Menor RCS, e radar para o que se quer, alcance é com o SPECTRA.
RCS com uma penca de tanques externos?
Pára com essa balela Prick, caça com RCS reduzido em uso real = armas em baias internas.
O resto é blá, blá, blá.
Não um pouco maior, é Super Gripen, afinal o que define a capacidade do caça é mais o peso que as dimensões. Um tem 16 toneladas de peso máximo, o outro entre 24,5 e 27 toneladas.
34 ton então é um super caça, como na verdade o é mesmo.
Não, os EUA tem F-15 e F-16, por sinal, a grande maioria dos caças dos EUA são F-16. Em Israel, Japão também é assim, a Rússia, Índia operam caças menores, pr sinal o caça russo mais produzido é compatível com o F-5, o Mig-21, o Mig 29 é do tamanho do Rafale.
Mas eu não neguei.
O Rafale como low serve. A Índia vai usar assim, como apoio aos caças de superioridade total, os SU-30MKI.
Em tamanho, no desempenho real, vai ser muito SU-30 shotdonw!
Prick...
Prick...
O Rafale vai ser o péde boi da Índia.
O caça de superioridade estratégica é o SU-30MKI.
Shotdown quem sabe são os F-4 alemães.
Oras, eu não tenho nada haver com suas fixações, eu estava falando daquele tipo de radar.
Quiabo man ataca outra vez!!!!
Sei, o OSF tem alcance máximo de 130 kms, porém, existe uma enorme diferença entre alcance máximo e em determinadas condições.
Aaaaaaah, agora já tem condições!!!!!
130Km contra o quê?
Comprovado?
Nem TV tem mais cara...
Que capacidades ampliadas? A única coisa que o Su-35 tem de ampliado é seu tamanho, e a antena do radar, nada mais além disso, o resto é só um caça grande. Porque existe caças inimigos com capacidade de enganar o Grande radar.
O único caça do mundo capaz de "enganar" o IRBIS
era o F-22, pois com as antenas AESA de bana L, nem ele escapa mais.
Oras CM, não force a barra, se você acha que é inteligente escolher o sensor que é o mais fácil de ser descoberto, quando existe opções de usar outros sensores, não serei eu que vou apontar a falha nessa sua lógica, os caças que usam radar hoje, são os que só dispõe de radar, que para mim significa consepção antiga, defasada.
Prick, você se apóia no ispequitra porque o radar do Rafale é ridiculamente limitado, só por isso.
então, como não tem argumento quando o assunto é radar, você parte para a desqualificação do equipamento. Tática prá quem não tem radar que preste, porque fica fácil perceber o verdadeiro motivo, a cegueira do radar de caças pequenos.
E o SU-35BM tem um super radar,
mais os sensores passivos.
Quem tem de escolher entre um e outro por limitação física são os caças pequeninos e limitados.
CM, você entendeu bem o que falei, direcionar a antena é uma tentativa de ampliar o campo de varredura, porém, tem como DESVANTAGEM a abertura de um campo cego no lado oposto, é muito simples. A solução seria o rebatimento sistemático e rápido, o que teria outro problema, aumento das falhas de funcionamento, não existe como escapar disso.
Se eu tiver saco, faço um desenho depois. Não prá você, porque você quer apenas desinformar e desconstruir, mas sim para os que querem entender.
A explicação da inviabilidade prática de contornar um caça com um super radar é longa, mas se alguém quiser, depois eu escrevo.
Sim, e uma antena muito inclinada siginifica que você sempre terá grande ângulos de inclinação do feixe.
Daí, um suporte móvel.
Não, nem todos procuram radar mais potente, todos querem ampliar o alcance do radar, porém, sem sacrificar demais os outros parâmetros, porém, a realidade vai continuar, toda vez que o PODEROSO IRBIS for aceso, o SPECTRA irá detecer o mesmo ao dobro do alcance máximo. Por isso, colocar grandes antenas é uma solução antiga. Como de fato o SU-35 é um reprojeto de um caça de 1978.
The Rafale A technology demonstrator was rolled out in late 1985 and made its maiden flight on 4 July 1986.
De 78 a 86 são apenas oito anos. São da mesma geração.
Só que o Su-27 e seus derivados vendem muito até hoje.
Prick, mais uma vez, como o Rafale NÃO TEM espaço para crescer, você desqualifica caças como F-15, F-22, Su-35BM, PAK-FA...
Você tenta torcer a realildade para encaixar o Rafale e suas limitações físicas.
O ispéquitra só funciona se combinar com os outros, todo mundo bobinho de radar ligado e os espertos de ispéquitra atrás da moita.
E Prick, o IRBIS-E modula potência, pode emitir como um LED ou como um farol de avião.
Seu ispéquitra jamais vai saber a diferença.
Já falei para você OLS não tem maior alcance que o OSF, aí vamos bater de frente. Vou dizer vem claro, os russos em matéria de sensores não está na frente da França ou da Europa Ocidental.
Não discuto opinião pessoal nem preconceitos.
Isso é sua opinião, ele tem menor RCS, melhor sensores, a uma capacidade de fusão de dados que os russos estão bem atrás, por sinal, eles não vão ter um radar AESA no SU-35BM antes do Rafale.
RCS? Acima de 0,5m2, todo mundo aparece nas telas dos melhores radares do mundo,e entre eles está o IRBIS-E.
Um "narizinho" com três tanques, cabides e armas penduradas neles vai aparecer perfeitamente bem nas telas.
Fusão de dados? Cara, isso hoje em dia é o trivial, o obvio, até o F-5Mitinga tem isso.
AESA no SU-35BM? Prá quê, se com um PESA já conseguiram mais do que todos os radares do mundo, igualando o APG do F-22?
Quantas antenas AESA de banda L nos bordos de ataque o Rafale tem????
Olha as táticas não vão mudar por conta de uma antena móvel, mesmo porque hoje todos tem antenas móveis e continuam agindo assim, tem que dar uma volta de 360 graus, não tem jeito, somente se existir aeronaves AEW dá para relaxar.
Sua opinião, só isso.
Pergunte a qualquer caçador a vantagem de um radar que lhe permita locar um alvo à 90º da sua proa.
360º? Isso é coisa de avião limitado Prick.
E eu disse algo ao contrário, apenas constatei a importância do HMD.
De acordo então.
Que ângulo fictício? Hoje o RBE AESA tem 140 de visão, é real, se o IRBIS chegar a 240, vai ser uma maravilha, porém, os outros 120 são o maior problema dos caças. Agora, os 140 são simultâneos, já os 240 não são simultâneos.
Cadê a fonte que eu te pedi?
Você leu os artigos que o Justin postou?
Entenda que o IRBIS tem HOJE, OPERACIONAL, estes teus 140º simultâneos, mais outro tanto. A mais, entendeu? Soma, adição, capacidade de ir além, superior.
E olha, eu desconheço um caça que possa voar 300Km em dois segundos, que é o tempo máximo que o IRBIS leva prá ir de um extremo a outro do seu leque de varredura.
Entre entrar no cone de detecção e atingir a zona de tiro, o Rafale vai percorrer uns 300Km e vai ter de se posicionar a uns 30Km no mínimo, pois tiro pela lateral corta o alcance do míssil em no mínimo 50%.
A 30Km ele vai brilhar no radar, com ispectra ou sem ispectra.
Muito antes disso ela vai estar no alcance dos R-77 e R-27ER/P/T.
E vai ter de estar um Rafale a 200Km nas 9 horas sendo traqueado e outro aproximando pelas 3 horas.
que elemento de combate é esse que voa separado por mais de 400Km?
Enfim, é o ajustar a realidade às deficiências.
A fonte é a Thales, a maior parte dos radares hoje já fazem 60º graus, para cada lado, ou você acha que e 60 graus só de um lado, esses dados são por hemisfério a partir o Zero grau, o RBE atinge 70 graus para cada lado simultaneamente, dando um total de 140 graus.
Não Prick, coloca o texto com o link prá gente aprender, por favor.
Antes, leia sobre a degradação do feixe de varredura em limites de ângulo. O Justin já postou sobre isso.
Mas eu falei algo diferente, sempre existirá sombra, por isso a mobilidade da antena é discutível, se fosse para acabar com a sombra, seria ótimo, agora adotar mais complexidade, e ainda ficar com a sombra, me parece uma solução de ponto de vista. Alguns adotarão ela, outros não, como é o caso do Rafale, F35, F-22, F-15(AESA), que terão antenas fixas
Prick, se o cara mover a antena uma vez para cada alado a cada 5 min, dificilmente um avião vai cobrir 300Km nesse tempo e passar sem ser percebido.
Se forem dois SU-35BM, a varredura é simultânea nos 240º, o tempo todo.
Soluções de compromisso. A escolha russa foi de aperfeiçoar o PESA, tornando quase tão bom quanto um AESA em termos de frequências e etc. É bem mais barato que um AESA, mais simples e etc.
Conseguiram o segundo melhor radar do mundo em termos de desempenho de alcance de detecção.
Falei em 40 kms para tempo ruim, o IRST do Rafale já rastreou alvos a 130 kms, porém isso é alcance máximo
Fonte, por favor?
Oras, por quê? Infelizmente, você deve estar careca de saber que as empresas europeías estão agora em grandes conglomerados, que o diga as novas armas(e o Meteor é o melhor exemplo) e sensores(Somente o Rafale é um caça nacional, Gripen e Typhoon são caças europeus). Está ficando cada vez mais difícil separar o lado nacional, a despeito de nossa vontade.
Menos a Rússia e os EUA.
Apesar de que, dependendo da parceria, eu não vejo problemas, desde que as direções e interesses estratégicos estejam alinhados.
Vai caçar muito restrito a 5 g´s...
Tá falando do Rafale, né?
Não existe isso, o pacote é a melhor solução, a vantagem de caças multifuncionais é que teremos pacotes com os mesmos caças, porém, com configurações de armamento distintas, porque provaram ser mais eficientes.
É, pode ser.
Mas um SU-35BM pode levar ambas as armas, ar-ar e ar-terra sem degradar suas capacidades simultâneas.
Todos eles, o seu poderoso SU-35BM com tanque cheio só puxa mesmo 5 g´s.
Só que o Su-35 não ocupa cabides nem diminui alcance por causa de tanques externos.
O Su-27 com 70% do combustível já tem capacidade total e máxima de manobra. Sem TVC, menos potente e mais pesado que um SU-35BM.
Como não? Um AEW vai ver antes o SU-35, e tem caça de defesa aérea por aí com 1800 kms de raio de combate.

O problema é que vocês raciocinam como se fôssemos a OTAN+EUA, colocando uma dezena de AWACS no ar 24/7.
Lembre-se também que um AWACS é um alvo preferencial de um SU-35BM e suas armas/sistemas.
1800Km? Com que carga? Quantos tanques? 24/7 também?
Se tiver que alijar os tanques, quanto cai o alcance? Consegue voltar prá casa só com comb interno de pois de usar PC durante combate? Quanto limita em termos de desempenho três tanques externos cheios mais armas?
Para isso você terá que atacar as aeronaves AEW, e enfrentar antes os caças que estão no TO. Na teoria isso é muito lindo, porém, na prática, quem tinha aeronave AEW fez e faz o que querem no ar.
Na prática?
Você já soube que teve AWACS fugindo no Iraque e que quase foi derrubado? Isso com uma FAer mulambenta e com caças dos anos 70!
Não somos OTAN+EUA, não temos dezenas de AWACS para manter vários no ar 24/7. Esqueça essa realidade alheia, a nossa são 5 AWACS e um país gigantesco para defender.
Quanto mais independentes os caças, melhor, porque no dia que o AWACS não aparecer prá trabalhar (e vai acontecer) eles vão ter que se virar sozinhos.
O Su-35 tem limitação de desempenho com os tanques cheios, como todos os caças do mundo, quanto mais pesados, menor o desempenho.
Não Prick, não...
Os caças da família SU-27 sempre foram considerados os mais manobráveis do mundo, mesmo sendo grandes.
70% de combustível e já tá liberado, lembra?
Já que peso=desempenho ruim, o Gripen é melhor que o rafale, né?
Você deve estar falando de algum gripeiro, eu não me senti nem um pouco espancado, ainda mais usando plumas russas.

Não são os pilotos russo que usam luvinhas de seda prá tocar o MFD de baitola.
