Projetos Recentes Marinha do Brasil
Moderador: Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
Vamos ser realistas:
Portugal não tem a maior parte do Know How, não tem $$$ e não tem necessidade de grandes quantidades de meios. O projecto seria maioritariamente Brasileiro, Portugal poderia ser a ponte para os diversos parceiros NATO e fazer alguma integração. Se comprassemos do eventual consórcio 5 navios era um sonho.
[[]]'s
Portugal não tem a maior parte do Know How, não tem $$$ e não tem necessidade de grandes quantidades de meios. O projecto seria maioritariamente Brasileiro, Portugal poderia ser a ponte para os diversos parceiros NATO e fazer alguma integração. Se comprassemos do eventual consórcio 5 navios era um sonho.
[[]]'s
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1187 vezes
- Agradeceram: 2981 vezes
Parceria UE/Brasil aproxima marinha brasileira das europeias
A parceria estratégica entre União Europeia e Brasil que hoje foi lançada em Lisboa vai permitir uma aproximação maior das Marinhas da Europa e do Brasil, afirmou o comandante da Marinha brasileira.
O Almirante Júlio Soares de Moura Neto declarou: "Nós sempre tivemos um relacionamento muito grande com as Marinhas europeias através de Portugal, que foi a nossa porta de entrada na NATO. Há um interesse real da Marinha do Brasil de operar com as Marinhas da NATO".
O Almirante disse que a maior prioridade actualmente da Marinha do Brasil (MB) é o programa de reapetrechamento, que inclui a aquisição de um submarino convencional, modernização dos outros cinco que o país possui, construção de navios e compra de helicópteros.
A primeira etapa do projecto está orçada em 5.700 milhões de reais (2.200 milhões de euros), dos quais 770 milhões de euros devem ser destinados à ampliação e modernização da frota brasileira de submarinos.
Segundo Moura Neto, o governo brasileiro ainda não decidiu se o novo submarino da frota será o IKL (Ingenieur Kontor Lübeck), de origem alemã, ou o Scorpène, da França.
O comandante da MB destacou que o aumento do território marítimo brasileiro é "mote mais forte" para o reapetrechamento da Marinha.
O Brasil reclama junto das Nações Unidas aumentar as suas águas territoriais em 900 mil quilómetros quadrados.
Com o acréscimo, as águas sob jurisdição brasileira ficariam com 4,5 milhões de quilómetros quadrados, área da mesma dimensão da Floresta Amazónica e por isso chamada "Amazónia Azul".
Da extensão pretendida, a ONU já deu "luz verde" para 700 mil quilómetros quadrados, mas a Marinha insiste em obter toda a área reivindicada.
"Esta é a última fronteira do Brasil que não está perfeitamente limitada. É importante que o Brasil não abra mão de nenhum território que considere seu", sublinhou o Almirante Moura Neto.
O Brasil possui interesses importantes na área que está a ser requisitada, como a exploração de petróleo e gás, por exemplo, já que cerca de 85 por cento do petróleo que o país consome é retirado actualmente do mar.
2007-07-04 20:55:00
TVNET /Lusa
- Mapinguari
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 6 vezes
P44 escreveu:Sniper escreveu:P44 escreveu:De Angola despenso, só se fôr para nos irem ao bolso...cooperação com o Brasil é outra história, já que não cooperamos com os Espanhois porque são Espanhois , com os Franceses porque são ricos e com os Ingleses porque são uns pedantes, ao menos deviamos juntar esforços e quem sabe construir (pelo menos...) NPOs sem limalhas....
Pelo menos navios de patrulha de ZEE (um consórcio) acho que era bem viável...já que nós sozinhos não vamos a lado nenhum...
Qual o problema com os Angolanos?
afffffffffffffffffffff...........simplesmente eles querem tudo de graça, e se a gente ainda der mais $$$ , melhor....
Nem explicando para eles que, agora, são um país independente de Portugal?
Mapinguari
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Eu acho que se trata de alguma coisa complexa
Saiu recentemente um contrato com a Mectron para revalidação do estoque de Sidewinders da Marinha.
COMANDO DA MARINHA
CENTRO DE MÍSSEIS E ARMAS SUBMARINAS
DA MARINHA
CONVITE Nº6/2007
OBJETO: Projeto, fabricação e o fornecimento de um banco de Controle
Automático de Teste da CGS do Míssil Sidewinder AIM-9H.
Processo: Convite nº6/2007; Torno público para todos os interessados
que, prosseguindo os atos do processo em epígrafe, a data para
reunião de licitação para entrega dos envelopes contendo os documentos
de habilitação (envelope nº 1) e as propostas de preços
(envelope nº 2) é o dia 26/07/2007, às 10:00 horas, havendo lancha às
09:30hs. A reunião será realizada no Auditório do Centro de Mísseis
e Armas Submarinas da Marinha, localizado na Av. Paiva S/N, Ilha
do Engenho - Neves - São Gonçalo, Rio de Janeiro - RJ. EDITAL:
Poderá ser obtido por representante da Empresa, mediante apresentação
da guia de depósito na conta-corrente do Banco do Brasil,
agência nº 4458-X, conta nº 350032-2, pelo custo de R$ 5,00 (cinco
reais), ou, mediante a entrega de um CD-R, para a efetivação da
gravação dos dados, na Seção de Licitações e Contratos do CMASM,
no mesmo endereço acima, a partir de 18/07/2007, de Segunda a
Sexta-feira, de 08:30h às 11:00h e de 13:30h às 16:00h. Ou ainda
pelo endereço eletrônico http://www.comprasnet.gov.br
CC (EN) - JULIO CEZAR SIMÕES PIMENTA
Presidente da Comissão de Licitação
Saiu recentemente um contrato com a Mectron para revalidação do estoque de Sidewinders da Marinha.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
talharim escreveu:Eu acho que se trata de alguma coisa complexaCOMANDO DA MARINHA
CENTRO DE MÍSSEIS E ARMAS SUBMARINAS
DA MARINHA
CONVITE Nº6/2007
OBJETO: Projeto, fabricação e o fornecimento de um banco de Controle
Automático de Teste da CGS do Míssil Sidewinder AIM-9H.
Processo: Convite nº6/2007; Torno público para todos os interessados
que, prosseguindo os atos do processo em epígrafe, a data para
reunião de licitação para entrega dos envelopes contendo os documentos
de habilitação (envelope nº 1) e as propostas de preços
(envelope nº 2) é o dia 26/07/2007, às 10:00 horas, havendo lancha às
09:30hs. A reunião será realizada no Auditório do Centro de Mísseis
e Armas Submarinas da Marinha, localizado na Av. Paiva S/N, Ilha
do Engenho - Neves - São Gonçalo, Rio de Janeiro - RJ. EDITAL:
Poderá ser obtido por representante da Empresa, mediante apresentação
da guia de depósito na conta-corrente do Banco do Brasil,
agência nº 4458-X, conta nº 350032-2, pelo custo de R$ 5,00 (cinco
reais), ou, mediante a entrega de um CD-R, para a efetivação da
gravação dos dados, na Seção de Licitações e Contratos do CMASM,
no mesmo endereço acima, a partir de 18/07/2007, de Segunda a
Sexta-feira, de 08:30h às 11:00h e de 13:30h às 16:00h. Ou ainda
pelo endereço eletrônico http://www.comprasnet.gov.br
CC (EN) - JULIO CEZAR SIMÕES PIMENTA
Presidente da Comissão de Licitação
De novo??? Esses misseis num ja foram "recalchutados" a uns 3 anos atrás? Inclusive com lançamentos reais e tudo mais......
A MB deveria usar todos esses misseis em treinamento de tiro real para criar doutrina e adestrar pessoal e depois efetuar a compra de um lote de AIM-9L/M ou Python IV.
- henriquejr
- Sênior
- henriquejr
- Sênior
talharim escreveu:Míssil pra caramba então.
Não daria para modernizá-los para o padrão AIM-9M ou AIM-9P ? Ou isso não é possível ?
Que eu saiba não existe modernização de misseis. E tambem o AIM-9L/M é muito diferente do AIM-9H, praticamente é outro missil, seek, aerodinamica, sistema de resfriamento do sensor, servo-motores, e até o motor-foguete sejam diferentes.... impossivel tal modernização.
O que a Mectron ta fazendo com os AIM-9H da MB são apenas revisões dos componentes(revalidação) para assegurar que seu uso nao irá colocar em risco o avião lançador. Parece que houve tambem a substituição do motor foguete, quanto a isso eu nao tenho certeza.
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
henriquejr escreveu:talharim escreveu:Míssil pra caramba então.
Não daria para modernizá-los para o padrão AIM-9M ou AIM-9P ? Ou isso não é possível ?
Que eu saiba não existe modernização de misseis. E tambem o AIM-9L/M é muito diferente do AIM-9H, praticamente é outro missil, seek, aerodinamica, sistema de resfriamento do sensor, servo-motores, e até o motor-foguete sejam diferentes.... impossivel tal modernização.
(...)
É possível sim. Os norte-americanos já o fizeram VÁRIAS vezes nos modelos mais antigos de Sidewinders. Não sei é se vale a pena. Os americanos atualizavam milhares de unidades. Acho que vale mais a pena compatibilizar os A-4KU com o MAA-1A/B. Principalmente o B.
The AIM-9E was the first version specifically developed by the USAF. It was an improved AIM-9B with a new seeker with thermoelectric (Peltier) cooling, and a higher tracking rate of 16.5°/s. The Peltier cooling method allowed unlimited cooling time while the missile was on the launch rail. Externally, the AIM-9E differed from the AIM-9B by its longer conical nose section. About 5000 AIM-9Bs were converted to AIM-9E. The AIM-9E-2 is a variant with a reduced-smoke motor.
The AIM-9F (also known as AIM-9B FGW.2) was a European development of the AIM-9B, of which 15000 were built by Bodensee Gerätetechnik (BGT) in Germany. It featured a now CO2-cooled seeker, some solid-state electronics, and a new nose dome. This version entered service in 1969, and most European AIM-9Bs were converted to AIM-9F standard.
The USAF's AIM-9J was an improved AIM-9E. It had partial solid-state electronics, a longer-burning gas generator (increasing flight time), and more powerful actuators which drove new square-tipped double-delta canards. The latter feature doubled the single-plane "G"-capability of the missile. About 10000 AIM-9Js were eventually built from 1972 on, mostly by converting existing AIM-9B/E missiles.
The AIM-9P is a USAF-sponsored development of AIM-9J/N, mainly intended for export to countries which can't afford, don't need, or are not allowed to receive the AIM-9L/M. The AIM-9P-1 introduced the DSU-15/B AOTD laser proximity fuze, and the AIM-9P-2 adds a reduced-smoke rocket motor. The AIM-9P-3 has the reduced-smoke motor, a new insensitive munitions warhead, and an improved guidance and control section. Some sources say the -9P-3 retains the original IR fuze of the AIM-9J, while others say that it also uses the new DSU-15/B like the -9P-1. The designation AIM-9P-4 applies to variants with an ALASCA seeker using some of the technology of the AIM-9L/M, and the AIM-9P-5 adds improved IRCCM. Externally, the AIM-9P remains almost identical to the AIM-9J/N. More than 21000 AIM-9Ps have been built so far, many being rebuilt AIM-9B/E/J missiles. Although originally intended for export only, many AIM-9Ps are in the USAF inventory.
Desculpa aí gente. Ficou um post meio grande, mas acho que vale pela informação...
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Alcantara escreveu:henriquejr escreveu:talharim escreveu:Míssil pra caramba então.
(...)
É possível sim. Os norte-americanos já o fizeram VÁRIAS vezes nos modelos mais antigos de Sidewinders. Não sei é se vale a pena. Os americanos atualizavam milhares de unidades. Acho que vale mais a pena compatibilizar os A-4KU com o MAA-1A/B. Principalmente o B.The AIM-9E was the first version specifically developed by the USAF. It was an improved AIM-9B with a new seeker with thermoelectric (Peltier) cooling, and a higher tracking rate of 16.5°/s. The Peltier cooling method allowed unlimited cooling time while the missile was on the launch rail. Externally, the AIM-9E differed from the AIM-9B by its longer conical nose section. About 5000 AIM-9Bs were converted to AIM-9E. The AIM-9E-2 is a variant with a reduced-smoke motor.
The AIM-9F (also known as AIM-9B FGW.2) was a European development of the AIM-9B, of which 15000 were built by Bodensee Gerätetechnik (BGT) in Germany. It featured a now CO2-cooled seeker, some solid-state electronics, and a new nose dome. This version entered service in 1969, and most European AIM-9Bs were converted to AIM-9F standard.
The USAF's AIM-9J was an improved AIM-9E. It had partial solid-state electronics, a longer-burning gas generator (increasing flight time), and more powerful actuators which drove new square-tipped double-delta canards. The latter feature doubled the single-plane "G"-capability of the missile. About 10000 AIM-9Js were eventually built from 1972 on, mostly by converting existing AIM-9B/E missiles.
The AIM-9P is a USAF-sponsored development of AIM-9J/N, mainly intended for export to countries which can't afford, don't need, or are not allowed to receive the AIM-9L/M. The AIM-9P-1 introduced the DSU-15/B AOTD laser proximity fuze, and the AIM-9P-2 adds a reduced-smoke rocket motor. The AIM-9P-3 has the reduced-smoke motor, a new insensitive munitions warhead, and an improved guidance and control section. Some sources say the -9P-3 retains the original IR fuze of the AIM-9J, while others say that it also uses the new DSU-15/B like the -9P-1. The designation AIM-9P-4 applies to variants with an ALASCA seeker using some of the technology of the AIM-9L/M, and the AIM-9P-5 adds improved IRCCM. Externally, the AIM-9P remains almost identical to the AIM-9J/N. More than 21000 AIM-9Ps have been built so far, many being rebuilt AIM-9B/E/J missiles. Although originally intended for export only, many AIM-9Ps are in the USAF inventory.
Desculpa aí gente. Ficou um post meio grande, mas acho que vale pela informação...
Abraços!!!
Fantástico cara...
Valeu mesmo!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS DA MARINHA
<!ID495512-0>
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 7/07
Objeto: Inspeção, testes e ensaios em motor-foguete do míssil ar-ar
"Sidewinder", modelo AIM-9H. Avibrás Divisão Aérea e Naval S.AFundamento Legal: Caput do Artigo nº 25 da Lei 8.666/93. Valor: R$
194.000,00. Ratificação em 15/08/2007 pelo VA JOSÉ GERALDO
FERNANDES NUNES (Diretor).
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
one behind me."
- henriquejr
- Sênior
talharim escreveu:DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS DA MARINHA
<!ID495512-0>
"Sidewinder", modelo AIM-9H. Avibrás Divisão Aérea e Naval S.AFundamento Legal: Caput do Artigo nº 25 da Lei 8.666/93. Valor: R$
194.000,00 reais??? Deve englobar uma quantidade grande de misseis!! Pelo jeito esse trabalho deve se entender às mais de 200 unidade desses misseis diponiveis com a MB!
henriquejr escreveu:talharim escreveu:DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS DA MARINHA
<!ID495512-0>
194.000,00 reais??? Deve englobar uma quantidade grande de misseis!! Pelo jeito esse trabalho deve se entender às mais de 200 unidade desses misseis diponiveis com a MB!
A MB deve dispor de um total de 216 AIM-9H, em seus estoques, recebeu 217 deles se não me engano, mas fez testes com pelos menos um deles.
[ ]´s
- henriquejr
- Sênior
PRick escreveu:henriquejr escreveu:talharim escreveu:DIRETORIA DE SISTEMAS DE ARMAS DA MARINHA
<!ID495512-0>
A MB deve dispor de um total de 216 AIM-9H, em seus estoques, recebeu 217 deles se não me engano, mas fez testes com pelos menos um deles.
[ ]´s
Foram bem mais de 1 usados em testes Prick, os A-4 passaram uma semana aqui na BANT fazendo lançamentos dos AIM-9H, inclusive na epoca, o site defesanet mostrou varias fotos de lançamentos. Creio que deva ter lançado pelo menos uns 10 misseis.