Enviado: Sex Set 24, 2004 11:38 am
César, se não me engano, os Su-30MKI da Índia foram feitos lá sim pois eles tem licença de produção e não apenas montagem , o que não ocorreria caso pegássemos o m-2000(apenas montagem), pois os Franç. disseram que "dependendo da quantidade, poderia ser...", ou seja, tudo hipotético, além da idade do avião e motor. Aliás, já reparou como a França está se chegando pros russos? Agora uma pergunta meio fora do eixo, será que uma AL-31F não caberia no m-2000? Os pesos são praticamente iguais mas as saturn são bem mais potentes e econômicas.
A proposta russa inclui, e você sabe(?), um centro de manutenção que é meia linha de produção, pelo menos eu assim li num monte de artigos à respeito, bastando algumas modificações para torná-la uma linha em si, além de garantirem que os aviões não precisariam mais sair do país prá nada em termos de manutenção, além da oferta de uma linha de mísseis também, em conjunto com mectron/avibrás. Se a gente não aprender assim, só pegando na mão, tipo criança.
Concordo totalmente que em números iguais, caças com apoio de awcs são superiores, mas a questão é que podemos ter os awacs e também um caça muito mais capaz. Acho que foi muito inteligente por parte da FAB a compra primeiro dos r-99, justamente por isso. Mas que seria muito melhor um r-99 acompanhado de uns dois ou tres Su-35 seria!
O problema com os f-16 é que os EUA podem barrar qualquer coisa, não adianta trocar de fornecedor. Mesmo que o avião seja comprado de terceiros, as sanções comerciais e políticas estão aí. A Suécia já está se enrolando por causa disso, com pressões prá não vender a um país aí(?). E olha que o avião é fabricado por eles!
O Su-35 tem seus defeitos sim, mas o passado americano de boicotes e sanções em áreas sensíveis parece ser suficiente para desestimular a compra de qualquer coisa mais avançada tecnologicamente. Todas as publicãções são unânimes em afirmar tal coisa.
Os russos são santos? Não, nem nós. Mas eles precisam vender e ganhar espaço no mundo para seus produtos, assim como nós, portanto nada mais lógico que uma parceria deles com a maior potência sul-americana, assim como com a maior da Ásia + Índia. Qual foi a ajuda tecnológica americana para algum projeto de ponta nosso? Até uma porra de um canhão eles barraram no AMX, código do f-5, sacanagens mil no VLS, programa nuclear e uma interminavél lista de casos de sanções. Não foi à toa que os militares tentaram sair da depedência material deles lá nos anos 70.
Agora, o que eu admiro neles é a sagacidade e malandragem, estão quase empurrando esses aviões, barrando qualquer pretenção russa, tirando a França de jogada e sacaneando os Suecos, tudo isso com um avião que prá eles é sucata, ou pelo menos estão lá no deserto. É de admirar a inteligência deles.
Quanto ao papo, realmente há outra conversas bastante interessantes aqui, mas o assunto FX e afins é muito cativante prá mim.
A proposta russa inclui, e você sabe(?), um centro de manutenção que é meia linha de produção, pelo menos eu assim li num monte de artigos à respeito, bastando algumas modificações para torná-la uma linha em si, além de garantirem que os aviões não precisariam mais sair do país prá nada em termos de manutenção, além da oferta de uma linha de mísseis também, em conjunto com mectron/avibrás. Se a gente não aprender assim, só pegando na mão, tipo criança.
Concordo totalmente que em números iguais, caças com apoio de awcs são superiores, mas a questão é que podemos ter os awacs e também um caça muito mais capaz. Acho que foi muito inteligente por parte da FAB a compra primeiro dos r-99, justamente por isso. Mas que seria muito melhor um r-99 acompanhado de uns dois ou tres Su-35 seria!
O problema com os f-16 é que os EUA podem barrar qualquer coisa, não adianta trocar de fornecedor. Mesmo que o avião seja comprado de terceiros, as sanções comerciais e políticas estão aí. A Suécia já está se enrolando por causa disso, com pressões prá não vender a um país aí(?). E olha que o avião é fabricado por eles!
O Su-35 tem seus defeitos sim, mas o passado americano de boicotes e sanções em áreas sensíveis parece ser suficiente para desestimular a compra de qualquer coisa mais avançada tecnologicamente. Todas as publicãções são unânimes em afirmar tal coisa.
Os russos são santos? Não, nem nós. Mas eles precisam vender e ganhar espaço no mundo para seus produtos, assim como nós, portanto nada mais lógico que uma parceria deles com a maior potência sul-americana, assim como com a maior da Ásia + Índia. Qual foi a ajuda tecnológica americana para algum projeto de ponta nosso? Até uma porra de um canhão eles barraram no AMX, código do f-5, sacanagens mil no VLS, programa nuclear e uma interminavél lista de casos de sanções. Não foi à toa que os militares tentaram sair da depedência material deles lá nos anos 70.
Agora, o que eu admiro neles é a sagacidade e malandragem, estão quase empurrando esses aviões, barrando qualquer pretenção russa, tirando a França de jogada e sacaneando os Suecos, tudo isso com um avião que prá eles é sucata, ou pelo menos estão lá no deserto. É de admirar a inteligência deles.
Quanto ao papo, realmente há outra conversas bastante interessantes aqui, mas o assunto FX e afins é muito cativante prá mim.