Diplomacia Bolivariana

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#46 Mensagem por talharim » Dom Jun 03, 2007 12:10 pm

O Presidente Luiz Inácio solicitou, no fim de 2006, aos Comandos Militares uma avaliação da capacidade militar do Brasil frente aos países da região, em especial da Venezuela. O relatório o deixou preocupado, porém tem sido dissuadido pelo Itamaraty, com a postura de que os venezuelanos não teriam capacidade de absorver e retirar o máximo de desempenho dos equipamentos avançados como os caças Sukhoi e suas armas (mísseis BVR e armas guiadas),

Vcs perceberam de qual lado o contaminado Itamaraty Vermelho Cheguevariano está ?

O Itamaraty está jogando contra os interesses da nação,a instituição se contaminou com partidários bolivarianos.

Isso é sabotagem nunca vi uma coisa destas as FAs precisam fazer alguma coisa antes que seja tarde.

Cadê a josta da ABIN ? Ou será que está contaminada também ? :evil:

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
PRick

#47 Mensagem por PRick » Dom Jun 03, 2007 12:33 pm

suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Quiron escreveu:Era evidente que o acréscimo de poder militar da Venezuela teria como função servir de braço armado diplomático para o Chaves em suas constantes intervenções e influências américa do sul a fora. Ele já atuou em todas as últimas eleições sul-americanas de forma direta, imagine-se o que será assim que seu poder militar estiver bem mais consolidado.

Curioso só agora os nossos políticos começarem a se dar conta disso. É cristalino o papel do Brasil para conter o Chaves mas, no entanto, continuamos na inércia e aaptia de sempre, querendo ser amigos de todos, levando tapas na cara de tudo quanto é vizinho e sempre sorrindo.

Perfeito.

Somos o vizinho grandão e bobalhão do bairro que todo o mundo passa a mão e dá voadora.

sds

Walter

Mas toda a vez que se meteram com o Vizinho Grande e Bobalhão, ele deu uma surra no Vizinho Menor e Esperto. Vamos a uma lista:

1- Acre com Bolivia;
2- Paraguai e o Sr. Solano;
3- Argentina quando se meteu no Uruguai.

Historicamente, sempre vencemos as guerras que participamos, sobretudo, pq tínhamos a legitimidade e o direito de nosso lado, nunca provocamos ou fizemos bravatas. :wink:

[ ]´s
Não lembro dessa vitória sobre a Argentina , quando esta invadiu o Uruguai.Na questão do Acre , o governo brasileiro lavou as mãos , deixando aquela gente à própria sorte . Só reagiu depois que Plácido de Castro , gabrielense como eu , mostrou que dava pra ganhar dos bolivianos. No Paraguai precisou da ajuda de uruguaios e argentinos. Pra variar o Brasil sempre foi pego de surpresa.

Eu vou refrescar a sua memória:

O Brasil não só acabou com as pretensões unionistas entre argentina e Uruguai, como também derrubou o Ditador argentino Rosas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_con ... be_e_Rosas
Pode me explicar esse refrescamento de memória , Suntsé , ficarei aguardando , esse período histórico é um de meus favoritos , já te adianto que esse trechinho descrito na Wikipédia não diz o essencial , que desmorona tua tese e a do Prick ... :wink:

Esse artigo do wikpedia esta bem mau escrito mesmo e mau explicado o que é ainda mais grave.

Eu só pensei que vc tinha esquecido desse episódio.

Eu fiquei com meu orgulho ferido quando vc deu a entender que o Brasil nunca tinha vencido a Argentina.

Abraços.

Acho que tem gente confundindo vencer uma Guerra, com vencer batalhas ou coisa do gênero. Vence uma Guerra quem cumpri a maioria dos obejtivos geopolíticos traçados antes da Guerra. E isto pode ser conseguido até com uma derrota militar.

Um bom exemplo é a Guerra do Vietnã, militarmente falandos EUA não perderam. Porém, os objetivos dos EUA eram não deixar a unificação do Vietnã do Sul, pelas forças do Norte. E como isto ocorreu, os EUA perderam a Guerra do Vietnã. :wink:

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#48 Mensagem por Morcego » Dom Jun 03, 2007 12:44 pm

A função do ITAMARATY é botar panos quentes mesmo, agora dependendo do ponto em que a coisa chegar ELA TB TEM QUE TIRAR A TRAVA DO COLDRE DA PISTOLA.

é esse o momento, SINCERAMENTE NÃO SEI.

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#49 Mensagem por talharim » Dom Jun 03, 2007 1:34 pm

morcego escreveu :
A função do ITAMARATY é botar panos quentes mesmo,

Mas desde quando o Itamaraty possui estrategistas militares em seus quadros ?

Desde quando o Itamaraty emite pareceres sobre capacidades militares de outros países relatórios diga-se de passagem totalmente contrários aos emitidos pelas FAs Brasileiras !!!!

Essa é a minha preocupação grande Morcego ! ,O Itamamaraty virou um monstro e ganhou vida própria ? Avermelharam o Itamaraty e agora aguentem !!!

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#50 Mensagem por Morcego » Dom Jun 03, 2007 1:37 pm

talharim escreveu:morcego escreveu :
A função do ITAMARATY é botar panos quentes mesmo,

Mas desde quando o Itamaraty possui estrategistas militares em seus quadros ?

Desde quando o Itamaraty emite pareceres sobre capacidades militares de outros países relatórios diga-se de passagem totalmente contrários aos emitidos pelas FAs Brasileiras !!!!

Essa é a minha preocupação grande Morcego ! ,O Itamamaraty virou um monstro e ganhou vida própria ? Avermelharam o Itamaraty e agora aguentem !!!

bom ISSO é outra historia.

Malandro
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por Malandro » Dom Jun 03, 2007 3:30 pm

talharim escreveu:
O Presidente Luiz Inácio solicitou, no fim de 2006, aos Comandos Militares uma avaliação da capacidade militar do Brasil frente aos países da região, em especial da Venezuela. O relatório o deixou preocupado, porém tem sido dissuadido pelo Itamaraty, com a postura de que os venezuelanos não teriam capacidade de absorver e retirar o máximo de desempenho dos equipamentos avançados como os caças Sukhoi e suas armas (mísseis BVR e armas guiadas),

Vcs perceberam de qual lado o contaminado Itamaraty Vermelho Cheguevariano está ?

O Itamaraty está jogando contra os interesses da nação,a instituição se contaminou com partidários bolivarianos.

Isso é sabotagem nunca vi uma coisa destas as FAs precisam fazer alguma coisa antes que seja tarde.

Esquece a ABIN . Quando Lula assumiu demitiu aos montes lá e colocou no lugar pessoal alinhado ao pensamento vermelho . Tanto é que fazem intercâmbio com ... Cuba. O mesmo com a ANAC que ajudou no apagão aéreo . Tem petista sério que até tem vergonha em falar da ANAC tal forma foi a distribuição de cargos para o PT .

juarez castro
Sênior
Sênior
Agradeceram: 4 vezes

#52 Mensagem por juarez castro » Dom Jun 03, 2007 4:56 pm

talharim escreveu:

Talha! O que o Itamarati falou é a expressão da verdade.

O Chavez com ou sem estes aviões não muda muito o cenário, sem contar que não vai desafiar ninguém maior do que ele, porque é militar e sabe onde o sapato aperta.

Grande abraço

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#53 Mensagem por orestespf » Dom Jun 03, 2007 5:05 pm

juarez castro escreveu:
talharim escreveu:

Talha! O que o Itamarati falou é a expressão da verdade.

O Chavez com ou sem estes aviões não muda muito o cenário, sem contar que não vai desafiar ninguém maior do que ele, porque é militar e sabe onde o sapato aperta.

Grande abraço

X2

Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#54 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 03, 2007 8:11 pm

suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Quiron escreveu:Era evidente que o acréscimo de poder militar da Venezuela teria como função servir de braço armado diplomático para o Chaves em suas constantes intervenções e influências américa do sul a fora. Ele já atuou em todas as últimas eleições sul-americanas de forma direta, imagine-se o que será assim que seu poder militar estiver bem mais consolidado.

Curioso só agora os nossos políticos começarem a se dar conta disso. É cristalino o papel do Brasil para conter o Chaves mas, no entanto, continuamos na inércia e aaptia de sempre, querendo ser amigos de todos, levando tapas na cara de tudo quanto é vizinho e sempre sorrindo.

Perfeito.

Somos o vizinho grandão e bobalhão do bairro que todo o mundo passa a mão e dá voadora.

sds

Walter

Mas toda a vez que se meteram com o Vizinho Grande e Bobalhão, ele deu uma surra no Vizinho Menor e Esperto. Vamos a uma lista:

1- Acre com Bolivia;

Historicamente, sempre vencemos as guerras que participamos, sobretudo, pq tínhamos a legitimidade e o direito de nosso lado, nunca provocamos ou fizemos bravatas. :wink:

[ ]´s
Não lembro dessa vitória sobre a Argentina , quando esta invadiu o Uruguai.Na questão do Acre , o governo brasileiro lavou as mãos , deixando aquela gente à própria sorte . Só reagiu depois que Plácido de Castro , gabrielense como eu , mostrou que dava pra ganhar dos bolivianos. No Paraguai precisou da ajuda de uruguaios e argentinos. Pra variar o Brasil sempre foi pego de surpresa.

O Brasil não só acabou com as pretensões unionistas entre argentina e Uruguai, como também derrubou o Ditador argentino Rosas.
Pode me explicar esse refrescamento de memória , Suntsé , ficarei aguardando , esse período histórico é um de meus favoritos , já te adianto que esse trechinho descrito na Wikipédia não diz o essencial , que desmorona tua tese e a do Prick ... :wink:

Esse artigo do wikpedia esta bem mau escrito mesmo e mau explicado o que é ainda mais grave.

Eu fiquei com meu orgulho ferido quando vc deu a entender que o Brasil nunca tinha vencido a Argentina.

Abraços.
Resumidamente , para não ficar cansativo . A guerra que colocou Brasil contra Argentina , foi a da independência do Uruguai , nos idos de 1827, cuja batalha de maior monta foi a do Passo do Rosário ou Ituzaingó , localidade que , daqui de São Gabriel , dista uns 40km. Para muitos , brasileiros , diz-se não ter havido vencedor. A literatura argentina fala em vitória argentina que , só não foi avassaladora , dado a prudência de seu comandante , Alvear , em não aprofundar-se muito em território riograndense (antes do combate passou triunfalmente aqui por São Gabriel , sorte dele que meus antepassados ainda não haviam chegado por essas plagas , ainda :D ) , temendo reforços brasileiros que se aproximavam , como a brigada de cavalaria de Bento Manuel Ribeiro , que estava onde mais ou menos é hoje a sede do município de Cacequi , uns 50km do local do combate , pouco menos. Os brasileiros , imprudentemente acharam estar enfrentando a retaguarda argentina em fuga , enganaram-se , era o grosso do exército inimigo , e estava estratégicamente posicionado , já pecorri o local do combate a pé , a sanga do Itu (daí Ituzaingó), fica à beira da BR290 , entre São Gabriel e Rosário do Sul . Faz tempo que estou gestando a idéia de escrever um conto ou mesmo um romance que tenham por pano de fundo momentos que antecedem esse episódio.Essa campanha terminou com a independência do Uruguai , uma derrota para nós , brasileiros . Minha explicação : Lutávamos muito longe de nossa capital , o contrário de nossos adversários , dependíamos muito de mercenários europeus em nossas colunas e as milícias irregulares riograndenses , pilar de nossa cavalaria , apesar de ainda não estarem com máxima força , ainda , não foram exploradas corretamente .Como disse , essa campanha não vencemos , muito menos sua principal batalha.Em outro post a seguir comentarei a outra campanha contra "os argentinos" , a guerra contra Rosas.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
hayes
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por hayes » Dom Jun 03, 2007 8:15 pm

Dieneces escreveu:Resumidamente , para não ficar cansativo . A guerra que colocou Brasil contra Argentina , foi a da independência do Uruguai , nos idos de 1827, cuja batalha de maior monta foi a do Passo do Rosário ou Ituzaingó , localidade que , daqui de São Gabriel , dista uns 40km. Para muitos , brasileiros , diz-se não ter havido vencedor. A literatura argentina fala em vitória argentina que , só não foi avassaladora , dado a prudência de seu comandante , Alvear , em não aprofundar-se muito em território riograndense (antes do combate passou triunfalmente aqui por São Gabriel , sorte dele que meus antepassados ainda não haviam chegado por essas plagas , ainda :D ) , temendo reforços brasileiros que se aproximavam , como a brigada de cavalaria de Bento Manuel Ribeiro , que estava onde mais ou menos é hoje a sede do município de Cacequi , uns 50km do local do combate , pouco menos. Os brasileiros , imprudentemente acharam estar enfrentando a retaguarda argentina em fuga , enganaram-se , era o grosso do exército inimigo , e estava estratégicamente posicionado , já pecorri o local do combate a pé , a sanga do Itu (daí Ituzaingó), fica à beira da BR290 , entre São Gabriel e Rosário do Sul . Faz tempo que estou gestando a idéia de escrever um conto ou mesmo um romance que tenham por pano de fundo momentos que antecedem esse episódio.Essa campanha terminou com a independência do Uruguai , uma derrota para nós , brasileiros . Minha explicação : Lutávamos muito longe de nossa capital , o contrário de nossos adversários , dependíamos muito de mercenários europeus em nossas colunas e as milícias irregulares riograndenses , pilar de nossa cavalaria , apesar de ainda não estarem com máxima força , ainda , não foram exploradas corretamente .Como disse , essa campanha não vencemos , muito menos sua principal batalha.Em outro post a seguir comentarei a outra campanha contra "os argentinos" , a guerra contra Rosas.

Belíssimo, Belíssimo, Sr. Diecenes,

Brilhante relato, com consistência e conhecimento de causa.

Aguardarei pacientemente este romance, na hora que melhor lhe apriuver escrevê-lo.

Saudações,

LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."
Dieneces
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 03, 2007 8:40 pm

Rosas , o ditador argentino , sanguinário como poucos , já havia tentado imiscuir-se por nossa plagas ao oferecer apoio militar aos farroupilhas , que lutavam em inferioridade de números contra o Império..."a paz com os imperiais será assinada usando como tinta o sangue do primeiro castelhano(o PT gostou :D ) que cruzar a fronteira"...vociferou Canabarro , chefe farroupilha. Sob o comando de Caxias , tropas imperiais brasileiras , vieram com o intuito de prestar apoio militar aos estancieiros gaúchos , que estavam vivendo em estado de pré-guerra contra os uruguaios , que não respeitavam as posses brasileiras do outro lado da fronteira (em território oriental) , coisa muito comum na época (antepassados meus , inclusive).Antes da chegada de Caxias , que foi presidente do Rio Grande do Sul , Chico Pedro , comandante que havia lutado contra os farrapos já havia feito várias de suas "califórnias (incursões militares) de Chico Pedro", dentro do território charrua.No início dos anos 1850s , o Império, habilmente , garantiu a não ingerência do Paraguai , através de um acordo. Rosas era um bonaerense típico (desdenhava as províncias). Ledo erro . Não acreditou no surgimento de um nome como Urquiza. Este , comandando um exército de quase 30mil homens , dos quais mais de 4 mil eram brasileiros , de indiscutível bravura no combate , comandados pelo futuro Conde de Porto Alegre e por Osório, derrotou as tropas , mais fortes e melhor postadas no terreno , de Rosas , em Mansilla e Monte Caseros . Caxias não chegou a entrar no combate , aguardava do outro lado do canal do rio da prata , nos arredores de Colonia do Sacramento , com o grosso de suas tropas , para uma possível invasão por mar , que não ocorreu. Rosas exilou-se numa belonave britânica e rumou para Londres. Urquiza tornou-se presidente.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
PRick

#57 Mensagem por PRick » Dom Jun 03, 2007 8:53 pm

Dieneces escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

Perfeito.

sds

Walter

1- Acre com Bolivia;

[ ]´s

Abraços.
Resumidamente , para não ficar cansativo . A guerra que colocou Brasil contra Argentina , foi a da independência do Uruguai , nos idos de 1827, cuja batalha de maior monta foi a do Passo do Rosário ou Ituzaingó , localidade que , daqui de São Gabriel , dista uns 40km. Para muitos , brasileiros , diz-se não ter havido vencedor. A literatura argentina fala em vitória argentina que , só não foi avassaladora , dado a prudência de seu comandante , Alvear , em não aprofundar-se muito em território riograndense (antes do combate passou triunfalmente aqui por São Gabriel , sorte dele que meus antepassados ainda não haviam chegado por essas plagas , ainda :D ) , temendo reforços brasileiros que se aproximavam , como a brigada de cavalaria de Bento Manuel Ribeiro , que estava onde mais ou menos é hoje a sede do município de Cacequi , uns 50km do local do combate , pouco menos. Os brasileiros , imprudentemente acharam estar enfrentando a retaguarda argentina em fuga , enganaram-se , era o grosso do exército inimigo , e estava estratégicamente posicionado , já pecorri o local do combate a pé , a sanga do Itu (daí Ituzaingó), fica à beira da BR290 , entre São Gabriel e Rosário do Sul . Faz tempo que estou gestando a idéia de escrever um conto ou mesmo um romance que tenham por pano de fundo momentos que antecedem esse episódio.Essa campanha terminou com a independência do Uruguai , uma derrota para nós , brasileiros . Minha explicação : Lutávamos muito longe de nossa capital , o contrário de nossos adversários , dependíamos muito de mercenários europeus em nossas colunas e as milícias irregulares riograndenses , pilar de nossa cavalaria , apesar de ainda não estarem com máxima força , ainda , não foram exploradas corretamente .Como disse , essa campanha não vencemos , muito menos sua principal batalha.Em outro post a seguir comentarei a outra campanha contra "os argentinos" , a guerra contra Rosas.

Este é outro ponto da história, não era este que estava me referindo e também o Sun Tsé, mas Oribe e Rosas. Porque, como já havia citado o Uruguai já existia como nação.

Ainda que, não ser possível pensar nação ou país naquela época, com o que existe atualmente. O Império Brasileiro, o Brasil, era uma colcha de retalhos, províncias que pouco tinham em comum.

Deve-se notar a habilidade política de portugueses e brasileiros em manter um imenso território, enquanto a América Espanhola se fragmentou em vários países. Não se trava guerras para vencer batalhas, mas para obter ganhos geopolíticos, econômicos, etc...

[ ]´s

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#58 Mensagem por pafuncio » Dom Jun 03, 2007 9:09 pm

No http://www.zonamilitar.com.ar, os argentinos consideram-se vencedores.

Mas, estrategicamente, quem foi o vencedor ?

De um jeito ou de outro, a nossa diplomacia do séc. XIX visava a evitar o fortalecimento do vice-reinado da prata, cuja capital era Buenos Aires. Eles imaginavam um 'destino manifesto de grandeza', algo que foi repugnado pelo Império.

A pretensão argentina era ampla e expansionista.

Mas o que ocorreu ?

O Uruguai se tornou independente, o mesmo vale para o Paraguai. Tínhamos o nosso amigo do Pacífico (o Chile), que frustrou um porto de excelente qualidade e profundidade aos argentinos (e o Chile foi ambicionado pelo Perón, já neste século).

Talvez o grande épico argentino tenha sido a conquista da Patagônia (a última vez que estive em BAires, havia a estátua de Julio Argentino Roca pichada como "genócida"), justamente no instante que o Chile se metia em uma guerra com o Perú e Bolívia ...

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

#59 Mensagem por PRick » Dom Jun 03, 2007 9:20 pm

alexandre lemos escreveu:No http://www.zonamilitar.com.ar, os argentinos consideram-se vencedores.

Mas, estrategicamente, quem foi o vencedor ?

De um jeito ou de outro, a nossa diplomacia do séc. XIX visava a evitar o fortalecimento do vice-reinado da prata, cuja capital era Buenos Aires. Eles imaginavam um 'destino manifesto de grandeza', algo que foi repugnado pelo Império.

A pretensão argentina era ampla e expansionista.

Mas o que ocorreu ?

O Uruguai se tornou independente, o mesmo vale para o Paraguai. Tínhamos o nosso amigo do Pacífico (o Chile), que frustrou um porto de excelente qualidade e profundidade aos argentinos (e o Chile foi ambicionado pelo Perón, já neste século).

Talvez o grande épico argentino tenha sido a conquista da Patagônia (a última vez que estive em BAires, havia a estátua de Julio Argentino Roca pichada como "genócida"), justamente no instante que o Chile se metia em uma guerra com o Perú e Bolívia ...

Pois é,

Veja o bom texto abaixo, resume bem o que foi feito pelo Brasil em matéria de aumento territorial.

Conclusão

Diversas questões de fronteiras, de menor projeção, e por isso omitidas, foram finalizadas durante o século XX após os eventos mencionados.

Através dos acontecimentos apresentados, percebe-se uma certa preocupação do Brasil com expansão do seu território ou no mínimo manter o já conquistado e que muitas vezes era pretendido por outros países sul-americanos. É interessante notar também a associação destas questões com a política de manutenção de unidade territorial cuja empresa foi iniciada ainda no período colonial mas que efetivamente mostrou-se como uma construção do Império Brasileiro.

É notar como os outros países da América do Sul enxergavam a diplomacia brasileira empenhada em estabelecer fronteiras, fazendo sempre o possível para ganhar os pleitos favoravelmente à suas pretensões territoriais. Para esses países, principalmente para a Argentina, que no início da emancipação da América Espanhola tentou estabelecer uma unidade de uma grande parte dos territórios antes espanhóis com a criação das Províncias Unidas do Rio da Prata, o Brasil tinha atitudes que podiam ser comparadas às do Estados Unidos na América do Norte, que conquistaram rapidamente diversos territórios em sua política expansionista.

Esse “imperialismo brasileiro” inclusive é afirmado categoricamente como algo permanente nas políticas brasileiras citadas acima pelo argentino Vicente G. Queseda. Todas estas questões podem ser relacionadas sem muito esforço ao pensamento teorizado por Ratzel sobre a relação direta do tamanho do espaço ocupado pelo Estado Nacional com seu poder e influência.

Se compararmos no que de direito era Português pelo Tratado de Tordesilhas, e mesmo por conta das posteriores implantações de população brasileira, o espaço conquistado pelo Brasil, em face ao núcleo colonial inicial, só tem paralelo com os EUA.

[ ]´s

Dieneces
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por Dieneces » Dom Jun 03, 2007 9:36 pm

PRick escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
suntsé escreveu:
Dieneces escreveu:
PRick escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

Perfeito.

sds

Walter

1- Acre com Bolivia;

[ ]´s

Abraços.

Acho que tem gente confundindo vencer uma Guerra, com vencer batalhas ou coisa do gênero. Vence uma Guerra quem cumpri a maioria dos obejtivos geopolíticos traçados antes da Guerra. E isto pode ser conseguido até com uma derrota militar.

Um bom exemplo é a Guerra do Vietnã, militarmente falandos EUA não perderam. Porém, os objetivos dos EUA eram não deixar a unificação do Vietnã do Sul, pelas forças do Norte. E como isto ocorreu, os EUA perderam a Guerra do Vietnã. :wink:

[ ]´s
Se te referes a mim , Prick , mais uma vez te enganas , minha resposta foi à tua informação de que SEMPRE (que entendo como sempre , todas as vezes , sem exceção , etc...) o Brasil venceu as guerras ou campanhas militares em que participou. Isso não confere com a realidade .Este exemplo seu , acima , eu mesmo já utilizei em outro tópico , mas em nada tem a ver com esse caso. Quando não tiver certeza de algum fato , não afirme tão enfaticamente , se estiver errado o erro será enfatizado , também. Se não te referes a mim , no seu post , desconsidere essas minhas palavras. :wink:

Responder