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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 7:36 am
por Penguin
Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu: Pepe,

A Saab nunca instalou ou intencionou instalar o radar RBE2 no Gripen. Foi instalado apenas a antena.

Esse texto da FI de 2008 explica as coisas entre a Saab e a Thales:
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ative.html


2007: http://www.flightglobal.com/articles/20 ... edish.html


[]s
E para quê colocar uma antena no Gripen se não pretendiam usá-la? O radar AESA do NG seria uma variação do RBE 2, depois que a Raytheon recusou a proposta. Os primeiros procurados foram os EUA, que nem sequer forneceram equipamentos para os suecos e recusaram a parceria de cara. Sem os dois, buscou a ELTA (o radar do NG para a Índia seria israelense), que também recusou. Só aí correu atrás da SELEX que, na época, nem dispunha de radares AESA disponíveis para combate ar-ar (o Vixen 500, um radar para upgrades, criado para substituir o Grifo, saiu em 2008). Claro, depois de tantas recusas, fica-se com o que tem. UMA MERDA DE RADAR DE EMBARGO MAQUIADO.

Pepê
Cada um com a sua história:
Saab rolled out the Demo with an agreement to use an AESA demonstrator provided by Thales, but their relationship quickly crumbled. Thales says it withdrew the technology as it was already under contract for the Rafale, but Kemp gives a different explanation. "The radar wasn't good enough for what we needed to do," he says. "The Selex radar is seriously outstanding. When you brief people on the capabilities they are astonished."

Bob Mason, Selex Galileo's executive vice-president, radar and advanced targeting, says the Vixen 1000E's advantage comes from the use of a swashplate mounting, which enables the active array to be rotated by +/-100°. This beats a fixed AESA during beyond visual-range and off-boresight missile firings, and while acquiring synthetic aperture radar imagery, he says. "We will be delivering a prototype this year for them to fly, and then will upgrade it over the next 18 months."
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ripen.html

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 7:45 am
por Knight
"The radar wasn't good enough for what we needed to do", he says.

Além do mais... as uvas estavam verdes.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 8:32 am
por Hader
Nestes momentos dá gosto ler o DB. Parabéns Justin, Ninjanki e sapão. E deixemos as macacas de auditório falando sozinhas.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 9:54 am
por Pepê Rezende
Santiago escreveu:Cada um com a sua história:
Saab rolled out the Demo with an agreement to use an AESA demonstrator provided by Thales, but their relationship quickly crumbled. Thales says it withdrew the technology as it was already under contract for the Rafale, but Kemp gives a different explanation. "The radar wasn't good enough for what we needed to do," he says. "The Selex radar is seriously outstanding. When you brief people on the capabilities they are astonished."

Bob Mason, Selex Galileo's executive vice-president, radar and advanced targeting, says the Vixen 1000E's advantage comes from the use of a swashplate mounting, which enables the active array to be rotated by +/-100°. This beats a fixed AESA during beyond visual-range and off-boresight missile firings, and while acquiring synthetic aperture radar imagery, he says. "We will be delivering a prototype this year for them to fly, and then will upgrade it over the next 18 months."
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ripen.html
Os indianos consideraram o maravilhoso RAVEN inferior a TODOS os radares envolvidos na competição, inclusive ao CAPTOR, da própria SELEX, que nem AESA é... Também ficou atrás do PHAZOTRON NIIR Zhuk Ae russo. Quanto a entrevista, o que queria que dissessem? Imagine o Bengt e o Cima, numa coletiva, admitindo:

"Queríamos o radar da Raytheon, tentamos fazer com a Thales e com a Elta. Como não deu, pegamos a droga do Vixen 500 para tentar fazer um radar razoável"...

Essa é a verdade, Santiago. Noventa por cento da propaganda publicada pela SAAB é enganosa. Não há fabricação de itens desde a primeira célula, como anunciaram. Não está na proposta. Não há compra de KC-390, como anunciaram diversas vezes publicações bem pagas pela SAAB. É para chamar o Procon!

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 1:29 pm
por Penguin
Pepê,

Antes de mais nada não sou defensor do Gripen NG para a FAB. Mas também não sou, a princípio, contra. E também estou ciente que dentre os 3 é a opção de maior risco. Mas...

A Saab Microwave (ex-Ericsson Microwave Systems) tem desenvolvido tecnologias AESA há muito tempo: NORA e Erieye principalmente.

O Ericsson PS-46/A do JA-37 Viggen foi o primeiro radar pulse doppler de projeto europeu a entrar em serviço.

Em 2003, a Ericsson Microwave System comprou uma antena AESA da Raytheon para testes e foi usada para desenvolver o processador de sinais e arquitetura do sistema (vide texto abaixo). Na europa não havia quem pudesse fornecer isso.

A Selex Galilo não necessita de apresentações. Basta dar uma pesquisada na sua herança empresarial e tecnológica: Plessey, Marconi, Ferranti, Fiar, GEC, etc.

Diferentemente da Thales, Saab e Selex já fabricam radares AESA.

Saab e Selex possuem cada uma mais de 50 anos de experiência no projeto e fabricação de radares de controle de fogo.

O novo radar do Gripen possui uma nova antena (AESA) e o backend é uma evolução do provado PS05. Mesma estratégia adotada pela Thales com o RBE2.

O Vixen 500 nada tem a ver com o radar do Gripen NG. Assim como nada tem a ver com o Blue Vixen do qual derivou o Captor e de certa maneira o PS05.

Será que a Saab/Selex desaprenderam a fazer um bom radar? Será que a antena AESA da Selex fez mal ao provado backend? Será que a antena da Thales faria melhor?

Trecho de um antigo artigo de Bill Sweetman sobre o PS05:
But the use of the link goes beyond this, towards what the Swedish Air Force calls "samverkan," or close-cooperation. One example is the use of the Ericsson PS-05/A radar with TIDLS. An Ericsson paper compares its application, with identical sensors and precise knowledge of the location of both platforms, to human twins: "Communication is possible without explaining everything."

"Radar-samverkan," the Ericsson paper suggests, equips the formation with a super-radar of extraordinary capabilities. The PS-05/A can operate in passive mode, as a sensitive receiver with high directional accuracy (due to its large antenna). Two PS-05/As can exchange information by datalink and locate the target by triangulation. The target's signals will often identify it as well.

The datalink results in better tracking. Usually, three plots (echoes) are needed to track a target in track-while-scan mode. The datalink allows the radars to share plots, not just tracks, so even if none of the aircraft in a formation gets enough plots on its own to track the target, they may do so collectively.

Each radar plot includes Doppler velocity, which provides the individual aircraft with range-rate data. However, this data on its own does not yield the velocity of the target. Using the TIDLS, two fighters can take simultaneous range-rate readings and thereby determine the target's track instantly, reducing the need for radar transmission.

In ECM applications, one fighter can search, while the wingman simultaneously focuses jamming on the same target, using the radar. This makes it very difficult for the target to intercept or jam the radar that is tracking him. Another anti-jamming technique is for all four radars to illuminate the same target simultaneously at different frequencies.

O texto abaixo de 2007 é anterior ao acordo de uso da antena AESA da Thales para o desenvolvimento do radar AESA pela Saab. Em 2006 já havia acordo entre a Saab e Selex para desenvolver conjuntamente um radar AESA, e na época já estava delineado o conceito "swashplate".
M-AESA for the Gripen
In Sweden, aesa programs have been running for many years in the hands of Saab (formerly Ericsson) Microwave Systems at its Gothenburg facility. Early development was conducted under the nora (not only a radar) and eliNt (electronic signals intelligence) programs and involved development of X-band T/R modules and test arrays. Development aesa arrays have also been extensively trialed on the ground, and in a pod mounted on the ramp of a C-130 Hercules military transport.
In 2001 Ericsson won a development contract from FMV, the Swedish Defence Material Administration, and the same year it signed a deal with Raytheon under which the U.S. company would supply a complete aesa array for installation on the back end of the Gripen’s PS-05/A radar. Delivered in June 2004, it was due to be installed in a Viggen for trials in mid-2005, but the early retirement of the Viggen from service resulted in a delay to the trials and a switch to another platform.
Tests of the Raytheon scanner are being undertaken as part of the nora program, which aims to provide an aesa radar for the Gripen. As its name implies, nora is also investigating the use of the antenna for functions such as communications and jamming, as well as its radar tasks.

Saab is working toward a PS-05/A Mk 5 aesa radar that could be available for export around 2010. The Mk 5 would focus primarily on its radar functions. Beyond that the company is looking at more developments that tightly integrate the functions of active radar, passive surveillance, electronic warfare, jamming and communications into a single sensor. The sensor could be mounted on a single-axis pedestal that would increase its scan to around 200 degrees. Such a multifunction nora radar could be ready for installation in Gripen around 2018. In November 2006, Saab Microwave systems signed with Italian companies Selex and Elettronica to jointly develop an M-AESA multirole system concept. This will be used as a basis for the next family of radars for a wide range of applications, including combat aircraft.
Fonte: http://www.ainonline.com/news/single-ne ... 40247a0c96

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 1:36 pm
por Penguin
Pepê Rezende escreveu:
Santiago escreveu:Cada um com a sua história:
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... ripen.html
Os indianos consideraram o maravilhoso RAVEN inferior a TODOS os radares envolvidos na competição, inclusive ao CAPTOR, da própria SELEX, que nem AESA é... Também ficou atrás do PHAZOTRON NIIR Zhuk Ae russo. Quanto a entrevista, o que queria que dissessem? Imagine o Bengt e o Cima, numa coletiva, admitindo:

"Queríamos o radar da Raytheon, tentamos fazer com a Thales e com a Elta. Como não deu, pegamos a droga do Vixen 500 para tentar fazer um radar razoável"...

Essa é a verdade, Santiago. Noventa por cento da propaganda publicada pela SAAB é enganosa. Não há fabricação de itens desde a primeira célula, como anunciaram. Não está na proposta. Não há compra de KC-390, como anunciaram diversas vezes publicações bem pagas pela SAAB. É para chamar o Procon!

Pepê
Pepê,

Não me leve a mal, mas os indianos falaram isso para vc?!
Vazaram para um jornalista estrangeiro o que não vazam para a imprensa local (indiana)?
Curiosos esses indianos...

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 4:10 pm
por PRick
Santiago escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Os indianos consideraram o maravilhoso RAVEN inferior a TODOS os radares envolvidos na competição, inclusive ao CAPTOR, da própria SELEX, que nem AESA é... Também ficou atrás do PHAZOTRON NIIR Zhuk Ae russo. Quanto a entrevista, o que queria que dissessem? Imagine o Bengt e o Cima, numa coletiva, admitindo:

"Queríamos o radar da Raytheon, tentamos fazer com a Thales e com a Elta. Como não deu, pegamos a droga do Vixen 500 para tentar fazer um radar razoável"...

Essa é a verdade, Santiago. Noventa por cento da propaganda publicada pela SAAB é enganosa. Não há fabricação de itens desde a primeira célula, como anunciaram. Não está na proposta. Não há compra de KC-390, como anunciaram diversas vezes publicações bem pagas pela SAAB. É para chamar o Procon!

Pepê
Pepê,

Não me leve a mal, mas os indianos falaram isso para vc?!
Vazaram para um jornalista estrangeiro o que não vazam para a imprensa local (indiana)?
Curiosos esses indianos...

[]s

Algumas pessoas continuam não querendo se lembrar de algumas coisas já anunciadas. http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... -gripen-ng
ALIDE entrevistou Bob Mason, VP para Radares e “Advanced Targeting” e Jerry Rimmer, Chefe de Campanhas Estratégicas da SELEX Galileo, para entender o que esta empresa traz para a mesa em termos de aumento da atratividade do Gripen NG dentro do programa F-X2. .............

ALIDE: O que no novo radar é oriundo, ou “reciclado”, do atual radar sueco Gripen, o PS-05A?

Bob Mason: O Raven ES 05 é um produto totalmente novo desenvolvido pela SELEX Galileo para a plataforma de nova geração do Gripen e não tem nada a ver com o radar PS-05A. No desenvolvimento deste recente projeto, a SELEX Galileo trabalhou muito de perto com o contratado principal [a Saab] de forma a satisfazer todos os requerimentos emergentes.

................................

ALIDE: O que, exatamente é o novo radar Raven ES-05 criado para o Gripen NG? O que dentro dele é fabricado pela SELEX Galileo?

Bob Mason: O Raven ES-05 é um radar de controle de tiro de classe superior e de alto desempenho. Ele se beneficia de mais de cinqüenta anos de experiência da empresa no desenvolvimento de radares de caça. O Vixen 1000E, ou Raven ES-05, oferece um grande desempenho e uma confiabilidade maior do que radares da mesma classe que ainda usam a tecnologia de varredura mecânica. Para o Gripen NG, a SELEX Galileo desenvolveu uma solução inovadora, baseada no uso do “swashplate”.

............................

ALIDE: Quais são os aspectos de desempenho do radar proposto para o Gripen NG, e, como ele se compara com os produtos da concorrência?

Bob Mason: Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados. A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen. Mas isso não coloca o Raven em uma posição de inferioridade operacional. A solução da SELEX Galileo para as naturais restrições dos radares fixos foi desenvolvida dentro do acordo para ofertar o SAAB Gripen NG com a melhor tecnologia AESA possível. A nossa companhia desenvolveu um conceito inovador e elegante que envolve a montagem da antena AESA em um ângulo de 30 graus de inclinação num sistema “reposicionador”. O reposicionador permite que a antena gire segundo o eixo central da aeronave num círculo de 360 graus. Este movimento de giro garante a completa visão dos pontos da matriz em diferentes direções em relação ao bico do avião. Toda a potência, os sistemas de resfriamento e os sinais de radio freqüência passam através da antena por uma seção de junta rotativa no reposicionador.

............................
O que se depreende dessa entrevista é que o radar do Gripen NG seja derivado da família VIXEN, que é inferior aos radares RBE AESA e APG-79. Que teria uma antena rotatória, que parece que não vai existir, será fixa pela última maquete divulgada.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:04 pm
por Penguin
Prick,

Ninguém em sã consciência disse alguma vez que o radar PS05 do Gripen fosse maior (mais pesado, mais volumoso) do que o radar RBE2 do Rafale.

O que se diz, e há artigos que atestam isso, é que a antena do radar PS05 (600mm de diâmetro) do Gripen é maior do que a antena do radar RBE2 (550mm de diâmetro) do Rafale.

O alto oficial francês Alain Silvy, na entrevista, disse que há duas formas de aumentar o alcance do radar: aumentar o tamanho da antena ou aumentar a potência.

Entre os radares do SL do F-X2, o APG-79 é o mais pesado e de maior antena, 700mm de diâmetro.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:14 pm
por ninjanki
Santiago,

Uma coisa que me confunde é que, a pouco tempo, um representante da Selex afirmou, com todas as letras, que o radar do Gripen NG era o Vixen 1000, e que era um desenvolvimento totalmente pertencente à Selex. O Raven, como outros disseram, parece ser um modelo baseado no conceito original da SAAB, o backend do PS05 e uma antena desenhada/fornecida pela Selex.

Afinal de contas, o NG, como oferecido ao Brasil, usa qual dos dois, ou melhor, qual das duas versões da história é a verdadeira?

Quanto à qualidade do radar, gostaria de entender como o swashplate do Raven compensa o radar do NG ser menor e mais leve que os radares do F-18 e do Rafale... E também como pode um único motor, no caso do Gripen, fornecer energia suficiente para um alcance decente, quando comparado aos dois concorrentes bimotores... Ainda mais se a antena fica inclinada à 30 graus, oque significa que a área de cobertura é achatada, ou seja, o radar enxerga melhor dos lados(quando a antena vira e aponta para eles) doque pra frente...

Allan

ps. Não acho a idéia do swashplate ruim, só acho que é uma coisa a mais para quebrar, mas principalmente, não é suficiente para colocar o Raven no mesmo nível dos outros dois radares... Ou apenas no nível do RBE-2, já que o do F-18 provavelmente é superior à ambos.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:15 pm
por Pepê Rezende
Santiago escreveu:Pepê,

Antes de mais nada não sou defensor do Gripen NG para a FAB. Mas também não sou, a princípio, contra. E também estou ciente que dentre os 3 é a opção de maior risco. Mas...

A Saab Microwave (ex-Ericsson Microwave Systems) tem desenvolvido tecnologias AESA há muito tempo: NORA e Erieye principalmente.

O Ericsson PS-46/A do JA-37 Viggen foi o primeiro radar pulse doppler de projeto europeu a entrar em serviço.

Em 2003, a Ericsson Microwave System comprou uma antena AESA da Raytheon para testes e foi usada para desenvolver o processador de sinais e arquitetura do sistema (vide texto abaixo). Na europa não havia quem pudesse fornecer isso.

A Selex Galilo não necessita de apresentações. Basta dar uma pesquisada na sua herança empresarial e tecnológica: Plessey, Marconi, Ferranti, Fiar, GEC, etc.

Diferentemente da Thales, Saab e Selex já fabricam radares AESA.

Saab e Selex possui cada uma mais de 50 anos de experiência no projeto e fabricação de radares de controle de fogo.

O novo radar do Gripen possui uma nova antena (AESA) e o backend é uma evolução do provado PS05. Mesma estratégia adotada pela Thales com o RBE2.

O Vixen 500 nada tem a ver com o radar do Gripen NG. Assim como nada tem a ver com o Blue Vixen do qual derivou o Captor e de certa maneira o PS05.

Será que a Saab/Selex desaprenderam a fazer um bom radar? Será que a antena AESA da Selex fez mal ao provado backend? Será que a antena da Thales faria melhor?

Trecho de um antigo artigo de Bill Sweetman sobre o PS05:
But the use of the link goes beyond this, towards what the Swedish Air Force calls "samverkan," or close-cooperation. One example is the use of the Ericsson PS-05/A radar with TIDLS. An Ericsson paper compares its application, with identical sensors and precise knowledge of the location of both platforms, to human twins: "Communication is possible without explaining everything."

"Radar-samverkan," the Ericsson paper suggests, equips the formation with a super-radar of extraordinary capabilities. The PS-05/A can operate in passive mode, as a sensitive receiver with high directional accuracy (due to its large antenna). Two PS-05/As can exchange information by datalink and locate the target by triangulation. The target's signals will often identify it as well.

The datalink results in better tracking. Usually, three plots (echoes) are needed to track a target in track-while-scan mode. The datalink allows the radars to share plots, not just tracks, so even if none of the aircraft in a formation gets enough plots on its own to track the target, they may do so collectively.

Each radar plot includes Doppler velocity, which provides the individual aircraft with range-rate data. However, this data on its own does not yield the velocity of the target. Using the TIDLS, two fighters can take simultaneous range-rate readings and thereby determine the target's track instantly, reducing the need for radar transmission.

In ECM applications, one fighter can search, while the wingman simultaneously focuses jamming on the same target, using the radar. This makes it very difficult for the target to intercept or jam the radar that is tracking him. Another anti-jamming technique is for all four radars to illuminate the same target simultaneously at different frequencies.

O texto abaixo de 2007 é anterior ao acordo de uso da antena AESA da Thales para o desenvolvimento do radar AESA pela Saab. Em 2006 já havia acordo entre a Saab e Selex para desenvolver conjuntamente um radar AESA, e na época já estava delineado o conceito "swashplate".
M-AESA for the Gripen
In Sweden, aesa programs have been running for many years in the hands of Saab (formerly Ericsson) Microwave Systems at its Gothenburg facility. Early development was conducted under the nora (not only a radar) and eliNt (electronic signals intelligence) programs and involved development of X-band T/R modules and test arrays. Development aesa arrays have also been extensively trialed on the ground, and in a pod mounted on the ramp of a C-130 Hercules military transport.
In 2001 Ericsson won a development contract from FMV, the Swedish Defence Material Administration, and the same year it signed a deal with Raytheon under which the U.S. company would supply a complete aesa array for installation on the back end of the Gripen’s PS-05/A radar. Delivered in June 2004, it was due to be installed in a Viggen for trials in mid-2005, but the early retirement of the Viggen from service resulted in a delay to the trials and a switch to another platform.
Tests of the Raytheon scanner are being undertaken as part of the nora program, which aims to provide an aesa radar for the Gripen. As its name implies, nora is also investigating the use of the antenna for functions such as communications and jamming, as well as its radar tasks.

Saab is working toward a PS-05/A Mk 5 aesa radar that could be available for export around 2010. The Mk 5 would focus primarily on its radar functions. Beyond that the company is looking at more developments that tightly integrate the functions of active radar, passive surveillance, electronic warfare, jamming and communications into a single sensor. The sensor could be mounted on a single-axis pedestal that would increase its scan to around 200 degrees. Such a multifunction nora radar could be ready for installation in Gripen around 2018. In November 2006, Saab Microwave systems signed with Italian companies Selex and Elettronica to jointly develop an M-AESA multirole system concept. This will be used as a basis for the next family of radars for a wide range of applications, including combat aircraft.
Fonte: http://www.ainonline.com/news/single-ne ... 40247a0c96

[]s
[/quote]

Ao contrário de vc, tive acesso ao program NORA quando visitei a Suécia em 2002. Tudo o que vc coloca, se aplica a esse radar, descartado pelo governo sueco em função dos custos de desenvolvimento. Ou seja, o NORA (ainda tenho a documentação original em alguma parte) é um "no starter", o que é lastimável porque seria um equipamento excelente, mais leve e com maior performance do que o RAVEN. Não acredito que seja válido elencar tecnologias não desenvolvidas e abandonadas quando se fala da experiência de uma empresa. Vamos aos duros fatos:

1. Os radares AESA desenvolvidos pela SELEX, com a exceção do Vixen 500, servem para aviões patrulha ou navios. São equipamentos que atendem exigências bem menos sofisticadas que as envolvidas em combate aéreo, pesados e com desempenho não adequados a caças.

2. A empresa está envolvida com o CAESAR (um equipamento que presta) há cerca de cinco anos e o radar só estará pronto em 2014. O RAVEN começou no ano passado e já estaria "operacional" segundo os press releases da SAAB/SELEX. Com base nisso, dá para entender que o VIXEN 500, criado explicitamente para o mercado de upgrade, é um equipamento inferior.

3. O RAVEN teria uma antena formada pelo dobro de módulos do VIXEN 500 acoplada a um frankenstein que soma elementos do PS05 e do VIXEN 500 com o computador de bordo atual do Gripen C/D. Ou seja, nada foi criado especificamente, é uma parafernália digna das que se viam nas casas dos radioamadores no passado. Dizer que essa "coisa" pode ser levado a sério é um pouco demais. A propósito, a história de um radar "leve", citada acima, caiu por terra. Ele é bem mais pesado que o PS05...

4. Os problemas relativos ao radar do Gripen NG foram antecipados pelo relatório da COPAC. Está lá: "O radar está em desenvolvimento e pode não apresentar o resultado previsto". Os indianos, quando estiveram aqui, conversaram com a turma da FAB e afirmaram que constataram isso. Por incrível que pareça, os brasileiros só tiveram acesso às bancadas em terra.

SE fosse o NORA, acredito que a SAAB teria um excelente radar nas mãos. Como NÃO É e não passa de um quebra-galho de última hora, o Gripen NG está equipado com um equipamento derivado do mercado de upgrades. O conceito "swash plate" é interessante, mas não passa da cópia de conceitos russos aplicados a radares PESA.

Vou ressaltar mais uma vez: a SAAB paga parte do custo imposto pelo governo conservador sueco para diminuir despesas governamentais. Se tudo fosse como previsto, a essa hora teria um radar decente, o NORA, e caminharia para um caça de 5ª geração em parceria com outros países. Como relatei antes, é um pacote que EU defenderia. Esse quebra-galhos de 4,5ª geração, que cada dia ganha peso, é um dos maiores erros mercadológicos já vistos. O Alto Comando da Aeronáutica percebeu isso a partir do relatório preliminar da COPAC.

Vou deixar claro: colocar o Gripen como finalista depois do elenco de riscos é uma prova concreta que a COPAC está se lixando para a força e que não aprendeu com os erros do "programa" (programa signfica algo sistêmico, por isso as aspas) AMX.

Abraços

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:25 pm
por Pepê Rezende
Santiago escreveu:Prick,

Ninguém em sã consciência disse alguma vez que o radar PS05 do Gripen fosse maior (mais pesado, mais volumoso) do que o radar RBE2 do Rafale.

O que se diz, e há artigos que atestam isso, é que a antena do radar PS05 (600mm de diâmetro) do Gripen é maior do que a antena do radar RBE2 (550mm de diâmetro) do Rafale.

O alto oficial francês Alain Silvy, na entrevista, disse que há duas formas de aumentar o alcance do radar: aumentar o tamanho da antena ou aumentar a potência.

Entre os radares do SL do F-X2, o APG-79 é o mais pesado e de maior antena, 700mm de diâmetro.

[]s
O aumento da antena não chega a compensar a maior potência possibilitada pelos dois motores. O RBE2 tem maior alcance que o RAVEN.

Pepê

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:36 pm
por PRick
Santiago escreveu:Prick,

Ninguém em sã consciência disse alguma vez que o radar PS05 do Gripen fosse maior (mais pesado, mais volumoso) do que o radar RBE2 do Rafale.

O que se diz, e há artigos que atestam isso, é que a antena do radar PS05 (600mm de diâmetro) do Gripen é maior do que a antena do radar RBE2 (550mm de diâmetro) do Rafale.

O alto oficial francês Alain Silvy, na entrevista, disse que há duas formas de aumentar o alcance do radar: aumentar o tamanho da antena ou aumentar a potência.

Entre os radares do SL do F-X2, o APG-79 é o mais pesado e de maior antena, 700mm de diâmetro.

[]s

Depois sou eu o fanático! Você leu o que o responsável pelo DESENVOLVIMENTO e FABRICAÇÃO do novo radar do GRIPEN NG falou? Deu para ler lá em cima. Se você continua querendo acreditar que o RBE tem antena menor que o Raven 05 tudo bem, porém, não é que o cara que faz o radar diz, e ele teria tudo para mentir o contrário no entanto deixou claro.
Bob Mason: Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados. A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen.
Vou postar de novo aqui os desenhos em escala do Rafale, M-2000 e Gripen, depois a antena do Gripen é maior... 8-] 8-]

Imagem

A antena do RBE tem mais de 600mm, alguns lugares apontam até 650mm.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:40 pm
por Penguin
ninjanki escreveu:Santiago,

Uma coisa que me confunde é que, a pouco tempo, um representante da Selex afirmou, com todas as letras, que o radar do Gripen NG era o Vixen 1000, e que era um desenvolvimento totalmente pertencente à Selex. O Raven, como outros disseram, parece ser um modelo baseado no conceito original da SAAB, o backend do PS05 e uma antena desenhada/fornecida pela Selex.

Afinal de contas, o NG, como oferecido ao Brasil, usa qual dos dois, ou melhor, qual das duas versões da história é a verdadeira?

Quanto à qualidade do radar, gostaria de entender como o swashplate do Raven compensa o radar do NG ser menor e mais leve que os radares do F-18 e do Rafale... E também como pode um único motor, no caso do Gripen, fornecer energia suficiente para um alcance decente, quando comparado aos dois concorrentes bimotores... Ainda mais se a antena fica inclinada à 30 graus, oque significa que a área de cobertura é achatada, ou seja, o radar enxerga melhor dos lados(quando a antena vira e aponta para eles) doque pra frente...

Allan

ps. Não acho a idéia do swashplate ruim, só acho que é uma coisa a mais para quebrar, mas principalmente, não é suficiente para colocar o Raven no mesmo nível dos outros dois radares... Ou apenas no nível do RBE-2, já que o do F-18 provavelmente é superior à ambos.
Também acho confuso. Ora é Vixen 1000, ora Raven PS05, ora Raven 1000P.

Na imprensa internacional, se vc der uma pesquisada, encontrará que o backend é baseado no PS05. Não quer dizer que seja igual. O que seria lógico. Eles estão há algum tempo desenvolvendo um radar AESA, seguindo esse caminho. Desde 2006 pelo menos (vide artigos acima). Pensavam em retrofitar seus Gripens com AESA em 2018, mas seria muito peso extra para os "antigos" Gripen (ainda mais levando em consideração o uso de Meteor). Isso foi dito mais de uma vez pela própria Saab, explicando os motivos da necessidade da versão E/F com nova motorização, mais potente.

A antena está inclinada 30 graus, mas ela gira em torno do seu eixo, logo possui um maior campo também olhando baixo e para cima.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:44 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:Prick,

Ninguém em sã consciência disse alguma vez que o radar PS05 do Gripen fosse maior (mais pesado, mais volumoso) do que o radar RBE2 do Rafale.

O que se diz, e há artigos que atestam isso, é que a antena do radar PS05 (600mm de diâmetro) do Gripen é maior do que a antena do radar RBE2 (550mm de diâmetro) do Rafale.

O alto oficial francês Alain Silvy, na entrevista, disse que há duas formas de aumentar o alcance do radar: aumentar o tamanho da antena ou aumentar a potência.

Entre os radares do SL do F-X2, o APG-79 é o mais pesado e de maior antena, 700mm de diâmetro.

[]s

Depois sou eu o fanático! Você leu o que o responsável pelo DESENVOLVIMENTO e FABRICAÇÃO do novo radar do GRIPEN NG falou? Deu para ler lá em cima. Se você continua querendo acreditar que o RBE tem antena menor que o Raven 05 tudo bem, porém, não é que o cara que faz o radar diz, e ele teria tudo para mentir o contrário no entanto deixou claro.
Bob Mason: Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados. A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen.
Vou postar de novo aqui os desenhos em escala do Rafale, M-2000 e Gripen, depois a antena do Gripen é maior... 8-] 8-]

Imagem

A antena do RBE tem mais de 600mm, alguns lugares apontam até 650mm.

[]´s
Prick,

Esse desenho é completamente impreciso.
Para uma comparação gráfica teríamos que alinhar as seções de cada aeronave onde estão localizados as antenas. Em mais de uma vista.
Vc poderia citar alguma fonte que afirme que o radar RBE2 possui mais de 55cm de diametro?

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Ago 20, 2010 5:53 pm
por Penguin
Calma Prick!

Bob não disse nada de anormal. Veja:

1) "Os radares usados no Rafale e no F-18 são muito bons, mas também são fisicamente bem maiores e mais pesados."

Ninguém pode dizer o contrario.

2) "A maior diferença que vemos aqui é o tamanho da antena, que, naturalmente, é sempre menor num avião fisicamente mais compacto como o Gripen."

Naturalmente, a antena é menor em um avião menor e maior em um avião maior.
Isso vale para o SH. Segue a ordem lógica. Naturalmente.
Já o Rafale, anti-naturalmente, possui uma antena menor quando deveria ser maior. Não segue a lógica natural do avião maior, maior a antena.

[]s