Ao contrário do se pode pensar, a grande vantagem do sub nuclear sobre o convencional não é a capacidade de permanecer submerso por grandes períodos (furtividade), mas a de manter alta velocidade em imersão por grandes períodos (mobilidade).P44 escreveu:porque raio querem um SSN quando podiam ter SSK com AIP????
não percebo essa fixação no "nuclear"
Mesmo com AIP um sub convencional somente pode fazer pequenas arrancadas de no máximo umas poucas horas em imersão a 15 ou 20 nós, e depois suas baterias estarão descarregadas e ele precisará emergir (se não tiver AIP) ou "se arrastar" a baixa velocidade para fora da área de combate fazendo 2-4 nós (se tiver AIP). Isto significa que um sub convencional precisa procurar uma posição na rota da frota inimiga e ficar esperando que os navios adversários passem perto deles, caso contrário não tem como se aproximar o suficiente para um disparo. E se a frota inimiga passar, é impossível ir atrás dela e obter outra oportunidade de ataque.
Já um sub nuclear pode navegar a 15-20 nós indefinidamente, e assim perseguir a frota inimiga e conseguir novas posições de ataque em qualquer condição, a qualquer tempo. Na verdade velocidades ainda maiores são comuns em SSN's, mas aí o ruído gerado é muito alto e elas não devem ser usadas próximo à zona de combate, embora permitam que o sub contorne a formação inimiga a grande distância e se posicione de novo, se ele tiver acesso às informações táticas sobre o inimigo.
No caso de regiões geográficas que restringem a navegação dos navios e frotas a algumas passagens naturais, (Báltico, Mar do Norte, Mediterrâneo, etc...) os sub's convencionais podem ser posicionados nestas passagens e ter a certeza de que seus alvos cedo ou tarde chegarão perto o suficiente para permitir um ataque. Mas o Atlântico Sul é uma enorme área aberta, onde eventuais frotas inimigas teriam total liberdade de movimentação, e aí a mobilidade dos sub's nucleares é imprescindível e os sistemas AIP não são suficientes para garantir uma capacidade de dissuasão eficaz, a menos que se utilizasse uma quantidade enorme de submarinos que pudesse ser distribuída por amplas áreas, o que acabaria ficando mais caro e complicado de manter do que uma pequena frota de SSN's.
Por isso a MB considera (na minha opinião com toda razão) que o SNA é imprescindível.
Leandro G. Card