DEFESA E PROTEÇÃO DE BASES AÉREAS
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: DEFESA E PROTEÇÃO DE BASES AÉREAS
Existe um livro de um ex(?)-guerrilheiro comunista, que atuava no Ceará, em que ele descreve um plano de destruir os caças da Base Aérea de Fortaleza, na década de 70. Ele relata que a segurança era tão precária, que iam chega na frente do aviões, jogar coquetel molotov e sair correndo pra escalar o muro da base na fuga.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Entrar em uma base militar brasileira é relativamente fácil, prova disto é que muitos marginais já o fizeram, claro sempre tem o risco de ser baleado.
Eu mesmo pessoalmente passei por um episódio interessante, era 1988, 89 ou 90, não lembro o ano um helicóptero UH-1 teve um problema técnico e fez um pouso forçado em um terreno baldio, aqui em Santos.
Era uma região na época meio "quente" em termos de criminalidade, tráfico etc. Na época namorava a minha esposa, que morava justamente lá. Um dia saindo da casa dela já de madrugada de segunda, resolvi ver de novo helicóptero, que provavelmente iria decolar durante a semana e era a última oportunidade. Já ia lá pela 01h30, rua deserta, um local onde de um lado um pátio de container ou caminhões vazio, do outro o terreno com o helicóptero. Algumas lampadas queimadas, aquela penumbra, caindo a chuva fina com vento e muito frio.
Lá guardando o helicóptero estava um soldado, daqueles que prestam o serviço militar, bem jovem cara de menino.
Cheguei no portão, o garoto nem me viu chegar, chamei pelo rapaz que supreso sem saber o que faze se aproximou, há menos de um metro, conversei um pouco com ele. Ele estava assustado, falei você esta sozinho, aqui, cuidado em, vão tomar esse teu fuzil. Cara, o rapaz meio tenso e com aquela entonação de nervoso em que você sente a mentira no ar. Disse "não estou sozinho tem mais três dormindo no helicóptero". Que, estava todo fechadinho. Bem conversei mais um pouco e fui embora desejando uma boa noite e um bom trabalho.
Dei risada em ver o pavor do garoto. Fico imaginando quantos meninos estão por aí, em guaritas e postos guardando coisa, penso nos que vão guardar os Rafales.
Pessoal da FAB, poderia responder se existe uma força de elite na Infantaria da Aeronaútica apta a proteger aeronaves de alto valor.
Eu mesmo pessoalmente passei por um episódio interessante, era 1988, 89 ou 90, não lembro o ano um helicóptero UH-1 teve um problema técnico e fez um pouso forçado em um terreno baldio, aqui em Santos.
Era uma região na época meio "quente" em termos de criminalidade, tráfico etc. Na época namorava a minha esposa, que morava justamente lá. Um dia saindo da casa dela já de madrugada de segunda, resolvi ver de novo helicóptero, que provavelmente iria decolar durante a semana e era a última oportunidade. Já ia lá pela 01h30, rua deserta, um local onde de um lado um pátio de container ou caminhões vazio, do outro o terreno com o helicóptero. Algumas lampadas queimadas, aquela penumbra, caindo a chuva fina com vento e muito frio.
Lá guardando o helicóptero estava um soldado, daqueles que prestam o serviço militar, bem jovem cara de menino.
Cheguei no portão, o garoto nem me viu chegar, chamei pelo rapaz que supreso sem saber o que faze se aproximou, há menos de um metro, conversei um pouco com ele. Ele estava assustado, falei você esta sozinho, aqui, cuidado em, vão tomar esse teu fuzil. Cara, o rapaz meio tenso e com aquela entonação de nervoso em que você sente a mentira no ar. Disse "não estou sozinho tem mais três dormindo no helicóptero". Que, estava todo fechadinho. Bem conversei mais um pouco e fui embora desejando uma boa noite e um bom trabalho.
Dei risada em ver o pavor do garoto. Fico imaginando quantos meninos estão por aí, em guaritas e postos guardando coisa, penso nos que vão guardar os Rafales.
Pessoal da FAB, poderia responder se existe uma força de elite na Infantaria da Aeronaútica apta a proteger aeronaves de alto valor.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5983 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Bom, não sou da FAB mas posso até tentar responder.
Força de elite na FAB só o PARA-SAR. Mas guardar caças não faz parte do metier deles. Esse trampo é para os pé de poeira do serviço militar da infantaria da aeronáutica.
E creio, isso não vai mudar no curto prazo. A molecada vai ter a responsabilidade de guardar patrimônio público bem caro e chique lá en AN.
abs
Força de elite na FAB só o PARA-SAR. Mas guardar caças não faz parte do metier deles. Esse trampo é para os pé de poeira do serviço militar da infantaria da aeronáutica.
E creio, isso não vai mudar no curto prazo. A molecada vai ter a responsabilidade de guardar patrimônio público bem caro e chique lá en AN.
abs
Carpe Diem
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Isso vc tem razão, fica por conta de soldados sem experiencia, aqui e na China, Japao, Bolivia, Mexico, Suécia, etc...FCarvalho escreveu:Pessoal da FAB, poderia responder se existe uma força de elite na Infantaria da Aeronaútica apta a proteger aeronaves de alto valor.
abs
É uma realidade, é mole invadir uma base em tempos de paz. Da mesma maneira que é mole entrar num banco, matar um guardinha daqueles que fizeram curso de segurança por correspondencia e tem um 38 na cintura, roubar o gerente.
Moleza....quem se habilita? Vale o risco?
Abraços
Brasil acima de tudo!!!
Olha que qualquer dia desses eu entro com um martelo e amasso um bombardeiro estratégico ou um caça de superioridade aérea, hein!?
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Carlos Mathias escreveu:Olha que qualquer dia desses eu entro com um martelo e amasso um bombardeiro estratégico ou um caça de superioridade aérea, hein!?
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Tá inspirado CM!!
Não é a toa que no dia da Av de Caça colocaram o Vinicius e o Skyway em um cercadinho para evitar que um maluco como você saísse com o seu martelo em busca do nariz do F-5 ou de um pobre AM-X desprotegido...
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima ![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
![Smile :)](./images/smilies/icon_smile.gif)
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Existem os BINFA para isso.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
A maior parte dos BINFA composta por conscritos.Bolovo escreveu:Existem os BINFA para isso.
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
![Arrow :arrow:](./images/smilies/icon_arrow.gif)
- Sávio Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 128 vezes
- Agradeceram: 181 vezes
- Contato:
Oque mais me surpreende nisso tudo é a hora q vc saiu da casa da sua namorada....rsJL escreveu:...Um dia saindo da casa dela já de madrugada de segunda, resolvi ver de novo helicóptero, que provavelmente iria decolar durante a semana e era a última oportunidade. Já ia lá pela 01h30, rua deserta, ...
Cara, o horario maximo de sair da casa de namoradas é logo após a novela das 9.
![Imagem](http://3.bp.blogspot.com/-YS0l2MuQOIA/Tqr-y_2AWFI/AAAAAAAABM8/yQEWbApsXJs/s400/braziltolo2.jpg)
-
- Sênior
- Agradeceram: 63 vezes
Bons tempos aqueles, hoje tem dias que eu prefiro que ela saia para passear com os meus filhos e me deixe sossegado.
O problema de segurança é crônico neste país, parece que não é da nossa mentalidade governamental, prover a segurança das repartições e demais patrimonios públicos. A quantidade de furtos em prédios públicos, principalmente escolas e prédios municipais é supreendente.
Existem diversas instalações privadas mais providas por sistemas de segurança avançados do que qualquer órgão público de interesse estratégico. Qualquer prédinho residencial, hoje tem sistemas de cameras de TV, sem falar em sensores/alarmes etc.
O problema de segurança é crônico neste país, parece que não é da nossa mentalidade governamental, prover a segurança das repartições e demais patrimonios públicos. A quantidade de furtos em prédios públicos, principalmente escolas e prédios municipais é supreendente.
Existem diversas instalações privadas mais providas por sistemas de segurança avançados do que qualquer órgão público de interesse estratégico. Qualquer prédinho residencial, hoje tem sistemas de cameras de TV, sem falar em sensores/alarmes etc.
Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
- BARAK
- Intermediário
- Agradeceu: 2 vezes
Vai só de martelo? Não esquece da foice também!Carlos Mathias escreveu:Olha que qualquer dia desses eu entro com um martelo e amasso um bombardeiro estratégico ou um caça de superioridade aérea, hein!?
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
"What? Me worry?"
Alfred E. Newman
Alfred E. Newman
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
A tendência, não só em bases aéreas mas em qualquer instalação militar importante, é o aumento da vigilância eletrônica. Os países mais importantes tem muita vigilância eletrônica e pouca infantaria na proteção dessas instalações.
"O correr da vida embrulha tudo,
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa
aperta e daí afrouxa,
João Guimarães Rosa