TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bom, segundo o Santiago, a Thales não tinha experiência com AESA e era, de certa forma, uma "empresa de fundo de quintal" experimentando com RBE2...comparada com a Selex...
Claro que não é bem assim...
Vemos quem é quem tem as maiores realizações fora dos EUA e Russia e quem já está produzindo o seu radar AESA e quem já desenvolveu seu radar de controle de tiro E-Scan muito anos antes dos concorrentes europeus.
Fora o Portfólio e o tamanho das empresas...coisa absurda.
São uns 5 anos de dianteira.
[]'s
Claro que não é bem assim...
Vemos quem é quem tem as maiores realizações fora dos EUA e Russia e quem já está produzindo o seu radar AESA e quem já desenvolveu seu radar de controle de tiro E-Scan muito anos antes dos concorrentes europeus.
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Alberto -
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A essa hora o USAntiago está nervosamente fuçando a net em busca de alguma nota falando mal da THALES. 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Creio que está se dedicando.Carlos Mathias escreveu:A essa hora o USAntiago está nervosamente fuçando a net em busca de alguma nota falando mal da THALES.
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Alberto -
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Thales sem experiência e a Salex cheia de experiência...
Eu um dia gostaria de saber aonde chegaremos com isso? Será que é para provar que os franceses são incapazes e somente os suecos podem fazer avião e radar (desde que o Dept de Estado aprove... é claro...
)?
[]s
CB_Lima
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Eu um dia gostaria de saber aonde chegaremos com isso? Será que é para provar que os franceses são incapazes e somente os suecos podem fazer avião e radar (desde que o Dept de Estado aprove... é claro...
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[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
nope,Santiago escreveu:
Alberto,
Vc se esqueceu da Mitsubishi Electric Corporation. Essa foi a 1a fora dos EUA a produzir um AESA.
A Thales é a holding. A Finmeccanica é a holding e possui mais de 77.000 funcionários. Em faturamemto, na Europa, está atrás apenas de EADS e da BAe Systems.
A tecnologia de MMIC de GaN está sendo desenvolvida por todos os grande fabricantes da área. O DARPA tem investido pesado nesta tecnologia, há algum tempo.
[]s
The Foundry production capability has evolved with time in response to the growing demand of MMIC components. Today the facility, occupying more than 700m2 of clean-room and equipped with state-of the art tools has a 4-inch production capability for more than 1000 wafers per annum.

http://www.selex-si.com/SelexSI/EN/Corp ... /index.sdo
half-micron PHEMT technology for control and power applications up to X-Band
0.5µm, wooww!

Selex pouco importa os proprietários de Selex, sobre l' electrónica de defesa Thalès tem 25.000 pessoas em R& D, Selex tem 7000 com os secretários, os tesoureiros videurs de caixotes de lixo etc. não podes comparar aquilo, os dois primeiros mundiais são Raytheon e Thalès! quando o RBE2, Thalès não dá nunca dados confidenciais, por exemplo o radar Apar continuam a ser leves " The APAR antenna consists of four arrays, each array composed of more than 3000 very small radar transmitter/receiver (T/R) elements."http://www.thalesgroup.com/apar/?pid=1568 ora os holandeses deram os números exactos 3424 T/R módulos , http://en.wikipedia.org/wiki/Active_Phased_Array_Radar
no que diz respeito ao RBE2 Thalès dito " mais de 1000 T/R modules" o que deveria ser no 1200 - 1300 para um diâmetro de 650mm, mas de l' importando n' é realmente o diâmetro, dado que já muito em redor de l' avião os sensors são GaAs mmic, e está previsto dans le futur pôr como skin, sobre as asas, o rabo etc. ah sim, é necessário parar contar os bricks do rbe2, dado que pode-se gravar de 1 para 30 MMics T/R módulos em cada brick, quando domina-se a tecnologia supra condutor debaixo de 0.20µm por HEMT.
Thales isn't solo on technologies!
they produce in close colaboration with world's leading R&D technologies centers;
http://en.wikipedia.org/wiki/French_Nat ... c_Research
http://en.wikipedia.org/wiki/Office_Nat ... ospatiales
http://www.cnes.fr/web/CNES-en/3773-about-cnes.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Commissari ... e_atomique
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Este CM!!!!Carlos Mathias escreveu:A essa hora o USAntiago está nervosamente fuçando a net em busca de alguma nota falando mal da THALES.


![[018]](./images/smilies/018.gif)
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[]'s
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Si vis pacem, para bellum.
"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Em lugar nenhum disse que a Thales era empresa de fundo de quintal. Isso é coisa sua. A conversa não era sobre porte de empresas e sim histórico no projeto e produção de radares aeronáuticos.AlbertoRJ escreveu:Bom, segundo o Santiago, a Thales não tinha experiência com AESA e era, de certa forma, uma "empresa de fundo de quintal" experimentando com RBE2...comparada com a Selex...
Claro que não é bem assim...
Vemos quem é quem tem as maiores realizações fora dos EUA e Russia e quem já está produzindo o seu radar AESA e quem já desenvolveu seu radar de controle de tiro E-Scan muito anos antes dos concorrentes europeus.
Fora o Portfólio e o tamanho das empresas...coisa absurda.
São uns 5 anos de dianteira.
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A Selex, se vc voltar a página, verá que é formada por empresas inglesas e italianas com grande tradição no setor.
E é fato que o 1o radar AESA embarcado (em aeronaves) produzido pela Thales ainda vai entrar em operação, ao contrário da Selex e da Saab.
A Thales pertence a Thales. Ela é a própria holding principal.
A Selex pertence a Finmeccanica que é a Holding principal.
Para complicar um pouco as coisas, a Finmeccanica é sócia da Thales na Thales Alenia Space, da BAe e EADS na MBDA, etc. A indústria européia deste setor se consolida aos poucos.
-------------------------------------------------------
Ranking Global 500 Fortune 2009 - Aerospace and Defense
Faturamento (milhões de USD)
1-EADS................................................. 63,326
2-Boeing................................................60,909
3-United Technologies..............................58,681
4-Lockheed Martin...................................42,731
5-Honeywell International.........................36,556
6-Northrop Grumman................................33,940
7-BAE Systems.......................................30,570
8-General Dynamics.................................29,302
9-Raytheon............................................23,174
10-Finmeccanica.....................................23,037
11-Aviation Industry Corp. of China............21,738
12-Bombardier........................................19,721
OBS.: Thales Group.................................17,905
http://money.cnn.com/magazines/fortune/ ... index.html
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não inverta CB! Essa história começou com o questionamento sobre a capacidade da Selex e Saab de desenvolverem o radar AESA do Gripen NG. Se depender do histórico dessas companhias, que juntas possuem cada uma mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de radares embarcados...cb_lima escreveu:Thales sem experiência e a Salex cheia de experiência...![]()
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Eu um dia gostaria de saber aonde chegaremos com isso? Será que é para provar que os franceses são incapazes e somente os suecos podem fazer avião e radar (desde que o Dept de Estado aprove... é claro...)?
[]s
CB_Lima
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Largomoco escreveu:nope,Santiago escreveu:
Alberto,
Vc se esqueceu da Mitsubishi Electric Corporation. Essa foi a 1a fora dos EUA a produzir um AESA.
A Thales é a holding. A Finmeccanica é a holding e possui mais de 77.000 funcionários. Em faturamemto, na Europa, está atrás apenas de EADS e da BAe Systems.
A tecnologia de MMIC de GaN está sendo desenvolvida por todos os grande fabricantes da área. O DARPA tem investido pesado nesta tecnologia, há algum tempo.
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The Foundry production capability has evolved with time in response to the growing demand of MMIC components. Today the facility, occupying more than 700m2 of clean-room and equipped with state-of the art tools has a 4-inch production capability for more than 1000 wafers per annum.![]()
http://www.selex-si.com/SelexSI/EN/Corp ... /index.sdo
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0.5µm, wooww!possuas bem melhor uma tecnologia no teu telefone móvel
Selex pouco importa os proprietários de Selex, sobre l' electrónica de defesa Thalès tem 25.000 pessoas em R& D, Selex tem 7000 com os secretários, os tesoureiros videurs de caixotes de lixo etc. não podes comparar aquilo, os dois primeiros mundiais são Raytheon e Thalès! quando o RBE2, Thalès não dá nunca dados confidenciais, por exemplo o radar Apar continuam a ser leves " The APAR antenna consists of four arrays, each array composed of more than 3000 very small radar transmitter/receiver (T/R) elements."http://www.thalesgroup.com/apar/?pid=1568 ora os holandeses deram os números exactos 3424 T/R módulos , http://en.wikipedia.org/wiki/Active_Phased_Array_Radar
no que diz respeito ao RBE2 Thalès dito " mais de 1000 T/R modules" o que deveria ser no 1200 - 1300 para um diâmetro de 650mm, mas de l' importando n' é realmente o diâmetro, dado que já muito em redor de l' avião os sensors são GaAs mmic, e está previsto dans le futur pôr como skin, sobre as asas, o rabo etc. ah sim, é necessário parar contar os bricks do rbe2, dado que pode-se gravar de 1 para 30 MMics T/R módulos em cada brick, quando domina-se a tecnologia supra condutor debaixo de 0.20µm por HEMT.
Thales isn't solo on technologies!
they produce in close colaboration with world's leading R&D technologies centers;
http://en.wikipedia.org/wiki/French_Nat ... c_Research
http://en.wikipedia.org/wiki/Office_Nat ... ospatiales
http://www.cnes.fr/web/CNES-en/3773-about-cnes.php
http://en.wikipedia.org/wiki/Commissari ... e_atomique
CM, troca Santiago por Largomoco...e Thales por Selex...Oziris escreveu:Carlos Mathias escreveu:A essa hora o USAntiago está nervosamente fuçando a net em busca de alguma nota falando mal da THALES.
Em momento algum falei mal da Thales

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Não sei por vocês, mas por mim essa merece ir para o "imortais"!Oziris escreveu:Este CM!!!!Carlos Mathias escreveu:A essa hora o USAntiago está nervosamente fuçando a net em busca de alguma nota falando mal da THALES.![]()
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
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu dava um dedo (sem analogias) pra ver vocês reunidos num boteco. Até pagava a conta.
ps: Mas que o Santiago rosetou a net, isso rosetou...rs
Grande abraço a vocês.....que são os caras : )
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso já aconteceu? Pows....o DB podia fazer uns encontros periódicos n'alguma churrascaria de beira de estrada.....
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Como é? O RBE2 AESA ESTÀ em produção. E qual o radar de controle de tiro AESA em produção pela Selex ou Saab? Aliás, qual o radar E-Scan de controle de tiro produzidos por essas empresas e que caças equipam? Resposta: NENHUM. O Typhoon e o Gripen até hoje usam radares de varredura mecânica.Santiago escreveu:Em lugar nenhum disse que a Thales era empresa de fundo de quintal. Isso é coisa sua. A conversa não era sobre porte de empresas e sim histórico no projeto e produção de radares aeronáuticos.AlbertoRJ escreveu:Bom, segundo o Santiago, a Thales não tinha experiência com AESA e era, de certa forma, uma "empresa de fundo de quintal" experimentando com RBE2...comparada com a Selex...
Claro que não é bem assim...
Vemos quem é quem tem as maiores realizações fora dos EUA e Russia e quem já está produzindo o seu radar AESA e quem já desenvolveu seu radar de controle de tiro E-Scan muito anos antes dos concorrentes europeus.
Fora o Portfólio e o tamanho das empresas...coisa absurda.
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A Selex, se vc voltar a página, verá que é formada por empresas inglesas e italianas com grande tradição no setor.
E é fato que o 1o radar AESA embarcado (em aeronaves) produzido pela Thales ainda vai entrar em operação, ao contrário da Selex e da Saab.
A Thales pertence a Thales. Ela é a própria holding principal.
A Selex pertence a Finmeccanica que é a Holding principal.
Para complicar um pouco as coisas, a Finmeccanica é sócia da Thales na Thales Alenia Space, da BAe e EADS na MBDA, etc. A indústria européia deste setor se consolida aos poucos.
-------------------------------------------------------
Ranking Global 500 Fortune 2009 - Aerospace and Defense
Faturamento (milhões de USD)
1-EADS................................................. 63,326
2-Boeing................................................60,909
3-United Technologies..............................58,681
4-Lockheed Martin...................................42,731
5-Honeywell International.........................36,556
6-Northrop Grumman................................33,940
7-BAE Systems.......................................30,570
8-General Dynamics.................................29,302
9-Raytheon............................................23,174
10-Finmeccanica.....................................23,037
11-Aviation Industry Corp. of China............21,738
12-Bombardier........................................19,721
OBS.: Thales Group.................................17,905
http://money.cnn.com/magazines/fortune/ ... index.html
Comparar o Erieye, por exemplo, com radares de controle de tiro é um absurdo. O Erieye se compara, em termos tecnológicos, ao HERAKLES ou ao SMART-L, só que foi montado em uma aeronave.
E o Grupo Finmeccanica atua até no setor ferroviário. A Thales inteira tem o mesmo foco de negócio da Selex, só que é uma empresa muito maior.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Nos grandes radares terrestres e navais PESA e AESA as restrições quanto a tamanho e miniatuarização não é tão crítico comparado aos ambarcados em aeronaves.AlbertoRJ escreveu:Como é? O RBE2 AESA ESTÀ em produção. E qual o radar de controle de tiro AESA em produção pela Selex ou Saab? Aliás, qual o radar E-Scan de controle de tiro produzidos por essas empresas e que caças equipam? Resposta: NENHUM. O Typhoon e o Gripen até hoje usam radares de varredura mecânica.Santiago escreveu: Em lugar nenhum disse que a Thales era empresa de fundo de quintal. Isso é coisa sua. A conversa não era sobre porte de empresas e sim histórico no projeto e produção de radares aeronáuticos.
A Selex, se vc voltar a página, verá que é formada por empresas inglesas e italianas com grande tradição no setor.
E é fato que o 1o radar AESA embarcado (em aeronaves) produzido pela Thales ainda vai entrar em operação, ao contrário da Selex e da Saab.
A Thales pertence a Thales. Ela é a própria holding principal.
A Selex pertence a Finmeccanica que é a Holding principal.
Para complicar um pouco as coisas, a Finmeccanica é sócia da Thales na Thales Alenia Space, da BAe e EADS na MBDA, etc. A indústria européia deste setor se consolida aos poucos.
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Ranking Global 500 Fortune 2009 - Aerospace and Defense
Faturamento (milhões de USD)
1-EADS................................................. 63,326
2-Boeing................................................60,909
3-United Technologies..............................58,681
4-Lockheed Martin...................................42,731
5-Honeywell International.........................36,556
6-Northrop Grumman................................33,940
7-BAE Systems.......................................30,570
8-General Dynamics.................................29,302
9-Raytheon............................................23,174
10-Finmeccanica.....................................23,037
11-Aviation Industry Corp. of China............21,738
12-Bombardier........................................19,721
OBS.: Thales Group.................................17,905
http://money.cnn.com/magazines/fortune/ ... index.html
Comparar o Erieye, por exemplo, com radares de controle de tiro é um absurdo. O Erieye se compara, em termos tecnológicos, ao HERAKLES ou ao SMART-L, só que foi montado em uma aeronave.
E o Grupo Finmeccanica atua até no setor ferroviário. A Thales inteira tem o mesmo foco de negócio da Selex, só que é uma empresa muito maior.
[]'s
Quando se diz que o radar é aeroembarcado, o nível de miniatuarização necessária, principalmente nos AESA, com centenas de modulos T/R é crítico.
O uso de PESA em aplicações navais remete ao final da década de 50 e década de 60 em navios americanos (SPG-32/33 no cruzador SCG-9 Long Beach) e russos na década de 70 (Mars Passat no Kiev).
PESA em aeronaves de combate só mais tarde. Russos (Mig-31) e americanos (B-1) usam desde a década de 80.
Vc está misturando PESA e AESA e está chamando ambos de E-scan (escaneamento eletrônico). Mas são um tanto diferentes.
A Thales adquiriu a Signaal holandesa e hoje a Thales Netherland (ex-Signaal) é a divisão da Thales que lidera o segmento de radares navais no grupo.
Vc já ouviu falar da SELEX Sistemi integrati (tb da Finmeccanica)? Pois é, foi fruto de uma joint venture entre a Alenia Marconi e a Selenia e produz radares navais assim como a Theles Netherland. O radar phased array das Horizon, EMPAR, é fabricado pela Selex (http://www.selex-si.com/IT/Common/files ... /EMPAR.pdf).
O RBE2 AESA está em LRIP neste ano. Ainda vai entrar em operação. Há artigos que mencionam ser mais fácil adaptar uma antena AESA a um backend que operava com uma antena PESA do que com uma convencional.
A Thales também atua em setores civis, projeto de navios, gerenciamento de estacionamentos, de ferrovias, medicina, telecominicações, etc. Isso é normal nas grandes corporações.
As empresas que a Selex incorporou desenvolvem tecnologia AESA desde a década de 90 (Marconi, Ferranti, Plessey, . Com relação a radares AESA em operação aeroembarcada no seu portfolio:
http://www.selexgalileo.com/SelexGalile ... /index.sdo
Esse papo todo é para dizer que tanto a Selex quanto a Thales possuem capacidade para desenvolver radares AESA. E também a Saab, mas esta sem os recursos financeiros daquelas.
[]s
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O Radar do Gripen C/D já é apto a operação ar-ar / ar-solo simultaneamente :
O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG, pode ser usado em modos independentes ou combinados, quando for necessário acertar alvos, nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas, é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.

O RBE2 é um radar PESA com antena AESA ... o Pepê pode te confirmar isso.
Sds
kirk
O radar de varredura eletrônica ativa, conhecido por sua sigla inglesa AESA (Active Electronically Scanned Array) e embarcado no Gripen NG, pode ser usado em modos independentes ou combinados, quando for necessário acertar alvos, nos modos Ar-Ar e SAR / ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar) / GMTI (Ground Moving Target Indicator). Dependendo das condições meteorológicas, é possível usar os sensores ópticos e eletrônicos (EO/IR), atuando por infravermelho, e um designador a laser associado para designar bombas e obter avaliações de danos.

O RBE2 é um radar PESA com antena AESA ... o Pepê pode te confirmar isso.
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Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”