Re: ACIDENTES FREQUENTES - O QUE ACONTECE NA AFA???
Enviado: Qui Mar 27, 2008 11:08 pm
Caro Vector
Obrigado pelas informações.
Estou gostando daqui porque estou aprendendo bastante, e aprender sempre é a principal razão de vivermos
Um abraço
Obrigado pelas informações.
Estou gostando daqui porque estou aprendendo bastante, e aprender sempre é a principal razão de vivermos
Um abraço
Vector escreveu:Josenaldo,JOSENALDO AMORIM COSTA escreveu:Caro Vector
Obrigado pela atenção da participação e das respostas.
Mas é importante uma informação para você. Com a perda da unidade do dia 24/03/08, sobraram apenas cerca de 19 ou 20 unidades na AFA, sendo que apenas cerca da metade está disponível para os treinamentos.
Quanto à produção dos tucaninhos, apesar de desativada a pouco mais de cinco anos (não 10 anos), a Embraer ainda possui todos os requisitos para reativá-la, caso necessário (como vende-los a países do 3º mundo, por exemplo - vide informações na própria Embraer), se bem que acho pouco provável que tal venha a acontecer.
Quanto aos gabaritos, todos os fabricantes aeronáuticos do mundo são obrigados a disponibilizá-los por pelo menos 20 anos (para remodelação/atualização de frotas por exemplo).
Por fim, uma informação que esqueci... todas as últimas panes tem sido por pane de motor (aliás de excelente qualidade), o que sai um pouco do perfil dos problemas inerentes a treinamento...???!!!
Em nenhum momento acusei ou quis insunuar problemas de manutenção. Apenas quis demonstrar minha estranheza e preocupação com os fatos. Quanto a realidade do que está acontecendo, cabe a FAB e a AFA se pronuciarem a respeito
Muito obrigado
Vc diz que sobraram apenas 20 unidades na AFA, o que eu acredito. Mas veja bem, temos ainda cerca de 100 unidades do Tucano na FAB. Tirando uns 15 exemplares, que são especialmente preparados para o EDA, sobram ainda cerca de 80 unidades. Como eu disse, existe um plano de se concentrarem os T-27 na AFA, aumentando muito a dotação desta e a disponibilidade aos cadetes, que hoje é sim um problema sério.
Apesar de mais da metade dos A-29 encomendados já terem sido entregues, os T-27 ainda não chegaram na AFA... Porque?
Só posso especular. Na minha opinião ele é o vetor responsável por manter muitos pilotos da FAb com um mínimo de horas de vôo, já que a grana tá curta, e as horas em outras aeronaves (fora as do GTE) estão restritas.
Bem a produção dos Tucanos está desativada a 10 anos e não cionco como vc afirma. O último tucano produzido deixou a linha de montagem lá por 1996 ou 1997 (ou no máximo 1998). De lá pra cá nenhum foi produzido (Tucaninho, é claro).
Quanto aos gabaritos, boa parte deles não existe mais. Não sei precisar quais, mas muitos foram convertidos para a produção do Super-Tucano, e hoje não servem mais para as peças / conjuntos de um T-27.
Quanto a esta sua regra dos 20 anos, não é bem assim não. Tudo depende dos contratos assinados. E para que manter um gabarito de fuselagem, por exemplo?? Se detonarem a fuselagem, por exemplo, condena-se o avião! Não valeria a pena a recuperação.
Quanto a pordução do modelo Shorts Tucano pela Embraer para a FAB, isso seria complicado. Primeiro porque não temos os ferramentais, que eram da Shorts. Depois precisaríamos saber das autorizações de produção, pois dependeria da posição da Shorts (que hoje é Bombardier).
Muitos pensam que um Shorts Tucano é um Tucano Básico "metido a besta" apenas pela troca do grupo propulsor. Grande Engano.
O EMB-312G1 (modelo que deu origem ao Shorts-Tucano) já era bem diferente, o Shorts-Tucano então... O mais próximo seria o EMB-312G2, que a Embraer desenvolveu como aperfeiçoamento do T-27 e tentou vendê-lo a FAB, sem sucesso.
Já quanto a produzir um A-29 de treinamento, isso exigiria um bom esforço de projeto. Uma nova versão deveria ser desenvolvida, específica para a missão de treinamento. O A-29 foi projetado, sob medida, para missões de vigilância e combate. Não basta tirar as metralhadoras e botar cadetes dentro.
Sds,
Vector