Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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deschamps
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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#46 Mensagem por deschamps » Sex Nov 21, 2008 7:52 pm

éee
vamos ter que engolir 50 deles...




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#47 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 21, 2008 7:58 pm

deschamps escreveu:éee
vamos ter que engolir 50 deles...
Não entendo essa de "engolir".

Antes engolir feijoada feita em casa do que strogonoff enlatado.



abraços]




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#48 Mensagem por Brasileiro » Sex Nov 21, 2008 7:59 pm

Ou champignom, que seja.



abraços]




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#49 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 22, 2008 2:00 am

Excelentes posts Valentim!! [100]

Muito bom aprender mais com quem tem contato no dia-a-dia com essas aeronaves [009]

Obrigado pelos esclarecimentos e seja bem-vindo

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#50 Mensagem por PRick » Sáb Nov 22, 2008 2:45 am

Valentim escreveu:"Isso são suas crenças, estou falando do que foi acordado, construção local, com 50% de nacionalização no longo prazo, algo que a MAIORIA DAS EMPRESAS NACIONAIS ou ET`s DE ALTA TECNOLOGIA NÃO FAZEM"

Bobagem, papo para chutar paisano, a Eurocopter já nos enganou duas vezes, a primeira ela nos apresentou o SA365M e nos entregou o SA365K, na verdade o SA365N com um radome mais alongado apenas para se parecer com a versão M. Na segunda nos mostrou o Cougar e nos vendeu um super puma pelado, com nome de Cougar...Quando falo nos vendeu, cito os leigos que realizam as transações do Governo e não os profissionais que lidam com as aeronaves na Força.

Papo de milico, leigo foram todos os envolvidos no processo, é só saber ler o que está no contrato, sei que é complicado, mas é só prestar atenção no que está comprando. O EB comprou Dauphin, nunca comprou ou pagou por Panther, um helo que não foi fabricado para uso terrestre, e sabiam o que estavam comprando. Porque isso já era sabido faz tempo, o EB usa um helo civil adaptado para uso militar, a culpa não é do helo mais de quem comprou.

"O peso Cougar ou uma nova versão do Super Puma, não é de 11 toneladas!!! Somente o EC-725, e eu não citei Cougar, mas de Super Cougar ou EC-725, você fez uma confusão danada, espero que você tenha lido algo a respeito porque disse que já foi até na fábrica, mas confunde Super Puma, Cougar MkI e MKII, com EC-725 ou Super Cougar. De que adianta ter ido na fábrica?"

Bom como vc não entendeu vou repetir, mas só para vc:

O Super Puma tem motor Makila e peso máximo de decolagem de 9 toneladas
O “Cougar” da AvEx, é um Super Puma, pelado, com aviônica do panther, com peso max 9 Ton

O Cougar tem motor Makila MKII, esteve aqui em Taubaté em 1991, trouxe uma quantidade enorme de suprimento por causa de seu alto índice de panes, por isso Super pane, com máx decolagem de 11 ton

Quanta besteira esses são as designações corretas das turbinas makila e o seu uso.

VERSION Nber motor APPLICATION
1A 2 Eurocopter AS 332 Super Puma
1A1 2 Eurocopter AS 332 Super Puma
1A1 2 Eurocopter AS 532 Cougar
1A2 2 Eurocopter AS 332 Super Puma
1A2 2 Eurocopter AS 532 Cougar
2A 2 Eurocopter EC 225 / EC 725

Putz Makila MKII, deve ser uma nova turbina feita no Arizona.

A diferença entre Cougar MKI e MKII pelo jeito você não sabe, por isso mesmo confunde os 02 modelos.

Você também não sabe a diferença entre as designações de Super Puma e Cougar, como desconhece as várias sub-versões de cada aperelho com pesos de decolagem que vão 8,9 toneladas até 9,6 toneladas. Já o EC-725 é outro aparelho, bem diverso, tem em comum apenas um fuselagem do MKII ampliada.


O EC725 é apenas a nova versão do Cougar, por sinal bem mais cara.
Vou repetir para ver se você é capaz de endenter alguma coisa, o COUGAR mais pesado, a da Classe de 9,6 toneldas, nenhum cougar fica mais pesado que isso. Depois fala mais coisa de lobie, trazer ou não suprimento não desfaz sua incapacidade de conhecer os modelos disponíveis da série Super Puma Cougar.


O resto é balela, não existe "Super Cougar" ou Cougar com Makila I, isso é para chutar paisano leigo, fuja dessa...

Acho que você poderia ser mais experto e procurar se informar sobre as besteiras que fala, EC-725 não é COUGAR. Vai estudar a respeito, é lamentável que um técnico não consiga difenciar as diversas versões de um mesmo helo, e confunda tudo.

"Depois cita uma lenda urbana antiga e batida, mude o disco, se está a procura de credibilidade aprenda a construir pensamentos de forma mais original, o Super Cougar da FAB é o mais fraco da série, o Cougar surgiu da melhoria dos defeitos do Super Puma, a FAB estava usando uma aeronave acima de sua capacidade, o clima do RJ não é muito diferente da Amazônia, em certas épocas do ano é tão ou mais quente e úmido."

Fica dificil até de comentar tamanha asneira, Nasci no Rio e vivi lá até 1991, depois servi na Amazônia de 1993 a 1996, não vi nenhuma relação entre o clima do Rio e o da Amazônia...Fazer o que...
Quanto a operação na Amazônia, já existe concesso sobre isso, S70 ganha de lavada e fica menos tempo indisponivel que a Jaca...

Nasceu aqui mas não viveu, se tivesse vivido e aprendido algo teria visto semelhanças, quando ao calor e umidade. Como falei para você não adianta ser mais resistente e levar nada a lugar nenhum, continua apertado e sem alcance, quando está sem a árvore de natal pendurada.

"Os BH´s do EB são mantidos pelo fabricante, não só no ínicio, vá se informar melhor. Por contrato. E a FAB vai ter mandar tudo para os EUA, 100% do Helo, porque não tem como fazer a manutenção deles aqui. Porque não tem o mesmo contrato do EB."

Não preciso me informar, conheço toda a equipe que cuida do S70, inclusive tem gente da minha turma, já operei com esta aeronave em 2001, e já naquele ano tinha-mos diversos mecânicos de 2º e 3º Escalão formados nos EUA, para de abobrinha...Tá querendo aparecer ou vc é funcionário da Helibras, os únicos que conheço que defendem esses helis franceses...

Mas tegiversação, o fato é OS BH´s do EB são mantidos pelo fabricante, algo que parece que você desconhecia. Não você é o única que está com a melância no pescoço!


"O americanófilo coloca suas garras a mostra , sua falácia é ficar eternamente dependente dos irmãos do norte, não será só montando, ainda que, montagem seja a parte mais importante da construção qualquer produto industrial, mais uma vez demosntra que não tem a menor idéia de um processo industrial complexo. O EC-725 não é uma versão do COUGAR, na verdade é um novo helo com uma fuselagem derivada do COUGAR. Vá ler, parece que você nunca colocou os pés na fábrica da EUROCOPTER, porque senão saberia que o EC-725 é muito maior e mais potente que a lata velha do BH , o apertamento de transporte. Um helo que cai com tiros no rotor traseiro."

Olha o vocabulário, santa, tá de TPM menina? Agora estou entendendo aquele papo de vc querer convencer o pessoal do fórum...
Acredito que vc sofre daquela famosa síndrome chamada de “anti-americanismo infantil” que se traduz por pessoas que se sentem inferiorizadas pela super potência.
Vc afirma que o ponto fraco do S70 é seu rotor de cauda e vc tem toda razão, porém isso não é exclusividade dele não, mas sim de qualquer heli, inclusive do seu EC725 Mega Hiper Super Pane. Pergunta para um piloto do que ele mais sente medo, de perder o motor ou o rotor de cauda?

Quem usa modess aqui é você, :lol: :lol: a infantilidade aqui é sua, mas no caso dos BH´s o rotor é ainda mais problemático.

"ó esquece que um BH custa 30 milhões contra menos de 8 milhões de um Super Puma original."

Negativo se vc gosta de cifras aí vai:

S70A ou UH-60L denominado por nós de HM-2 US$ 12.000.000 ,00
Super Puma de série US$18.000.000,00
Cougar pelado com aviônica Panther US$10.000.000,00 ( aqui cabe um parentesis, o EB nunca cogitou comprar o Cougar ou Super Puma, após ele ter perdido na avaliação contra o S70A, porém nós já possuía-mos 4 Blackhawks e vimos que era uma máquina mais confiável do que o Super pane, principalmente na Amazônia. A França vendo que perderia esse seguimento para Sikorsky, aplicou uma maracutaia comercial e nos empurou oito dessas Jacas voadoras, támbém conhecidas como o “maior ventilador do EB”, por ficar mais tempo indisponível, quando comparado com o S-70, mas esse história vc também não conheçe...)
Quanto custa um EC725? Só deus sabe. Engraçado vc afirmar que um Super Puma custa 8 milhões, pq o Panther custa 6.

:lol: :lol: Dá uma olhada na DSCA, não é sua opinião. Cada EC-725 deverá custar o mesmo que um BH. De acordo com o contrato do EB, cada Cougar MKI saiu por volta de 9 milhões de dólares. Vai o link:

http://www.dsca.mil/PressReleases/36-b/ ... _08-92.pdf

Dá para fazer a conta? Dá 35 milhões de dólares por cada BH´s. Como tem o material de apoio, coloque aí uns 30 milhões por cada BH.


Durante a valiação do S-70 e do AS532 Cougar MKII ( para ficar claro para vc) uma coisa que chamou a minha atenção, foi que o Blackhawk veio voando dos EUA até aqui e não trouxe nenhum suprimento.
Já o Cougar MK II trouxe tanto suprimento que tivemos que interditar ¼ do hangar do Btl Mnt e Sup apenas para acomodar tanta peça de reposição, acho que isso foi quem definiu para nós quem era o melhor Helicóptero, do ponto de vista da operação e manutenção.

]

"Ao contrário de você os operadores do mar do norte, off shore preferem os EC-225 e os Cougar, e é isso que eles voam.

Quem já viu o filme Falcão Negro em perigo sabe o ponto fraco dele, atirem no rotor.

Por sinal, o EB também, desde que uma lata velha ficou 02 anos parados para consertarem o rotor e a cauda depois do erro do fabricante, mais os americanofilo gostam de endeusar o equipamento made in USA, faziam isso antes com os carros, mesmo sendo umas banheiras de terceira, agora, a Sirkosky está como a GM ou a Ford, só sobrevive porque tem os subsídios e as benécias do Governo dos EUA. Se aplicassem o que pregam para os outros, era um triplice falência, como demonstra o fracasso dos S-92"

Exatamente o que disse, ótima aeronave para operações navais...Nada a acrescentar.

Como já disse, o ponto fraco de qualquer heli, a Marinha que o diga quando perdeu um Super Puma e dois tripulantes com a dobragem do cone de cauda ocorrido em vôo, durante pouso no antigo Nael Minas Gerais.

Essa história que vc cita envolvendo um S70 do EB é um pouco diferente do que vc sabe, mas como não quero vc falando besteira para os outros vou te ajudar:

O maior problema que tivemos com o S70, foi uma trinca no cone de cauda e nada tem haver com o rotor traseiro, que vc insisti em citar, por causa de um filme que vc assistiu e adorou( Confessa pro tio Vava, vc teve um orgasmo vendo os americanos se ferrarem na Somália, não foi? Eta recalque!)
Não se definiu o pq de tal trinca, já que nenhum tripulante relatou qualquer anormalidade na operação desta aeronave.
O problema então foi que a Sikorsky tinha descontinuado esse tipo de Cone de cauda, pois passou a construí-lo com material composto e por alguma razão que desconheço o EB, não adquiriu o novo cone de cauda, mas sim encomendou, muito tempo depois um último modelo em Duraluminio, que descobriu-se, encontrava-se em um depósito no Oriente Médio.
Eu particularmente acho que o motivo da rachadura no cone do S70 do 4ºBAvEx foi devido a excesso de carga combinado a pouso brusco, o que seria aceitável se tratando de uma aeronave confiável como o Blackhawk, que foi feito para aguentar porrada, mas nem o S70 é indestrutível...
Porém acredito que os tripulantes do Super Puma, nunca terão esse tipo de problema, pq no fundo sabem que estão em uma aeronave bem menos confiável, que não perdoará esse tipo de exigência, como foi o caso da Trip do Blackhawk avariado que estão vivos...A propósito a tripulação do S70 do EB que caiu na Cordilheira dos Andes, por causa de um erro do piloto acostumado com aeronave monomotor, está viva também. É nisso que ele é bom: em proteger a integridade de seus ocupantes, possui ênfase na sobrevivência, pena não podemos falar o mesmo da linha Eurocopter.

Cara vc tem todo o direito do mundo de defender os Franceses e seus Heli para operação civil, mas depois de tanto tempo, trabalhando com a linha Eurocopter, seria irresponsável da minha parte achar que o “Super o que vc quiser” será uma boa para nós, ainda acho que engolir mais essa maracutaia Francesa não é o caminho, mas fazer o que né, quem manda nesse páis são os leigos civis né, então que assim seja...

Não precisa reponder com bravatas ou letras mau educadas, pq não pretendo continuar respondendo suas provocações, se tiver alguma dúvida, na boa pode perguntar, já são, 18 anos de aviação e 15 de lida na Frota Eurocopter...

Ao contrário de você o o comandante da unidade a avaria foi ocasionada por erro do fabricante, e é claro fraqueza do projeto. Nada demais, os BH´s são como todos os outros projeto tem defeitos e qualidades. A única bravara aqui é sua, como técnico é lamentável seu desconhecimento de coisas básicas do que deveria ser mestre!




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#51 Mensagem por Valentim » Sáb Nov 22, 2008 8:30 am

Brasileiro escreveu:
deschamps escreveu:éee
vamos ter que engolir 50 deles...
Não entendo essa de "engolir".

Antes engolir feijoada feita em casa do que strogonoff enlatado.



abraços]
Eu concordo com o Deschamps, quando diz que teremos que engolir mais essa da Eurocopter:
Primeiro, pq estão afirmando que se trata de um novo produto Françês e não de uma versão da Jaca que todos conhecem, porém as únicas fotos que encontrei desta aeronave são do protótipo versão militar. Se é uma nova aeronave, pq não foi realizada uma concorência, como está ocorendo na FAB, para o novo interceptador e também para novos helicópteros?
Segundo, no mesmo documento que apresenta a diretriz de preparação para a adoção do EC-725, fica claro que além de licitação não realizada, não foi realizado um estudo de viabilidade de implantação desta aeronave no EB, por se tratar de uma decisão simplesmente política, ou seja o EB não se pronunciou a respeito, apenas recebeu ordem de se preparar para receber esta aeronave, assim como ocorreu com os 8 "Cougars" empurados goela baixo também.
Terceiro, me parece que a a França e a Eurocopter não gostam de livre concorrência, pq sempre dá um jeito de pular esta fase e ir direto para a venda, será que ela não pressiona o governo, em suas compras de produtos
Brasileiros?
Sem concorrência para 16 HB350L1 e AS365K. Sem concorrência para 20 AS550A2 e 8 AS552UE e agora mais essa?
A única aeronave que passou por avaliação e comparação com outros modelos e os superou foi o S70A, mas que na aquisição, também sofreu pressão do Governo do seu país.




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#52 Mensagem por Valentim » Sáb Nov 22, 2008 9:14 am

PRick escreveu:SIC, SIC, SIC
Bom amigo, representante Helibrás/Eurocopter, diz um velho ditado militar que:

"Não se discute com idiota, pq quem está de fora da discussão, não consegue saber quem é o idiota"

Espero não ser este o nosso caso e como disse anteriormente, não vou responder suas provocações, no entanto vou me permitir um adendo para poder somar algo ao seu conhecimento.

Sempre que há um acidente aeronáutico ou um incidente, que é o caso da rachadura no cone de cauda de um dos S70 do 4ºBAvEx, já que não houve maiores consequências para a aeronave e tripulação, é realizada uma investigação para apurar as possíveis causas do ocorrido, no intuito de se evitar uma nova ocorrência.
Desta forma são levantados todos os fatores contribuintes, nos campos operacional, humano e material e até hoje ainda não vi um relatório que não apontasse falhas de projeto de aeronave, como vc cita.
No entanto se a rachadura do S70A é uma falha de projeto, ela deveria estar presente em todas as aeronaves deste modelo, e não apenas em uma aeronave específica ou frota de um esquadrão, o que sugere erro de padronização e operação, vc não acha?
O fato do Fabricante ter descontinuado o material usado na fabricação do cone de cauda, nos induz a acreditar que tinha detectado uma falha no uso do alumínio aeronáutico, mas como as aeronaves da Eurocopter, Esquilo e Panther também usam material composto em sua estrutura e sabemos que são sucetíveis a rachaduras também, ainda acredito que a tripulação estava com a aeronave acima do peso permitido e realizaram pouso brusco, o que no relatório ficou indefinido por não haver reporte de tal ocorrência.
Mas quem relataria isso sob pena de levar a culpa pelo ocorrido? Então que seja alguém que não vá responder por isso...

Fato semelhante ocorreu com o S70 na Cordilheira dos Andes:
Primeiro houve falha no acionamento de um dos motores da aeronave, o que possivelmente causou um partida quente.
Após um pequeno tempo de vôo, houve falha no motor com partida quente, e ao contrário do que se espera de um piloto a bordo de uma aeronave bi-motor, que seria cortar o motor em pane e prosseguir mono (o BlackHawk consegue decolar com um único motor, Panther e Cougar AvEx não), ele decidiu realizar uma autorotação a 12 mil pés.
Até eu que sou um Inspetor formado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, ignorante, desinformado e incompetente, como vc deixou claro, sei que isso foi uma decisão errada, mas o piloto era pouco experiente no modelo e sempre voou no AS350, ou seja tinha a auto-rotação como prioridade e o S70A caiu, e um dos fatores apontados como causa do acidente também foi falha de projeto do fabricante...

Abraço.




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#53 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 22, 2008 11:06 am

Olha Prick, sempre te respeitei como forista desde os tempos do SA. Mas essa sua aversão a tudo que é americano já beira o irracional e até ao infantil. Todo mundo aqui que é engenheiro e tem váruios aqui, sabem quão complexo é o fator manutenção de um equipamento, chegando-se o ponto de se preterir um mais barato e optar por um mais caro só para não se ter que ficar parado esperando uma solução.

Estou escrevendo isso, por já ter vivido isso na MB com equipamentos americanos e ingleses(nesse caso os americanos é que davam problema) e posteriormente com os próprios ingleses.

O forista Valentin, é mecânico de escol do EB, e acho que não fica bem para vc e nem para ninguém, desqualifica-lo só porque pensa diferente.

Peço encarecidadmente a vc que mantenha o nível do debate e pare definitivamente de chamar e/ou chingar os outros de "americanófilos".

Vai ficar bem melhor para vc.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Os sábios PENSAM
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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#54 Mensagem por PRick » Sáb Nov 22, 2008 2:56 pm

cicloneprojekt escreveu:Olha Prick, sempre te respeitei como forista desde os tempos do SA. Mas essa sua aversão a tudo que é americano já beira o irracional e até ao infantil. Todo mundo aqui que é engenheiro e tem váruios aqui, sabem quão complexo é o fator manutenção de um equipamento, chegando-se o ponto de se preterir um mais barato e optar por um mais caro só para não se ter que ficar parado esperando uma solução.

Estou escrevendo isso, por já ter vivido isso na MB com equipamentos americanos e ingleses(nesse caso os americanos é que davam problema) e posteriormente com os próprios ingleses.

O forista Valentin, é mecânico de escol do EB, e acho que não fica bem para vc e nem para ninguém, desqualifica-lo só porque pensa diferente.

Peço encarecidadmente a vc que mantenha o nível do debate e pare definitivamente de chamar e/ou chingar os outros de "americanófilos".

Vai ficar bem melhor para vc.

sds

Walter

Walter ele é mesmo um mecânico e tem o cérebro do mesmo tamanho de um mecânico, quando ele pelo menos souber sobre qual o modelo de turbina ele tem que desmontar ele pode dizer alguma coisa, por enquanto, tem que voltar para a escolinha.

Como falei a EUROCOPTER está dando uma surra nos fabricantes de helos dos EUA, alijou eles do mercado civil, até mesmo nos EUA. E no mercado civil, ou você tem bom preço, boa manutenção e um bom produto, ou você está fora, porque lá não tem os subsídios e a proteção do estado, nem de empregos vitalícios e seguros, ou você se vira para ser bem sucedido ou está fora do mercado.

Já falei entre a defesa cega de um corporativismo e a nação, não tem discussão. Entre o endeusamento cego e subserviente de uma nação que SEMPRE nos tratou como capachos de terceira categoria, intervindo em nossos assuntos internos e difundindo para o mundo uma cultura de descartáveis, produtos de péssimo gosto e qualidade duvidosa. Não existe porque defender eles, quero que morram, quem gosta deles pode ir morar em Miami. Eu já deixei aqui bem claro minha posição a respeito dos EUA.

Se querem ser respeitados, venham aqui e abram seus pacotes tecnológicos, implantem fábricas, para vender porcarias importadas dispenso, todos os importados são porcarias, o bom produto é o local, é assim que a China está se tornando a maior potência economica mundial, e não fazendo média com imperialista incompetentes.

[ ]´s




Editado pela última vez por PRick em Sáb Nov 22, 2008 3:03 pm, em um total de 1 vez.
PRick

Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#55 Mensagem por PRick » Sáb Nov 22, 2008 2:59 pm

Valentim escreveu:
PRick escreveu:SIC, SIC, SIC
Bom amigo, representante Helibrás/Eurocopter, diz um velho ditado militar que:

"Não se discute com idiota, pq quem está de fora da discussão, não consegue saber quem é o idiota"

Espero não ser este o nosso caso e como disse anteriormente, não vou responder suas provocações, no entanto vou me permitir um adendo para poder somar algo ao seu conhecimento.

Sempre que há um acidente aeronáutico ou um incidente, que é o caso da rachadura no cone de cauda de um dos S70 do 4ºBAvEx, já que não houve maiores consequências para a aeronave e tripulação, é realizada uma investigação para apurar as possíveis causas do ocorrido, no intuito de se evitar uma nova ocorrência.
Desta forma são levantados todos os fatores contribuintes, nos campos operacional, humano e material e até hoje ainda não vi um relatório que não apontasse falhas de projeto de aeronave, como vc cita.
No entanto se a rachadura do S70A é uma falha de projeto, ela deveria estar presente em todas as aeronaves deste modelo, e não apenas em uma aeronave específica ou frota de um esquadrão, o que sugere erro de padronização e operação, vc não acha?
O fato do Fabricante ter descontinuado o material usado na fabricação do cone de cauda, nos induz a acreditar que tinha detectado uma falha no uso do alumínio aeronáutico, mas como as aeronaves da Eurocopter, Esquilo e Panther também usam material composto em sua estrutura e sabemos que são sucetíveis a rachaduras também, ainda acredito que a tripulação estava com a aeronave acima do peso permitido e realizaram pouso brusco, o que no relatório ficou indefinido por não haver reporte de tal ocorrência.
Mas quem relataria isso sob pena de levar a culpa pelo ocorrido? Então que seja alguém que não vá responder por isso...

Fato semelhante ocorreu com o S70 na Cordilheira dos Andes:
Primeiro houve falha no acionamento de um dos motores da aeronave, o que possivelmente causou um partida quente.
Após um pequeno tempo de vôo, houve falha no motor com partida quente, e ao contrário do que se espera de um piloto a bordo de uma aeronave bi-motor, que seria cortar o motor em pane e prosseguir mono (o BlackHawk consegue decolar com um único motor, Panther e Cougar AvEx não), ele decidiu realizar uma autorotação a 12 mil pés.
Até eu que sou um Inspetor formado pelo Instituto de Logística da Aeronáutica, ignorante, desinformado e incompetente, como vc deixou claro, sei que isso foi uma decisão errada, mas o piloto era pouco experiente no modelo e sempre voou no AS350, ou seja tinha a auto-rotação como prioridade e o S70A caiu, e um dos fatores apontados como causa do acidente também foi falha de projeto do fabricante...

Abraço.

Mais bla,bla,bla. Quanto você souber o modelo da turbina que você tem que reparar, souber a diferença entre Super Puma, Cougar e EC-725, quando souber o preço dos helos que limpa, poderá voltar a discussão maior, por enquanto você tem que estudar muito, para saber o que seus donos pensam realmente de nós. Tudo o que você disse até agora comprova que é apenas um apertador de parafusos, teleguiado de idéias alheias.

Sou eu que não tenho mais tempo a perder com um beócio.

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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#56 Mensagem por Frederico Vitor » Sáb Nov 22, 2008 3:41 pm

Vamos ter calma gente, sem ofensas por favor.




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#57 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 22, 2008 4:54 pm

Tropico Trancado pela Moderacao!




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#58 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 22, 2008 7:50 pm

É inaceitável a linha adotada pelos colegas PRick e Valentim para este debate: provocação, desqualificação, deboche, ofensas. Este não é o DB que queremos.

Assim, a Moderação informa que os citados usuários estão sendo ADVERTIDOS. Como o usuário PRick, desde sua anterior Suspensão por três dias, já conta com duas Advertências e uma chamada de atenção, sua sanção é elevada a Suspensão por SETE dias.

Portanto, o usuário Valentim está sendo ADVERTIDO e o usuário PRick está SUSPENSO por sete dias. Ambos podem recorrer ao Conselho da Moderação, sendo o usuário Valentim via MP e PRick via email, em resposta ao que lhe está sendo enviado, comunicando a sanção.

Sugerimos maior zelo pelo Regulamento.

Tópico desbloqueado.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#59 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Nov 22, 2008 8:11 pm

Bem constatado de DENTRO da AVEx que os helis franceses não tem um bom histórico de manutenção, penso eu que poder-se-ia pensar em mais um pequeno lote de S-70/UH 60 BH e, porque não uns 6/8 Chinooks CH 47SD.




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Re: Exército se prepara para receber o EC-725 (programa H-XBR)

#60 Mensagem por Bourne » Sáb Nov 22, 2008 8:17 pm

A pergunta que me perturba é se o problema de manutenção dos Helis franceses é por causa da concepção do projeto ou descaso/desorganização da empresa responsável?

Obs: por que pequeno lote de BH e SH? As FA's tem que comprar o número que acharem necessários. 8-]




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