Raio de ação

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#46 Mensagem por orestespf » Qua Ago 29, 2007 7:48 pm

Túlio escreveu:
Sniper escreveu:Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB... :lol:



Com efeito.

Assim, pode ser abatido mais longe por um caça moderno.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


O cara some e quando volta, vem com um tonel de sarcasmo! E o mais interessante, está correto! hehehehe

É só o irmão Túlio que sumiu ou a Mãe Dinah também?? rsrs Não sumam!


Forte abraço meu Irmão,

Orestes




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Wolfgang
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#47 Mensagem por Wolfgang » Qua Ago 29, 2007 7:58 pm

Em azul: Rafale com 12bombas de 250kg, 4 MICAS, três tanques externos.
Em vermelho: Rafale no modo ar-ar, com 8 MICAS, 4 tanques externos.

Imagem

Obriagado, Degan. :wink:

Saludos




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Degan
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#48 Mensagem por Degan » Qua Ago 29, 2007 8:04 pm

Túlio escreveu:
Sniper escreveu:Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB... :lol:



Com efeito.

Assim, pode ser abatido mais longe por um caça moderno.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


TULICINHO....mi amigo.... :D

¿No me digas que estás preso...?.

Wolfgang...¿puedes incluir en tu gráfico al F-16?.

Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#49 Mensagem por Wolfgang » Qua Ago 29, 2007 8:16 pm

Degan escreveu:
Túlio escreveu:
Sniper escreveu:Falavam e falavam do "Matusa", mas ele é que tem a perna mais longa na FAB... :lol:



Com efeito.

Assim, pode ser abatido mais longe por um caça moderno.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


TULICINHO....mi amigo.... :D

¿No me digas que estás preso...?.

Wolfgang...¿puedes incluir en tu gráfico al F-16?.

Saludos,


Já estou a fazer isso.. :wink:
O problema é que sempre fico com um pé atrás no que diz respeito à precisão... :(




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#50 Mensagem por Wolfgang » Qua Ago 29, 2007 8:33 pm

Imagem


Em azul: Rafale com 12 bombas de 250kg, 4 MICAS, três tanques externos.
Em vermelho: Rafale no modo ar-ar, com 8 MICAS, 4 tanques externos.

Esse traçado está preciso.




Jacobs
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#51 Mensagem por Jacobs » Qua Ago 29, 2007 8:37 pm

Mas o Rafa pode ir até o fim dessa linha e ainda voltar, ou ele chega até o final e cai de pane seca?




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#52 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Ago 29, 2007 8:39 pm

Acho que é ida e volta, em condições perfeitas...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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#53 Mensagem por Penguin » Qua Ago 29, 2007 8:41 pm

Koslova escreveu:Na pratica quando o Mirage-III precisou decolar de Anapolis para interceptar um avião cubano em 1982, não foi muito alem de 400Km da base, não entrou em combate, usou pós combustor moderadamente para se aproximar do alvo, que sempre se manteve a 33.000 pés e quando pousou estava com o combustivel "na tampa".

Os Mirage-III argentinos iam a 700Km de base, sempre a mach 0.9 a 33.000 pés, com todos os tanques externos possiveis, tinham poucos minutos de permanencia na area, se entra-se em combate evitavam descer muito, voltavam a base com combustivel na tampa.

Ou seja, estas analises demonstram uma situação idealizada, porque quando a missão é pra valer, e existem N complicadores e limitadores, o ráio de ação de um caça não é nada disto.



Os dados de catalogo do Mirage III apontam um ferry range de quase 4000km. Em situacoes reais, como bem lembrou Koslowa, o desempenho (raio de combate) eh muito distinto do que se poderia esperar: dependendo do perfil, da carga, uso de PC e de outros variaveis, alcanca entre 400 e 700km e no limite, ou seja, de 10% a 18% do alcance ferry range.

Este fenomeno deve ocorrer com qq outro caca, em graus distintos. Cautela e conservadorismo nessas avaliacoes nao fazem mal.


Texto interessante sobre comparativos e que curiosamente aborda esta questao (http://cns.miis.edu/research/wmdme/aircraft.htm):


Maximum range: This is expressed as the maximum range of an unladen aircraft flying with external fuel tanks (if available for the type) instead of weapons, which is sometimes referred to as the ferry range. Where possible, the more useful term combat radius/range is used. The range is in some cases noted as two numbers, when the source(s) lists more than one mission profile. In these cases, the shorter range is flown with a heavier warload at lower altitude, and the longer range is with a lighter load at higher altitudes where jet engines are more fuel-efficient. Ferry range can be up to 10 times the combat range, and maximum payload can be up to four times greater than normal combat payload.

Warload: This is the maximum weight of all bombs, missiles, rockets, guns, and ammunition carried by the aircraft. This is sometimes confused with payload, which is the warload plus the weight of the fuel, crew, and any other additional items, such as electronic jamming pods.
It should be noted that comparing the warload and range capabilities of different models of military aircraft is difficult, because there is no standard set of criteria to guide comparisons. Thus manufacturers, air forces, and defense analysts present different statistics for the same model of aircraft. For example, maximum range can be calculated for an aircraft flying one-way at the most fuel-efficient altitude in a straight and level flight, while carrying no munitions. However, it can be alternatively calculated for an evasive two-way flight profile with maximum payload under combat conditions. Based on these different mission profiles, estimates of maximum range may vary more than 50% for the same aircraft. Because the statistics presented here are drawn from multiple sources that use different criteria in calculating range and warload, these data should be seen as illustrative rather than definitive.




Editado pela última vez por Penguin em Qua Ago 29, 2007 8:51 pm, em um total de 2 vezes.
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#54 Mensagem por Wolfgang » Qua Ago 29, 2007 8:47 pm

Imagem




Em negro: Viper com duas bombas de 907 kg, 2 sidewinders e 3940 lts de combustível
Em verde: Viper com duas bombas de 907 kg, 2 sidewinders, 5542 lts
Em vermelho: Voper com BVRs, 2 sidewinders, sem CFT e 3940 lts




orestespf
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#55 Mensagem por orestespf » Qua Ago 29, 2007 9:20 pm

Olá Wolfgang,

como está fazendo estas marcações? Está usando a escala corretamente? O programa gera automaticamente ou você está gerando as marcações? O problema é que a foto é baseada no formato "esférico" da Terra, assim muda tudo.

Vou ser bem honestos com os amigos, acho que estas estimativas estão todas erradas. Estão usando valores "públicos" dos fabricantes, praticamente sem carga, em situações "ideais". Estes dados me parecem de translados, sem armas.

Se usar carga de fato e "baixa" velocidade, consome-se muito combustível pelo peso extra. Se usar uma configuração ar-ar, mas com o pós-combustor, danou-se. As coisas não fecham...

Vocês estão sendo pra lá de otimistas, na prática eu dividiria tudo por 4, sem medo de errar.


Abraços,

Orestes




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#56 Mensagem por Wolfgang » Qua Ago 29, 2007 9:29 pm

orestespf escreveu:Olá Wolfgang,

como está fazendo estas marcações? Está usando a escala corretamente? O programa gera automaticamente ou você está gerando as marcações? O problema é que a foto é baseada no formato "esférico" da Terra, assim muda tudo.

Vou ser bem honestos com os amigos, acho que estas estimativas estão todas erradas. Estão usando valores "públicos" dos fabricantes, praticamente sem carga, em situações "ideais". Estes dados me parecem de translados, sem armas.

Se usar carga de fato e "baixa" velocidade, consome-se muito combustível pelo peso extra. Se usar uma configuração ar-ar, mas com o pós-combustor, danou-se. As coisas não fecham...

Vocês estão sendo pra lá de otimistas, na prática eu dividiria tudo por 4, sem medo de errar.


Abraços,

Orestes


Pois é, Orestes. É um jeito meio tosco de marcar.. uso a marcação do Google Earth, baseado nod dados postados pelo Degan, que são da Jane´s. Eu dividiria esse número mesmo, só os coloquei para demonstrar, em teoria, e num mundo ideal, qual o alcance dos caças. Não é assim cartesiano mesmo...




PRick

#57 Mensagem por PRick » Qua Ago 29, 2007 11:43 pm

Jacobs escreveu:Mas o Rafa pode ir até o fim dessa linha e ainda voltar, ou ele chega até o final e cai de pane seca?


Sim, quando falamos em raio de combate, quer dizer que o avião vai e volta ao seu ponto de origem.

[ ]´s




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#58 Mensagem por Skyway » Qua Ago 29, 2007 11:45 pm

Eu vou com o orestes..a curvatura da terra diminue essas linhas aí.




AD ASTRA PER ASPERA
PRick

#59 Mensagem por PRick » Qua Ago 29, 2007 11:52 pm

Não podemos esquecer que a versão do Rafale não é dada, nos dados do Jane´s, deve ser ainda do F-1. A versão F-3 ainda terá previsão para CFT´s. O Rafale em termos de alcance ele anda muito bem.

[ ]´s




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#60 Mensagem por ZeRo4 » Qui Ago 30, 2007 12:43 am

Eu acho que ao invés de revo e raio de ação, deveríamos discutir seriamente uma base ao norte do Brasil, ela se torna extremamente necessária, principalmente com a aquisição dos Su-30 pelo Chavito.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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