Validade de caças Stealth face à tecnologia IIR
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Prá enxergar primeiro, ele tem que ligar o radar e aí o PIRATE pega ele na hora. Sem radar, vai ficar só "escutando". Se ninguém liga o radar, que tiver o melhor IRST, apoio de AWACS, ou rede radar terrestre vai ter uma solução de tiro primeiro. É lógico que sabendo que um caça furtivo está na área e este é equipado com um "RWR Chuck Norris", você não liga seu radar e presta muuuuita atenção no seu "RWR Rambo" + "IRST Terminator". Ou vai ser no visual, ou no IR. Se alguém ligar o radar, aparece.
- Bolovo
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Carlos, os americanos quando projetaram o F-22, pensaram nisso, eles não são ingênuos, por isso o tal do sistema passivo mais caro e eficiente do mundo, o AN/ALR-94 está aí. Alias, recomendo você ler mais sobre esse sistema.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf
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- Bolovo
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Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf
Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.
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Wolfgang escreveu:O F-22 liga o radar só por alguns segundos, depois o desliga. Mesmo que disparado, como o míssel será orientado?
Depende do missil, do método de guiagem do mesmo e depende da distância a que este for disparado. Se for um missil BVR guiado por radar, o missil pode receber "mid flight" updates a partir de outras plataformas, como outros F22 ou aviões AWACS.
Algo que neste tópico não está a ser discutido é que nestas brincadeiras de receber informação a partir de outras plataformas o RAPTOR TAMBÉM é melhor... Um RAPTOR pode manter o radar ligado e passar a informação ao resto do Esquadrão, ou então a informação pode provir de radares terrestres ou aviões AWACS. E a USAF tem a maior colecção de "force multipler´s" como aviões AWAC, reabastecedores em vôo, Aviões de ELINT, COMINT, SIGINT, etc, do planeta. E tudo em rede, ao contrário de TODOS os seus potenciais adversários.
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Bolovo escreveu:Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf
Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.
Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77".
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Sintra escreveu:Bolovo escreveu:Sintra escreveu:Uma das caracteristicas mais vincadas no desenho do APG 77 é precisamente as técnicas de "LPI" (low probability of intercept) das suas ondas de radar. Basicamente o radar está constatemente a modificar o espectro de banda aonde trabalha de forma a tornar o mais dificil possivel a sua detecção e localização através de triangulação de sinal. É claro que existem técnicas para dar a volta a isto, mas, bem utilizado o LPI pode tornar a vida muio dura, mesmo aos melhores RWR.
Em anexo deixo um documento acerca das técnicas de detecção de radares com caracteristicas LPI: http://www.norsig.no/norsig2002/Proceed ... cr1094.pdf
Dizem que o AN/APG-77 é tão moderno e furtivo, que será necessário aparecer uma nova geração de sensores RWR para ser possível localiza-lo.
Nope, os Tornados F3 no ultimo Red Flag estavam a detectar o "77".
Etcha! Essa eu não estava sabendo!
Foi na 'Colonial Flag'? A que distância, situação e tal? Saberia me dizer, Sintra?!
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Wolfgang escreveu:Ou seja, o cara que abater um Raptor merece um dia internacional.
Quase
Até agora, parece que temos um maluco da US NAVY que mandou ao tecto toda e qualquer regra para obter um fotografia de um RAPTOR no HUD do seu Super Bug num exercicio.
Outro que terá sido apanhado por um Viper numa situação em que o piloto do F22 terá feito merd... por confiança a mais, e eventualmente umas brincadeiras com um determinado bimotor da RAF que tem estado estacionado em China Lake no ultimo ano e meio (e ao fim de mais de um ano à procura obtive a confirmação que os exercicios entre Raptor´s e Tiffies de facto aconteceram, e directamente pelo Air Vice Marshal David Walker, air officer commanding 1 Group... )
Abraços