Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Enviado: Ter Ago 31, 2010 12:36 am
Havia prometido para mim mesmo não postar mais neste tópico do F/X, mas como o assunto é genérico, não pude resistir...cb_lima escreveu:CM!
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Sempre bom debater com você amigo!
Li os seus posts anteriores e entendi o seu ponto.
Pergunta: O que os 3 F-X possuem que podem ajudar a pelo menos botar AEW para correr?
Não estou dizendo qual é o melhor ou se são melhores que o SU-35 e a doutrina russa... só gostaria de saber qual dos 3 possue uma chance melhor em tal empreitada...![]()
[]s
CB_Lima
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Certamente aquele que possuir a melhor capacidade Stealth (baixa RCS), aliado ao fato de ter maior alcance em regime supersonico ou supercruise.
A tática que um AEW usa é a defesa por caças numa linha avançada e numa linha próxima, caso a primeira não consiga se contrapor ou deixe vazar alguma ameaça.
A maior probabilidade de sucesso em um ataque a um AEW seria a não detecção do alvo, que se aproximaria do AEW numa distância tal que seria possível abate-lo.
Caso o AEW detecte a ameaça, primeiramente ele orientará a sua proteção para engajar e atrapalhar a missão desses caças. E caso isso falhe, numa distância de segurança ele iniciará uma fuga, tornando uma corrida de avião a jato, se dirigindo para uma posição onde haverá mais caças a serem engajados em sua proteção. Ganha quem tiver mais combustível...
Um míssil puramente antiradiação, nesse caso, não teria muita validade, pois o radar do AEW seria desligado durante sua fuga e sua posição variaria muito.
Os mísseis convencionais, no setor traseiro, com o alvo voando acima de 400 kt, tem seu alcance muito reduzido, o que obrigará ao caça ficar em voo supersônico para dentro de território inimigo por uns 15 a 20 minutos com a PC aberta, ou seja, provavelmente não terá combustível para voltar para casa, exceto se tiver capacidade de supercruise.
A chance seria maior se a aeronave for detectada tardiamente, inclusive passando pelas aeronaves de caça em CAP.
Existe também a possibilidade de erro da tripulação, na demora de tomar a decisão de safe scape ou engajamento errado da CAP. Isso pode ocorrer, não é difícil. Se fosse tudo tão 100% nenhum piloto de caça seria abatido ou mesmo nenhuma aeronave sofreria um acidente aéreo...
Nos diversos exercícios que a FAB fez, apenas uma vez o E-99 chegou muito próximo de ser abatido (COMDAEX 2007, eu acho) por uma aeronave F-5 que disparou um míssil Python. Mas várias situações levaram a isso, desde o Chefe Controlador não ser o adequado para esse cenário pesado, havia a fronteira da Argentina que impediu que o E-99 prosseguisse na sua fuga, pois teve que desistir de correr por essa "barreira", erros de alocação das escoltas pelo COPM que estava conduzindo-os, etc...
Mas na crítica vídeo dos caças, no solo, descobriu-se que um míssil S-530 lançado por um F-2000 teria abatido o F-5M 7 segundos antes de ele ter lançado o seu contra o E-99.
Abraços