Mulheres na AMAN

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

Re: Mulheres na AMAN

#46 Mensagem por U-27 » Qua Mar 03, 2010 4:22 pm

lobo_guara escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Eu tb não tenho fotos do meu tempo da tropa, a minha mãe queimou tudo! :evil: :cry:
E depois ainda tem gente que acha que mulher não daria certo nas FFAA. Mulher nasceu para ser militar são mais disciplinadas, mais dedicadas, mais persistentes, mais flexiveis e portatno adaptáveis a novas situações, mais multitarefas, e mais forte do que o homem em diversos aspectos, sobretudo no que se refere a estrutura emocional (exceto no aspecto físico, contudo na maioria das vezes são mais resistentes e mais econômicas em termos energéticos), não fosse assim e a humanidade não chegaria onde está, a final de contas como se costuma dizer, por trás de todo grande homem há sempre uma grande mulher. Eu sou fã das mulheres em todos os aspectos!
Penso, realmente, que em grande parte a resistência às mulheres dentro das FFAA, seja em função da insegurança e temor dos homens em disputar mais este espaço (que é visto como uma última linha de defesa do clube do bolinha) com as temíveis e admiráveis mulheres.
No Brasil, logicamente além disso há a questão prática dos custos envolvidos no sentido de adaptar a infra-estrutra das academias e organizações militares para essa finalidade, mas com toda certeza isso mais dias, menos dias irá acontecer, quer seja pela imposição dos novos tempos, quer seja pela necessidade de atrair para as forças armadas os melhores quadros possíveis de nossa sociedade (e nisso cabe dizer que no Brasil as mulheres estudão em média cerca de 2 a 3 anos a mais do que os homens!). Portanto considero tanto adequado como preemente que nossos estados maiores elaborem seus planejamento tendo isso em mente.

mais um edeusando mulheres

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1228 vezes
Agradeceram: 3134 vezes

#47 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 04, 2010 7:08 am

A minha opinião é simples, não há mulheres ou homens no Exército, há militares. Que eu saiba todos têm que fazer o mesmo, por isso flexões especiais para certas e determinadas pessoas, uns irem para o mato e outros ficarem em salas de aulas, uns fazerem marchas com febre e outros a terem destacados outros camaradas para as ajudar nas marchas é incompreensivel.

Se aguentam, porreiro, se não...a porta da rua é serventia da casa.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#48 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qui Mar 04, 2010 8:29 am

cabeça de martelo escreveu:A minha opinião é simples, não há mulheres ou homens no Exército, há militares. Que eu saiba todos têm que fazer o mesmo, por isso flexões especiais para certas e determinadas pessoas, uns irem para o mato e outros ficarem em salas de aulas, uns fazerem marchas com febre e outros a terem destacados outros camaradas para as ajudar nas marchas é incompreensivel.

Bingo.
Mas... Até nos EUA, onde as forças armadas possuem o maior contingente feminino, combatente, existem privilégios de gênero.
Então...

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Mar 04, 2010 9:52 am

Então que essa atitude tem que acabar, é direitos e deveres iguais para todos.

Oficialmente na minha unidade as PAF são iguais para todos (incluindo a prova de agressividade)... :lol:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#50 Mensagem por lobo_guara » Qui Mar 04, 2010 5:48 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
cabeça de martelo escreveu:A minha opinião é simples, não há mulheres ou homens no Exército, há militares. Que eu saiba todos têm que fazer o mesmo, por isso flexões especiais para certas e determinadas pessoas, uns irem para o mato e outros ficarem em salas de aulas, uns fazerem marchas com febre e outros a terem destacados outros camaradas para as ajudar nas marchas é incompreensivel.

Bingo.
Mas... Até nos EUA, onde as forças armadas possuem o maior contingente feminino, combatente, existem privilégios de gênero.
Então...
Camarada,
Vejo que és um rusófilo, portanto sugiro que pesquise a cerca do papel das mulheres tanto na revolução russa de 17, quanto na resistência durante agrande guerra patriótica, somente após isso me diga se mulheres são ou não capazes de lutar e fazer parte das FFAA, sobretudo num país onde ainda é utilizado o expediente do serviço militar obrigatório (que no meu entendimento deve ser universal, a não ser que seja admitido dois níveis de cidadãos com obrigações distintas!). Aliás na Rússia de hoje como é tratado esse tema? Não há mulheres nas FFAA russas?

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#51 Mensagem por Moccelin » Qui Mar 04, 2010 6:39 pm

Boa pergunta! Se não existirem mulheres nas FFAA russas seria a maior injustiça com elas, que fizeram tanto estrago nas tropas Alemãs.

The cake is a lie...
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 05, 2010 10:34 am

Um texto já antigo, mas que tem tudo a haver com este tema:
cabeça de martelo escreveu:Topo em Portugal as mulheres na prática só podem ir para uma das Tropas Especiais, os Pára-quedistas. Elas são quase 30% dos voluntários (os civis que querem ser Pára-quedistas), mas como as PAF (Provas de Aptidão Fisicas) são iguais para todos elas no final só são 2% dos recrutas (ou seja, só 2% é que superam o primeiro crivo e vão fazer a recruta de 12 semanas à ETP).

Todas as outras Tropas Especiais das Forças Armadas Portuguesas elas não são impedidas, mas são desaconcelhadas pelos próprios recrutadores.

Em relação aos duches...nunca tinha ouvido essa. No meu tempo houve um individuo que passou uns dias na casa da rata (Prisão), por ter sido apanhado na companhia (edificio) das mulheres. Nas semanas de campo, sempre que as galinhas (mulheres) iam ao buraco fazer as suas necessidades fisiológicas, havia sempre sentinelas para impedir algum engraçadinho de tentar alguma coisa.

Nunca ouvi algo do género do grupo de Paracas que foi saltar a Tancos no meu tempo.

Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#53 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Sex Mar 05, 2010 2:16 pm

lobo_guara escreveu:
Camarada,
Vejo que és um rusófilo, portanto sugiro que pesquise a cerca do papel das mulheres tanto na revolução russa de 17, quanto na resistência durante agrande guerra patriótica, somente após isso me diga se mulheres são ou não capazes de lutar e fazer parte das FFAA, sobretudo num país onde ainda é utilizado o expediente do serviço militar obrigatório (que no meu entendimento deve ser universal, a não ser que seja admitido dois níveis de cidadãos com obrigações distintas!). Aliás na Rússia de hoje como é tratado esse tema? Não há mulheres nas FFAA russas?

Caro Lobo Guará,
As mulheres foram ativas participantes da revolução, bem como combatentes na grande guerra patriótica. Lutaram pela pátria com grande fervor e devoção, algumas, demonstrando habilidade e coragens inauditas. Mas... Entendamos, todos, que a guerra não é uma atividade afeitas às mulheres. No caso dos russos, era imperioso lutar: perderam eles mais de trinta milhões de nacionais devido à agressão de Hitler!

Vou lhe dar um exemplo, sobre a inadequação das mulheres combatentes, advinda do espírito das mesmas, afeito às coisas mais importantes, do que brigar com o outro:
Lylia Litvak era um excelente piloto de caça. Muito habilidosa.
Deu-se, no entanto, que ela enamorou-se de um jovem major, comandante da unidade. Este, pelos azares da guerra, encontrou a morte (ironicamente não em combate, mas devido a uma falha de motor, em um vôo sobre o campo). Ela ficou muito abatida, mas seguiu combatendo. Entretanto, as dores da perda de um ser amado, por mais bruta que seja a realidade circundante, nos abate e maltrata. Pois, Lilya deixou-se, tempos depois, abater-se, de forma ingênua. Era uma caçadora habilidosa e temida, mas foi abatida como se uma novata fosse.

Sua aeronave tinha uma rosa branca, desenhado na fuselagem, e dos alemães, ganhou ela este apelido. Fato é que a guerra não é para as mulheres. Elas combatem, mas esta loucura, verdade seja dita, é uma atividade para homens. Somos nós, as bestas.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#54 Mensagem por Moccelin » Sex Mar 05, 2010 5:59 pm

Mais uma vez eu toco no ponto: será que o mesmo não ocorreu com homens em relação aos seus amigos mais chegados (peço por gentileza que não levem o "chegados" para o mato)??? O problema é que as histórias de mulheres acabam ficando mais conhecidas.

Naquela mini-série Band of Brothers tem um exemplo parecido. O Tenente “Buck” Compton perdeu MUITO da sua capacidade combativa quando perdeu seus dois melhores amigos no mesmo dia! E ele é retratado como um excelente guerreiro e líder. Por se tratar de um cara extremamente famoso eu acredito que a história tenha sido fidedigna com a realidade, ou seja, não aumentou muito os seus atos de heroísmo, muito menos aumentou demais o impacto que a perda de dois amigos em Bastogne teve sobre o seu psicológico.

É a velha história. Essa história de incapacidadede feminina em aceitar perdas advem do fato de que os casos pontuais envolvendo mulheres que eram excelente combatentes são universalmente conhecidos, já os inúmeros casos envolvendo homens não são tratados em lugar nenhum... É tabu... Assim como diversos assuntos que ninguém pode sequer tocar sem ser acusado de racista, anti-semita, homofóbico, reacionário, comunista entre outras coisas. Não vou continuar pra não gerar off-topics.

The cake is a lie...
Responder