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Enviado: Ter Nov 20, 2007 12:41 am
por Carlos Lima
Koslova escreveu:orestespf escreveu:
Não falei nada sobre F22 X SU-35-1. Apenas disse "hummm". rsrsrs
Minha opinião sobre o F-22: não gosto mesmo, não acredito nesse "imbróglio".
Abração,
Orestes
Porque meu caro Orestes, o F-22 é um imbróglio em vossa opinião?
X2 gostaria de saber tambem por favor...
[]s
CB_Lima
Enviado: Ter Nov 20, 2007 1:06 am
por Pedro H Serafim
Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Enviado: Ter Nov 20, 2007 7:33 am
por orestespf
Koslova escreveu:orestespf escreveu:
Não falei nada sobre F22 X SU-35-1. Apenas disse "hummm". rsrsrs
Minha opinião sobre o F-22: não gosto mesmo, não acredito nesse "imbróglio".
Abração,
Orestes
Porque meu caro Orestes, o F-22 é um imbróglio em vossa opinião?
Olá Koslova,
não sabia que isso iria gerar polêmica. rsrs Não é a primeira e nem a segunda vez que digo isso aqui no DB. Vou escrever um post (hoje ainda) dando a minha opinião, mas já adianto que sou muito parcial no que diz respeito a este vetor. Mas para afirmar algo do tipo seria razoável apresentar alguma coisa mais concreta, farei isso, prometo.
Em linhas gerais, o problema está na tal tecnologia stealth, que não funciona como se anuncia. Não existe caça stealth, o que existe é baixa assinatura radar. E mais uma vez, em linhas gerais, se pode-se chegar a um RCS baixo essencialmente de duas formas: desenho do caça e o uso de materiais convenientes (ambos os casos são assuntos da minha área de estudos e pesquisas, logo conheço o assunto de maneira razoável).
As minhas críticas se devem ao desenho. Não tem um desenho de caça stealth americano que tenha me convencido realmente (falo da relação custo/eficiência).
Outro ponto que deve ser abordado (pelo menos por mim): os americanos se negam ao máximo em colocar seus stealth diante de outros aviões de outros países (será por quê?).
E por fim, um F-22 é detectado por sensores de outros caças, e os americanos já sabem disso. Continuam levando alguma vantagem, mas apenas em combates 1x1 2x2 (no máximo).
Minhas 3ª e 5ª são complicadas, mas volto nisso hoje ainda.
Abraços,
Orestes
Enviado: Ter Nov 20, 2007 7:35 am
por orestespf
Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.
Enviado: Ter Nov 20, 2007 10:08 am
por Marcelo Reis Batista
orestespf escreveu:Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.
Diria que é capaz um Par Mirage -5 pegar uma esquadrilha de F-22 desprevinidos no combate de curta distancia?
Enviado: Ter Nov 20, 2007 10:32 am
por orestespf
Marcelo Reis Batista escreveu:orestespf escreveu:Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.
Diria que é capaz um Par Mirage -5 pegar uma esquadrilha de F-22 desprevinidos no combate de curta distancia?
Olá Marcelo,
se um Mirage 2000 -5 conseguir se aproximar de um F-22 para realizar um combate a curta distância, tudo bem, será uma loteria, tudo pode acontecer, inclusive com o F-22 sendo abatido. Porém dificilmente um Mirage conseguirá se aproximar de um F-22, a única possibilidade é através de rastreamento por um vetor de alerta antecipado (vetoramento) e com o Mirage com radar desligado. Mesmo assim o F-22 teria outros recursos para localizar o Mirage, mas no jogo de gato e rato o combate pode se tornar a curta distância.
Muito difícil um Mirage abater um F-22, mas...
Sds,
Orestes
Enviado: Ter Nov 20, 2007 10:50 am
por Jacobs
Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?
Enviado: Ter Nov 20, 2007 11:53 am
por Jolly Roger
refinando a minha pergunta
então até que ponto a tecnologia stealth do F-22 lhe da vantagem nos confrontos ar ar ??
Enviado: Ter Nov 20, 2007 12:42 pm
por orestespf
Vou tentar criar um tópico ainda hoje sobre furtividade, F-22 e cia. Se houver algum específico, me avisem para não criar um novo desnecessariamente.
Antes de entrar especificamente no assunto F-22 e "minhas reclamações", colocarei vários posts "básicos" para dar subsídios às nossas discussões. Depois de compreendida a parte técnica, poderemos debater a vontade. Sem isso, torna-se impossível discutir um assunto tão complexo.
Sds,
Orestes
Enviado: Ter Nov 20, 2007 12:56 pm
por Penguin
Jacobs escreveu:Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?
O IRST pode ser muito util, porem possui limitações:
- Nao determina alcance
- Não enxerga através de nuvens (refletem muito calor)
- É afetado por condições climaticas
Nos caças russos, o IRST trabalha em conjunto com o radar e com o telemetro laser. Estes determinam a distancia ao alvo traqueado pelo IRST. Isto quer dizer que o alvo pode saber que esta sendo sondado ou traquedo. No caso dos cacas russo quando o alvo traquedo pelo IRST se perde em nuvens, entra automaticamente o radar.
Li uma vez algo interessante sobre o IRST dos Mig e Sukhoi. Qd os radares estão buscando alvos a baixa altitude (lock-down), os IRST funcionam como um alerta antecipado contra ameaças no quadrante dianteiro, vindos do mesmo nivel ou mais alto. Problema contornado por radares AESA e PESA.
A tendencia atual eh o uso de sensores IR que incorporam LLTV, FLIR, laser ranger, além obviamente do IRST e tudo integrado ao radar.
Creio que a USAF anda muito confiante com o modo LPI do radar do F-22 e nos seu EW/ECM ...mas isso pode mudar, até pq havia originalmente um projeto e espaço reservado para implantar IRST no F-22.
[]´s
Enviado: Qua Nov 21, 2007 12:31 am
por midnight
orestespf escreveu:Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.
Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente:
http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htm
Fuente:
http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254
Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.
Enviado: Qua Nov 21, 2007 12:34 am
por midnight
Jacobs escreveu:Uma coisa que eu acho que falta pro F-22 é um IRIST. Será que existem planos para colocar um no F-22?
você que dizer IRST ou IRIS-T?
Enviado: Qua Nov 21, 2007 12:43 am
por midnight
ATF e JSF
A USAF ainda não foi convencida da utilidade dos IRST, embora já tenha testado o AAS-42 em um F-15 no final da década de 80. A GE Aeroespace e Martin Marietta, que agora são parte da Lockheed Martin (LMEM), desenvolveram um IRST para o programa ATF, que se tornou o F-22A Raptor.
O IRST foi cancelado na fase de demonstração/avaliação (dem/val). A USAF acredita que o radar AN/APG-77 com capacidade LPI será capaz de preencher todos os seus requerimentos. O espaço, peso, potência e sistema de resfriamento para o IRST ainda está na aeronave.
Mesmo assim, a LMEM obteve um contrato para desenvolver tecnologia para um IRST (AIRST) com potencial de aplicação no F-22.
Fuente: Sistemas de Armas
Enviado: Qua Nov 21, 2007 9:26 am
por orestespf
Gostaria de debater a questão do RCS de forma ligeiramente técnica, apresentar pelo menos os fundamentos. O problema é que este assunto está totalmente relacionado com a furtividade em geral. Assim, teria que ser um texto mais longo.
Abrimos um tópico, posto aqui de forma limitada (teria vários desenhos interessantes), ou alguém pega um PDF comigo e posta aqui o link para download?
A partir de um conhecimento mínimo é possível debatermos sobre o F-22 e as possíveis limitações. Mas deixo claro que minha intenção não é mostrar que o F-22 é um caça ruim, apenas desmistificar algumas "lendas urbanas".
E aí?
Sds,
Orestes
Enviado: Qua Nov 21, 2007 9:36 am
por Alitson
midnight escreveu:orestespf escreveu:Pedro H Serafim escreveu:Certas coisas na vida nao da pra comparar......... é claro que o F 22 é melhor que o su-30 pelo amor de Deus, é quase um crime capital!!
Nao cometa tal gafe, nao compare:
F 22 com Su-30
200 milhoes de dolares com 50 milhoes
Stealth com nao stealth
EUA com Russia
Corinthians com o resto

Não tenha dúvida disso. Na verdade um F-22 continua sendo o melhor vetor atualmente, só não é tudo o que se fala, ou seja, ele também pode ser abatido.
Concordo com o amigo Orestes, pois falam tanto em Stealth como se fosse algo que não tivesse como em abater um avião Stealth.
Não esqueçamos do F-117 que foi abatido.
"Sua fama de inatingível foi manchada durante as operações em Kosovo: um F-117A foi abatido por um MiG-21 e mísseis SAM, após a USAF quebrar uma das regras básicas do ataque aéreo: nunca voe na mesma rota. Todos os ataques feitos naquela região passavam pela mesma rota. O F-117A tinha sido avistado e os caças Fishbed voaram ao seu encontro. Um Nighthawk fora destruído."
Fuente:
http://www.armasdeguerra.com.br/f117.htmFuente:
http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=254Bom, vão falar é mas o F-117 saiu de operação, e estamos falando de F-22. Certo concordo, mas lembremos que ambos utilizam a tecnologia stealth, e que foi abatido caça mig-21 e mísseis SAM-3 Strella, bom é no mínimo de questionar a tecnologia.
Vão dizer é mas sabiam a rota usada. Isso mesmo sabiam a rota usada, mas isso serviu nada mais para que o controladores ficassem em alertas em pequenos pontos de assinatura no radar que utilizasse aquela rota, e deu certo. Então acho que é questionável que a tecnologia stealth seja imbatível.
MiG-21 e SA-3???
Onde???
Não foi um SA-2 Guidline por Gold Shot????
E não seria SA-3 Goblet em vez de SAM-3 Strella????
E este não seria na verdade o SA-14/SA-N-8 Gremlin????
Tem uma matéria mito boa a respeito acredito que na RFA...
