Lentidão em São Paulo será de 500 km em 2015, diz cálculo
SÃO PAULO - Quem acha que o trânsito de São Paulo está caótico, pode se preparar porque o congestionamento vai crescer ainda mais na capital nos próximos anos. Segundo o arquiteto e planejador urbano Candido Malta, com a continuidade do acréscimo diário de 800 carros nas vias paulistanas, que resultam em alta anual de 6% na frota, dada a atual malha viária, o trânsito chegaria a 500 km de lentidão e "
pararia" em 7,5 anos, ou em 2015.
Para ele, a implementação de um pedágio na cidade é a única providência "
com poder de transformação". Com a aplicação do pedágio urbano, segundo Malta, além de desestimular as viagens urbanas com os carros, desafogando as vias, a verba arrecadada serviria para a ampliação do metrô.
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Cobrando R$ 1,7 de cada um dos cerca de 100 milhões de veículos que entram anualmente no centro expandido, teríamos R$ 1,360 bilhão, verba suficiente para construir 8 km a mais de ferrovias por ano - diz
Segundo o arquiteto, para dar vazão ao atual crescimento da frota com obras seria necessária a construção de dez avenidas Faria Lima por ano, com quatro faixas e 8 km em cada sentido.
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Não há mais saída fora do transporte coletivo urbano e a adoção de soluções com o bem comum em vista- disse.
O secretário Municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, descarta a possibilidade de instalar praças de pedágio dentro do perímetro urbano e diz acreditar que o problema de trânsito é estrutural e deve ser resolvido com obras de pequeno porte nos 19 pontos de estrangulamento identificados pela prefeitura, além da coibição de abusos como estacionamentos em vias movimentadas. Reprimir o uso de carros, com a ampliação do rodízio municipal e o pedágio urbano, está fora de questão.
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Nós não vamos colocar nenhum dia a mais de rodízio e nem pedágio urbano - declarou.
O vereador Ricardo Teixeira (PSDB), ex-marronzinho e ex-diretor da central de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vê problema no grande fluxo de trabalhadores da zona leste para as regiões central e sul para trabalhar.
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Todos os dias vêm um Uruguai inteiro da zona leste para outras regiões - afirma.
A pulverização das oportunidades de trabalho seria um fator que melhoraria o trânsito, de acordo com ele.
O consultor em engenharia de trânsito Horácio Augusto defende que um terço das vias sejam reservadas aos ônibus. "
Não podemos esperar que a malha do metrô fique completa. Qualquer medida que não priorize imediatamente os corredores de ônibus será mera hipocrisia", disse. Segundo ele, os atuais corredores de ônibus implantados pela prefeitura municipal pecam por não prever pontos de ultrapassagem.
Como solução momentânea, Malta elogia a experiência dos ônibus-lotação em Porto Alegre. "
São pequenos, ágeis, com ar-condicionado e custam 80% a mais que os coletivos comuns, o que seleciona os usuários. É um bom substituto para o carro enquanto esperamos uma rede de metrô. É uma forma elitista de transporte coletivo", diz.
Medidas
Proibir que os veículos estacionem nas ruas nos horários de pico, sincronizar semáforos, divulgar vias alternativas, trabalhar os pontos de "
estrangulamento". Anunciadas na última quinta-feira após os sucessivos recordes de lentidão, as ações da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para melhorar a fluidez no trânsito de São Paulo se enquadram no que Malta chama de "
medidas paliativas".
Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008 ... 32120.html