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Enviado: Ter Dez 11, 2007 11:01 am
por Copello
Mapinguari escreveu:Copello escreveu:Pequeno comparativo entre os caças:
Aeronave Mirage 2000 BR / JAS 39C Gripen
Dimensões
(CxLxA) m 9 x 14 x 5 / 8,4 x 14 x 4,5
Carga bélica
(Kg) 6.300 / 6.500
Peso máx.
(Kg) 17.000 / 12.473
Velocidade
máx.(Km/h) 2.338 / 2.126
Alcance
máximo (Km) 3.330 / 3.200
Motor/
Potência 01 M-53 P2 95,2 / 01 Volvo 80,5
Raio de ação
(Km) 840 / 500
A versão acima é a finada BR que acredito eu que não deva ser muito diferente do Mirage 2000-9 dos EAU. No super trunfo o Mirage só perde em carga bélica e bem pouco por sinal. Vejam não estou querendo desmerecer o Gripen que acredito ser mais avião por ser um projeto mais novo, porém também mais caro. Mas o véinho não faz feio não hein.
Copello,
Muito cuidado na hora de fazer esses comparativos, pois está uma salada de números aí. Por exemplo, vc colocou o peso máximo do Gripen, na versão JAS 39A, mas o alcance de translado e a carga máxima do JAS 39C. Outra coisa: aqueles raios de combate do M2000 e do Gripen são em que condições? Com que armamentos? Que perfis de vôo?
Aquele raio de combate de 500 km do Gripen é divulgado como sendo com mísseis RBS15, em perfil de vôo LO-LO-LO e com 1 tanque extra, mais alguns penduricalhos. O raio de combate do JAS 39 C em missão de ataque com 3 LGB de 500 kg, pod Litening, mísseis BVR e WVR, em perfil de vôo Hi-Lo-Hi, é de 648 km, somente com combustível interno. Esse raio de combate vai para 833 km, se for retirada a LGB do Centerline e colocado um tanque extra de 1.100 litros.
Sobre o Gripen ser mais caro do que o Mirage 2000BR, a coisa não é assim não. A proposta da Embraer/Dassault para o F-X 1 era a única que ultrapassava US$ 1 bilhão. Dava cerca de US$ 100 milhões por cada uma das 12 células a ser adquiridas. Um absurdo. No contrato da Saab com a Tailândia, os 12 caças Gripen mais 2 Saab 340 Argus com o radar Erieye totalizam uns US$ 65 milhões/Aeronave, com tudo incluído (treinamento, peças de reposição, etc).
Mapinguari eu não vou ficar me prendendo a dados técnicos específicos( cada F.A têm um perfil de vôo para os caças). O que nota-se claramente é que o Mirage 2000 leva vantagem em cima do Gripen na questão que mais se discute, o raio de ação. Acredito eu hoje que as vantagens que o Gripen pode apresentar são a maior integração de armas e interação com o radar Erieye.
Quanto ao preço também não dá pra comparar pois nunca teremos acesso a documentos oficiais com valores reais. Acho difícil um Gripen sair mais barato do que o Mirage 2000, mais também não ponho minha mão no fogo.
Enviado: Ter Dez 11, 2007 11:25 am
por A.K. for T-7
talharim escreveu:O Mirage para mim sempre foi e sempre será um interceptador de alta altitude.Ficam rotulando ele como multifunção mas num dogfight em baixa altitude ele leva uma surra até do 14 Bis.
Bem, menos, meu velho, bem menos. Descer a baixa altitude para quê, se lá do alto você tem mais velocidade, menos resistência do ar, maior economia de combustível e maior alcance radar? Você (aeronave) e suas armas (mísseis) acumulam muito mais energia na descida, podendo manobrar melhor e ir bem mais longe, ou você acha que os caças tem que entrar em dogfight de IIGM e ainda estar numa mesma altitude para disparar seus mísseis? Imagine um F-16 "armado e equipado" na sua velocidade e altitude ideal de "dogfighter", de mach 0.75-0.8 a 20 mil pés, se deparando com um Mirage 2000 em mesmas condições, na sua velocidade e altitude ideal de interceptador de alta altitude/alta velocidade, a mach 0.9 e 40 ml pés. Quem está me vantagem? Qual vai ser o alcance do AIM-120 disparado de baixo para cima, tendo que escalar 20 mil pés? E qual o alcance de um MICA acelrando e descendo 20 mil pés ladeira abaixo? Só um exemplo para você pensar um pouco, num cenário em que cada um está voando seu perfil ideal.
Enviado: Ter Dez 11, 2007 6:29 pm
por Luís Henrique
PRick escreveu:Sobre alcances dos M-2000, trata-se da versão C, sem os tanques de 2.000 litros, que estamos usando, é bem melhor que a Pulga Alada.
"Range
• 1,361 km (845 miles / 756 nm) with 18 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,480 km (920 miles / 800 nm) with four 250 kg (551 lb.) bombs
• 1,539 km (956 miles / 855 nm) with two AM.39 Exocets and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two ARMAT ASMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,593 km (989 miles / 885 nm) with two Super 530 AAMs, two Magic AAMs and one 1,300 liter drop tank
• 1,969 km (1,223 miles / 1,094 nm) with four Belouga bombs, two Magic AAMs and two 1,700 liter drop tanks"
O Alcance máximo dos M-2000-5 MK II deve ser igual aos M-2000C, ele pode levar até 03 tanques sendo 02 de 2.000 litros e 01 de 1,350 litros, nestas condições deverá ser capaz de chegar a até uns 2000 kms, ou seja, cerca de 1.100 Milhas náuticas. Com uns 06 mísseis MICA. Sem usar revo.
Temos ainda a opção das M-53 P-20, que possui 10 toneladas de empuxo.
[ ]´s
Segundo o site da Dassault, o M2000-5Mk2 tem maior capacidade de combustivel interno e armamentos. Assim, creio que o -5mk2 tenha um alcance maior que o -C.
Melhor ainda...
Enviado: Ter Dez 11, 2007 10:18 pm
por rcolistete
Luís Henrique escreveu:Segundo o site da Dassault, o M2000-5Mk2 tem maior capacidade de combustivel interno e armamentos. Assim, creio que o -5mk2 tenha um alcance maior que o -C.
Melhor ainda...
Olá pessoal,
Sem ser muito formal, mas (de cabeça) lembro ter lido que a capacidade maior do Mirage 2000-5MK2 (ou -9) é mais pilones externos e mísseis ar-ar mais modernos (S-530D ocupava pilone com grande capacidade de peso que agora é usado para tanque externo). Assim temos por exemplo 6 mísseis ar-ar (MICA ou Matra Magic II) bem como 2 tanques externos subalares de até 2.000 l, fora o pilone central.
Nos Mirage 2000C (inclusive os da FAB), o Matra Super 530D "mata" os pilones subalares que poderiam levar tanques de até 2.000 l. Aí a configuração típica BVR do 2000C é 2 Matra Magic II, 2 Matra Super 530D e um tanque externo central supersônico (1.300 l ou algo parecido).
Ohh, minha memória está dando uns lampejos...
Lembro também de ter lido que os pneus (em francês se escreve pneu... incrível, né ?) do Mirage 2000-5/9 são de novo projeto para aguentar a maior capacidade de carga externa.
Deve ter mais detalhes, mas duvido que aumentaram a capacidade de combustível interno. Seria mexer muito no avião.
[]s, Roberto
Obs.: estou sem tempo para pesquisar nas minhas fontes... vai tudo de cabeça mesmo.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 10:26 am
por Luís Henrique
rcolistete escreveu:Luís Henrique escreveu:Segundo o site da Dassault, o M2000-5Mk2 tem maior capacidade de combustivel interno e armamentos. Assim, creio que o -5mk2 tenha um alcance maior que o -C.
Melhor ainda...
Olá pessoal,
Sem ser muito formal, mas (de cabeça) lembro ter lido que a capacidade maior do Mirage 2000-5MK2 (ou -9) é mais pilones externos e mísseis ar-ar mais modernos (S-530D ocupava pilone com grande capacidade de peso que agora é usado para tanque externo). Assim temos por exemplo 6 mísseis ar-ar (MICA ou Matra Magic II) bem como 2 tanques externos subalares de até 2.000 l, fora o pilone central.
Nos Mirage 2000C (inclusive os da FAB), o Matra Super 530D "mata" os pilones subalares que poderiam levar tanques de até 2.000 l. Aí a configuração típica BVR do 2000C é 2 Matra Magic II, 2 Matra Super 530D e um tanque externo central supersônico (1.300 l ou algo parecido).
Ohh, minha memória está dando uns lampejos...
Lembro também de ter lido que os pneus (em francês se escreve pneu... incrível, né ?) do Mirage 2000-5/9 são de novo projeto para aguentar a maior capacidade de carga externa.
Deve ter mais detalhes, mas duvido que aumentaram a capacidade de combustível interno. Seria mexer muito no avião.
[]s, Roberto
Obs.: estou sem tempo para pesquisar nas minhas fontes... vai tudo de cabeça mesmo.
Bom, a solução encontrada eu não sei, o que diz no site oficial é isso:
Operational experience, especially within multinational forces, has shown the need for an increased fuel capacity and firepower. This requirement has been fulfilled with the introduction of the Mirage 2000-5 in operational service in 1997.
E tem um dado que falo do alcance de combate, sendo de 1.535 km.
Nada mal comparando com os 1.850 km do Rafale.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 10:29 am
por PRick
Luís Henrique escreveu:rcolistete escreveu:Luís Henrique escreveu:Segundo o site da Dassault, o M2000-5Mk2 tem maior capacidade de combustivel interno e armamentos. Assim, creio que o -5mk2 tenha um alcance maior que o -C.
Melhor ainda...
Olá pessoal,
Sem ser muito formal, mas (de cabeça) lembro ter lido que a capacidade maior do Mirage 2000-5MK2 (ou -9) é mais pilones externos e mísseis ar-ar mais modernos (S-530D ocupava pilone com grande capacidade de peso que agora é usado para tanque externo). Assim temos por exemplo 6 mísseis ar-ar (MICA ou Matra Magic II) bem como 2 tanques externos subalares de até 2.000 l, fora o pilone central.
Nos Mirage 2000C (inclusive os da FAB), o Matra Super 530D "mata" os pilones subalares que poderiam levar tanques de até 2.000 l. Aí a configuração típica BVR do 2000C é 2 Matra Magic II, 2 Matra Super 530D e um tanque externo central supersônico (1.300 l ou algo parecido).
Ohh, minha memória está dando uns lampejos...
Lembro também de ter lido que os pneus (em francês se escreve pneu... incrível, né ?) do Mirage 2000-5/9 são de novo projeto para aguentar a maior capacidade de carga externa.
Deve ter mais detalhes, mas duvido que aumentaram a capacidade de combustível interno. Seria mexer muito no avião.
[]s, Roberto
Obs.: estou sem tempo para pesquisar nas minhas fontes... vai tudo de cabeça mesmo.
Bom, a solução encontrada eu não sei, o que diz no site oficial é isso:
Operational experience, especially within multinational forces, has shown the need for an increased fuel capacity and firepower. This requirement has been fulfilled with the introduction of the Mirage 2000-5 in operational service in 1997.E tem um dado que falo do alcance de combate, sendo de 1.535 km.
Nada mal comparando com os 1.850 km do Rafale.
Este alcance de 780 milhas náuticas, é para interceptação, que inclui 05 minutos de combates aéreo e uso de PC entre 02 e 05 minutos.
Ele estaria armado com 06 MICAS e 03 tanques subalares.
[ ]´s
Enviado: Qua Dez 12, 2007 11:51 am
por Luís Henrique
PRick escreveu:Luís Henrique escreveu:rcolistete escreveu:Luís Henrique escreveu:Segundo o site da Dassault, o M2000-5Mk2 tem maior capacidade de combustivel interno e armamentos. Assim, creio que o -5mk2 tenha um alcance maior que o -C.
Melhor ainda...
Olá pessoal,
Sem ser muito formal, mas (de cabeça) lembro ter lido que a capacidade maior do Mirage 2000-5MK2 (ou -9) é mais pilones externos e mísseis ar-ar mais modernos (S-530D ocupava pilone com grande capacidade de peso que agora é usado para tanque externo). Assim temos por exemplo 6 mísseis ar-ar (MICA ou Matra Magic II) bem como 2 tanques externos subalares de até 2.000 l, fora o pilone central.
Nos Mirage 2000C (inclusive os da FAB), o Matra Super 530D "mata" os pilones subalares que poderiam levar tanques de até 2.000 l. Aí a configuração típica BVR do 2000C é 2 Matra Magic II, 2 Matra Super 530D e um tanque externo central supersônico (1.300 l ou algo parecido).
Ohh, minha memória está dando uns lampejos...
Lembro também de ter lido que os pneus (em francês se escreve pneu... incrível, né ?) do Mirage 2000-5/9 são de novo projeto para aguentar a maior capacidade de carga externa.
Deve ter mais detalhes, mas duvido que aumentaram a capacidade de combustível interno. Seria mexer muito no avião.
[]s, Roberto
Obs.: estou sem tempo para pesquisar nas minhas fontes... vai tudo de cabeça mesmo.
Bom, a solução encontrada eu não sei, o que diz no site oficial é isso:
Operational experience, especially within multinational forces, has shown the need for an increased fuel capacity and firepower. This requirement has been fulfilled with the introduction of the Mirage 2000-5 in operational service in 1997.E tem um dado que falo do alcance de combate, sendo de 1.535 km.
Nada mal comparando com os 1.850 km do Rafale.
Este alcance de 780 milhas náuticas, é para interceptação, que inclui 05 minutos de combates aéreo e uso de PC entre 02 e 05 minutos.
Ele estaria armado com 06 MICAS e 03 tanques subalares.
[ ]´s
São 830 NM. Ele realmente esta com 6 Mica mas não fala especificamente de 3 tanques. Apenas diz que os tanques seriam liberados antes do combate.
Mas deve ser isso mesmo que vc disse.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 12:14 pm
por lobo_guara
Será que essa história de reabrir a linha do M2000 não seria uma forma de compensação dos franceses no caso do Brasil adquirir um lote de Rafale?
O Brasil compra um número X de Rafale e os franceses reabrem a produção do M2000BR na Embraer, usando o Brasil como plataforma de exportação para o caça (considerando que é ainda um excelente produto capaz de despertar interesse no mercado) tendo em vista a desvantagem enfrentada pela industria aeronáutica européia em relação aos EUA devido a forte baixa do dólar. Alás a própria DASSAULT já afirmou a disposição de transferir parte da produção para fora da Europa, e no caso de aeronaves militares, qual país reuniria as condições do Brasil (confiabilidade geopolítica e capacitação técnica)?
Enviado: Qua Dez 12, 2007 12:43 pm
por Dieneces
lobo_guara escreveu:Será que essa história de reabrir a linha do M2000 não seria uma forma de compensação dos franceses no caso do Brasil adquirir um lote de Rafale?
O Brasil compra um número X de Rafale e os franceses reabrem a produção do M2000BR na Embraer, usando o Brasil como plataforma de exportação para o caça (considerando que é ainda um excelente produto capaz de despertar interesse no mercado) tendo em vista a desvantagem enfrentada pela industria aeronáutica européia em relação aos EUA devido a forte baixa do dólar. Alás a própria DASSAULT já afirmou a disposição de transferir parte da produção para fora da Europa, e no caso de aeronaves militares, qual país reuniria as condições do Brasil (confiabilidade geopolítica e capacitação técnica)?
É uma possibilidade , Lobo Guará. Eles pararam de fabricar o M2000 para não prejudicar o Rafale , isto que ele era o favorito para vencer na concorrência do multirole indiano e na daqui . Agora o euro tá prejudicando o Rafale (vamos atentar para o preço que os Líbios pagarão) e os franceses perderam competitividade , principalmente onde o fator preço é analisado com mais critério.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 12:49 pm
por Tigershark
Dieneces escreveu:lobo_guara escreveu:Será que essa história de reabrir a linha do M2000 não seria uma forma de compensação dos franceses no caso do Brasil adquirir um lote de Rafale?
O Brasil compra um número X de Rafale e os franceses reabrem a produção do M2000BR na Embraer, usando o Brasil como plataforma de exportação para o caça (considerando que é ainda um excelente produto capaz de despertar interesse no mercado) tendo em vista a desvantagem enfrentada pela industria aeronáutica européia em relação aos EUA devido a forte baixa do dólar. Alás a própria DASSAULT já afirmou a disposição de transferir parte da produção para fora da Europa, e no caso de aeronaves militares, qual país reuniria as condições do Brasil (confiabilidade geopolítica e capacitação técnica)?
É uma possibilidade , Lobo Guará. Eles pararam de fabricar o M2000 para não prejudicar o Rafale , isto que ele era o favorito para vencer na concorrência do multirole indiano e na daqui . Agora o euro tá prejudicando o Rafale (vamos atentar para o preço que os Líbios pagarão) e os franceses perderam competitividade , principalmente onde o fator preço é analisado com mais critério.
Sem dúvida é uma possibilidade bem interessante.Se usarmos os 2000-5 como "segundo" na FAB ficaríamos bem servidos,e a possibilidade de exportação é perfeitamente viável.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 1:04 pm
por Dieneces
Tigershark escreveu:Dieneces escreveu:lobo_guara escreveu:Será que essa história de reabrir a linha do M2000 não seria uma forma de compensação dos franceses no caso do Brasil adquirir um lote de Rafale?
O Brasil compra um número X de Rafale e os franceses reabrem a produção do M2000BR na Embraer, usando o Brasil como plataforma de exportação para o caça (considerando que é ainda um excelente produto capaz de despertar interesse no mercado) tendo em vista a desvantagem enfrentada pela industria aeronáutica européia em relação aos EUA devido a forte baixa do dólar. Alás a própria DASSAULT já afirmou a disposição de transferir parte da produção para fora da Europa, e no caso de aeronaves militares, qual país reuniria as condições do Brasil (confiabilidade geopolítica e capacitação técnica)?
É uma possibilidade , Lobo Guará. Eles pararam de fabricar o M2000 para não prejudicar o Rafale , isto que ele era o favorito para vencer na concorrência do multirole indiano e na daqui . Agora o euro tá prejudicando o Rafale (vamos atentar para o preço que os Líbios pagarão) e os franceses perderam competitividade , principalmente onde o fator preço é analisado com mais critério.
Sem dúvida é uma possibilidade bem interessante.Se usarmos os 2000-5 como "segundo" na FAB ficaríamos bem servidos,e a possibilidade de exportação é perfeitamente viável.
Nesse caso seria para caça padrão , Barracuda . Seria ele e mais o que já temos . Para o atual cenário estaria adequado . Mas só para o atual , se algo melhor que os SU-30 venezuelanos ou Block50 chilenos , por aqui chegar , já estaríamos em desvantagem.
Enviado: Qua Dez 12, 2007 1:09 pm
por Beronha
Tô meio ausente... esse tópico ... bem , como colocarei a palavra ideal... .. `
Ah esquece.
que que tá acontecendo pelo amor de DEUS?
Matusa novo , gente do céu...
Enviado: Qua Dez 12, 2007 1:10 pm
por Tigershark
Dieneces escreveu:Tigershark escreveu:Dieneces escreveu:lobo_guara escreveu:Será que essa história de reabrir a linha do M2000 não seria uma forma de compensação dos franceses no caso do Brasil adquirir um lote de Rafale?
O Brasil compra um número X de Rafale e os franceses reabrem a produção do M2000BR na Embraer, usando o Brasil como plataforma de exportação para o caça (considerando que é ainda um excelente produto capaz de despertar interesse no mercado) tendo em vista a desvantagem enfrentada pela industria aeronáutica européia em relação aos EUA devido a forte baixa do dólar. Alás a própria DASSAULT já afirmou a disposição de transferir parte da produção para fora da Europa, e no caso de aeronaves militares, qual país reuniria as condições do Brasil (confiabilidade geopolítica e capacitação técnica)?
É uma possibilidade , Lobo Guará. Eles pararam de fabricar o M2000 para não prejudicar o Rafale , isto que ele era o favorito para vencer na concorrência do multirole indiano e na daqui . Agora o euro tá prejudicando o Rafale (vamos atentar para o preço que os Líbios pagarão) e os franceses perderam competitividade , principalmente onde o fator preço é analisado com mais critério.
Sem dúvida é uma possibilidade bem interessante.Se usarmos os 2000-5 como "segundo" na FAB ficaríamos bem servidos,e a possibilidade de exportação é perfeitamente viável.
Nesse caso seria para caça padrão , Barracuda . Seria ele e mais o que já temos . Para o atual cenário estaria adequado . Mas só para o atual , se algo melhor que os SU-30 venezuelanos ou Block50 chilenos , por aqui chegar , já estaríamos em desvantagem.
Foi nessa última possibilidade que pensei,amigo Dieneces.O M-2000-5 como caça padrão é uma decisão perigosa,e que não foi tomada quando deveria ser,lá pelo primeiro FX.Já como substituto efetivo dos F-5M e A-1 me parece perfeito.
Abs,
Tigershark
Enviado: Qua Dez 12, 2007 1:16 pm
por Dieneces
Beronha escreveu:Tô meio ausente... esse tópico ... bem , como colocarei a palavra ideal... .. `
Ah esquece.
que que tá acontecendo pelo amor de DEUS?
Matusa novo , gente do céu...
Beronha , o DB tem por obrigação analisar todas as escolhas , notícias (plantadas ou não) , possibilidades , especulações ou elocubrações fantasiosas de algum forista...
Enviado: Qua Dez 12, 2007 1:18 pm
por Tigershark
e até gostos pessoais!