Novo Caesar 155x52mm Mark-II NG 6×6 oferecido para Colômbia e Brasil
Por Boyko Nikolov
Colômbia e Brasil são dois dos países da América Latina que estão interessados em receberam a última versão do obus autopropulsado francês 155x52mm Caesar Mark-II NG 6×6. A obus frances na artilharia está ganhando cada vez mais popularidade principalmente devido à sua participação na guerra na Ucrânia , onde, segundo fontes abertas, está indo muito bem com ataques precisos às posições das forças armadas russas.
No Brasil, está em andamento um processo no âmbito de um programa local para aquisição de 36 obuses autopropulsados. A Nexter, fabricante do obus autopropulsado Caesar Mark-II, está envolvida no procedimento, e
especialistas dizem que a empresa tem uma chance real de ganhar e concluir um contrato de fornecimento.
A Colômbia, por sua vez, escolheu este obus autopropulsado para suas forças armadas. É um fato conhecido que o exército colombiano, embora não esteja em guerra, usa sua artilharia em missões de fogo real [principalmente atacando posições de cartéis de drogas colombianos ou batalhas em andamento entre guerrilheiros das FARC e o governo]. Para eles [o exército colombiano], o apoio logístico após a aquisição é particularmente importante – atividade que a França ofereceu a preço fixo pelos próximos dois anos e a Colômbia aceitou. O único problema são as mudanças políticas no gabinete do país, e isso pode afetar a decisão de Bogotá de adquirir os obuses franceses.
Cerca de 155mm CAESAR SPH
De acordo com Nexter, a nova versão de seu obus oferece uma série de melhorias para a tripulação, incluindo uma cabine blindada, além de uma motor com mais torque, complementada por uma nova transmissão automática e chassi reforçado, o que lhe permite trabalhar em condições topográficas de terreno difícil.
Como já escrevemos, o obus autopropulsado de 155 mm Caesar do grupo francês Nexter é desenvolvido em duas variantes de chassi - 6 × 6 e 8 × 8. O obus é extremamente móvel e com um único tanque, a carga pode percorrer pouco mais de 600 km a uma velocidade média de 50 km/h. A velocidade máxima do obus é de 80 km / h.
A cabine é blindada com um nível de superproteção STANAG 4569 Nível 2. Todo o obus em combate pesa pouco mais de 18 toneladas, tem 10 metros de comprimento e quase quatro metros de altura. Além de canhão e chassi, o sistema francês possui um sistema de armas autônomo, unidade de navegação inercial, radar de velocidade inicial, calculadora balística e capacidade de interagir com qualquer sistema C4I.
A arma principal é uma artilharia de lama de 155 mm / 52 capaz de disparar até 6 projéteis em um minuto. O alcance máximo é de 4,5 a 40 km, mas com a ajuda do shell-jet, o alcance pode ser aumentado para 50 km.
O obus possui um sistema semiautomático de carregamento e mira automática e redirecionamento do sistema de armas. Funciona com todos os tipos de munição 39/52 lama padrão OTAN ou ERFB, bem como munição inteligente. O obus se desdobra em 60 segundos e a tripulação é composta por 4-5 pessoas.
O obus autopropulsado Caesar de 155 mm esteve envolvido em várias missões francesas no Afeganistão, Líbano, Mali e Iraque. Pode ser transportado por aeronaves C-130 / A400 / IL76 / C-17, bem como de paraquedas por elas.