Mensagem
por orestespf » Sáb Ago 21, 2010 9:49 pm
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, bem, o recado maior foi dado hoje no JN: a "Tia" (forma elogiosa, jamais pejorativa) ganharia no primeiro turno se as eleições fossem hoje!!! Previsão se confirmando: teto do candidato Serra caminhando para os 28 pontos.
O erro crasso foi a tentativa em disputar uma concorrência séria e ao mesmo tempo fazer política (leia-se politicagem) contra o atual governo. Em negócios a ideologia deve ser posta de lado, o contrário implica no rídico; as provas estão aí; preço alto para aqueles que insistem, aos gritos, contradizer o óbvio: perder!
A dor do fracasso é ter que conviver com a eterna pergunta: aonde foi que errei? Ousadamente, respondo: em tudo!
O Gripen NG não é um caça para o Brasil, seria, no máximo, um caça para substituir o F-5. Não ver isso é não ter responsabilidade crível com o País!!!
No início, logo após a short list, achava que o Gripen NG era sinônimo de parceria (palavra fortemente explorada depois que "achei" por estas bandas...), mas ainda (na época) não havia compreendido o verdadeiro sentido de parcerias. A parceria não se resume aos negócios entre empresas, mas aos Negócios entre países; este sempre foi o cerne da questão! Após a compreensão da coisa veio o "tiro pela culatra": meu amado SU-35 BM igualmente não seria adequado ao Brasil (não gostei do resultado, mas a clareza do fato me impôs a lucidez, tive que aceitar para não contradizer a mim mesmo).
Segurança de uma nação, sistema defensivo eficiente, não se impõem via marketing ou na gritaria, só os estúpidos optam por este caminho, não por que não enxergam o óbvio, mas pelo desespero da cartada única que lhes restam. Não me agrada ver derrotas pessoais, mas este tipo de "alternativa" leva ao crescimento e o reconhecimento do próprio eu, quando só se via o "eu maior do que o outro"; revela a prepotência daqueles que não a enxergam em si. Dizem que as surras que vêm do Céu doem muito mais do que aquelas que vêm do inferno...
A informação sempre esteve disponível a todos, já a sabedoria não. Não adianta ler, não adianta replicar ecos de terceiros, é preciso se revelar sábio o bastante para convencer a si mesmo antes de tentar convencer terceiros. Não adianta mostrar desenhos dizendo que "a coisa gira", se o mesmo exibe parafusos que mecanicamente impendem o giro. Não adianta exibir modelos "reais" de "peças encaixadas", é preciso se certificar que elas funcionem na prática. Ou assistir um dado canal por assinatura que reconstitui máscaras mortuárias no computador garante, por exemplo, que Napoleão está vivíssimo?
Nunca desconstrua a imagem de um ser humano, nunca ofenda um indivíduo, mas se ele insistir em sua doentia tese, apenas lhe pergunte se realmente acredita no que diz; se ainda assim ele se resumir ao clássico e singelo "sim", lhe peça um argumento crível para lhe convencer também; enquanto nada lhe for dado, aguarde em silêncio, não como desprezo, mas como sinal que ainda não se convenceu.
Abraços a todos DBistas!!!