Super Tucano News
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Re: Super Tucano News
A meu ver, uma primeira providência a sere tomada pela Embraer no curto prazo para retificar algumas falhas do ST, é o fato de que a aeronave estar, pela figura acima, configurada apenas com um único tipo de arma inteligente, no caso a Lizzard, israelense, usada pela FAB. Claro, a aeronave pode/poderá receber outras configurações de armamentos, mas tal capacidade deveria já ser adicionada na planfetagem de marketing da empresa.
De minha parte, seria necessário e impositivo, como segunda providencia, que o ST pudesse ser capaz desde já, de levar todos os modelos de armas inteligentes fabricadas no país, por poucas que sejam, mas é um item que do qual não poderíamos abrir mão. Existem apenas duas empresas nacionais no país que fazem isso, e elas deveriam ser apoiadas neste aspecto, em seus projetos. A terceira é a AEL que monta aqui os kits da Elbit.
Uma terceira medida é configurar os ST da FAB com a mesma capacidade de levar as armas que o futuro F-39 irá levar. Claro, aquelas que estiverem dentro da sua capacidade. Pelo que já pude verificar, existem mísseis, pods e bombas - de 120 a 250 kgs - inteligentes que podem ser acrescidas ao portfólio de armas a serem adquiridas e operadas pelo ST na FAB, assim como, espero, o serão para os f-39.
Já faz muito tempo a maioria das forças aéreas sérias do mundo usam uma proporção de armamento inteligente na faixa média de 8x2 para cada arma convencional. Creio que se quisermos tirar tudo que o ST pode dar, e ainda capacitá-lo a disputar mercado mesmo em países onde ele teria uma concorrência mais forte, temos de dar-lhe as garras certas e necessárias para tanto. O largo uso de armas inteligentes é apenas o primeiro passo para isso.
Atualizar os sistemas de bordo, e adicionar novas capacidades de NCW nele é também uma necessidade imperativa.
E não dá para esperar muito por isso. O mercado não raro tende a ser mais apressado em suas necessidades do que as empresas conseguem prover-lhes soluções. O exemplo dos E-2 está aí para não me deixar mentir.
Até ontem éramos apenas nós e os canadenses. Hoje em dia a coisa está ficando cada vez mais apertada. Com o ST não será diferente.
abs
De minha parte, seria necessário e impositivo, como segunda providencia, que o ST pudesse ser capaz desde já, de levar todos os modelos de armas inteligentes fabricadas no país, por poucas que sejam, mas é um item que do qual não poderíamos abrir mão. Existem apenas duas empresas nacionais no país que fazem isso, e elas deveriam ser apoiadas neste aspecto, em seus projetos. A terceira é a AEL que monta aqui os kits da Elbit.
Uma terceira medida é configurar os ST da FAB com a mesma capacidade de levar as armas que o futuro F-39 irá levar. Claro, aquelas que estiverem dentro da sua capacidade. Pelo que já pude verificar, existem mísseis, pods e bombas - de 120 a 250 kgs - inteligentes que podem ser acrescidas ao portfólio de armas a serem adquiridas e operadas pelo ST na FAB, assim como, espero, o serão para os f-39.
Já faz muito tempo a maioria das forças aéreas sérias do mundo usam uma proporção de armamento inteligente na faixa média de 8x2 para cada arma convencional. Creio que se quisermos tirar tudo que o ST pode dar, e ainda capacitá-lo a disputar mercado mesmo em países onde ele teria uma concorrência mais forte, temos de dar-lhe as garras certas e necessárias para tanto. O largo uso de armas inteligentes é apenas o primeiro passo para isso.
Atualizar os sistemas de bordo, e adicionar novas capacidades de NCW nele é também uma necessidade imperativa.
E não dá para esperar muito por isso. O mercado não raro tende a ser mais apressado em suas necessidades do que as empresas conseguem prover-lhes soluções. O exemplo dos E-2 está aí para não me deixar mentir.
Até ontem éramos apenas nós e os canadenses. Hoje em dia a coisa está ficando cada vez mais apertada. Com o ST não será diferente.
abs
Carpe Diem
- Cassio
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Re: Super Tucano News
Incorporar novos armamentos pode ser complicado é muito caro... Então, fica a pergunta: quem paga a conta?
Novos armamentos do integrados conforme os clientes pedem, e o custo da integração daí no custo do contrato. Uma vez integrados, podem ser oferecidos a outros clientes.
Além disso, a lista de armamentos já é maior que está aí.
Novos armamentos do integrados conforme os clientes pedem, e o custo da integração daí no custo do contrato. Uma vez integrados, podem ser oferecidos a outros clientes.
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- FCarvalho
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Re: Super Tucano News
No nosso caso a FAB. Como disse, temos empresas aqui que dispõe de capacidade para fornecer sistemas inteligentes.
Não sei qual ou quais os ST brasileiros usam, mas olhando a nossa realidade é de se presumir que seja o mínimo básico necessário.
Aliás, seria bom que ao menos houvesse o interesse de aplicar os mesmos armamentos do F-39.
A ver.
Não sei qual ou quais os ST brasileiros usam, mas olhando a nossa realidade é de se presumir que seja o mínimo básico necessário.
Aliás, seria bom que ao menos houvesse o interesse de aplicar os mesmos armamentos do F-39.
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Carpe Diem
- Cassio
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Re: Super Tucano News
Nos ST da FAB é muito mais complicado integrar estes armamentos. São os STs mais básicos. Precisariam receber uma série de modificações e atualizações.
Usamos os ST mais simples, sem muitos dos dependentes que foi incorporados posteriormente para outros clientes.
Usamos os ST mais simples, sem muitos dos dependentes que foi incorporados posteriormente para outros clientes.
- Viktor Reznov
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Re: Super Tucano News
Eu tava ontem mais cedo passeando pelo artigo da Wikipedia acerca do Super-Tucano e fiquei surpreso, aparentemente a Embraer já vendeu 207 aeronaves, isso é absolutamente sensacional. Porém algo que em frustra profundamente é a enrolação da USAF em decidir acerca do programa OA-X, isso tá atingindo níveis Indianos de enrolação e lenga lenga, fico me pergunta se por trás dos panos a Textron não está usando de algumas artimanhas meio escorregadias pra enrolar esse processo todo.
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- joao fernando
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Re: Super Tucano News
Americanos tentando levar vantagem???? Mas claro que nãoooooooooooo...isso ai é chororô de comunistasViktor Reznov escreveu:Eu tava ontem mais cedo passeando pelo artigo da Wikipedia acerca do Super-Tucano e fiquei surpreso, aparentemente a Embraer já vendeu 207 aeronaves, isso é absolutamente sensacional. Porém algo que em frustra profundamente é a enrolação da USAF em decidir acerca do programa OA-X, isso tá atingindo níveis Indianos de enrolação e lenga lenga, fico me pergunta se por trás dos panos a Textron não está usando de algumas artimanhas meio escorregadias pra enrolar esse processo todo.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- FCarvalho
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Re: Super Tucano News
Bem, então quando for a hora de se fazer o MLU deles é bom pensar e encaminhar possíveis respostas para esta questão. e como não vamos comprar novas aeronaves mesmo, o que tem aí vai ter que ser aproveitado o melhor possível.Cassio escreveu:Nos ST da FAB é muito mais complicado integrar estes armamentos. São os STs mais básicos. Precisariam receber uma série de modificações e atualizações.
Usamos os ST mais simples, sem muitos dos dependentes que foi incorporados posteriormente para outros clientes.
No que me diz respeito, esse MLU já está perto de acontecer. Então, seria de bom alvitre aproveitar para ver o que do F-39 pode-se colocar nele e ver como fica. E quanto vai custar, claro.
É sempre bom lembrar que apesar de ser usado como um treinador aqui, a principal ideia do ST na FAB desde o começo era ter uma aeronave para o SIVAM, de baixo custo e que pudesse fazer o papel de "caça" nas regiões de fronteira. A Embraer acabou que projetou algo que foi além disso, pois ainda quebrou o galho da FAB de treinador Lift, substituindo também os Xavantes em Natal.
Não sei exatamente, mas me parece que a FAB já perdeu nestes pouco mais de 10 anos de operação do ST cerca de 10% a 15% da sua frota. Se considerarmos os 12 enviados a Esquadrilha da Fumaça, as undes operacionais tem bem poucas aeronaves a disposição. E pelo que tudo indica, a FAB não tem a menor intenção de comprar mais.
Tá complicado...
abs.
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Re: Super Tucano News
O ST está na final com o T-6 no OA-X. Esse ano ainda vamos saber no que vai dar, pelo cronograma da USAF.Viktor Reznov escreveu:Eu tava ontem mais cedo passeando pelo artigo da Wikipedia acerca do Super-Tucano e fiquei surpreso, aparentemente a Embraer já vendeu 207 aeronaves, isso é absolutamente sensacional. Porém algo que em frustra profundamente é a enrolação da USAF em decidir acerca do programa OA-X, isso tá atingindo níveis Indianos de enrolação e lenga lenga, fico me pergunta se por trás dos panos a Textron não está usando de algumas artimanhas meio escorregadias pra enrolar esse processo todo.
E no que depender dela, o avião brasileiro tem a preferência. Hoje não tem mais aquela desculpa de que o avião não era fabricado nos USA e outras besteiras.
Vai vencer o melhor, se o pessoal da política não meter o dedo no negócio.
A ver.
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- Carlos Lima
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Re: Super Tucano News
Lista de armamentos do Super Tucano
- * Metralhadoras: 2× FN Herstal M3P de 12,7 mm (.50 in; cada uma com duzentos e cinquenta tiros, instaladas internamente nas asas)
* Canhões: 1× pod de canhão GIAT M20A1 de 20 mm (sob a fuselagem)
* Foguetes: 4× pods de lança-foguetes LM-70/19 de 70 mm ou LAU-68 de 70 mm
* Bombas: Mk 81; BAFG-120; Mk 82 ou M117 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser); JDAM (munição conjunta de ataque direto); SDB (bombas de pequeno diâmetro); Paveway II (guiada por laser/GPS)
* Mísseis ar-ar: 2× AIM-9L; MAA-1 (homologado); Python 3 ou Python 4
* Mísseis ar-superfície: 2× AGM-65; 4× AGM-114
* Estações de armas: 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)
- * Blindagem para a cabina e o motor (opcional)
* CMFD/HUD/UFCP/HOTAS
* OBOGS (sistema gerador de oxigênio de bordo)
* Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
* FLIR Star SAFIRE III ou BRITE Star DP (sensor eletro-óptico e infravermelho de visão à frente)
* NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
* CCIP/CCRP/CCIL/DTOS (modos de ataque computadorizados)
* HMD (sistema de apresentação instalado no capacete) (opcional)
* Laser Range Finder (telêmetro laser) (opcional)
* MAWS (sistema de alerta de aproximação de míssil) (opcional)
* RWR (receptor de alerta de radar) (opcional)
* Chaff & flare (sistema de dispensadores para autodefesa) (opcional)
* Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
* TOSS (sistema de treinamento e suporte operacional)
* Câmara e gravador de vídeo digital
* Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
* INS/GPS (sistema integrado de navegação)
* Piloto automático
* Assento ejetável Martin-Baker Mk 10LCX zero/zero
* Freio de mergulho
* Ar condicionado
* Farol de busca
- FCarvalho
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Re: Super Tucano News
Eu espero algo parecido com isso quando da modernização dos ST. E claro, que os opcionais acima tornem-se efetivos.
Antes que eu me esqueça, a inclusão de armas inteligentes nacionais, de mísseis a bombas.
abs.
Antes que eu me esqueça, a inclusão de armas inteligentes nacionais, de mísseis a bombas.
abs.
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- arcanjo
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Re: Super Tucano News
Com relação aos dois Super Tucanos da FAB que deverão ser empregados na missão de paz na República Centro-Africana, estes deverão receber a blindagem para a cabina e o motor, desenvolvida pelo corpo técnico da Embraer, a mesma utilizada nas aeronaves destinadas ao Afeganistão, chaff & flare (sistema de dispensadores para autodefesa), além do Laser Range Finder (telêmetro laser), para melhor adequação às missões naquela região.
abs.
arcanjo
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arcanjo
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Re: Super Tucano News
Eu só queria saber que diferença faz dois ST para cobrir um país com quase metade do tamanho do meu estado.
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- Cassio
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Re: Super Tucano News
A FAB vai encomendar estes dois tucanos??? Ou vai modificar dos de sua Frota? Pois os dela não tem estes equipamentos... Teriam de ser modificados, o que pode sair caro.
- arcanjo
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Re: Super Tucano News
Os dois Super Tucanos virão do iventário de qualquer um dos esquadrões aéreos operacionais da FAB que faz uso dessa aeronave, e as modificações ficarão a cargo da Embraer. Não tenho conhecimento quanto aos custos envolvidos.Cassio escreveu:A FAB vai encomendar estes dois tucanos??? Ou vai modificar dos de sua Frota? Pois os dela não tem estes equipamentos... Teriam de ser modificados, o que pode sair caro.
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arcanjo