24 FX + 48 F-5EM + 48 A-1M, teriamos superioridade na AS?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

24 FX + 48 F-5EM + 48 A-1M, teriamos superioridade na AS?

Sim
73
77%
Não
22
23%

Total de votos: 95

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#46 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 6:09 pm

O processod de modernização do F-5 e A-1 é um grande feito. Não para a segurança do nosso espaço aéreo, mas para não deixar a FAB sem um doutrina mais atual. O mesmo se aplica ao R-99.

Se a FAB quiser deixar de ser o que ela sempre foi, precisa dar uma "guinada" radical: comprar entre 50 a 70 vetores "sérios", novos, operacionais, se possível já testado em combates reais e principalmente, bem armado.

E os atuais meios? Continuariam na força para fazer número (quantidade é importante) e para cenários onde se aplicam bem. Serviriam também como a opção "low". Isto daria fôlego por mais alguns anos até a FAB se reestruturar e modernizar. Depois disso, pensaria em seus substitutos naturais.

Alguns poderiam questionar se não estou louco com tantos vetores novos e mais os dois principais vetores (e os M-2000C), tudo junto? Resposta: não. Seria bem razoável, pois estes vetores não têm uma vida longa e os novos vetores não viriam todos de uma vez.

A médio e longo prazo ficaríamos apenas com os tais 50-70 vetores "sérios", operando um único vetor de combate.

E qual seria o tal vetor "sério"? Deixo para os amigos.... rsrsrs

Cordialmente,
Orestes

orestespf
Sênior
Sênior

#47 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 6:10 pm

Carlos Mathias escreveu:Esse preço deve ser o avião pelado...

Se o tal "avião russo" que o amigo se refere for de outra natureza, até que aceito vê-lo pelado! :twisted:

Abração,
Orestes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#48 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mai 10, 2007 6:32 pm

Avião pelado já temos há muito tempo.....passou da hora de buscar novos vetores e os mesmos muito bem armados.... :wink:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
orestespf
Sênior
Sênior

#49 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 6:36 pm

Plinio Jr escreveu:Avião pelado já temos há muito tempo.....passou da hora de buscar novos vetores e os mesmos muito bem armados.... :wink:

Olá Paisano,

triste realidade essa nossa... Ainda vejo alguma coisa na linha do horizonte, só espero que não seja um míssel vindo em nossa direção. rsrs

Mas se for o "avião russo e pelado do Carlos", nós realmente temos os nossos "aviões" pelados mesmo, e carregam "Piranha" a tiracolo. Muito bem armardo, diga-se de passagem! rsrsrsrs

Abração,
Orestes

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#50 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 10, 2007 7:05 pm

Luís Henrique escreveu:
Carcará escreveu:
piratadabaixada escreveu:
Bolovo escreveu:Luís, porque agora concorda com a idéia medíocre de 70 caças... o que que ouve com você? Até alguns dias atrás, teríamos que ter 200, segundo você mesmo falava. Diferente de mim, que sempre defendi uma proposta de 60~90 caças.

Todo mundo tem direito de muda, certo ex-flanksita ? :D

Efeito Koslova!! :D

Dificil discordar da doutora. :lol:

Mas acredito que 72 aeronaves serviriam na atual condição...

Se a Venezuela começar a comprar e Chile ou outros tb...temos que dobrar o número... :twisted:

Ah, isso aí garoto, atual condição... falou bem!

Nada impede de comprarmos mais ao decorrer do tempo e mantendo a mesma qualidade, certo Luís?! 8-]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#51 Mensagem por Beronha » Qui Mai 10, 2007 7:15 pm

orestespf escreveu:
Plinio Jr escreveu:Avião pelado já temos há muito tempo.....passou da hora de buscar novos vetores e os mesmos muito bem armados.... :wink:

Olá Paisano,

triste realidade essa nossa... Ainda vejo alguma coisa na linha do horizonte, só espero que não seja um míssel vindo em nossa direção. rsrs

Mas se for o "avião russo e pelado do Carlos", nós realmente temos os nossos "aviões" pelados mesmo, e carregam "Piranha" a tiracolo. Muito bem armardo, diga-se de passagem! rsrsrsrs

Abração,
Orestes

Só uma dúvida que sempre tive.
Algum fabricante venderia seu produto pelado?
Ex um EF com radar do gripen/avionicos do gripen? (eles são parceiros mesmo) ou mig 33 com avionica by israel a lá F5M?
A integração seria possivel?, não e so pegar e colocar no lugar?
(O flanker deve ter espaço para 2 scipio he he).

Abs

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#52 Mensagem por Paisano » Qui Mai 10, 2007 7:18 pm

orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

orestespf
Sênior
Sênior

#53 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 7:22 pm

Paisano escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Olá Paisano,

abaixei muito o nível ou você não entendeu mesmo? Heheheehe

Abração,
Orestes

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#54 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 10, 2007 7:28 pm

Beronha escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Só uma dúvida que sempre tive.
Algum fabricante venderia seu produto pelado?
Ex um EF com radar do gripen/avionicos do gripen? (eles são parceiros mesmo) ou mig 33 com avionica by israel a lá F5M?
A integração seria possivel?, não e so pegar e colocar no lugar?
O flanker deve ter espaço para 2 scipio he he.

Abs

Olá cara :)

Espero poder ajudar :)

A principio é bem possível, mas o problema é que qualquer equipamento "fora" das especificações originais do fabricante, ou fora da "rede" original de abangência da aeronave pode causar os seguintes problemas:

Custo da aquisição aumentado
Custo com qualificação dos novos equipamentos
Problemas com a logística inicialmente projetada para aeronave
Problemas de como a linha de manutenção vai operar (já que a manutenção inicial foi projetada para ser de uma maneira e tem que ser adaptada aos novos equipamentos)
Custo com simulador
Futuras atualizações não necessariamente estarão "em linha" com a aeronave original (ou seja se outros operadores optarem por modernizações, porque voce usa outros equipamentos talvez não tenha como se beneficiar delas)

Dinheiro Dinheiro e Dinheiro

Como exemplo é o que acontece com o F-16Block60 que é realmente uma outra aeronave e segue uma linha de apoio/manutenção e suprimento de eletronica e um pouco estrutural diferente dos outros F-16...

O benefício é que você acaba tendo uma aeronave única e estrategicamente isso sempre é vantajoso :)

Espero ter ajudado um pouco

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#55 Mensagem por Beronha » Qui Mai 10, 2007 7:36 pm

Grato amigo Cb_lima !. ajudou bastante sim.

Saudaçoes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#56 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mai 10, 2007 9:43 pm

orestespf escreveu:
Paisano escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Até tú Brutus ???

Nao bastava o Degan me confundindo com o Slip, agora vc me confundindo com o Paisano ?? :lol:

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Carlos Mathias

#57 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 10:26 pm

Só prá deixar claro, pelado = fly-away cost. Prá quem é chegado à anglicismos.

orestespf
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 10:28 pm

Plinio Jr escreveu:
orestespf escreveu:
Paisano escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Até tú Brutus ???

Nao bastava o Degan me confundindo com o Slip, agora vc me confundindo com o Paisano ?? :lol:

Olá Plínio,

não sei o que dizer... Vou me basear no Preto_Velho do avatar e vou pedir "Maleme" humildemente.... rsrsrs

Eu vi o comentário do Paisano depois e cometi esta gafe diplomática.... Hehehe

Terei que criar um tópico novo: "Pedidos Formais de Desculpas". rsrsrssrs

Minhas desculpas formais Plínio, não foi intencional, acho que ainda estou no embalo do etanol e da "modernização do T-25 a álcool", ou seja, o "novo" T-51. Só pode ser isto! Hehehehe

E eu achando que o Paisano não havia entendido minhas "baixarias" verbais... Eu heim! rsrs

Valeu pelo toque (sem duplo sentido!). Vou me empenhar para que isso não ocorra mais. rsrsrs

Grande abraço meu amigo,
Orestes

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#59 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 10, 2007 10:29 pm

Carlos Mathias escreveu:Só prá deixar claro, pelado = fly-away cost. Prá quem é chegado à anglicismos.

Carlão, você que conhece mais dos equipamentos russos, poderia me indicar algumas características ou sites que falem sobre o Mig-35? No site da Mig eu não achei... :oops:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#60 Mensagem por Paisano » Qui Mai 10, 2007 10:29 pm

orestespf escreveu:
Paisano escreveu:
orestespf escreveu:

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Olá Paisano,

Abração,
Orestes

Responder