Enviado: Seg Nov 19, 2007 8:28 pm
LeandroGCard escreveu:Koslova escreveu:
Fragatas Classe Niterói com 35 nós de velocidade maxima, isto pra mim é novo.
Tenho uma revista da época em que foram lançadas (é antigona mesmo, só não sei exatamente onde está), que coloca a velocidade máxima em 35 nós por curtos períodos. A revista cita justamente que era um dos projetos mais rápidos da época, mas podia ser o ufanismo comum na ocasião. O pessoal do fórum que está na marinha pode confirmar esta informação para nós.
Leandro G. Card
Ola Leandro
Eu perguntei, porque existe uma questão nisto tudo.
A velocidade de um navio versus a sua potencia propulsiva não obedece a uma razão linear e sim exponencial de terceira ordem.
Sendo mais pratica.
Para dobrar a velocidade precisamos fornecer 8 vezes mais potencia para os helices.
Assim, para pular de 30.5 nós para 35 nós é necessário 51% a mais de potencia, o que no caso de uma fragata de 3500ton dá uns 25.000Hp a mais só para dar uma "esticadinha" de 5 nós.
Isto não quer dizer que um navio não pode chegar a 35 nós.
A classe Lupo italiana por exemplo chega a belos 35 nós de velocidade. Ela tem um deslocamento maximo de cerca de 2500ton e utiliza cerca de 50.000 Hp de potencia.
Tem um deslocamento de 71% da classe Niterói para praticamente a mesma potencia propulsiva.
A classe Visby é outro projeto com 35 nós de velocidade e um deslocamento pequeno, menor que 700ton.
O que estes navios de 35 nós de velocidade tem em comum?
A idéia de que não são navios oceanicos, logo seus compromissos de projeto no que tange a conforto, estabilidade e principalmente autonomia são diferentes.
Olhe que interessante um dado.
Classe Lupo: 35 nós
Classe Niteróri: 30.5 nós
Classe F100: 28 nós
A idéia é que aumentando o deslocamento, a potencia para picos de velocidade elevados passa a aumentar de forma brutal.
Como a potencia é fracionada a cada 25.000Hp (que é a potencia unitária de uma turbina como a LM-2500), um navio de 3500ton x 30 nós como a Niteroi, para atingir 35 nós precisaria de uma terceira turbina, o que representa um custo, consumo e perda de espaço interno desvaforavel.
Uma F-100 para saltar de 28.5 nós para 30,5 nós precisaria de cerca de 13500Hp o que representaria ou uma terceira turbina que seria sub utilizada ou 50% a mais de potencia diesel instalada tudo isto por miseros 2 nós a mais de velocidade
São estes compromissos de projeto que explicam as velocidades maximas dos navios.
O assunto é longo, tem muitas analises interessantes e curiosas que podem ser feitas.