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Mensagem
por pt » Sex Jun 22, 2007 10:40 am
Peço desculpa, mas a comparação entre um submarino da classe U209-1400 como o Tikuna, com o Gotland não faz nenhum sentido.
O Gotland é um submarino costeiro, para utilizar no Mar Báltico, que é um mar fechado.
Sería ridiculo enviar o Gotland a navegar para os Estados Unidos, porque ele tem um alcance tal que precisava abastecer a meio do caminho e provavelmente mais que uma vez.
O sistema AIP do Gotland, não tem nada a ver com a autonomia do submarino propriamente dita. O AIP (Stirling) dos Gotland não aumenta a autonomia de um submarino, apenas aumenta a sua capacidade para se manter oculto durante grandes periodos de tempo.
Com ou sem AIP, os Gotland continuam a ser submarinos costeiros e por isso devem ser transportados de um lugar para o outro por outros meios.
Já a classe U209, foi pensada para ter maior autonomia e para operar no oceano e não em mares fechados, pelo que os U209, em que se incluem os Tupi e Tikuna, têm autonomia superior.
Um Tikuna com AIP, não perderia nem ganharia autonomia por causa da inclusão de um sistema de propulsão. Ele apenas teria a capacidade para se movimentar de forma mais silenciosa.
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Quanto a mascarar os sinais acústicos dos submarinos há várias formas de o fazer, nomeadamente através de tácticas diferentes que impliquem a utilização do submarino em profundidades diferentes.
Presentemente os sonares americanos atingiram um nível de precisão tal, que não é exactamente fácil mascarar o ruido produzido por um submarino com meios «artesanais».
Outra coisa, é o facto de que nem nos Estados Unidos, haja pessoal em numero suficientemente (e com suficiente treino) para operar os equipamentos e com sensibilidade para beneficiar das suas características.
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Até ao momento, os americanos ainda não testaram as suas capacidades contra submarinos equipados com sistemas AIP de células de combustível, que é reconhecidamente o mais silencioso de todos.
Cumprimentos