Página 296 de 406

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Dez 21, 2015 7:46 am
por talharim
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No 73/CISCEA/2015
OBJETO: Implantação de estações integradas de comunicações terraar
em VHF, destinadas a modernizar a rede de comunicação do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
VALOR: US$ 34.950.417,00.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DA DISPENSA DE LICITAÇÃO No 74/CISCEA/2015
OBJETO: Fornecimento de 4 (quatro) Estações Meteorológicas de
Superfície - Classe 1, para Guaratinguetá (SP), .Ponta Pelada (AM),
Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS), 1 (uma) Estação Meteorológica
de Superfície - Classe 2, para Corumbá (MS), 1 ( uma)
Estação Meteorológica de Superfície - Classe 3, para Natal (RN) e
complementação de instalação da Estação Meteorológica de Superfície
- Classe 1 de Vitória (ES).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: HOBECO SUDAMERICANA S/A.
VALOR: 4.028.255,10 euros.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 17/CISCEA/2015
OBJETO: Elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução do
Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - Cindacta I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - Cindacta IV (AM) e ampliação
do recurso ATG (At Glass Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução
do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de
Tráfego Aéreo - Cindacta III (PE).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: Ultra Electronics Audiosoft.
VALOR: 2.662.417,00 libras esterlinas.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No 18/CISCEA/2015
OBJETO: Serviços de elevação técnica de 02 (duas) centrais de áudio
do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego
Aéreo - CINDACTA I (DF) e do Quarto Centro Integrado de Defesa
Aérea e Controle de Tráfego Aéreo - CINDACTA IV (AM).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Maj Brig Ar Carlos Minelli de Sá -
Ordenador de Despesas.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Carlos Vuyk de
Aquino - Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço
Aéreo.
CONTRATADA: S.I.T.T.I.S.p.A. SPECIALI IMPIANTI TELESCRIVINTI
TELEFONICI INTERN.
VALOR: 4.345.419,00 euros.
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei no 8.666/93.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Jan 05, 2016 6:45 pm
por FCarvalho
O descanso merecido de um guerreiro. :D



abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Jan 05, 2016 6:53 pm
por FCarvalho
O fim de uma era. Pelo Portal Defesa.



[009]

abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Jan 05, 2016 8:43 pm
por MasterCaiafa
http://tecnodefesa.com.br/operacao-peac ... dos-f-5ef/

Imagem

Imagem

Operação Peace Amazon II (1989) – O quarto traslado dos F-5E/F

No marco dos 43 anos do lançamento do Northrop F-5E Tiger II, caça que até hoje é a ponta de lança da Defesa Aérea brasileira, em sua versão modernizada, Tecnologia & Defesa recupera e traz para seus leitores um pouco da história dessa aeronave na Força Aérea Brasileira, através das fotos e relatos do capitão Frank Magalhães repassados por seu filho a nossa reportagem.

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Jan 05, 2016 10:00 pm
por gusmano
videos sensacionais! show!

abs

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Jan 13, 2016 7:52 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE
DE LICITAÇÃO No- 1/CABE/2015
OBJETO: Suporte logístico para os assentos ejetáveis que equipam as
aeronaves A-1, A-29, F-5 e T-27, fabricados pela empresa inglesa
Martin-Baker Aircraft.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Ordenador
de Despesas do PAMALS. AUTORIDADE RATIFICADORA: Diretor
da DIRMAB. CONTRATADA: Martin-Baker Aircraft Company
Limited. JUSTIFICATIVA: A razoabilidade dos valores propostos
pela Martin-Baker Aircraft foi justificada por meio do respectivo

Termo de Razoabilidade de Preços (Fls. 49 a 51 dos autos). VALOR:
GBP 19,156,086.53 (dezenove milhões, cento e cinquenta e seis mil,
oitenta e seis libras esterlinas e cinquenta e três pence).
AMPARO
LEGAL: Art.25, "Caput", da Lei 8.666, de 21Jun93, e suas alterações
introduzidas pela Lei 8.883, de 08Jun94.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jan 14, 2016 8:10 am
por talharim
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO
AÉREO

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

EXTRATOS DE CONTRATOS
CONTRATO DE DESPESA No 050/CISCEA/2015 - PARK AIR
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
No DO CONTRATO: No 050/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0129/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos e serviços para implantação de estações
integradas de comunicações terra-ar em VHF (118 a 137 MHz), incluindo
serviços especializados de engenharia de levantamento em campo, instalação,
testes e colocação em operação, bem como a logística associada, destinadas
a modernizar a rede de comunicação terra-ar, em VHF, do CINDACTA I.
VALOR: U$ 34,951,029.20 (trinta e quatro milhões, novecentos e
cinquenta e um mil, vinte e nove dólares norte americanos e vinte
centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.39 e 4.4.90.30.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE004674 e 2015NE004675,
ambas de 21/12/2015
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: U$ 221,652.60,
2017: U$ 9,608,409.40 2018: U$ 9,641,638.10, 2019: U$
11,528,776.50 e 2020: U$ 3,950,552.60
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 29/03/2021.

CONTRATO DE DESPESA No 053/CISCEA/2015 - AUDIOSOFT
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: ULTRA ELECTRONCS AUDIOSOFT.
No DO CONTRATO: No 053/CISCEA/2015.
ORIGEM: DISPENSA No 0122/CISCEA/2015.
OBJETO: Fornecimento de equipamentos, materiais e serviços de engenharia,
necessários à elevação técnica dos Sistemas de Gravação/Reprodução de Áudio
do CINDACTA I e CINDACTA IV e à ampliação do recurso ATG (At Glass
Recording) do Sistema de Gravação/Reprodução de Áudio do CINDACTA III,
possibilitando a integração desses sistemas à nova rede de telecomunicações
aeronáuticas - ATN e garantindo a plena operacionalidade dos mesmos.
VALOR: £ 2.662.417,00 (dois milhões, seiscentos e sessenta e dois
mil, quatrocentos e dezessete libras).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.2058.20XV.0001
/ 4.4.90.52, 4.4.90.30 e 4.4.90.39.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2015NE001653, de 21/12/2015.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2016: £ 215.168,21,
2017: £ 1.378.944,29 e 2018: £ 1.068.304,50.
DATA DA ASSINATURA: 21/12/2015.
VIGÊNCIA: 21/12/2015 a 31/10/2018.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Jan 24, 2016 3:52 pm
por kirk
O duelo

Pisa, Itália, abril/1945

O dia amanheceu calmo e como não havia missões programadas para aquela manhã, um denso silêncio pairava sobre a Base da Força Aérea Brasileira em Pisa.
O final da guerra era eminente.

A quietude porém, foi quebrada com o silvo crescente de motores chegando forte e baixo.
UOFFFF…!

Dois Mustangs P-51 prateados com as estrelas norte-americanas passam rasante sobre o campo.

Bem no meio da interseção das pistas puxam um subida vertiginosa, asa com asa e fecham um looping perfeito. O mergulho termina em cima da torre de controle, cujos operadores abaixam a cabeça instintivamente.

O desafio está lançado.

Os Mustangs aguardam.

No páteo de operações do 350th Fighter Group inicia-se uma atividade febril para por em voo dois P-47, enquanto os Mustangs giram em círculos, aguardando.
Poucos minutos depois, os dois Thunderbolts lisos e com as asas despojadas de cabides e tanques decolam para o “duelo”.

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/01/P47-P51.jpg

O ronco dos motores e as passagens vertiginosas low pass acabam por chamar a atenção de toda a base, inclusive do lado brasileiro, onde o pessoal se acomoda para assistir ao show.
Os quatro caças se engalfinham numa sequência alucinante de manobras, bem ao gosto dos pilotos de P-51, que sabem ter vantagens.

Apesar dos esforços e perícia demonstradas, os P-47 americanos são “abatidos” para o deleite dos atrevidos Mustangs.

Preparando-se para retornar à sua base, os aviões “vitoriosos” percebem bem na sua vertical um terceiro Thunderbolt decolando.

Opa, aí vem mais um!

Aquele mais um, no entanto, tinha a cauda pintada de verde e amarelo.

Um Jambock da Força Aérea Brasileira!


http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/01/P-51-x-P-47.jpg

Seu piloto, o Tenente Aviador Roberto Tormin Costa iria fazer um voo de "testes".

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/01/O-Tenente-Aviador-Roberto-Tormin-Costa-640x421.jpg

Mas, foi mesmo para teste aquele voo?

Ávidos, os Mustangs partiram pra cima daquele Thunderbolt para “cortá-lo em pedaços”.

Tormin subiu rápido e atento aos retrovisores, deixou os americanos chegarem bem perto, com o excesso de confiança transbordando.

Em manobra muito rápida e violenta, pé pressionando fundo o pedal esquerdo e manche quebrado no limite máximo, desacelerou o motor num estalar de compressor.
Pelo canto do olho, mais sentindo do que vendo, deixou as duas manchas passarem zunindo pouco abaixo e à sua direita.

Célere, inverteu toda a sequência anterior e enquadrou aquele avião prateado de asas quadradas e nervosas.

O atônito ianque move a cabeça procurando o P-47, mas é tarde demais. “Uma rajada” das oito ponto 50 manda-o para o chuveiro antes do jogo terminar.
Claro que o seu amigo não ficou nada feliz e a coisa esquentou ainda mais para o Tormin.

O 51 acelerou e rugiu pra cima, achando que pesado 47 não conseguiria acompanhá-lo.

Calculou errado.

O Thunderbolt que vinha em alta velocidade entrou junto no apertado arco e colou na cauda do americano que, achando ser o suficiente, acabou desistindo.
Os dois caças, então, emendaram um immelmann e juntos, vieram para o pouso.

Na sala de operações do 1º GAvCA os “inimigos” congratularam Tormin pela grande exibição e “vitória”. Outros pilotos do 350th apareceram e a coisa terminou em festa, com muitos brindes sendo levantados em homenagem aos aviões, cujos motores esfriavam lá fora.
O Tenente Aviador Roberto Tormin Costa voou 66 missões de combate na 2ª Guerra Mundial. Sobreviveu e retornou ao Brasil assumindo o comando de instrução da aviação de caça. Teria feito uma belíssima carreira na FAB. No dia 29 de abril de 1946, durante um voo de treinamento e no ápice de um looping, colidiu com seu piloto-ala. Os dois aviadores morreram no abraço fatal dos P-47s. Tormin tinha 21 anos de idade
http://www.aereo.jor.br/2016/01/21/o-duelo/

ORGULHO !!!! [009]

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 25, 2016 12:15 pm
por FCarvalho
Interessante que por mais que na Itália o P-47 tenha dado lugar aos P-51 no quesito caça, ele ainda foi muito utilizado, e louvado, no norte da Europa durante a campanha da Normandia e mesmo como um caçador de Me-262, em suas últimas versões, G e H.

Aquilo ali foi tudo de bom, como um verdadeiro predecessor de um legítimo caça multifunção.

abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Seg Jan 25, 2016 4:16 pm
por Carlos Lima
FCarvalho escreveu:Interessante que por mais que na Itália o P-47 tenha dado lugar aos P-51 no quesito caça, ele ainda foi muito utilizado, e louvado, no norte da Europa durante a campanha da Normandia e mesmo como um caçador de Me-262, em suas últimas versões, G e H.

Aquilo ali foi tudo de bom, como um verdadeiro predecessor de um legítimo caça multifunção.

abs.
O P-47 e o P-51 se completavam.

Os dois juntos eram a perfeição.

[]s
CB_Lima

Re: FAB NEWS

Enviado: Qui Jan 28, 2016 7:59 am
por talharim
PARQUE DE MATERIAL DE ELETRÔNICA DA

AERONÁUTICA DO RIO DE JANEIRO
EXTRATO DE CONTRATO
CONTRATO N° 029/PAME-RJ/2015. INEXIGIBILIDADE N°
010/PAME-RJ/2015. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica -
Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Contratação
de empresa especializada para prestação de serviços de suporte
técnico e operacional nos equipamentos que fazem parte do
Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-SARSAT. N°
Proc.: 67611-008336/2015-98. VALOR: US$ 3,075,990.00.
NAT.
DESP.: 33.90.39-05. PO's: 15T004859-001 de 29/12/2015. VIGÊNCIA:
31/12/2015 a 31/12/2017. Data de assinatura: 31/12/2015.

EXTRATO DE TERMO ADITIVO
CONTRATO N° 062/PAME-RJ/2014. INEXIGIBILIDADE N° 020
/PAME-RJ /2014. CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Parque
de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro.
CONTRATADA: EMS Technologies Canada Ltd. OBJETO: Prorrogação
do prazo de execução e vigência por 6 (seis) meses do
CONTRATO 062/PAME-RJ/2014, cujo objeto é a contratação dos
SERVIÇOS de suporte técnico e operacional nos equipamentos que
fazem parte do Segmento Terrestre Brasileiro para o sistema COSPAS-
SARSAT; Expansão do terminal MEOLUT (Local User Terminals
for Medium Orbit Satellite), com a implantação de 2 (dois)
novos canais em Brasília e 6 (seis) canais em Recife e modificação
do Sistema GEOLUT600 de Recife para que receba sinal de um
satélite MSG GEOSAR.
N° Proc.: 67611-010546/2014-65. VIGÊNCIA:
31/12/201 a 30/06/2016. Data de assinatura: 23/12/2015

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Fev 19, 2016 7:51 am
por talharim
ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

EXTRATO DE ACORDO
Espécie: Acordo Específico que entre si celebram o Comando da
Aeronáutica e a Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Objeto: Estabelecer os termos da cooperação técnica operacional entre
o COMAER e a AVIBRAS para apoio aéreo por meio do emprego
da aeronave P-95 do 3º/7º GAV, compreendendo a realização de
Missão Aérea Indenizável, de acordo com a programação do Plano de
Trabalho apresentada pela AVIBRAS para esclarecimento da área
marítima com relação à presença de embarcações que possam interditar
ou interferir na área de impacto dos engenhos a serem lançados
pela AVIBRAS no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
(CLBI) no cumprimento de sua atividade-fim.
Prazo: Vigência de 11 (onze) meses, a partir da data de publicação no
D.O.U.
Data da Assinatura: 16/02/2016.
Assinam: Pelo Comando da Aeronáutica o Exmo. Sr. Ten Brig Ar
Hélio Paes de Barros Júnior, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,
e pela Avibras Indústria Aeroespacial S.A. o Sr. Sami Youssef Hassuani,
Diretor-Presidente da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Fev 19, 2016 11:15 am
por coringa1
talharim escreveu:ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

EXTRATO DE ACORDO
Espécie: Acordo Específico que entre si celebram o Comando da
Aeronáutica e a Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Objeto: Estabelecer os termos da cooperação técnica operacional entre
o COMAER e a AVIBRAS para apoio aéreo por meio do emprego
da aeronave P-95 do 3º/7º GAV, compreendendo a realização de
Missão Aérea Indenizável, de acordo com a programação do Plano de
Trabalho apresentada pela AVIBRAS para esclarecimento da área
marítima com relação à presença de embarcações que possam interditar
ou interferir na área de impacto dos engenhos a serem lançados
pela AVIBRAS no Centro de Lançamento Barreira do Inferno
(CLBI) no cumprimento de sua atividade-fim.
Prazo: Vigência de 11 (onze) meses, a partir da data de publicação no
D.O.U.
Data da Assinatura: 16/02/2016.
Assinam: Pelo Comando da Aeronáutica o Exmo. Sr. Ten Brig Ar
Hélio Paes de Barros Júnior, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica,
e pela Avibras Indústria Aeroespacial S.A. o Sr. Sami Youssef Hassuani,
Diretor-Presidente da Avibras Indústria Aeroespacial S.A.
Será que vão testar o MAN ? ou foguetes do Astros ?

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Fev 26, 2016 9:26 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO
GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO

AVISO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O GRUPAMENTO DE APOIO LOGÍSTICO torna público
que intenciona contratar junto à empresa GE CELMA LTDA, por
inexigibilidade de licitação, com fulcro no Caput, do art. 25, da Lei nº
8.666/93, a prestação de serviço de Suporte Logístico e de manutenção
dos 5 (cinco) motores GE, modelo CF34-10E6A1, seriais
994-601, 994-603, 994-750, 994-751 e 994-663,
conforme as condições
estabelecidas no Projeto Básico nº 006/TTEC-TENG/2015.
Considerando o que preconiza a Súmula nº 255, de 13 de
abril de 2010, do Tribunal de Contas da União, fica aberto o prazo de
oito dias úteis para que qualquer interessado, caso queira, venha se
manifestar a respeito da intenção da contratação do objeto nas condições
de que trata a presente publicação, a qual deverá ser realizada
junto ao Grupamento de Apoio Logístico - GAL, Divisão de Contratos,
localizado na Rua Alfredo Rocha, 495 - Ilha do Governador -
Rio de Janeiro - Brasil, Base Aérea do Galeão, Tel/Fax: 55(21) 2101-
7937.
Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2016.
Cel Int MARCELO TENÓRIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas

AVISO DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 1/2016 - UASG 120195
Nº Processo: 67106005496201595 . Objeto: Prestação dos serviços de
suporte logístico (manutenção programada, não programada e reforma),
baseados em horas de vôo utilizadas, para (01) uma aeronave
VC-1 AIRBUS 319-133 ACJ (FAB 2101) e seus equipamentos, com
fornecimento de material e mão de obra especializada, provendo uma
estrutura de serviços para apoio às atividades de manutenção e operação
da aeronave em todo o território nacional e no exterior por um
período de três anos, conforme demais condições e exigências detalhados
nos documentos constantes no Projeto Básico
nº 001/TTECCPA4/
2015. Total de Itens Licitados: 00003. Edital: 26/02/2016 de
08h00 às 12h00 e de 13h às 16h00. Endereço: Rua Alfredo Rocha,
495 - Galeão - Ilha do Governador RIO DE JANEIRO - RJ ou
http://www.comprasgovernamentais.gov.br ... -03-1-2016. Entrega
das Propostas: 29/03/2016 às 10h00
MARCELO TENORIO DE CARVALHO
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 25/02/2016) 120195-00001-2015NE800541

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Fev 26, 2016 10:32 am
por FCarvalho
Manutenção das turbinas dos VC-2 e, pelo menos, mais 3 anos de uso para o VC-1.

O tal do VC-X ( 4 portas, ar-bags de série, vidro e trava elétrico, abs, som digital e outros mimos...) foi para o brejo de vez. :twisted:

Pelo que se pode ver, grana para VVIP na TAB... que dizer, FAB, não anda em falta. Aliás. [001]

abs.