Matheus escreveu:É difícil convencer a aumentar o segundo maior orçamento do Estado. Quero ver convencer o EB em priorizar o ramo operacional da força.
Não vou discutir mais estas questões de transporte. Se o EB não consegue transportar a contento um (01!) Osório nas melhores vias do país, não deve cogitar mesmo em oferecer um "serviço de defesa" decente ao resto do país. É melhor mater os M41 que são leves e pequenos.
Em tempo de paz, não muitos pranchões, já que não vai treinar com todos ao mesmo tempo. Em tempo de guerra ou na necessidade de transportes especiais paga uma das diversas transportadoras que temos no país.
Quanto a última pergunta, por conhecidência trabalho na rodovia que interliga estes municípios. A rodovia que liga Alegrete a São Luiz Gonzaga é estreita e teria dificuldade em passar veículos excedentes sem interromper o fluxo de veículos. Mas não há nesta rodovia pontes ou túneis que inviabilizem seu transporte. Além disso há caminhos alternativos sem criar "caos" em tempo de paz como ir a Uruguaiana, rumar na BR 472 em direção a São Borja, São Luiz Gonzaga. Para ir a São Gabriel tem a rodovia que liga a Alegrete (Br 290), sem pontes que cai ou túneis que trancam.
Matheus
Para vc entender como é complexa esta questão saiba que o Osorio tem largura menor do que o proprio Leo 1.
Quanto aos tuneis, insisto em informar pois as nossas OM são localizadas em localidades servidas por ferrovia.
Vou novamente repetir um fato ocorrido na IIGM. O 2BCC equipados com CC M3A3 Lee e M3A1 Stuart, deveria ser transferido do nordeste para o Vale do Paraiba no estado de SP. Quando os CC chegaram no porto foi constatado que o vão dos túneis da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil não comportavam os M3 Lee. Resultado: Só vieram para SP os M3A1 Stuart.
Se vc acha que o M3 Lee tem um perfil muito alto, ele é apenas 12cm mais alto que o Leopard 2!!!! Vc acha que desde os anos 40 os tuneis da Central do Brasil foram modificados? Fizeram uma tal de Ferrovia do Aço que nunca foi concluido.....
É inviavel pensar em deslocar um esquadrão de CC por via terrestre, se não possuimos estradas de rodagem que permitam este trafego sem causar muitos transtornos com o fluxo normal da estrada.
Não se trata de tonelagem do caminhão, ela pode ser distribuida em inumeros eixos, mas sim a largura e o comprimento do CC.
Hélio