Página 4 de 13

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 6:57 pm
por HIGGINS
HIGGINS escreveu:
Bolovo escreveu:Higgis, a Boeing é uma das fabricantes do F-22.
Que ruim para Lockheed. Não está sozinha no bolo.
Até então, tinha a "Lock" como dona do projeto...
A Boeing incorporou a Lock também?
Isso que dá não ler o tópico: o "pau" tá comendo...
Afinal, quem é o fabricante: Eurocopter ou Helibrás? :twisted:

F-22 é da Lock...
A Boing dele tem só um contratinho de
fornecimento de peças, como "cala boca". [003]

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:09 pm
por Slip Junior
PRick escreveu:Quem tem a linha de montagem é que desfruta as vantagens maiores.
Não é bem assim... Só para você ter uma idéia, mesmo entre as pessoas que conhecem razoavelmente o setor, a maioria teria alguma dificuldade para se lembrar de alguma aeronave (ainda em produção) cuja linha montagem está no segundo país com mais gente empregada na indústria aeroespacial. :wink:

Abraços

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:19 pm
por Dieneces
Bela solução essa da Boeing para o F-15 . RAPTOR TREMEI! :twisted:

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:27 pm
por Jin Jones
É um sinal claro que a produção do F-22 não alcanca-rá os numeros desejados.
USAF será formada por F-15 NG ( como maioria ) e F-22A ( em numero menor ), os 700 e poucos Raptores devem ficar no maximo em 200, o restante vai de F-15NG e mais os F-35 é lógico. Isso não fizerem o mesmo com os F-16 ( F-16 master, super, gold, plus,+++++ ).

A crise ta batendo forte :mrgreen:

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:41 pm
por Anderson TR
Wolfgang escreveu:
BlInDaDo-BR escreveu: Vlw!!!Nesse perfil o F-15 tá parecendo menorzinho.....é pq deve tá com poucos armamentos!!!
F-15
Comprimento 19,43 m
Envergadura 13,03 m
Altura 5,68 m
Área (asas) 56,5 m²
Peso
Tara 12.700 kg
Peso total 20.185 kg
Peso bruto máximo C/D - 30.845 kg
E - 36.450 kg kg


F-18 E

* Comprimento: (m) 18,38

* Envergadura: (m) 13,62

* Altura: (m) 4,88

* Área da Asa: (m²) 46.45

* Motores/Empuxo: 2x F414-GE-400 (97.9 KN/cada)

* Velocidade máxima: Mach 1.8+ (1,900 km/h)

* Peso vazio. decol (kg): 13,900

* Peso (config. caça). decol (kg): 21,320

* Peso maximo. decol (kg): 29,900
Interessante esses dados!!!O F-15 não é tão maior assim do que o F-18...a envergadura do F-18 ainda é maior...Mas no geral o F-15 é maior mesmo!!Vlw

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:42 pm
por Jin Jones
orestespf escreveu:Ora, ora... O SU-35 BM é uma carcaça derivada do velho SU-29, mas o F-15 Silent Eagle igualmente derivado do velho F-15 é diferente, muitos aqui empolgados com a característica mais furtiva do caça, comparando-o até com F-22 e F-35. Ô mundo que dá voltas...

Independente do sarcasmo, que no fundo é só um brincadeira, acho que este caça, se for adiante, mexe com os brios do governo brasileiro no que diz respeito a END, encaixa como uma luva, visto que até parcerias internacional busca a Boeing. Bem, nada impede de ser uma jogada de marketing, mas... Que inclusive pode desbancar a Dassault e a SAAB de vez, digamos que no mínimo é uma boa coincidência.

Claro, o futuro do projeto depende de potenciais compradores e mais ainda do valor real, até porque o F-35 um dia sai, acredito. No fundo vejo a Boeing concorrendo diretamente com o SU-35 no mercado internacional. E se o Chavez realmente comprar este e se der F-18 SH por estas bandas... Por que não?

Bem, em épocas de crises nada melhor do que a velha e boa recauchutagem. Isto costuma dar mais certo do que certos projetos "inovadores". Gostei! Tomara que vá adiante.


Saudações a todos,

Orestes
Para mim esse Super Eagle é para substituir os F-15A/C/E hoje em uso e que estão "puro osso", e terá o F-22 como parceiro mais forte.

Vc acredita que poderia haver uma proposta desse avião para o BR, Orestes ? :shock:

Eu particularmente não vejo ligação entre a divulgação dessa novo aparelho, com o FX BR, pra mim foi só coincidencia. Vejo que ele realmente é uma alternativa de exportação, para paises que estavam precionando os EUA liberar o F-22 ( Japão - Austrália - Israel ), o que não é o nosso caso. Mas imagina nós com esse bicho ! 8-]
Vc tem idéia de quanto seria o custo de aquisição e de operação desse monstrilho ?

Abraços
Jin

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:44 pm
por Bolovo
Jin Jones escreveu:É um sinal claro que a produção do F-22 não alcanca-rá os numeros desejados.
USAF será formada por F-15 NG ( como maioria ) e F-22A ( em numero menor ), os 700 e poucos Raptores devem ficar no maximo em 200, o restante vai de F-15NG e mais os F-35 é lógico. Isso não fizerem o mesmo com os F-16 ( F-16 master, super, gold, plus,+++++ ).

A crise ta batendo forte :mrgreen:
Mas não tem nada falando que a USAF irá adquiri-los.
"The F-15 Silent Eagle is designed to meet our international customers' anticipated need for cost-effective stealth technologies, as well as for large and diverse weapons payloads," said Mark Bass, F-15 Program vice president for Boeing.

The design, development, and test of this internal carriage system are available as a collaborative project with an international aerospace partner.

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 7:50 pm
por Anderson TR
soultrain escreveu::shock: Saberei escrever Português?

[082] [082] [082] [082]

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 8:07 pm
por HIGGINS
A Dassaut bem que poderia desenvolver uns "bulbos" desses para esconder BVR's... Assim, o Rafale se tornaria um caça de 5ª geração!
[003] [003] [003] [003] [003]

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 8:32 pm
por Flávio Rocha Vieira
Jin Jones escreveu:
orestespf escreveu:Ora, ora... O SU-35 BM é uma carcaça derivada do velho SU-29, mas o F-15 Silent Eagle igualmente derivado do velho F-15 é diferente, muitos aqui empolgados com a característica mais furtiva do caça, comparando-o até com F-22 e F-35. Ô mundo que dá voltas...

Independente do sarcasmo, que no fundo é só um brincadeira, acho que este caça, se for adiante, mexe com os brios do governo brasileiro no que diz respeito a END, encaixa como uma luva, visto que até parcerias internacional busca a Boeing. Bem, nada impede de ser uma jogada de marketing, mas... Que inclusive pode desbancar a Dassault e a SAAB de vez, digamos que no mínimo é uma boa coincidência.

Claro, o futuro do projeto depende de potenciais compradores e mais ainda do valor real, até porque o F-35 um dia sai, acredito. No fundo vejo a Boeing concorrendo diretamente com o SU-35 no mercado internacional. E se o Chavez realmente comprar este e se der F-18 SH por estas bandas... Por que não?

Bem, em épocas de crises nada melhor do que a velha e boa recauchutagem. Isto costuma dar mais certo do que certos projetos "inovadores". Gostei! Tomara que vá adiante.


Saudações a todos,

Orestes
Para mim esse Super Eagle é para substituir os F-15A/C/E hoje em uso e que estão "puro osso", e terá o F-22 como parceiro mais forte.

Vc acredita que poderia haver uma proposta desse avião para o BR, Orestes ? :shock:

Eu particularmente não vejo ligação entre a divulgação dessa novo aparelho, com o FX BR, pra mim foi só coincidencia. Vejo que ele realmente é uma alternativa de exportação, para paises que estavam precionando os EUA liberar o F-22 ( Japão - Austrália - Israel ), o que não é o nosso caso. Mas imagina nós com esse bicho ! 8-]
Vc tem idéia de quanto seria o custo de aquisição e de operação desse monstrilho ?

Abraços
Jin
Boa noite a todos.

Custo de aquisição: 100.000.000,00 de doletas... e vale...

Imagem

Boeing unveiled the prototype of a new variant of the F-15 Strike Eagle aimed at the Asian and Middle East markets that will incorporate stealthy coatings and structure here on Mar. 17.

Company officials hope the new aircraft will garner up to 190 orders, extending the F-15 line beyond the current backlog of 38 aircraft for South Korea and Singapore. Since the company lost the Joint Strike Fighter contest to Lockheed Martin, the future of its St. Louis manufacturing facility has been uncertain. Continued F-15 sales, as well as additional orders for F/A-18E/Fs and EA-18Gs, are the only work in the foreseeable future for the plant.

Major design changes in the new "Silent Eagle" version include internal bays within the existing conformal fuel tanks that can carry a variety of air-to-air and air-to-ground weapons. Each tank will be configured to hold two air-to-air missiles, including the AIM-9 and AIM-120 or a combination of the two.For the air-to-ground mission, 1,000- and 500-pound Joint Direct Attack Munitions can be carried or four 250-pound Small Diameter Bombs per tank. Weapons loadout can also be split between the AIM-120 and JDAM for a multirole mission.The Silent Eagle configuration includes 15-degree outward-canted V-tails - a shift away from the characteristic vertical fins of the F-15 that reduces the radar cross-section.

The Mach 2.5 speed of the Strike Eagle is maintained, but the cost is about 180-200 nautical miles of range capability because of the reduce fuel in the conformal tanks, says Brad Jones, program manger for F-15 future programs.

The new design includes a digital electronic warfare system (DEWS), made by BAE Systems, that can operate simultaneously with the aircraft's Raytheon active electronically scanned array radar.

Stealth coatings, though not yet applied to Boeing's prototype, could be added at a later time. Boeing says the coatings could contibute to an equivalent amount of front-aspect stealth as that offered by Lockheed's F-35. This includes reducing radar returns from sharp edges on the aircraft, including antennae.

Stealthiness for the F-15 was explored about a decade ago for the U.S. Air Force as an alternative to the Lockheed-led F-22, but was never pursued. "The internal carriage is what is new. The stealth is not," Jones says, adding "We are not really after the F-22 market or the F-35 market" with this new design.

The level of stealthiness exportable on the F-15 is up to the U.S. government to decide, Jones says. Though USAF officials have been given courtesy briefings on the Silent Eagle, talks on stealth exportability have not yet occurred.

A radar blocker for engine inlets, already fitted in F/A-18E/Fs, could be added depending on how much radar cross-section reduction is required by the customer and allowed by the government.

Jones estimates the cost of a Silent Eagle will be about $100 million per aircraft, including spares, if built new. A retrofit kit including the conformal fuel tanks, DEWS and coatings could be added to existing Strike Eagles, he says.

The target market includes South Korea, Singapore, Japan, Israel and Saudi Arabia, Jones says. The first likely customer is South Korea, which is looking for two new fighters, including its F-X Phase III program, which calls for 60 aircraft in the F-15 class.

South Korea's Agency for Defense Development is also pushing for a KFX program, which calls for about 120 domestically developed stealth fighters. Jones says coproduction of stealth materials would be subject to U.S. government review and a tough case to sell.

Japan and Saudi Arabia are also looking for new F-15-class fighters. And if the Silent Eagle were sold to the Saudis, Israel likely would want a chance to buy the aircraft too to maintain balance of power in the Middle East.

Boeing's willingness to integrate indigenous systems, such as electronic warfare suites, onto the Silent Eagle is an option that could be of interest to these customers - especially Israel. Israeli industry was recently rebuffed by U.S. officials unwilling to add foreign EW systems under the F-35 development program.

The weapons-carrying fuel tanks, which are affixed to the aircraft with two bolts, and can be removed within about 2.5 hours. Reinstalling the original fuel tanks restores the F-15 to its nonstealthy configuration, which is capable of hauling more and larger weapons, including anti-ship missiles.

The Silent Eagle prototype is based on F-15E1, the program's flight test aircraft. To date, it has been outfitted with the conformal tanks and the canted tails, which are for demonstration only and not structurally integrated. The actual canted tails would be added later if a customer requested them. Stealth coatings and engine intake blockers have not been added.

Jones says Boeing hopes to begin flight testing the weapons-carrying conformal tanks on the aircraft in the first quarter of next year. Design work on the Silent Eagle concept began in September last year in response to feedback from F--15 customers, he says.

Em: http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... el=defense

Um fraternal abraço,

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 8:43 pm
por Skyway
CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.

Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.

Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.

E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.

Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.

Um abraço!

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 8:48 pm
por orestespf
Jin Jones escreveu: Para mim esse Super Eagle é para substituir os F-15A/C/E hoje em uso e que estão "puro osso", e terá o F-22 como parceiro mais forte.

Vc acredita que poderia haver uma proposta desse avião para o BR, Orestes ? :shock:

Eu particularmente não vejo ligação entre a divulgação dessa novo aparelho, com o FX BR, pra mim foi só coincidencia. Vejo que ele realmente é uma alternativa de exportação, para paises que estavam precionando os EUA liberar o F-22 ( Japão - Austrália - Israel ), o que não é o nosso caso. Mas imagina nós com esse bicho ! 8-]
Vc tem idéia de quanto seria o custo de aquisição e de operação desse monstrilho ?

Abraços
Jin
Olá Jin,

estou tão ou mais surpreso que os amigos e colega quanto a este caça, não sei dizer nada. Não vejo ligação alguma entre este caça e o FX-2, mas não pensei nisso, "abstraí" sobre a possibilidade (futura) dele atender certas especificações relacionadas a END. Assim sendo, acredito que, se o F-18 SH for escolhido (hipótese), então algumas unidades deste caça pode realmente ser muito interessante pra nós.

Você coloca a hipótese do mesmo estar sendo criado para exportação, citando exemplos de países, pergunto: por que não poderíamos fazer parte deste grupo? Acho que seria mais do que natural se o caça americano vencer o FX-2. Ser oferecido é uma coisa, comprar é outra, mas faz sentido pra mim (especulando até não poder mais. rsrs).

Sobre preço e custo de operação/manutenção não sei (já tem post rolando por aí), mas com toda certeza não será barato. Por outro lado, imaginando um número pequeno como 12-24 (pequeno enquanto se pensa no universo de 120-130) poderia ser razoável pra nós, visto que teríamos um "padrão" de manutenção da própria Boeing (novamente supondo a compra dos F-18).

Não dá para pensar neste caça como sendo o nosso único vetor, não temos grana (ainda) pra tanto, digamos que seria algo semelhante ao SU-35 se este emplacasse, mas que dá para operarmos alguns, isso dá (e com praticamente todos voando).

Mas tudo isso é viagem minha mesmo, até porque não sei nem como será este caça (poucas informações, muitas promessas), mas se emplaca o F-18, o acho muito mais interessante do que o F-35 lá adiante. Mas talvez esteja delirando um pouco... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 8:52 pm
por orestespf
Skyway escreveu:CA-RA-LHO....que bicho lindo! A empenagem vertical dele...o angulo que botaram elas!!! As saídas das turbinas parece que tambem tem algumas modificações, acho que no estilo serrilhado....a entrada de ar tambem tem um túnel com desvios para não expor as pás das turbinas...e essas baias para os armamentos?! Acho que ninguem esperava por essa.

Ao contrário de caças antigos como o Su-35, que incorpora algumas medias furtivas no âmbito de materiais de construção mas mantem o desenho ultrapassado e as armas expostas, esse aí inovou no projeto como um todo, mexendo inclusive em partes vitais do projeto F-15, como as empenagens com nova angulação por exemplo.

Muito bom, gostei. Tomara que dê certo.

E como disse o Orestes...ta aí um avião que caberia como uma luva para o que pretendemos. Um projeto oepracional e conhecido, mas com tecnologia furtiva que queremos para um futuro 5ªG.

Torço para que seja um bom projeto, e que as medidas furtivas adotadas realmente tenham sucesso.

Um abraço!
Olá Leonardo,

vou pegar carona em seu post, concordando com ele, pois me esqueci de dizer que gostei muito do desenho dele, diferentemente de alguns que não gostaram. Você está certo, me parecem modificações profundas em uma plataforma antiga, fazendo deste caça (caso vá adiante) completamente novo (mas ainda fora dos desenhos tidos como de 5ªG). Talvez a Boeing tenha percebido que "outros" caminhos levem a um efeito stealth similar aos de 5ªG, porém com preços bem inferiores (não necessariamente baratos). Gostei!!


Grande abraço,

Orestes

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 9:04 pm
por zela
É como se fosse um "F-15 BM", certo?
Bonitão. Vai ver foi pra competir com o Su 35.

Re: Boeing revela "stealth" F-15 Silent Eagle (!!!)

Enviado: Ter Mar 17, 2009 9:10 pm
por Skyway
zela escreveu:É como se fosse um "F-15 BM", certo?
Bonitão. Vai ver foi pra competir com o Su 35.
Eu diria que ele vai alem do SU-35, mas não vou me aprofundar nisso pra não ser xingado daqui a pouco... :mrgreen: