TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44371 Mensagem por kirk » Sáb Ago 21, 2010 7:35 pm

Marino escreveu:
kirk escreveu: Marino,

Antes que volte para o "modo escuta" ... lugar para onde também irei ...

O MinDef NJ ... "alterou o resultado" ... isso é um fato ... não é a escolha da FAB que está indo como indicação do Ministério da Defesa ... vc sabe disso muito melhor do que eu ... se ele teve a "habilidade" de se utilizar do prórpio relatório da FAB ... é uma coisa ... porém o resultado foi outro e não a escolha da Força Aérea ... que é quem realmente entende de aviões ... daí justificar que é por uma questão geopolítica ... ok ... porém não venham nos dizer que era o melhor avião ...

Sds
kirk
Não Kirk, está enganado.
O Alto-Comando da FAB não aceitou o relatório da COPAC, isto ANTES do mesmo ser encaminhado ao MD.
A própria FAB apresentou um resultado diferente do da escolha da COPAC.
O MD determinou, isto sim, que a própria FAB priorizasse a END, o que a FORÇA fez, sem interferências externas.
Mais um pouco o próprio Comandante da Força (Brig. Saito) vai divulgar a opção que a FAB fez
e não haverá margem para questionamentos; todos os relatórios da FAB estarão anexados, sem alterações, sem censura, sem cortes, na exposição de motivos, e qualquer argumentação contrária vai cair em descrédito.
Aguarde um pouco mais.
Segundo as palavras o Pepê ... a escolha do COMAER foi pelo Super Hornet ... isso mudou ???

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44372 Mensagem por Marino » Sáb Ago 21, 2010 7:45 pm

Kirk, sendo militar eu não posso e não vou falar sobre um processo que está em andamento.
O pouco que sei, não vou comentar.
Então desculpe, mas tenho que parar por aqui.
Mas posso lhe dizer que todo o processo foi conduzido pela FAB, INCLUSIVE A ESCOLHA FINAL.
O relatório final da FAB, com SUA ESCOLHA, assinado POR SEU COMANDANTE, vai estar anexado ao processo a ser entregue.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44373 Mensagem por nveras » Sáb Ago 21, 2010 8:16 pm

NJ- Alterei mesmo e daí? [087]
R- [032]




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44374 Mensagem por sapao » Sáb Ago 21, 2010 8:25 pm

Não vou nem traduzir para não gerar mais discussões. Diferença basica entre o AESA X PESA:

In a passive electronically scanned array (PESA), the microwave feed network in the back of the antenna is driven by a single high-power RF source (transmitter), sending its waves into phase shift modules (usually digitally-controlled), which, in turn, feed the transmitting/receiving elements. An AESA, instead, has an individual RF source for each of its many transmitting elements

Como o Prick acrescentou, existem outras diferenças, mas isso é o basico:
-PESA: uma fonte para todos os circuito.
AESA: uma fonte para CADA circuito




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44375 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 21, 2010 9:49 pm

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, bem, o recado maior foi dado hoje no JN: a "Tia" (forma elogiosa, jamais pejorativa) ganharia no primeiro turno se as eleições fossem hoje!!! Previsão se confirmando: teto do candidato Serra caminhando para os 28 pontos.

O erro crasso foi a tentativa em disputar uma concorrência séria e ao mesmo tempo fazer política (leia-se politicagem) contra o atual governo. Em negócios a ideologia deve ser posta de lado, o contrário implica no rídico; as provas estão aí; preço alto para aqueles que insistem, aos gritos, contradizer o óbvio: perder!

A dor do fracasso é ter que conviver com a eterna pergunta: aonde foi que errei? Ousadamente, respondo: em tudo!

O Gripen NG não é um caça para o Brasil, seria, no máximo, um caça para substituir o F-5. Não ver isso é não ter responsabilidade crível com o País!!!

No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).

Segurança de uma nação, sistema defensivo eficiente, não se impõem via marketing ou na gritaria, só os estúpidos optam por este caminho, não por que não enxergam o óbvio, mas pelo desespero da cartada única que lhes restam. Não me agrada ver derrotas pessoais, mas este tipo de "alternativa" leva ao crescimento e o reconhecimento do próprio eu, quando só se via o "eu maior do que o outro"; revela a prepotência daqueles que não a enxergam em si. Dizem que as surras que vêm do Céu doem muito mais do que aquelas que vêm do inferno...

A informação sempre esteve disponível a todos, já a sabedoria não. Não adianta ler, não adianta replicar ecos de terceiros, é preciso se revelar sábio o bastante para convencer a si mesmo antes de tentar convencer terceiros. Não adianta mostrar desenhos dizendo que "a coisa gira", se o mesmo exibe parafusos que mecanicamente impendem o giro. Não adianta exibir modelos "reais" de "peças encaixadas", é preciso se certificar que elas funcionem na prática. Ou assistir um dado canal por assinatura que reconstitui máscaras mortuárias no computador garante, por exemplo, que Napoleão está vivíssimo?

Nunca desconstrua a imagem de um ser humano, nunca ofenda um indivíduo, mas se ele insistir em sua doentia tese, apenas lhe pergunte se realmente acredita no que diz; se ainda assim ele se resumir ao clássico e singelo "sim", lhe peça um argumento crível para lhe convencer também; enquanto nada lhe for dado, aguarde em silêncio, não como desprezo, mas como sinal que ainda não se convenceu.


Abraços a todos DBistas!!!




Hader

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44376 Mensagem por Hader » Sáb Ago 21, 2010 10:10 pm

orestespf escreveu:Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, bem, o recado maior foi dado hoje no JN: a "Tia" (forma elogiosa, jamais pejorativa) ganharia no primeiro turno se as eleições fossem hoje!!! Previsão se confirmando: teto do candidato Serra caminhando para os 28 pontos.

O erro crasso foi a tentativa em disputar uma concorrência séria e ao mesmo tempo fazer política (leia-se politicagem) contra o atual governo. Em negócios a ideologia deve ser posta de lado, o contrário implica no rídico; as provas estão aí; preço alto para aqueles que insistem, aos gritos, contradizer o óbvio: perder!

A dor do fracasso é ter que conviver com a eterna pergunta: aonde foi que errei? Ousadamente, respondo: em tudo!

O Gripen NG não é um caça para o Brasil, seria, no máximo, um caça para substituir o F-5. Não ver isso é não ter responsabilidade crível com o País!!!

No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).

Segurança de uma nação, sistema defensivo eficiente, não se impõem via marketing ou na gritaria, só os estúpidos optam por este caminho, não por que não enxergam o óbvio, mas pelo desespero da cartada única que lhes restam. Não me agrada ver derrotas pessoais, mas este tipo de "alternativa" leva ao crescimento e o reconhecimento do próprio eu, quando só se via o "eu maior do que o outro"; revela a prepotência daqueles que não a enxergam em si. Dizem que as surras que vêm do Céu doem muito mais do que aquelas que vêm do inferno...

A informação sempre esteve disponível a todos, já a sabedoria não. Não adianta ler, não adianta replicar ecos de terceiros, é preciso se revelar sábio o bastante para convencer a si mesmo antes de tentar convencer terceiros. Não adianta mostrar desenhos dizendo que "a coisa gira", se o mesmo exibe parafusos que mecanicamente impendem o giro. Não adianta exibir modelos "reais" de "peças encaixadas", é preciso se certificar que elas funcionem na prática. Ou assistir um dado canal por assinatura que reconstitui máscaras mortuárias no computador garante, por exemplo, que Napoleão está vivíssimo?

Nunca desconstrua a imagem de um ser humano, nunca ofenda um indivíduo, mas se ele insistir em sua doentia tese, apenas lhe pergunte se realmente acredita no que diz; se ainda assim ele se resumir ao clássico e singelo "sim", lhe peça um argumento crível para lhe convencer também; enquanto nada lhe for dado, aguarde em silêncio, não como desprezo, mas como sinal que ainda não se convenceu.


Abraços a todos DBistas!!!
Parabéns Orestes!




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44377 Mensagem por Bender » Sáb Ago 21, 2010 10:16 pm

Hader escreveu:
orestespf escreveu:Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, bem, o recado maior foi dado hoje no JN: a "Tia" (forma elogiosa, jamais pejorativa) ganharia no primeiro turno se as eleições fossem hoje!!! Previsão se confirmando: teto do candidato Serra caminhando para os 28 pontos.

O erro crasso foi a tentativa em disputar uma concorrência séria e ao mesmo tempo fazer política (leia-se politicagem) contra o atual governo. Em negócios a ideologia deve ser posta de lado, o contrário implica no rídico; as provas estão aí; preço alto para aqueles que insistem, aos gritos, contradizer o óbvio: perder!

A dor do fracasso é ter que conviver com a eterna pergunta: aonde foi que errei? Ousadamente, respondo: em tudo!

O Gripen NG não é um caça para o Brasil, seria, no máximo, um caça para substituir o F-5. Não ver isso é não ter responsabilidade crível com o País!!!

No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).

Segurança de uma nação, sistema defensivo eficiente, não se impõem via marketing ou na gritaria, só os estúpidos optam por este caminho, não por que não enxergam o óbvio, mas pelo desespero da cartada única que lhes restam. Não me agrada ver derrotas pessoais, mas este tipo de "alternativa" leva ao crescimento e o reconhecimento do próprio eu, quando só se via o "eu maior do que o outro"; revela a prepotência daqueles que não a enxergam em si. Dizem que as surras que vêm do Céu doem muito mais do que aquelas que vêm do inferno...

A informação sempre esteve disponível a todos, já a sabedoria não. Não adianta ler, não adianta replicar ecos de terceiros, é preciso se revelar sábio o bastante para convencer a si mesmo antes de tentar convencer terceiros. Não adianta mostrar desenhos dizendo que "a coisa gira", se o mesmo exibe parafusos que mecanicamente impendem o giro. Não adianta exibir modelos "reais" de "peças encaixadas", é preciso se certificar que elas funcionem na prática. Ou assistir um dado canal por assinatura que reconstitui máscaras mortuárias no computador garante, por exemplo, que Napoleão está vivíssimo?

Nunca desconstrua a imagem de um ser humano, nunca ofenda um indivíduo, mas se ele insistir em sua doentia tese, apenas lhe pergunte se realmente acredita no que diz; se ainda assim ele se resumir ao clássico e singelo "sim", lhe peça um argumento crível para lhe convencer também; enquanto nada lhe for dado, aguarde em silêncio, não como desprezo, mas como sinal que ainda não se convenceu.


Abraços a todos DBistas!!!
Parabéns Orestes!
TÔ junto!




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44378 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Ago 21, 2010 10:21 pm

x3 [100] [009]

Prazer tê-lo aqui conosco mestre!

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44379 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 21, 2010 10:21 pm

Valeu amigos Hader e Bender!!!

O que me segura "na casa" são pessoas dignas, como vocês dois!!!

[009] [009] [009]


Forte abraço aos dois!!!




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44380 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 21, 2010 10:25 pm

cb_lima escreveu:x3 [100] [009]

Prazer tê-lo aqui conosco mestre!

[]s
CB_Lima
Estou sempre "em casa", Lima, mas a maioria das vezes apenas corujando, porém ao ver certas coisas, o estúpido aqui resolve postar. :? :? :lol: :lol:




Avatar do usuário
Cunha
Avançado
Avançado
Mensagens: 396
Registrado em: Seg Set 03, 2007 1:46 pm
Localização: Bahia
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44381 Mensagem por Cunha » Sáb Ago 21, 2010 10:29 pm

orestespf escreveu:No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).
Foi exatamente isto que me levou a mudar de opinião (sou um dos que votaram no Gripen NG aqui na enquete) e hoje, após tantos meses, acredito que, dentre todos os caças na disputa desde a abertura do FX-2, o Rafale seja o que melhor se aproxima de negócios entre países.

PS: Desculpe-me por editar seu eloquente post, Orestes.

Abração,
Cunha




Avatar do usuário
eur2
Avançado
Avançado
Mensagens: 648
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 7:44 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44382 Mensagem por eur2 » Sáb Ago 21, 2010 10:35 pm

p44 tem hora que temos que ter clareza mesmo , estes senhores que postam na pagina da alide, po da tristeza ler o que escrevem, voce ve que não dominam o que estão falando é puro lob, tentam enfiar goela abaixo das pessoas que estão discutindo o assunto aquilo que eles dizem, tem alguns com entendimento, da pra perceber pela postura e respeito como escrevem, mas alguns, o rafale é um excelente caça foi provado no red flag , mas eles avacalham o , estes cidadãos esquecem quem defende o Brasil são nossas forças armadas e eles precisam ter o que ha de melhor, e não tem essa de baratin não tem que ser caça de ponta mesmo, vou parabeniza-lo pela coragem, e por min poque não posto la, so sou leitor abraços




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44383 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 21, 2010 10:35 pm

Cunha escreveu:
orestespf escreveu:No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).
Foi exatamente isto que me levou a mudar de opinião (sou um dos que votaram no Gripen NG aqui na enquete) e hoje, após tantos meses, acredito que, dentre todos os caças na disputa desde a abertura do FX-2, o Rafale seja o que melhor se aproxima de negócios entre países.

PS: Desculpe-me por editar seu eloquente post, Orestes.

Abração,
Cunha
Posts vindo de você, nobilíssimo amigo Cunha, editados ou não, serão sempre uma honra pra mim. São comentários assim que mostram-me que de errado não estou tanto. Os valores não se concentram na gente (o "eu"), mas nas opiniões compartilhadas (com ou sem concordâncias); é assim que eu (e somente eu) aprendo (e se o Divino -- não necessariamente o nosso nobre amigo -- me permitir).

Forte abraço, amigo Cunha!!!

[009] [009] [009]




Avatar do usuário
eur2
Avançado
Avançado
Mensagens: 648
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 7:44 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44384 Mensagem por eur2 » Sáb Ago 21, 2010 10:46 pm

ps, e não gostaria de postar la não viu, tenhão todos um bom fim de semana




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#44385 Mensagem por Bolovo » Sáb Ago 21, 2010 10:48 pm

Belo post, professor.

Meu pensamento quanto o processo FX2 mudou bastante daquela época para o de agora. Todo mundo sabe que eu defendia o Gripen com unhas e dentes, mas agora acho que essa fase já passou. Muitos dos motivos que eu tinha para defender o Gripen C/D já não se mostram válidos para o NG, além disso, acho que o "timming" para a escolha do caça sueco foi há uns 5 anos atrás, agora é a vez do Rafale.

E ainda sou gripeiro, tem esse papo de ex-gripeiro não!!! Só que agora eu sou um gripeiro moderado, nem azul e nem vermelho, mas sim verde! [051]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder