Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#46 Mensagem por Guerra » Sáb Jun 28, 2008 11:28 am

Skyway escreveu: E é o que está acontecendo agora, o conhecimento que a ciência está nos trazendo, está desmistificando muitos "raios" e "trovões". E é normal haver resistência quanto a isso, afinal, são idéias praticadas a milhares de anos.

Skyway, você pode dizer o que a ciencia conseguiu desmistificar no cristianismo, nos ultimos anos.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#47 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 28, 2008 12:28 pm

SGT GUERRA escreveu:
Skyway escreveu:
Hehehehe, sei lá, maneira de dizer. :lol:
.

Tá vendo!? Puro preconceito. O Deus cristão é tão cosmico quanto o de Einstein.

Ahhh Sgt, não é preconceito, longe de mim. Eu só disse que a imagem de Deus é uma coisa que a ciência difícilmente pode desmentir, por que essa imagem pode ser de tudo, desde um senhor de barba branca até a força que detonou o big bang.

Assim como pode ser uma aranha alada, uma tartaruga, ou o deus sol... entendeu o sentido do que quis dizer?

E é uma pesquisa que na minha opinião descobriu o óbvio. Se você entende mais da ciência, se desapega das crenças criadas pelo homem.
Ou simplesmente porque se afastou da religião por um preconceito bobo. Religião e ciência pode viver em harmonia. Não existe antagonismo.

Mas como se a ciência, apenas pesquisando, acaba com as bases de muitas religiões?
A mais de 2000 anos temos a crença dos 10 mandamentos e do deus único, e de jesus e tal... Mas antes disso, tiveram religiões que duraram muito mais tempo e que se for proposta hoje em dia, vão chamar você de louco e até assassino.
Evolução. Assim como se alguém chegar aqui e dizer que a terra fica apoiada em cima de uma tartaruga.
Talvez esse seja o maior ponto de conflito entre ciencia e religião, um evolui mais rapido.

Exatamente, e a evolução que a humanindade mais tem sofrido no mundo moderno é justamente qual? A Ciência!
A religião predominante no império romano antes de cristo por exemplo, era uma religião que pregava o sacrificio humano, e foi mais popular e durou mais que a católica! Por isso que com esse tipo de conhecimento na mão, é mais fácil se desapegar do que se escuta e vê a respeito de religião
Não entendi. Pode explicar de outra forma?

A religião predominante quando jesus nasceu e cresceu era uma religião pagã que pregava o sacrifício humano e de animais. As pessoas iam para o "templo" ver pessoas serem sacrificadas. E essa religião foi tão popular quanto o cristianismo. A mesma força e convicção que você vê hoje em dia no cristianismo era visto nessa religião pagã, e ela durou mais que o cristianismo tem durado. Então é um exemplo de como qualquer religião é dispensável quando você aprende que na história da humanindade ela é só mais uma. E o cristianismo pode ser considerada "a do momento". Então, idéias tão normais e aceitáveis quanto a de matar alguem em nome da igreja acabaram sendo superadas e sendo consideradas abominaveis hoje em dia. A evolução fez isso.

E o que te garante que o cristianismo não vai ter o mesmo final já que a evolução está mostrando que muitas coisas não são como pregam a 2 mil anos?

Sabe, é muito normal ter resistência quanto a isso, eu mesmo não me sinto até hoje confortável em dizer essas coisas, mas é que estamos acostumados a isso, sempre.





AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#48 Mensagem por Skyway » Sáb Jun 28, 2008 12:47 pm

SGT GUERRA escreveu:
Skyway escreveu: E é o que está acontecendo agora, o conhecimento que a ciência está nos trazendo, está desmistificando muitos "raios" e "trovões". E é normal haver resistência quanto a isso, afinal, são idéias praticadas a milhares de anos.

Skyway, você pode dizer o que a ciencia conseguiu desmistificar no cristianismo, nos ultimos anos.
Bom, na bíblia ela desmistificou o sentido de vários textos. O apocalipse inteiro foi desvendado e desmentido. Ele não passa de um texto que passava uma mensagem de condenação da política na época. Nada a ver com o fim do mundo, mas a ver com o fim de idéias políticas em consequência da popularidade das idéias contrárias.

Os milagres de jesus..esses são interessantíssimos.

O milagre de ressucitar uma pessoa: Você sabia que na cidadela onde Jesus fez esse milagre, outras duas pessoas já haviam feito o mesmo a um par de anos antes? Existe uma planta conhecida que cresce nas imediações do local, que preparada e ingerida, deixa a pessoa quase que em coma, e para acordar a possoa usava alguma técnica que não me recordo agora. E pimba, a pessoa ressucitou!

Andar sobre a água: No local descrito por textos antigos onde jesus teria andado sobre a água existe uma característica muito interessante, são bancos de areia enormes e que chegam bem na lâmina da água, muitos barcos pesqueiros encalham lá até hoje.

E assim vai, esses são os que me recordo com melhor precisão agora. Se eu for me aventurar em outros posso acabar falando besteira.

Os três reis magos são ainda mais especiais...eles não eram reis, nem magos, pois segundo a história, de onde eles vieram não existia tal título nem de rei nem de mago. E um dos presentes dado por eles, não lembro qual agora, era na verdade uma coisa muito comum de se encontrar em qualquer lugar na época, não faz sentido depois de receber dois presentes caros, receber esse.
O tal produto só ficou caro mais tarde, o que reforça a tese de história enfeitada mais tarde.

A magedoura nunca existiu por que mangedouras não eram usadas naquela região do mundo. Jesus deve ter nascido em uma casa na cidade onde muitas pessoas dividiam o espaço para dormir. A explicação para isso é semântica, pois uma palavra usada para isso pode ser facilmente confundida com mangedoura.

E várias outras coisas, se você se interessas mesmo por isso, tem várias pesquisas, muitas de um historiador e arqueólogo britânico que viaja em nome da discovery channel para os locais sagrados e locais onde ele pode conseguri pesquisar mais sobre o assunto. E ele sempre esbarra em coisas que contradizem tudo que se diz a 2 mil anos.

Ou seja, no frigir dos ovos, você vê muito mais coisa que desemente do que incógnitas que poderiam confirmar.




AD ASTRA PER ASPERA
Nandokabala
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 249
Registrado em: Qui Jun 22, 2006 10:59 pm

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#49 Mensagem por Nandokabala » Sáb Jun 28, 2008 3:23 pm

os mitos religiosos se baseam na não explicação cientifica de algum fato, a bola que tava na sua mão direita, desaparece e reaparece na mao esquerda, em um piscar de olhos, PRONTO, tá feito um milagre, ou magica, toda a magica hoje, antes era considerado um milagre...

o maior motivo pra se desconfiar em tudo oq gira em torno de religião, biblia e etc é que foi tudo criado por homens, e conviniente pra quem criava

e eu discordo em respeitar religião como se isso fosse um dogma, os maiores males da humanidade foram feitos por homens a mando de Deus...




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#50 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Jun 28, 2008 4:29 pm

rodrigo escreveu:São mais inteligentes porque são ateus ou são ateus porque são mais inteligentes?
Chegando atrasado depois de 4 paginas, por que ninguem sugeriu que pode ser mera coincidência?
Existem muitas outras semelhanças entre os países "inteligentes" e os "burros" alem da religião (se bem que existem diversas exceções na religião) e temos que considerar tambem que o "teste de inteligência" provavelmente foi elaborado por um habitante dos países "inteligentes" e por isso pode carregar uma leve carga cultural que reduziu a pontuação dos "burros".




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
EscripolRonaldo
Júnior
Júnior
Mensagens: 106
Registrado em: Ter Jun 03, 2008 8:46 am
Localização: Vale do Ribeira/São Paulo

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#51 Mensagem por EscripolRonaldo » Sáb Jun 28, 2008 6:31 pm

Nandokabala escreveu:os mitos religiosos se baseam na não explicação cientifica de algum fato, a bola que tava na sua mão direita, desaparece e reaparece na mao esquerda, em um piscar de olhos, PRONTO, tá feito um milagre, ou magica, toda a magica hoje, antes era considerado um milagre...

o maior motivo pra se desconfiar em tudo oq gira em torno de religião, biblia e etc é que foi tudo criado por homens, e conviniente pra quem criava

e eu discordo em respeitar religião como se isso fosse um dogma, os maiores males da humanidade foram feitos por homens a mando de Deus...

Sem qualquer dúvida você lembrou muito bem!!! Quantas e quantas barbáries foram e são feitas em nome de Deus!

Atualmente, que me recorde existem os judeus e os muçulmanos! Mas não podemos esquecer as cruzadas e outros mais, de "grande vulto", sem contar os <pequenos golpistas> em nome de Deus.




Imagem

PARA O UNIVERSO SEU DESEJO É UMA ORDEM
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#52 Mensagem por Guerra » Dom Jun 29, 2008 4:30 pm

Skyway escreveu: A religião predominante quando jesus nasceu e cresceu era uma religião pagã que pregava o sacrifício humano e de animais. As pessoas iam para o "templo" ver pessoas serem sacrificadas. E essa religião foi tão popular quanto o cristianismo. A mesma força e convicção que você vê hoje em dia no cristianismo era visto nessa religião pagã, e ela durou mais que o cristianismo tem durado. Então é um exemplo de como qualquer religião é dispensável quando você aprende que na história da humanindade ela é só mais uma. E o cristianismo pode ser considerada "a do momento". Então, idéias tão normais e aceitáveis quanto a de matar alguem em nome da igreja acabaram sendo superadas e sendo consideradas abominaveis hoje em dia. A evolução fez isso.

E o que te garante que o cristianismo não vai ter o mesmo final já que a evolução está mostrando que muitas coisas não são como pregam a 2 mil anos?

Sabe, é muito normal ter resistência quanto a isso, eu mesmo não me sinto até hoje confortável em dizer essas coisas, mas é que estamos acostumados a isso, sempre.[/color]
Mas o cristianismo tem suas bases numa religião que se confunde com a história da civilização humana.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#53 Mensagem por Guerra » Dom Jun 29, 2008 4:33 pm

Skyway escreveu: Bom, na bíblia ela desmistificou o sentido de vários textos. O apocalipse inteiro foi desvendado e desmentido. Ele não passa de um texto que passava uma mensagem de condenação da política na época. Nada a ver com o fim do mundo, mas a ver com o fim de idéias políticas em consequência da popularidade das idéias contrárias.

Os milagres de jesus..esses são interessantíssimos.

O milagre de ressucitar uma pessoa: Você sabia que na cidadela onde Jesus fez esse milagre, outras duas pessoas já haviam feito o mesmo a um par de anos antes? Existe uma planta conhecida que cresce nas imediações do local, que preparada e ingerida, deixa a pessoa quase que em coma, e para acordar a possoa usava alguma técnica que não me recordo agora. E pimba, a pessoa ressucitou!

Andar sobre a água: No local descrito por textos antigos onde jesus teria andado sobre a água existe uma característica muito interessante, são bancos de areia enormes e que chegam bem na lâmina da água, muitos barcos pesqueiros encalham lá até hoje.

E assim vai, esses são os que me recordo com melhor precisão agora. Se eu for me aventurar em outros posso acabar falando besteira.

Os três reis magos são ainda mais especiais...eles não eram reis, nem magos, pois segundo a história, de onde eles vieram não existia tal título nem de rei nem de mago. E um dos presentes dado por eles, não lembro qual agora, era na verdade uma coisa muito comum de se encontrar em qualquer lugar na época, não faz sentido depois de receber dois presentes caros, receber esse.
O tal produto só ficou caro mais tarde, o que reforça a tese de história enfeitada mais tarde.

A magedoura nunca existiu por que mangedouras não eram usadas naquela região do mundo. Jesus deve ter nascido em uma casa na cidade onde muitas pessoas dividiam o espaço para dormir. A explicação para isso é semântica, pois uma palavra usada para isso pode ser facilmente confundida com mangedoura.

E várias outras coisas, se você se interessas mesmo por isso, tem várias pesquisas, muitas de um historiador e arqueólogo britânico que viaja em nome da discovery channel para os locais sagrados e locais onde ele pode conseguri pesquisar mais sobre o assunto. E ele sempre esbarra em coisas que contradizem tudo que se diz a 2 mil anos.

Ou seja, no frigir dos ovos, você vê muito mais coisa que desemente do que incógnitas que poderiam confirmar.
E é obvio que existem absurdos na bíblia. Como livros escritos a milhares de anos e traduzidos varias vezes não sofreriam mudanças.
E não é só a bíblia que sofreu transformações. O cristianismo sofreu uma profunda influencia das religiões ocidentais. A adoração de estatuas, o Deus da barba branca, velas, incensos e até mesmo o culto a uma figura feminina (Maria) tem essa influência.

E é obvio que a história de Jesus sofreu mudança, seja sem querer, ou por má fé.
Hoje em dia não vejo nada demais os verdadeiros cristãos questionarem a história de Cristo e o papel de cada personagem. Mas eu não estou falando daquela teoria ridícula sobre Maria Madalena, ou de canal de tv a cabo louco para vender. Esto falando de um estudo sério sobre cada um.
Barrabás, por exemplo, quem era esse personagem? Porque o povo escolheu ele e não Jesus? Judas era mesmo um traidor? E se era quem o induziu a trair Jesus? E por ai vai.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#54 Mensagem por Guerra » Dom Jun 29, 2008 4:38 pm

Nandokabala escreveu:os mitos religiosos se baseam na não explicação cientifica de algum fato, a bola que tava na sua mão direita, desaparece e reaparece na mao esquerda, em um piscar de olhos, PRONTO, tá feito um milagre, ou magica, toda a magica hoje, antes era considerado um milagre...

o maior motivo pra se desconfiar em tudo oq gira em torno de religião, biblia e etc é que foi tudo criado por homens, e conviniente pra quem criava

e eu discordo em respeitar religião como se isso fosse um dogma, os maiores males da humanidade foram feitos por homens a mando de Deus...
O prórpio milagre da transubstanciação não tem respaldo biblico. é preciso ter cuidado na hora de falar em milagres no cristianismo.

Tem muito crime que foi cometidos e colocados na conta de Deus. A história de Ananias e Safira, por exemplo, quem matou os dois? Foi Deus ou foram os mesmos que defendiam a cobrança clandestina de impostos?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#55 Mensagem por Guerra » Dom Jun 29, 2008 4:44 pm

EscripolRonaldo escreveu: Sem qualquer dúvida você lembrou muito bem!!! Quantas e quantas barbáries foram e são feitas em nome de Deus!

Atualmente, que me recorde existem os judeus e os muçulmanos! Mas não podemos esquecer as cruzadas e outros mais, de "grande vulto", sem contar os <pequenos golpistas> em nome de Deus.
E quantas pessoas foram sacrificadas em nome da ciencia, ou pela ciência? A bomba atomica feita a partir de teorias de genios ateus matou mais que todo o velho testamento, que por sua fez tem umas duzentas vezes mais mortes que o novo testamento.

Não se pode generalizar. Jesus, Buda ou qualquer outro lider religioso jamais disse para matar alguém.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#56 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 29, 2008 6:59 pm

SGT GUERRA escreveu:
EscripolRonaldo escreveu: Sem qualquer dúvida você lembrou muito bem!!! Quantas e quantas barbáries foram e são feitas em nome de Deus!

Atualmente, que me recorde existem os judeus e os muçulmanos! Mas não podemos esquecer as cruzadas e outros mais, de "grande vulto", sem contar os <pequenos golpistas> em nome de Deus.
E quantas pessoas foram sacrificadas em nome da ciencia, ou pela ciência? A bomba atomica feita a partir de teorias de genios ateus matou mais que todo o velho testamento, que por sua fez tem umas duzentas vezes mais mortes que o novo testamento.

Não se pode generalizar. Jesus, Buda ou qualquer outro lider religioso jamais disse para matar alguém.
Na verdade muito poucas pessoas já foram realmente sacrificadas em nome da ciência (as exceções são casos atípicos, como as experiências dos cientistas de Hitler). A ciência apenas fornece conhecimentos que os homens utilizam para seus próprios fins, inclusive para o mal.

As bombas atômicas não foram jogadas sobre o Japão em nome da ciência, mas da política. É verdade que foi o avanço da ciência que permitiu que elas viessem a existir, mas desde a invenção do fogo é assim, e não se pode simplesmente deter o avanço do conhecimento científico por medo do que os homens podem fazer com ele.

Da mesma forma, não foram as religiões em si que causaram todos os males a elas imputados, mas o mal uso que os homens fizeram delas. Certas ou erradas, verdadeiras ou falsas, as mensagens religiosas falam primordialmente à intimidade de cada indivíduo, solicitando que ele adeque seu íntimo ao (suposto) desejo da Deidade, de forma a obter recompensas que muitas vezes não estão sequer prometidas para esta vida. Agora, se indivíduos e grupos alegam que outros indivíduos e grupos devem ser molestados de qualquer forma por não acreditarem na mesma fé, isto é uma ação humana e não uma imposição da religião em si. Mesmo casos narrados em textos religiosos (os massacres cometidos pelos judeus contra os povos que lá estavam ao chegarem à terra prometida, por exemplo) são descritos como incitados por profetas falando em nome de Deus, e não pelo próprio Deus em si.

De forma similar, se um grupo ou indivíduo se apossa de uma crença em benefício próprio, explorando a fé dos crentes, também não é culpa da fé em si, mas do mal uso que fazem dela tanto os exploradores quanto os que se submetem a eles.

Resumindo, levar a discussão para os benefícios ou malefícios que a ciência ou a religião trouxeram ou podem trazer para a humanidade é desviar o tema da conversa. É óbvio que se pode tomar este caminho (afinal o fórum existe exatamente para incitar o debate), mas é bom deixar claro que o assunto mudou e que não estamos mais falando de religião ou ciência, e sim de ações humanas.

Leandro G. Card




Nandokabala
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 249
Registrado em: Qui Jun 22, 2006 10:59 pm

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#57 Mensagem por Nandokabala » Dom Jun 29, 2008 9:11 pm

SGT GUERRA escreveu:
EscripolRonaldo escreveu: Sem qualquer dúvida você lembrou muito bem!!! Quantas e quantas barbáries foram e são feitas em nome de Deus!

Atualmente, que me recorde existem os judeus e os muçulmanos! Mas não podemos esquecer as cruzadas e outros mais, de "grande vulto", sem contar os <pequenos golpistas> em nome de Deus.
E quantas pessoas foram sacrificadas em nome da ciencia, ou pela ciência? A bomba atomica feita a partir de teorias de genios ateus matou mais que todo o velho testamento, que por sua fez tem umas duzentas vezes mais mortes que o novo testamento.

Não se pode generalizar. Jesus, Buda ou qualquer outro lider religioso jamais disse para matar alguém.
Desculpa discordar, mas quem tem a fama de ser perfeito, e fazer tudo em nome do amor é Deus, os homom sapiens não.

Alias, apos baixar o espirito em moises e ele escrever as leis lah, a primeira coisa que ele fez foi matar todo mundo numa cidade lah por que estavam cutuando outro Deus, a mando de Deus!!!

Outro pronto, quando foi que em algum momento da historia conhecida da humanidade, UM ateu ou grupo de ateus, fez algum mal a alguem? seja tentando converter quem discorda dele, ou por que está escrito em algum lugar que ele tem que fazer algo e que é permitido? não existe!!!

E me permita discordar do Sr. LeandroGCard, levando em conta a famosa frase de Richard Dawkins: "A religiao é um insulto a dignidade humana, com ou sem ela teriamos pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas más. mas para as pessoas boas fazerem coisas más é necessario a religiao."


Sinceramente, alguem realmente acredita em religião? a não muito tempo atras tinhamos coroneis que ditavam a vida das pessoas aqui no Brasil mesmo, simplesmente pra atender aos seus interesses, isso a alguns anos, imagina a mais de 2 mil anos atras!!!




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#58 Mensagem por LeandroGCard » Dom Jun 29, 2008 9:47 pm

Nandokabala escreveu:
E me permita discordar do Sr. LeandroGCard, levando em conta a famosa frase de Richard Dawkins: "A religiao é um insulto a dignidade humana, com ou sem ela teriamos pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas más. mas para as pessoas boas fazerem coisas más é necessario a religiao."
Na verdade não é necessária a religião para isto, ela é apenas mais um pretexto que as pessoas usam para justificar suas ações. Quantas vezes pessoas boas fizeram coisas horríveis em nome do nacionalismo, da política e até do futebol?

O que acontece é que existe um lado irracional da mente humana inconsciente que se fixa em idéias abstratas sem nenhum suporte factual (religião, política, esportes, etc...), e estas idéias dirigem os sentimentos das pessoas, independentemente do seu raciocínio. Até mesmo as idéias científicas tem este poder, veja-se por exemplo como civilizados e gentis senhores e damas europeus (a maioria pessoas muito boas, diga-se de passagem) utilizaram as idéias de Darwin para justificar a exploração econômica e até a escravidão!

A religião é apenas mais uma fonte destas idéias abstratas que geram sentimentos profundos nos homens, e pode assim ser utilizada para o mal tanto quanto para o bem. Mas o problema está na natureza humana mal utilizada (ou mal compreendida), e não na religião em si.

Leandro G. Card




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#59 Mensagem por pafuncio » Dom Jun 29, 2008 9:58 pm

Rezo todos os dias por um mundo sem religião ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Nandokabala
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 249
Registrado em: Qui Jun 22, 2006 10:59 pm

Re: Os ateus são mais inteligentes, diz estudo.

#60 Mensagem por Nandokabala » Dom Jun 29, 2008 11:18 pm

LeandroGCard escreveu:
Nandokabala escreveu:
E me permita discordar do Sr. LeandroGCard, levando em conta a famosa frase de Richard Dawkins: "A religiao é um insulto a dignidade humana, com ou sem ela teriamos pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas más. mas para as pessoas boas fazerem coisas más é necessario a religiao."
Na verdade não é necessária a religião para isto, ela é apenas mais um pretexto que as pessoas usam para justificar suas ações. Quantas vezes pessoas boas fizeram coisas horríveis em nome do nacionalismo, da política e até do futebol?

O que acontece é que existe um lado irracional da mente humana inconsciente que se fixa em idéias abstratas sem nenhum suporte factual (religião, política, esportes, etc...), e estas idéias dirigem os sentimentos das pessoas, independentemente do seu raciocínio. Até mesmo as idéias científicas tem este poder, veja-se por exemplo como civilizados e gentis senhores e damas europeus (a maioria pessoas muito boas, diga-se de passagem) utilizaram as idéias de Darwin para justificar a exploração econômica e até a escravidão!

A religião é apenas mais uma fonte destas idéias abstratas que geram sentimentos profundos nos homens, e pode assim ser utilizada para o mal tanto quanto para o bem. Mas o problema está na natureza humana mal utilizada (ou mal compreendida), e não na religião em si.

Leandro G. Card
Nisso eu concordo com você, quem quer fazer o mal, pretexto é o que não vai faltar, mas a historia tá ai pra provar que os piores males foram cometidos em nome de Deus, por varias outras coisas tambem.

Mas religião é um mal pior, pois sob ela tem uma manta de 'respeito' que todos devem ter, no caso da segunda guerra mundial, entre varios fatores tinha o nacionalismo no caso, imagina se eles fundassem suas ideias na religião, seria uma israel até hoje, por que as pessoas ao verem esse manto respeitam, isso é ruim, na segunda guerra não houve, por isso o envolvimento de tantos paises pra parar com aquilo...




Responder