submarino da marinha caiu no esquecimento?
Moderador: Conselho de Moderação
- JT8D
- Sênior
- Agradeceu: 194 vezes
- Agradeceram: 100 vezes
Re: submarino da marinha caiu no esquecimento
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores
Informações recentes:
1) Os submarinos da classe Tupi serão modernizados com os sistemas de origem norte-americano.
2) A nova classe de submarinos a serem construidos no AMRJ vai demonstrar a consistência do planejamento estratégico da MB.
3) As instalações para a construção de submarinos no AMRJ serão ampliadas.
4) Esta sendo previsto no Sistema de Comunicações Militares (SISCOMIS) brasileiro uma estação VLF.
Sds
Lord Nauta
Amigos,
Não sei se este é o tópico adequado, mas alguém poderia me dar explicações sobre os sitemas VLF para comunicação com submarinos?
Abraços,
JT
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Submarino da Marinha caiu no esquecimento
Prezados Marino e Lord Nauta,
Com o possível aumento da frota de submarinos para 8/9 unidades existe algum estudo em andamento para uma nova base de submarinos fora de Mocanguê ou seguiremos com todos eles por lá?
Um Abraço,
Tigershark
Com o possível aumento da frota de submarinos para 8/9 unidades existe algum estudo em andamento para uma nova base de submarinos fora de Mocanguê ou seguiremos com todos eles por lá?
Um Abraço,
Tigershark
- Tigershark
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Amigo Fábio,
Realmente as coisas são/estão demoradas,mas te confesso que estou mais otimista com o que ando lendo/ouvindo últimamente.Como nosso Ministro da Defesa parece compreender a importância de uma Marinha Moderna para a proteção da "Amazônia Azul" perguntei ao Marino e ao Lord Nauta se haveriam planos para descentralizar as bases da esquadra do eixo Rio/S.Paulo.Não sou expert em estratégia Naval,mas me preocupa a esquadra na Baía de Guanabara.
Um Abraço
Tigershark
- Gerson Victorio
- Sênior
- Agradeceu: 31 vezes
- Agradeceram: 28 vezes
Marino escreveu:A base de submarinos mudará com a incorporação do sub nuclear, pois será impossível esta unidade ficar no Rio.
A BACS já abrigou 12 submarinos. Portanto, não se preocupem com um nº maior de subs convencionais.
Marino,
você tocou numa ponto importante, a futura base para o futuro sub nuclear brasileiro.
Imagino que isso vai dar uma dor de cabeça para MB dos diabos, com todo tipo de "ecochatos" rondando nossas decisões políticas(raposa do sol, rio madeira, angra III etc) a Marinha terá que buscar um local bem "estratégico" sob o ponto de vista ecológico.
Essa base se por ventura acontecer e que receberá um considerável investimento só se justificará com a construção de mais de um submarino nuclear, pois se o Brasil so ficar no primeiro, a conta do sub vai ficar salgada.
de volta a Campo Grande - MS.
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
GERSON VICTORIO escreveu:Marino escreveu:A base de submarinos mudará com a incorporação do sub nuclear, pois será impossível esta unidade ficar no Rio.
A BACS já abrigou 12 submarinos. Portanto, não se preocupem com um nº maior de subs convencionais.
Marino,
você tocou numa ponto importante, a futura base para o futuro sub nuclear brasileiro.
Imagino que isso vai dar uma dor de cabeça para MB dos diabos, com todo tipo de "ecochatos" rondando nossas decisões políticas(raposa do sol, rio madeira, angra III etc) a Marinha terá que buscar um local bem "estratégico" sob o ponto de vista ecológico.
Essa base se por ventura acontecer e que receberá um considerável investimento só se justificará com a construção de mais de um submarino nuclear, pois se o Brasil so ficar no primeiro, a conta do sub vai ficar salgada.
Corretíssimo.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
GERSON VICTORIO escreveu:Marino escreveu:A base de submarinos mudará com a incorporação do sub nuclear, pois será impossível esta unidade ficar no Rio.
Marino,
Prezado Amigo
Correta a sua linha de pensamento. Em relação ao SNA os estudos realizados pela MB quanto ao emprego deste meio sugerem um esquadrão de 4 unidades. Em minha opinião o minimo aceitavel seria 3 exemplares.
Sds
Lord Nauta
- Glauber Prestes
- Moderador
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Lord Nauta escreveu:GERSON VICTORIO escreveu:Marino escreveu:A base de submarinos mudará com a incorporação do sub nuclear, pois será impossível esta unidade ficar no Rio.
Marino,
Prezado Amigo
Correta a sua linha de pensamento. Em relação ao SNA os estudos realizados pela MB quanto ao emprego deste meio sugerem um esquadrão de 4 unidades. Em minha opinião o minimo aceitavel seria 3 exemplares.
Sds
Lord Nauta
Ouvi uma história dizendo que existem fortes correntes a favor de que a implantação da nova base de submarinos brasileira seja na região de Ilhabela e São Sebastião, devido ao fato de estar no eixo Rio-São Paulo, além de apresentar águas profundas...(quando vou pra lá, vejo muitos petroleiros bem grandões atracados a uma distância bem próxima da praia.).
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
- Glauber Prestes
- Moderador
Vinicius Pimenta escreveu:Por que não Aratu? Seria possível?
Aratu na Bahia??? Estratégicamente seria uma boa, pois daria pra barrar um ataque já no norte, além de aumentar os braços da MB para cima. Agora, lembre-se de que existem algumas poucas (bem poucas, sabe ) pressões para a implantação desta base nas proximidades do eixo de modernidade do país.
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Considerando que a idéia do sub nuclear seria manter o potencial agressor longe da nossa costa, a base sendo no Nordeste faria sentido pra mim, porque está geograficamente mais próximo da América do Norte, Europa e África. Considerando ainda que já temos a base em Aratu, e que, pelo que sei, conta com uma boa infra-estrutura, por que não? Não sei se lá é grande o suficiente, não conheço o local. Mas a princípio não me pareceu má idéia.
Quando ao eixo Rio-SP, os nossos SSKs (que tal 12? ) dão conta do recado.
Vinicius Pimenta
- Glauber Prestes
- Moderador
Vinicius Pimenta escreveu:Considerando que a idéia do sub nuclear seria manter o potencial agressor longe da nossa costa, a base sendo no Nordeste faria sentido pra mim, porque está geograficamente mais próximo da América do Norte, Europa e África. Considerando ainda que já temos a base em Aratu, e que, pelo que sei, conta com uma boa infra-estrutura, por que não? Não sei se lá é grande o suficiente, não conheço o local. Mas a princípio não me pareceu má idéia.
Concordo em 112% das coisas que você disse. Aliás, acho que a base do Rio está um tanto quanto defasada quanto ao posicionamento. Um remanejamento de meios se faz necessário.
Cuidado com os sintomas.
Cuidado com os sintomas.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
glauberprestes escreveu:Concordo em 112% das coisas que você disse. Aliás, acho que a base do Rio está um tanto quanto defasada quanto ao posicionamento. Um remanejamento de meios se faz necessário.
Não sei. A infra-estrutura já existente e a racionalização proporcionada pela concentração de unidades nesse momento parece ser mais importante. O posicionamento nem acho ruim, pelo contrário, a base fica mais ou menos no "centro" do litoral, perto da Bacia de Campos, do Porto de Santos...
Imagine, por exemplo, o custo de transferir as Niterói para o Sul. Construção ou adequação de uma base, transferência de pessoal, fora centenas de detalhes que eu não saberia dizer. Acho bastante alto e pouco razoável pra nossa realidade atual.
Preferia ter outra Esquadra inteira baseada no Nordeste. Sonhando mais um pouquinho, uma outra no Sul. Imagine 3 esquadras capitaneadas por um NAe cada? Menos, Pimenta, menos... Isso já seria outra conversa.
Vinicius Pimenta