Pows, Side... Você me parece meio surtado atualmente.
Pega leve, não está escrevendo coisa com coisa. Veja está dizendo que a FAB não sabe o que quer, logo em seguida diz que ela sabe o que quer, mas que não tem condições de fazer tudo o que deseja. Uma contradição abismal, pô!
Você foi pra lá de irônico ao dizer que não precisamos de ter mísseis ar-ar com certa urgência (precisamos sim, até porque não tínhamos nada até "ontem"), fala da Venezuela, etc. Então, pra que investir nas FFAA se não temos inimigos para usar os equipamentos e armamentos?
Se não precisamos, se não existe ameaça alguma, deixa a FAB comprar qualquer coisa, pelo menos está investindo, mesmo que não sirva pra nada. Bem, não penso assim, mas este parece ser o seu raciocínio.
Indo direto ao ponto, as prioridades das três Forças é fácil de se compreender: disponibilidade orçamentária. Isto mostra o que estamos vendo por aí, comprar o que o dinheiro disponível permite. Tenha certeza que a FAB estaria com muitos e do melhor caça que existe no mercado internacional se existisse grana pra isso, mas não há. Na verdade até existe, mas quando se trata de grandes somas, muita gente que lucrar também, não lucro financeiro propriamente dito, mas lucros políticos, principalmente, daqueles que financiam campanhas no futuro.
Isto não significa que não virão caças, não significa que virá o pior modelo, significa que é preciso ter tempo para evitar erros, significa que é preciso ter cautela para não cometer os erros do passado (leia-se FX-1), onde a FAB cometeu uma série de lambança.
Em suma, ou você acredita na FAB e seu pessoal, ou não acredita, meio termo não existe. Se acredita na mesma, então procure compreender ou obter respostas que expliquem o que estamos vendo por aí. Se não acredita na FAB e seu pessoal, então ignore tudo, até o que se discute no DB, pois não conseguiremos mudar nada apenas com argumentos revoltosos, ou seja, melhor abandonar o assunto defesa.
Criticar por criticar sem apresentar argumentos válidos ou soluções pragmáticas é ficar dando murro no ar. Dizer é melhor fazer isso ou aquilo outro, mas sem existir recurso orçamentário não resolve nada. O melhor é pensar assim, tenho 3 mil Reais no bolso, devo comprar um único e moderno computador ou devo me alimentar durante um bom tempo? O que vejo é a FAB se alimentando por algum tempo.
Forte abraço,
Orestes