro e dispensaria pessoal que seria bem útil em outras tarefas próprias da FAB. Existem capacidades mais importantes para a FAB adquirir que seriam muito mais valioso do que esta.
Tem lições tiradas erradas dessa guerra com base em variáveis erradas. Tome cuidado com isso!!!!