Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4426 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 04, 2012 2:52 pm

30 de outubro de 2011
Transporte de carga de 150 toneladas vai interditar RJ 116 nesta madrugada
Marcadores: Notícias, Trânsito

O transporte de um carregamento de 150 toneladas para o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) vai obrigar a Concessionária Rota 116 S/A a interditar na madrugada deste sábado para domingo (dias 29 e 30), a partir das 23h, num trecho de 30 quilômetros da RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco).
A carreta com 30 metros de comprimento por seis metros e meio de largura tomará as duas pistas da RJ a partir do quilômetro 33, no entroncamento com a RJ 122, em Cachoeiras de Macacu e seguirá até o quilômetro 3, na entrada do Comperj, em Itaboraí. Toda a operação, que deverá estar concluída às 3 horas da manhã e domingo, será monitorada por técnicos da Rota 116, da empresa responsável pelo transporte e por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado.
FONTE: Estradas.com.br

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4427 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 04, 2012 2:57 pm

Entra em vigor tração 6×4 para Combinações de Veículos de Carga
Posted on 26/01/2011 by amocaminhoes1

Todas as Combinações de Veículos de Carga (CVC) de 57 toneladas fabricados a partir de 2011 deverão conter tração 6×4. As indicações na marca, modelo e versão concedidas pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – também serão obrigatórios. A decisão proposta na resolução de n°210/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) passou realmente a valer em janeiro deste ano conforme deliberação n°105, assinada em 24 de dezembro de 2010.

Scania R440 6x4, Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 57 toneladas.
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Vem cá, quem nunca cruzou com uma, ou mais de uma dessas, pelas estradas desse pais?


Abraços!!!




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4428 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 3:04 pm

Matheus escreveu:
helio escreveu:Matheus
Tanto faz falar em transporte rodoviário ou feerovia. O problema é o mesmo.
Há 2 anos o EB fez uma licitação para transporte rodoviário de RS até RR para fazer um exercicio com os Leo 1Be. Não apareceu sequer um candidato.
Não se trata de pensar em tempo de paz, ou tempos de guerra, o deslocamento dos CC é estudado com muita seriedade pelo EB. Para se ter uma idéia só o transporte de Sta Maria a Saicã, existe um estudo detalhado, de tão complexo que é.
Os requisitos de MBT do EB desde a década de 80 é de um CC de 40 ton.
É claro que em caso de guerra a prioridade é máxima, mas se operarmos um CC que possa ser deslocado com mais facilidade, pra que um MBT largo e de 50 ton?
Hélio,

desculpe-me, o problema não é o mesmo, nem de perto. O modal ferroviário foi quase extinto no país. Ao contrário, o modal rodoviário expande-se a cada dia. As empresas de transporte pesado são inúmeras, ao contrário do transporte ferroviário, diga-se de passagem, sucateado em sua grande maioria.
Há dois anos fizemos uma licitação para reforma de uma de nossas unidades e ninguém respondeu a licitação. Por que? porque não exitem construtoras na cidade? óbvio que não, pq o preço era baixo e ninguém interessou-se.
Só pra ter uma idéia, a empresa Saraiva de transportes especiais tem mais de mil veículos de transporte de cargas excedentes. Há outras tantas pelo país como a Locar e a Cruz de Malta. Esta última transportou uma peça de uma termoelétrica de São Paulo até a fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Conheçe Garruchos? não há estrada asfaltada que vá até a cidadezinha. Sabe qual era o o PBT do conjunto? 200 Toneladas!
Estudos detalhados para o transporte de cargas excedente é o dia a dia destas grandes empresas e mesmo assim transportam diariamente grandes quantidades de crga excedente.
O problema todo, na verdade é o dinheiro. O EB continua a trabalhar com uma mentalidade de pobre. Guerras não acontecem do dia para a noite. Em caso de eminência, o esforço de guerra faria chegar centenas de CC pesados em poucas semanas em qualquer lugar do país. Enquanto EB priorizar manter privilégios de 4 bilhões anuais a meia dúzia de pensionistas vai ter que manter porcarias que "cantam ou andam" e "requisitos" caducos, contrariamente a necessidades do resto do mundo.
Portanto, a tal inviabilidade da estrutura rodoviária em transportar peças de 3,70 de largura e 65 toneladas de peso é na verdade a inviabiliade financeira do EB manter e operar tais peças
[/quote]

Pronto Matheus
A resposta é previsivel, sempre se acaba culpando a "mentalidade de pobre" do EB. É facilimo falar isto, quero ver é convencer o congresso que as FA devem ter verba maior e sem contingenciamento.
O cenário que trabalho, não é do ideal, mas sim do que é possivel dentro da realidade vigente.
No ano passado um Osório( Que possui largura inferior do que o Leo 2) foi transportado de Pirassununga para o Rio de Janeiro. A estrutura logistica que foi necessário fazer num trajeto de 700km composto das melhores estradas brasileiras foi enorme. Um verdadeiro comboio foi montado, com batedores e demoraram 3 dias pra chegar, pois tiveram que interditar o transito da Dutra em vários momentos. Quando passou pela Av Brasil, então o caos foi total. É por isto que o ideal seria por transporte ferroviario. Entretanto vc sabe qual é a situação de nossas ferrovias....
Faço uma pergunta: os RCC tem 54 Leopard 1A5, quantos truck com pranchões rodoviários vc acha que cada RCC tem que possuir?
Vc conhece São Gabriel, São Luiz Gonzga e Alegrete, sedes de 3 RCB? Já andou pelas estradas que levam a estas cidades?
Vamos por favor falar em realidade, orçamento ideal, melhor MBT do mundo, é puro onanismo.

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4429 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 3:13 pm

Luís Henrique escreveu:
helio escreveu: Matheus
Já foi extensamente elucidado os motivos, não existe falácia nenhuma, ....ah pára digo eu !
Conheça a nossa malha ferroviária, principalmente quando entram em perimetro urbano. Conheça as condições de operação que o EB possui após a privatização das ferrovias.
Analise também a qualidade das estradas de rodagem em nossas fronteiras, peço que se informe melhor sobre o tema.
Gostaria de esclarecer que é muito mais fácil o EB adquirir um equipamento que se adapte as nossas condições de transporte modal, do que fazer com que o transporte modal se adapte ao equipamento adquirido.
Estou cansado de discutir sobre o tema, e não pretendo retomar

Tem gente aqui(não sei se é seu caso) tem verdadeiro orgasmo anal quando se fala de Leo 2. Não sei se é porque pensam que o Leopard2 é herdeiro direto dos panzer alemães da II GM ou porque o Chile possui, a verdade é que se esquecem que não faz parte dos requisitos do EB pela tonelagem do carro.

Hélio
Desculpe Hélio.

A questão não é o Leo2 e sim TODOS os CCs estado-da-arte.
Leo2, Challenger, Abrams, Merkava, etc.

Para mim é estranho. O mundo todo consegue operá-los, para nós é um problema.... :?
Alcantara
Sera que o MUNDO TODO consegue operá-los?
Nós temos uma realidade logistica que não compensa operá-los. Será que queremos MBT estado-da-arte? Será que os Leo1A5 não são suficientes para equipar e treinar o EB? Será que o EM do EB não sabe do que está falando?
Só porque o pais opera um PA de meio século atrás, um caça de 40 anos atrás, não quer dizer que deve almejar um PA ultramoderno ou um caça de 5 geração.
Vamos discutir com os pés no chão

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4430 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 3:15 pm

Alcantara escreveu:30 de outubro de 2011
Transporte de carga de 150 toneladas vai interditar RJ 116 nesta madrugada
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O transporte de um carregamento de 150 toneladas para o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) vai obrigar a Concessionária Rota 116 S/A a interditar na madrugada deste sábado para domingo (dias 29 e 30), a partir das 23h, num trecho de 30 quilômetros da RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco).
A carreta com 30 metros de comprimento por seis metros e meio de largura tomará as duas pistas da RJ a partir do quilômetro 33, no entroncamento com a RJ 122, em Cachoeiras de Macacu e seguirá até o quilômetro 3, na entrada do Comperj, em Itaboraí. Toda a operação, que deverá estar concluída às 3 horas da manhã e domingo, será monitorada por técnicos da Rota 116, da empresa responsável pelo transporte e por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado.
FONTE: Estradas.com.br

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Pois é Alcantara, imagine o rebostelho que é transportar uma carga especial com esta, e imagine, só imagine transportar um esquadrão de Leopard 2......

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4431 Mensagem por Matheus » Seg Jun 04, 2012 3:28 pm

É difícil convencer a aumentar o segundo maior orçamento do Estado. Quero ver convencer o EB em priorizar o ramo operacional da força.
Não vou discutir mais estas questões de transporte. Se o EB não consegue transportar a contento um (01!) Osório nas melhores vias do país, não deve cogitar mesmo em oferecer um "serviço de defesa" decente ao resto do país. É melhor mater os M41 que são leves e pequenos.
Em tempo de paz, não muitos pranchões, já que não vai treinar com todos ao mesmo tempo. Em tempo de guerra ou na necessidade de transportes especiais paga uma das diversas transportadoras que temos no país.
Quanto a última pergunta, por conhecidência trabalho na rodovia que interliga estes municípios. A rodovia que liga Alegrete a São Luiz Gonzaga é estreita e teria dificuldade em passar veículos excedentes sem interromper o fluxo de veículos. Mas não há nesta rodovia pontes ou túneis que inviabilizem seu transporte. Além disso há caminhos alternativos sem criar "caos" em tempo de paz como ir a Uruguaiana, rumar na BR 472 em direção a São Borja, São Luiz Gonzaga. Para ir a São Gabriel tem a rodovia que liga a Alegrete (Br 290), sem pontes que cai ou túneis que trancam.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4432 Mensagem por binfa » Seg Jun 04, 2012 3:32 pm

Tchelo escreveu:
Pergunta de um leigo (eu):
O Chile está tendo dificuldades para manter seus Leo 2 (logística)?
Hélio/Paulo/Bacchi boa tarde!

Uma pergunta que ficou esquecida, vou repetir os senhores que tem conhecimento de causa, saberiam dizer como esta o índice de disponibilidade da frota de Leo 2 e suas dificuldades em operá-los.

Desde já agradeço a atenção.

Grato
binfa




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4433 Mensagem por Matheus » Seg Jun 04, 2012 3:33 pm

helio escreveu:
Alcantara escreveu:30 de outubro de 2011
Transporte de carga de 150 toneladas vai interditar RJ 116 nesta madrugada
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O transporte de um carregamento de 150 toneladas para o Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj) vai obrigar a Concessionária Rota 116 S/A a interditar na madrugada deste sábado para domingo (dias 29 e 30), a partir das 23h, num trecho de 30 quilômetros da RJ 116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco).
A carreta com 30 metros de comprimento por seis metros e meio de largura tomará as duas pistas da RJ a partir do quilômetro 33, no entroncamento com a RJ 122, em Cachoeiras de Macacu e seguirá até o quilômetro 3, na entrada do Comperj, em Itaboraí. Toda a operação, que deverá estar concluída às 3 horas da manhã e domingo, será monitorada por técnicos da Rota 116, da empresa responsável pelo transporte e por policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária do Estado.
FONTE: Estradas.com.br

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Não dá pra comparar né Hélio. Não precisa de uma combinação de 6,5m de largura e 30 de comprimento pra transportar um blindado de 3,7 por 11 (com canhão).




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4434 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 4:06 pm

Matheus escreveu:É difícil convencer a aumentar o segundo maior orçamento do Estado. Quero ver convencer o EB em priorizar o ramo operacional da força.
Não vou discutir mais estas questões de transporte. Se o EB não consegue transportar a contento um (01!) Osório nas melhores vias do país, não deve cogitar mesmo em oferecer um "serviço de defesa" decente ao resto do país. É melhor mater os M41 que são leves e pequenos.
Em tempo de paz, não muitos pranchões, já que não vai treinar com todos ao mesmo tempo. Em tempo de guerra ou na necessidade de transportes especiais paga uma das diversas transportadoras que temos no país.
Quanto a última pergunta, por conhecidência trabalho na rodovia que interliga estes municípios. A rodovia que liga Alegrete a São Luiz Gonzaga é estreita e teria dificuldade em passar veículos excedentes sem interromper o fluxo de veículos. Mas não há nesta rodovia pontes ou túneis que inviabilizem seu transporte. Além disso há caminhos alternativos sem criar "caos" em tempo de paz como ir a Uruguaiana, rumar na BR 472 em direção a São Borja, São Luiz Gonzaga. Para ir a São Gabriel tem a rodovia que liga a Alegrete (Br 290), sem pontes que cai ou túneis que trancam.
Matheus
Para vc entender como é complexa esta questão saiba que o Osorio tem largura menor do que o proprio Leo 1.
Quanto aos tuneis, insisto em informar pois as nossas OM são localizadas em localidades servidas por ferrovia.
Vou novamente repetir um fato ocorrido na IIGM. O 2BCC equipados com CC M3A3 Lee e M3A1 Stuart, deveria ser transferido do nordeste para o Vale do Paraiba no estado de SP. Quando os CC chegaram no porto foi constatado que o vão dos túneis da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil não comportavam os M3 Lee. Resultado: Só vieram para SP os M3A1 Stuart.
Se vc acha que o M3 Lee tem um perfil muito alto, ele é apenas 12cm mais alto que o Leopard 2!!!! Vc acha que desde os anos 40 os tuneis da Central do Brasil foram modificados? Fizeram uma tal de Ferrovia do Aço que nunca foi concluido.....
É inviavel pensar em deslocar um esquadrão de CC por via terrestre, se não possuimos estradas de rodagem que permitam este trafego sem causar muitos transtornos com o fluxo normal da estrada.
Não se trata de tonelagem do caminhão, ela pode ser distribuida em inumeros eixos, mas sim a largura e o comprimento do CC.


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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4435 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 4:17 pm

Matheus escreveu:
helio escreveu: Pois é Alcantara, imagine o rebostelho que é transportar uma carga especial com esta, e imagine, só imagine transportar um esquadrão de Leopard 2......

Hélio
Não dá pra comparar né Hélio. Não precisa de uma combinação de 6,5m de largura e 30 de comprimento pra transportar um blindado de 3,7 por 11 (com canhão).
Não precisa, mas estou me referindo a logistica necessária para transportar uma carga especial.
Imagine um exercicio militar com o deslocamento de uma FT composta de uma Cia de um BIB (17 M113B) e um esquadrão do RCC (17 Leo 1A5 + 1 M113), quantas pranchas rodoviárias seriam necessárias?
É por isto que a ferrovia é fundamental para o deslocamento dos CC.

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4436 Mensagem por Alcantara » Seg Jun 04, 2012 6:12 pm

helio escreveu:Alcantara
Sera que o MUNDO TODO consegue operá-los?
Nós temos uma realidade logistica que não compensa operá-los. Será que queremos MBT estado-da-arte? Será que os Leo1A5 não são suficientes para equipar e treinar o EB? Será que o EM do EB não sabe do que está falando?
Só porque o pais opera um PA de meio século atrás, um caça de 40 anos atrás, não quer dizer que deve almejar um PA ultramoderno ou um caça de 5 geração.
Vamos discutir com os pés no chão

Hélio
Mas Hélio, não devemos, SEMPRE, almejar o melhor? Sim, eu tenho pés no chão. Se você procurar pelo site, não vai ver post meu defendendo ferrenhamente o Leo 2 pro Brasil. Por outro lado, sei que este é um dos melhores, se não o melhor, MBT do mundo na atualidade. E sim, isto sim eu desejaria para meu pais. O que eu coloquei nas mensagens anteriores são informações para que possamos debater a tal "falta de capacidade das nossas estradas de suportar o peso de um MBT de 52 toneladas" que, na minha opinião, é falácia. As fotos que postei mostram isso. Acho que todo mundo aqui já deve ter cruzado diversas vezes pelas estradas do Brasil com esses caminhões de 57 toneladas. São corriqueiros. E, que eu saiba, nenhuma poste caiu por causa deles.

Você pode citar, com muita propriedade, que a questão não se resume ao peso, ok. Eu vou concordar contigo. Mas peso, peso mesmo, não acho que seja o problema.

Abraços!!!




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4437 Mensagem por jeanscofield » Seg Jun 04, 2012 6:18 pm

Aqui no Brasil a lei funciona desta forma:

Rodotrem ou bitrem de 9 eixos tem Peso Bruto Total Combinado de 74t e comprimento de 25 a 30 metros, mas muitas vezes se ve composições como essas rodando com até 100t¬¬ ( Só pode ser tracionado por cavalo 6x4 com no minimo 444cv)
Bitrem 7 eixos tem PBTC de 57t ( Só pode ser tracionado por cavalo 6x4)
Vanderleia tem PBTC de 53t
Reboque 3 eixos tem 48,5t de PBTC

Muitas vezes essas composições andam com carga acima do peso e nunca se viu nenhuma ponte cair. Um reboque desses tem capacidade de carga para até 76 toneladas e poderia ser usado para o transporte do leo2:
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Agora se o problema for a largura do tanque ou a altura, ae ja é outro problema.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4438 Mensagem por Clermont » Seg Jun 04, 2012 6:31 pm

helio escreveu:Desculpe, não tenho bola de cristal, mas vislumbro 3 probabilidades para os RCB:
1- reforma meia-sola dos Leo 1Be ( no fim vai ter aquela frota que anda mas não canta, e outros que canta mas não anda) - a maior possiblidade
2-desativar por alguns anos 2 RCB
3- reformar os M60 - a menor das possibilidades.
Só a título de exercício teórico: vc já explicou a questão do acordo de manutenção da KMW que só cobriria viaturas adquridas diretamente da Alemanha. Mas eu perguntaria, se o Brasil adquirisse uns 150 viaturas 1A5 de outras fontes (na hipótese de que estas existam); levando-se em conta que - salvo erro - os quatro RCB necessitam de 112 viaturas, as viaturas excedentes não poderiam servir como fonte de peças sobressalentes, durante todo o seu tempo de vida útil no Exército? E desta forma permitindo a liquidação sumária de quaisquer outros tanques ainda ao serviço brasileiro?




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4439 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Jun 04, 2012 6:43 pm

E essa aqui como faz?

http://g1.globo.com/espirito-santo/noti ... emana.html

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Pode, arnaldo?




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#4440 Mensagem por helio » Seg Jun 04, 2012 7:06 pm

Alcantara escreveu:
helio escreveu:Alcantara
Sera que o MUNDO TODO consegue operá-los?
Nós temos uma realidade logistica que não compensa operá-los. Será que queremos MBT estado-da-arte? Será que os Leo1A5 não são suficientes para equipar e treinar o EB? Será que o EM do EB não sabe do que está falando?
Só porque o pais opera um PA de meio século atrás, um caça de 40 anos atrás, não quer dizer que deve almejar um PA ultramoderno ou um caça de 5 geração.
Vamos discutir com os pés no chão

Hélio
Mas Hélio, não devemos, SEMPRE, almejar o melhor? Sim, eu tenho pés no chão. Se você procurar pelo site, não vai ver post meu defendendo ferrenhamente o Leo 2 pro Brasil. Por outro lado, sei que este é um dos melhores, se não o melhor, MBT do mundo na atualidade. E sim, isto sim eu desejaria para meu pais. O que eu coloquei nas mensagens anteriores são informações para que possamos debater a tal "falta de capacidade das nossas estradas de suportar o peso de um MBT de 52 toneladas" que, na minha opinião, é falácia. As fotos que postei mostram isso. Acho que todo mundo aqui já deve ter cruzado diversas vezes pelas estradas do Brasil com esses caminhões de 57 toneladas. São corriqueiros. E, que eu saiba, nenhuma poste caiu por causa deles.

Você pode citar, com muita propriedade, que a questão não se resume ao peso, ok. Eu vou concordar contigo. Mas peso, peso mesmo, não acho que seja o problema.

Abraços!!!
Exato! O peso vc pode dividir entre os eixos, mas as dimensões não. Outro fator também que tem a ver com o peso é a qualidade de manta asfaltica utilizada em várias estradas do Brasil. Não me refiro as auto-pistas que grande parte de vcs conhecem, me refiro às estradas de pista dupla que após uma temporada de chuvas, fica todo inutilizado. Se vcs conhecem as varias estradas que ligam as OM da cavalaria sabem o que quero dizer.
Os blindados de 40 ton são mais adequados pois alem de serem emnores, conseguem ter um custo operacional mais economico,fator importantissimo para o Brasil.

Hélio




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