2009- Bye Bye AMX?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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orestespf
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#46 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 12:15 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes


A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

Abração,

Orestes




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Kratos
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#47 Mensagem por Kratos » Sáb Mai 19, 2007 12:58 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Falta de grana mesmo...

Não é só isso.


Como assim Bolovo?




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Penguin
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#48 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 19, 2007 1:04 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

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A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

Abração,

Orestes


Se a FAB quisesse realmente pressionar o governo, talves fosse mais producente diminuir a disponibilidade da frota de jatinhos executivos e outros avioes de transporte e helicopteros VIP.

Se verdadeira, a insdisponibilidade de parte da frota dos AMX parece que eh anterior aos problemas de trafego aereo.

[]´s

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#49 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 1:17 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes


A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

Abração,

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Se a FAB quisesse realmente pressionar o governo, talves fosse mais producente diminuir a disponibilidade da frota de jatinhos executivos e outros avioes de transporte e helicopteros VIP.

Se verdadeira, a insdisponibilidade de parte da frota dos AMX parece que eh anterior aos problemas de trafego aereo.

[]´s

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Olá Jacques,

se me permite, acho que sua análise está totalmente equivocada. Nunca houve indisponibilidade dos vetores de transporte na mesma intensidade dos vetores de caça. Os motivos são óbvios.

Se a FAB seguisse sua sugestão, ficaria caracterizada a insubordinação. Pense nisto. O preço seria muito alto...

A indisponiblidade dos A-1 é desde o governo FHC, logo não existe ligação com o problema de tráfego aéreo.

O que pode ser questionado sobre a ação do governo "desautizando" o comando da FAB, é um possível afago do primeiro em relação a disponibilidade de verbas para aquisição de novos vetores e radares. Mesmo assim, seria especulação. Não vejo nenhuma ligação dos A-1 com este episódio.

Respeitosamente,

Orestes




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#50 Mensagem por piratadabaixada » Sáb Mai 19, 2007 2:14 pm

henriquejr escreveu: O que ocorre é que em comparação com aviões projetados especificamente para serem LIFT com alguma capacidade de ataque leve o AMX realmente tem um custo de operação maior uma vez que é um caça um pouco mais pesado e usa uma turbina potente para a função LIFT e consequentemente com maior consumo de combustivel, alem de ter sistemas com redundancia(tanto hidraulicos quanto eletricos) o que não se faz necessario para um LIFT e que aumenta bastante os custos de manutenção. Existem tambem diversos componentes eletronicos que tambem não são necessario para LIFT como Jamming, RWR, Chaff/Flare, canhão, entre outros.... tudo isso contribue para o aumento nos custo em termo de manutenção.


Então isto vale também para o F5.

Abraços,

Heronim




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#51 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 19, 2007 2:34 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes


A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

Abração,

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Se a FAB quisesse realmente pressionar o governo, talves fosse mais producente diminuir a disponibilidade da frota de jatinhos executivos e outros avioes de transporte e helicopteros VIP.

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Olá Jacques,

se me permite, acho que sua análise está totalmente equivocada. Nunca houve indisponibilidade dos vetores de transporte na mesma intensidade dos vetores de caça. Os motivos são óbvios.

Se a FAB seguisse sua sugestão, ficaria caracterizada a insubordinação. Pense nisto. O preço seria muito alto...

A indisponiblidade dos A-1 é desde o governo FHC, logo não existe ligação com o problema de tráfego aéreo.

O que pode ser questionado sobre a ação do governo "desautizando" o comando da FAB, é um possível afago do primeiro em relação a disponibilidade de verbas para aquisição de novos vetores e radares. Mesmo assim, seria especulação. Não vejo nenhuma ligação dos A-1 com este episódio.

Respeitosamente,

Orestes



Prezado Orestes,

Algo me deixa intrigado. Como é realizado a alocacao das despesas operacionais da FAB? Nao conheco o processo, mas duvido muito que alguem externo a FAB tenha conhecimentos tecnicos para tal.

A FAB possui uma ampla gama de missoes, desde a defesa aerea até controle de trafego aereo. Muitas delas vitais e que colocam em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias ou mesmo a seguranca nacional.

Partindo do pressuposto que a alocacao das despesas operacionais eh de responsabilidade da FAB, entao ela decidiria, em ultima estancia, onde o "cobertor" ficaria mais curto do que o desejavel.

[]´s

Jacques




Marechal-do-ar
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#52 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 19, 2007 2:41 pm

Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Falta de grana mesmo...

Não é só isso.

É uma questão de verbas e prioridade. Se tiver verba para tudo, não faltara dinheiro para nada, mas se a verba for insuficiente é preciso selecionar o que é mais importante no momento, uma pequena lista com as prioridades e o motivo, do mais importante ao menos importante:
- Pagamento de pessoal: Não preciso explicar porquê...
- Transporte: O que a FAB realmente faz todo dia, se é função deles ou não eu não vou discutir, mas estão o tempo todo levando político, remédio, etc de um lado para o outro.
- Defesa aérea: Se alguem atacar o país o primeiro vetor da força aérea a entrar em combate são os de defesa aérea, e depois de 11/9 ainda da pra dizer que pode ter terrorista.
- Ataque: Não importa se o vetor é bom ou ruim, nessa tarefa só verão a cor do combate se for declarada guerra, para bombardear pistas clandestinas e manter os pilotos afiados 10 AMX são suficientes.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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#53 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 19, 2007 2:49 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Bolovo escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:
jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?

Falta de grana mesmo...

Não é só isso.

É uma questão de verbas e prioridade. Se tiver verba para tudo, não faltara dinheiro para nada, mas se a verba for insuficiente é preciso selecionar o que é mais importante no momento, uma pequena lista com as prioridades e o motivo, do mais importante ao menos importante:
- Pagamento de pessoal: Não preciso explicar porquê...
- Transporte: O que a FAB realmente faz todo dia, se é função deles ou não eu não vou discutir, mas estão o tempo todo levando político, remédio, etc de um lado para o outro.
- Defesa aérea: Se alguem atacar o país o primeiro vetor da força aérea a entrar em combate são os de defesa aérea, e depois de 11/9 ainda da pra dizer que pode ter terrorista.
- Ataque: Não importa se o vetor é bom ou ruim, nessa tarefa só verão a cor do combate se for declarada guerra, para bombardear pistas clandestinas e manter os pilotos afiados 10 AMX são suficientes.


Entao a "tese TAB" ganha corpo e 60 vetores multifuncionais e modernos estariam de otimo tamanho.




orestespf
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#54 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 2:51 pm

jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

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A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

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Se verdadeira, a insdisponibilidade de parte da frota dos AMX parece que eh anterior aos problemas de trafego aereo.

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se me permite, acho que sua análise está totalmente equivocada. Nunca houve indisponibilidade dos vetores de transporte na mesma intensidade dos vetores de caça. Os motivos são óbvios.

Se a FAB seguisse sua sugestão, ficaria caracterizada a insubordinação. Pense nisto. O preço seria muito alto...

A indisponiblidade dos A-1 é desde o governo FHC, logo não existe ligação com o problema de tráfego aéreo.

O que pode ser questionado sobre a ação do governo "desautizando" o comando da FAB, é um possível afago do primeiro em relação a disponibilidade de verbas para aquisição de novos vetores e radares. Mesmo assim, seria especulação. Não vejo nenhuma ligação dos A-1 com este episódio.

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Algo me deixa intrigado. Como é realizado a alocacao das despesas operacionais da FAB? Nao conheco o processo, mas duvido muito que alguem externo a FAB tenha conhecimentos tecnicos para tal.

A FAB possui uma ampla gama de missoes, desde a defesa aerea até controle de trafego aereo. Muitas delas vitais e que colocam em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias ou mesmo a seguranca nacional.

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[]´s

Jacques


Olá Jacques,

tudo bem, façamos o seguinte: vamos supor verdadeiro o que você escreveu (é bem plausível). Pergunto: o que isso tem haver com o A-1 e sua indisponiblidade? Confesso que não consigo vislumbrar onde quer chegar.

Abração,

Orestes




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#55 Mensagem por Penguin » Sáb Mai 19, 2007 3:38 pm

orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
jacquessantiago escreveu:
orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Eu digo caro no sentido de operar como LITF, não caça de ataque! Ele usa uma spey, falta peças, falta aviônicos, falta tudo! Deve ser por isso que a sua disponibilidade está tão baixa!! Não vale falar 'porque os EUA usam o T-38 então?', POWS, eles estão em outra realidade e tal... nos temos que ser humildes... o nosso LIFT será o Impala BR e já estará muito bom!


Olá Bolovo,

concordo quando você diz que o nosso Lift será o Impala BR e que já está de bom tamanho. É por aí mesmo, a menos que surja algo novo (que desconheço).

Eu não "fiz as contas", mas gostaria de saber a sua opinião do A-1 ser caro como Lift. Não sei se seria um boa idéia e nem a defendo (já que desconheço). Será que existe uma mínima chance? Eu não vislumbro tal coisa, mas quem sabe um exercício de abstração interessante não possa conduzir a tal coisa plausível... Acho que viajei agora... rssrs

Abração,

Orestes


A própria indisponibilidade atual do A-1 mesmo na função de aeronave de ataque é um péssimo sinal de utilizá-lo na função Lift, a menos que venham adquirir várias unidades adicionais e canibalizá-las, mas creio que fazer isto não seria a solução dos problemas.


Olá Plínio,

concordo com sua análise, mas tenho algumas dúvidas. A principal delas seria a tal indisponibilidade dos A-1. Não acredito que seja somente problemas de verbas. A pouco tempo atrás isto era verdade absoluta, hoje eu tenho minhas dúvidas. Existem outros motivos, não só de natureza técnica. Não seria também algo intencional (política da força)? Uma forma para forçar o governo a liberar mais recursos? O que eu posso dizer é que o governo não anda muito satisfeito com o povo da FAB... Claro que a recíproca é verdadeira, mas... rsrs

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Se a FAB quisesse realmente pressionar o governo, talves fosse mais producente diminuir a disponibilidade da frota de jatinhos executivos e outros avioes de transporte e helicopteros VIP.

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se me permite, acho que sua análise está totalmente equivocada. Nunca houve indisponibilidade dos vetores de transporte na mesma intensidade dos vetores de caça. Os motivos são óbvios.

Se a FAB seguisse sua sugestão, ficaria caracterizada a insubordinação. Pense nisto. O preço seria muito alto...

A indisponiblidade dos A-1 é desde o governo FHC, logo não existe ligação com o problema de tráfego aéreo.

O que pode ser questionado sobre a ação do governo "desautizando" o comando da FAB, é um possível afago do primeiro em relação a disponibilidade de verbas para aquisição de novos vetores e radares. Mesmo assim, seria especulação. Não vejo nenhuma ligação dos A-1 com este episódio.

Respeitosamente,

Orestes



Prezado Orestes,

Algo me deixa intrigado. Como é realizado a alocacao das despesas operacionais da FAB? Nao conheco o processo, mas duvido muito que alguem externo a FAB tenha conhecimentos tecnicos para tal.

A FAB possui uma ampla gama de missoes, desde a defesa aerea até controle de trafego aereo. Muitas delas vitais e que colocam em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias ou mesmo a seguranca nacional.

Partindo do pressuposto que a alocacao das despesas operacionais eh de responsabilidade da FAB, entao ela decidiria, em ultima estancia, onde o "cobertor" ficaria mais curto do que o desejavel.

[]´s

Jacques


Olá Jacques,

tudo bem, façamos o seguinte: vamos supor verdadeiro o que você escreveu (é bem plausível). Pergunto: o que isso tem haver com o A-1 e sua indisponiblidade? Confesso que não consigo vislumbrar onde quer chegar.

Abração,

Orestes


Olá Orestes,

Simples...a indisponibilidade do AMX estaria ligada a algumas provaveis causas:
1) Custo alto de operacao e/ou dificuldade na obtencao de pecas;
2) Falta de recursos e prioridade para a sua operacao.

Como é muito provavel que nao havera aumento significativo de recursos para as Forcas Armadas (pode haver algumas liberacoes para novos investimentos) e a menos que haja uma revolucao na estrutura das Forcas Armadas (coisa que nao se delineia no horizonte de curto e medio prazo) ou uma mudanca radical de prioridades, dificilmente os problemas de indisponibilidade do AMX mudarao (a menos que as causas sejam exclusivamente de falta de pecas).

Abraco,

Jacques




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#56 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 4:00 pm

jacquessantiago
Olá Orestes,

Simples...a indisponibilidade do AMX estaria ligada a algumas provaveis causas:
1) Custo alto de operacao e/ou dificuldade na obtencao de pecas;
2) Falta de recursos e prioridade para a sua operacao.

Como é muito provavel que nao havera aumento significativo de recursos para as Forcas Armadas (pode haver algumas liberacoes para novos investimentos) e a menos que haja uma revolucao na estrutura das Forcas Armadas (coisa que nao se delineia no horizonte de curto e medio prazo) ou uma mudanca radical de prioridades, dificilmente os problemas de indisponibilidade do AMX mudarao (a menos que as causas sejam exclusivamente de falta de pecas).

Abraco,

Jacques


Olá Jacques,

tomei a liberdade de colar apenas a sua resposta para o post não ficar ainda mais longo.

Acho que compreendi seu pensamento. Mas neste caso, teríamos apenas duas situações: falta de verba ou falta de peças. As duas excludentes.

Não acho que o cenário seja tão simples assim. Por exemplo, se for falta de peças, então melhor aposentar todos ou canibalizar alguns.

Se não for falta de peças, então só sobraria a falta de verba (considerando sua análise e se eu não entendi errado).

Se for apenas falta de verba, nós voltamos a estaca zero. rsrsrs Pois este foi o início dos questionamentos, ou seja, não ser apenas a falta de verbas o motivo para a indisponibilidade dos A-1.

Grande abraço,

Orestes




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#57 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Mai 19, 2007 5:35 pm

orestespf escreveu:jacquessantiago
Olá Orestes,

Simples...a indisponibilidade do AMX estaria ligada a algumas provaveis causas:
1) Custo alto de operacao e/ou dificuldade na obtencao de pecas;
2) Falta de recursos e prioridade para a sua operacao.

Como é muito provavel que nao havera aumento significativo de recursos para as Forcas Armadas (pode haver algumas liberacoes para novos investimentos) e a menos que haja uma revolucao na estrutura das Forcas Armadas (coisa que nao se delineia no horizonte de curto e medio prazo) ou uma mudanca radical de prioridades, dificilmente os problemas de indisponibilidade do AMX mudarao (a menos que as causas sejam exclusivamente de falta de pecas).

Abraco,

Jacques


Olá Jacques,

tomei a liberdade de colar apenas a sua resposta para o post não ficar ainda mais longo.

Acho que compreendi seu pensamento. Mas neste caso, teríamos apenas duas situações: falta de verba ou falta de peças. As duas excludentes.

Não acho que o cenário seja tão simples assim. Por exemplo, se for falta de peças, então melhor aposentar todos ou canibalizar alguns.

Se não for falta de peças, então só sobraria a falta de verba (considerando sua análise e se eu não entendi errado).

Se for apenas falta de verba, nós voltamos a estaca zero. rsrsrs Pois este foi o início dos questionamentos, ou seja, não ser apenas a falta de verbas o motivo para a indisponibilidade dos A-1.

Grande abraço,

Orestes


Muito provavelmente falta de verbas que por consequencia atrai outros problemas (falta de peças, manutenção e operação dos mesmos).

Parece-me que com o passar do tempo, a FAB vem perdendo interesse pelos A-1s, muito possivelmente por não ser tão versátil e as constantes faltas de verbas, que não possibilitaram operar estes vetores da forma ideal , parece que agravaram ainda mais o quadro.

E dentro de um quadro de poucas verbas, a prioridade operacional deve ter caído sobre os F-5s, situação ainda mais agravada com a saída dos Mirages III para defesa aérea com os Tigers assumindo esta função tbm...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#58 Mensagem por orestespf » Sáb Mai 19, 2007 6:23 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:jacquessantiago
Olá Orestes,

Simples...a indisponibilidade do AMX estaria ligada a algumas provaveis causas:
1) Custo alto de operacao e/ou dificuldade na obtencao de pecas;
2) Falta de recursos e prioridade para a sua operacao.

Como é muito provavel que nao havera aumento significativo de recursos para as Forcas Armadas (pode haver algumas liberacoes para novos investimentos) e a menos que haja uma revolucao na estrutura das Forcas Armadas (coisa que nao se delineia no horizonte de curto e medio prazo) ou uma mudanca radical de prioridades, dificilmente os problemas de indisponibilidade do AMX mudarao (a menos que as causas sejam exclusivamente de falta de pecas).

Abraco,

Jacques


Olá Jacques,

tomei a liberdade de colar apenas a sua resposta para o post não ficar ainda mais longo.

Acho que compreendi seu pensamento. Mas neste caso, teríamos apenas duas situações: falta de verba ou falta de peças. As duas excludentes.

Não acho que o cenário seja tão simples assim. Por exemplo, se for falta de peças, então melhor aposentar todos ou canibalizar alguns.

Se não for falta de peças, então só sobraria a falta de verba (considerando sua análise e se eu não entendi errado).

Se for apenas falta de verba, nós voltamos a estaca zero. rsrsrs Pois este foi o início dos questionamentos, ou seja, não ser apenas a falta de verbas o motivo para a indisponibilidade dos A-1.

Grande abraço,

Orestes


Muito provavelmente falta de verbas que por consequencia atrai outros problemas (falta de peças, manutenção e operação dos mesmos).

Parece-me que com o passar do tempo, a FAB vem perdendo interesse pelos A-1s, muito possivelmente por não ser tão versátil e as constantes faltas de verbas, que não possibilitaram operar estes vetores da forma ideal , parece que agravaram ainda mais o quadro.

E dentro de um quadro de poucas verbas, a prioridade operacional deve ter caído sobre os F-5s, situação ainda mais agravada com a saída dos Mirages III para defesa aérea com os Tigers assumindo esta função tbm...


Olá Plínio,

chegou ao ponto que eu desejava.

A falta de verba não começou neste governo, já faz um bom tempo que isso acontece (desde o governo Collor). Depois se agravou no governo FHC. As conseqüência atrairam outros problemas, como falta de peças, manutenção e operação dos mesmos, por exemplo (palavras suas).

Neste atual governo houve uma pequena melhoria nas verbas, mas nada expressivo. O que podemos dizer é que hoje a força voa mais, se comparada ao governo anterior, mas está longe do aceitável. A política atual deste governo para as FFAA continua sendo a de verbas baixas.

Logo, não me surpreenderia se a FAB começasse a perder interesse pelos A-1. Resumindo, a indisponibilidade hoje dos A-1 é uma conseqüência de faltas de verbas ao longo de sua vida útil, mas hoje é de natureza muito mais complexa. Se tivermos verbas disponíveis hoje, ainda assim não sei se o cenário mudaria, mesmo com modernização.

Grande abraço,

Orestes

PS: desculpe-me ter usado as suas palavras em meu post. Se as usei mal, por gentileza, me chame a atenção.




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Matheus
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#59 Mensagem por Matheus » Sáb Mai 19, 2007 11:23 pm

Falando em A-1, hoje duplas deles e de F-5Ms voaram o dia inteiro e até a pouco nos céus de SM....




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#60 Mensagem por Mapinguari » Dom Mai 20, 2007 12:16 am

jacquessantiago escreveu:Qual a razão da baixa disponibilidade do AMX na FAB? Estaria relacionado com o custo de operação? Custo de peças? Falta de peças disponíveis?


A penúria operacional que a FAB passou durante vários anos levou a baixa do estoque de peças disponíveis para várias aeronaves. No caso do AMX, isso é agravado pelo fato de existeirem 3 lotes com vários componentes similares de fornecedores diferentes, o que aumentava a complexidade logística para manter as aeronaves em vôo, fazendo, por exemplo, com que o HUD dos aviões do terceiro lote fosse diferente do utilizado nos outros dois lotes, e forçando a retirada de determinadas peça e equipamentos de uma aeronave para manter outras em vôo (canibalização). O número de aeronaves em disponibilidade chegou a ser de cerca de 15, mas hoje é de cerca de 35-36 aeronaves.
A modernização do AMX (Programa A-1M), que terá início ano que vem, acabava com a variedade de fornecedores, tornando todos os lotes equivalentes e resolvendo o problema logístico. Com isso, a manutenção ficará mais barata. Sem contar que a maior parte da aviônica será a mesma usada nos programas ALX e F-5BR.




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