Para NAE's os projetos mais interessantes que já vi eram de catamarãs assimétricos, com um casco principal quase convencional, apenas com uma relação comprimento x boca um pouco maior que o normal, e um casco menor e bem estreito ao lado deste, apoiando o convôo do outro lado da boca.Barao Vermelho escreveu:Olha amigos, eu gosto muito do conceito trimaram mas vejo esse conceito como um projeto perfeito para utilização em um NAE, desnecessário para outros meios, até pq o custo de fabricação de uma Fragata neste conceito seira muito alto e desnecessário, ou quem sabe um novo conceito de navios, tipo cruzadores lança misseis, ai até seria interessante.
O resultado eram navios muito mais estáveis mas com praticamente as mesmas dimensões e arquitetura de NAE's convencionais. O mesmo conceito também é aplicável a NPH's. Já para navios menores o conceito mais interessante me parece mesmo o de trimarãs com o casco central bem longo e com a boca bem estreita, com dois cascos laterais menores e ainda mais estreitos, ligados ao principal por um convés comum. Não vejo razão para imaginar que o custo de uma estrutura assim devesse ser absurdamente alto, e a possibilidade de utilizar um deslocamento total menor e menos potência instalada para a mesma velocidade final e maior estabilidade compensariam com folga qualquer aumento no custo de material/construção. Fora o fato de que sistemas de estabilização ativa (como aletas móveis por exemplo) poderiam ser até mesmo completamente dispensados, reduzindo ainda mais o custo.
Um grande abraço,
Leandro G. Card