TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43666 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 05, 2010 9:39 pm

orestespf escreveu:Gente, se para definir 36 caças FX-2 está difícil, imagine para a lista sugerida pelos amigos!!!

A recente declaração do Cmd. Saito dizia que, no entendimento dele, o anúncio ficaria para depois das eleições, pois os altos valores envolvidos dificultaria a divulgação no momento.

Vejam bem, altos valores e ele se referia a 36 caças. Qual o valor para 120 caças entre os que estão na short list? Qual o valor de mais algumas dezenas de caças de 5ªG? Não se trata de comprar apenas caças, tem toda uma parafernália por trás disso, sem falar de armamentos, horas e horas de treinamentos, etc. E para quanto vai tudo isso da noite para o dia?

A novela FX faz mais de uma década e nada foi comprado até agora. Depois que se escolher um caça virá a fase de comprar novo lote do mesmo. Bem, se por um lado resolve o problema de não precisar haver nova concorrência, por outro haverá o desgaste de "pedir mais do mesmo", que nem sempre é tão fácil quanto parece.

Se a FAB/MD pretenderem entrar em desenvolvimento conjunto com a empresa vencedora do FX-2 para um caça de 5ª ou 6ªG, tudo bem, mas será outra novela lá para bem depois de 2025. E aí, faz sentido debater isto agora? E como serão os caças daqui a 15 ou 20 anos? Será que os 5ªG terão, ao menos, provado o que vieram fazer ao mundo? Não acredito nesta josta (!!!), mas respeito que acredita.

Agora vou extrapolar e exigir o bom senso: o Brasil deseja FFAA para sua defesa ou realmente precisa se demonstrar como uma potência militar? Se pretende ser potência militar, então esta salada de frutas com equipamentos de um sem número de procedência pode fazer algum sentido. Se pretende ter um sistema de defesa eficiente, bem treinado e bem armado, mas que a dissuasão é a essência, então que se padronize os equipamentos ao máximo, que se tenha cada vez mais equipamentos multi-missão, que se tenha a mesma logística (que não tem, pois o que há chega a beira do ridículo, é pré-WWII, quase medieval) e moderna, que se adote treinamento conjunto entre as três Forças, que se adote, quando possível, a mesma doutrina, etc. Como se consegue tudo isso com a opção salada de frutas?

Por um lado, exige-se o que há de "melhor" para a FAB, por outro tenta-se literalmente destruir a FAB e demais Forças com certas ideias. Tem muito delirium tremulis por aí... :? :?

:evil: :evil: :evil:
[100] [009]

Vamos resolver o problema da FAB de agora... que me desculpem acho que tem uns "probleminhas" para resolver...

Assim dá para planejar direito a FAB de amanhã :)

:)
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43667 Mensagem por Juliano Lisboa » Qui Ago 05, 2010 9:57 pm

alcmartin escreveu:
Justin Case escreveu: Amigos,

Só para precisar o evento durante a demonstração:

Durante uma passagem em baixa velocidade (alto ângulo de ataque) o piloto realmente se distraiu por estar com o assento em posição baixa, com dificuldade de visualização externa. Ao ajustar a altura do assento não percebeu a diminuição rápida de velocidade e ficou abaixo da "curva de potência". Acelerou para PC máxima, mas, mesmo assim, chegou a tocar o solo (solo mesmo - o cerrado).
Percorreu o solo por umas centenas de metros e decolou dali.
Foi o único caso de "toque e arremetida" no cerrado.
A aeronave (4928) sofreu danos no circuito hidráulico do trem de pouso (freios), no tanque ventral traseiro (soute arriere), na tubeira do motor e no bordo de ataque da asa (colisão com árvore).
O bordo de ataque foi reparado, as demais peças avariadas foram substituídas, o avião foi medido e colocado disponível para vôo uma semana após o incidente (assim foi classificado - incidente).
É a "jaca" original.

Abraços,

Justin

Obs.: O 4928 foi perdido em acidente muitos anos após.
Olá, Juliano e Justin!

Permitam-me acrescentar uns dados a esse episódio:os tais cadetes eram a minha turma! :mrgreen: Todo ano, ao final do quarto ano da academia, os cadetes fazem opção ao tipo de aviação que desejam, se caça, transporte ou, em alguns anos, quando há vagas, helicóptero. Aí, se tiverem os graus necessários no EIA, na instrução prática, na pilotagem em si, serão designados para o tipo de aviaçào, dentro das vagas. Normalmente, sempre sobram interessados para a caça, prevalecendo os de maior desempenho.
Ocorreu que nosso caso, depois de anos de "azares e sofrimentos" incomuns, sobraram vagas para a caça! :shock: O estágio da caça no CATRE era conhecido por ser o "quinto"ano de AFA e muitos não quiseram...
Aí o comando da AFA pegou todo o quarto ano aviador, botou num C-130 e levou para Anápolis, numa tentativa de elevar o moral, a vibração. Aí, chegaram lá, foi o "show" que narraram... :shock: :shock: :? Imagino o que deve ter dado nas fichas de pedidos... :mrgreen:
Coisas de uma turma azarada: na nossa mesma turma, na Infantaria, no mesmo ano, no RCC do EB em Pirassununga, foram fazer uma demonstração do M41. Na frente de todos, uma daquelas "sapatas" da lagarta quebrou e foi pedaço de lagarta para tudo quanto é lado :shock: , parecendo um dinossauro manco... :lol:
Disseram que o azar começou quando no primeiro ano da EPCAR, quebramos um espelho e aí, sete anos de azar... [002] [001] :oops: :mrgreen:

Causos...

Abs!!

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que isso! Que tiro pela culatra. hehehehe

Pódiamos mesmo criar um tópico de causos da FAB. Tem boas histórias.
Daqui a pouco um moderador vem e fala que estamos tumultuando o tópico do FX-2 heheheh!

Abraços




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43668 Mensagem por Bender » Qui Ago 05, 2010 10:04 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:Gente, se para definir 36 caças FX-2 está difícil, imagine para a lista sugerida pelos amigos!!!

A recente declaração do Cmd. Saito dizia que, no entendimento dele, o anúncio ficaria para depois das eleições, pois os altos valores envolvidos dificultaria a divulgação no momento.

Vejam bem, altos valores e ele se referia a 36 caças. Qual o valor para 120 caças entre os que estão na short list? Qual o valor de mais algumas dezenas de caças de 5ªG? Não se trata de comprar apenas caças, tem toda uma parafernália por trás disso, sem falar de armamentos, horas e horas de treinamentos, etc. E para quanto vai tudo isso da noite para o dia?

A novela FX faz mais de uma década e nada foi comprado até agora. Depois que se escolher um caça virá a fase de comprar novo lote do mesmo. Bem, se por um lado resolve o problema de não precisar haver nova concorrência, por outro haverá o desgaste de "pedir mais do mesmo", que nem sempre é tão fácil quanto parece.

Se a FAB/MD pretenderem entrar em desenvolvimento conjunto com a empresa vencedora do FX-2 para um caça de 5ª ou 6ªG, tudo bem, mas será outra novela lá para bem depois de 2025. E aí, faz sentido debater isto agora? E como serão os caças daqui a 15 ou 20 anos? Será que os 5ªG terão, ao menos, provado o que vieram fazer ao mundo? Não acredito nesta josta (!!!), mas respeito que acredita.

Agora vou extrapolar e exigir o bom senso: o Brasil deseja FFAA para sua defesa ou realmente precisa se demonstrar como uma potência militar? Se pretende ser potência militar, então esta salada de frutas com equipamentos de um sem número de procedência pode fazer algum sentido. Se pretende ter um sistema de defesa eficiente, bem treinado e bem armado, mas que a dissuasão é a essência, então que se padronize os equipamentos ao máximo, que se tenha cada vez mais equipamentos multi-missão, que se tenha a mesma logística (que não tem, pois o que há chega a beira do ridículo, é pré-WWII, quase medieval) e moderna, que se adote treinamento conjunto entre as três Forças, que se adote, quando possível, a mesma doutrina, etc. Como se consegue tudo isso com a opção salada de frutas?

Por um lado, exige-se o que há de "melhor" para a FAB, por outro tenta-se literalmente destruir a FAB e demais Forças com certas ideias. Tem muito delirium tremulis por aí... :? :?

:evil: :evil: :evil:
[100] [009]

Vamos resolver o problema da FAB de agora... que me desculpem acho que tem uns "probleminhas" para resolver...

Assim dá para planejar direito a FAB de amanhã :)

:)
[]s
CB_Lima
[009] Estou contigo professor! E estou com Lima:"tem uns "probleminhas" para resolver..."

Tudo tem sua hora e seu lugar, :wink: a maior fonte de frustrações e inconformismo,é o descompasso temporal entre "o possível hoje" e o "Imaginável",a realidade é cruel,pois possui seu próprio tempo e compasso. :wink: e seus proprios políticos também :wink: Estamos caminhando a passos de gueixa mas com segurança,antes estávamos chafurdados no imobilismo.

Abraços!

PS:Mais um "téquinho" saboroso de "causo" do alcmartin :D




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Uma proposta

#43669 Mensagem por sapao » Qui Ago 05, 2010 10:34 pm

Pepê Rezende escreveu: Minha proposta:

Aviação de Combate
120 Rafale F.3 (foi selecionado)
60 PAK-FA T-50 (a proposta continua de pé)
96 AT-29

Aviação de patrulha
36 P-190 (projeto em estudo)

Vigilância eletrônica e alerta antecipado
24 E-190 e R-190 (projeto em estudo)
12 E-99 e P-99

Transporte:
48 C-98 Caravan
48 C-295 Amazonas
36 KC-390
12 Transportes pesados (A-400, An70, C-17 ou Il 476)

Bases:
Anápolis
Manaus
Natal
Santa Maria
Santa Cruz
Pepê, apenas algumas considerações minhas sobre suas sugestões, tirei o VIP para me focar apenas no operacional:
considerando que para cada aeronave de caça você vai ter 3 pilotos na unidade, para o de transporte normal 4 (2 para cada posto de pilotagem), transporte pesado 6 (comum eles viajarem com 1 1/2 tripulação em viagems longas), na patrulha e no AEW 6 ( 2 por posto de pilotagem e 2 para o oficial de controle de voo) isso daria a necessidade de 1860 pilotos (checa ai por posso ter errado), sem contar a aviaçao de asas rotativas, a AFA e outras mais peculiares como o GEEV e o GEIV.
Agora segue meu raciocinio:
Primeiro-um aviador depois de formado leva em media 17 anos para chegar a Tenente Coronel aonde ele passaria a voar menos ou nada para comandar, correto?A AFA teria que formar em media 110 aviadores por ano! Isso que não estamos contando a aviação de helicoptero, o GTE, o EDA, a propria AFA e outras unidades em que o aviador esta presente (como a EPCAR, a EEAR, as bases aereas) e estamos considerando que um major no ultimo ano no posto ira voar igual a um 2 tenente, o que não ocorre devido as responsabilidades do posto. Olha que eu so estou falando de aviador, o numero de graduados por aeronave e igual ou maior; e isso são somente os tripulantes, sem contar as demais especialidades tanto de oficiais como graduados.
Segundo- Supondo que a gente consiga todo mundo ai de cima, voce colocou 5 bases para a FAB correto? As demais hoje existentes seria usados como apoio, eu acredito? Então vamos la, dividindo grosseiramente teriamos 372 aviadores em cada base, supondo que metade seja casado, são 186 casas na vila so para aviadores!
Terceiro- Nessas 5 bases seriam distribuidas 492 aeronaves!!! Da quase 100 em cada uma, imagina o tamanho do patio delas, dos hangares de manutenção, da quantidade de apoio de solo e do paiol de uma organização desse tamanho, sem contar os helicopteros enfiados ai no meio.
Em resumo, para chegar nesse patamar que voce imagina (e que eu gostaria de ver), já estamos muito atrasados, e seriam necessarios uns 10 anos ou mais para chegarmos perto disso.

abraço,

sapao




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43670 Mensagem por Túlio » Qui Ago 05, 2010 10:39 pm

Juliano Lisboa escreveu: Daqui a pouco um moderador vem e fala que estamos tumultuando o tópico do FX-2 heheheh!

Abraços


De jeito nenhum, a charla está por demás de buena, prossigam!!! :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Uma proposta

#43671 Mensagem por orestespf » Qui Ago 05, 2010 11:22 pm

sapao escreveu: Pepê, apenas algumas considerações minhas sobre suas sugestões, tirei o VIP para me focar apenas no operacional:
considerando que para cada aeronave de caça você vai ter 3 pilotos na unidade, para o de transporte normal 4 (2 para cada posto de pilotagem), transporte pesado 6 (comum eles viajarem com 1 1/2 tripulação em viagems longas), na patrulha e no AEW 6 ( 2 por posto de pilotagem e 2 para o oficial de controle de voo) isso daria a necessidade de 1860 pilotos (checa ai por posso ter errado), sem contar a aviaçao de asas rotativas, a AFA e outras mais peculiares como o GEEV e o GEIV.
Agora segue meu raciocinio:
Primeiro-um aviador depois de formado leva em media 17 anos para chegar a Tenente Coronel aonde ele passaria a voar menos ou nada para comandar, correto?A AFA teria que formar em media 110 aviadores por ano! Isso que não estamos contando a aviação de helicoptero, o GTE, o EDA, a propria AFA e outras unidades em que o aviador esta presente (como a EPCAR, a EEAR, as bases aereas) e estamos considerando que um major no ultimo ano no posto ira voar igual a um 2 tenente, o que não ocorre devido as responsabilidades do posto. Olha que eu so estou falando de aviador, o numero de graduados por aeronave e igual ou maior; e isso são somente os tripulantes, sem contar as demais especialidades tanto de oficiais como graduados.
Segundo- Supondo que a gente consiga todo mundo ai de cima, voce colocou 5 bases para a FAB correto? As demais hoje existentes seria usados como apoio, eu acredito? Então vamos la, dividindo grosseiramente teriamos 372 aviadores em cada base, supondo que metade seja casado, são 186 casas na vila so para aviadores!
Terceiro- Nessas 5 bases seriam distribuidas 492 aeronaves!!! Da quase 100 em cada uma, imagina o tamanho do patio delas, dos hangares de manutenção, da quantidade de apoio de solo e do paiol de uma organização desse tamanho, sem contar os helicopteros enfiados ai no meio.
Em resumo, para chegar nesse patamar que voce imagina (e que eu gostaria de ver), já estamos muito atrasados, e seriam necessarios uns 10 anos ou mais para chegarmos perto disso.

abraço,

sapao
Olá Sapo véio (Sapão),

claro que não sou o Pepê, respeitarei as particularidades a ele dirigidas, inclusive aguardando ansiosamente seus (dele) comentários, mas ousarei dar minhas opiniões, se me permite.

1) Baixo número de pilotos formados pela AFA: erro! Que se ajuste tais limitações urgentemente, isto não é desculpa para se ter uma FAB decente.

2) Que a FAB adote modelo semelhante ao adotado pela MB, ou seja, que a formação "acadêmica" dos oficiais aconteçam nas universidades públicas (federais, por exemplo) e a parte "específica" fique sob responsabilidade da FAB; os custos iriam parar lá no chão. É preciso envolver os civis nestas etapas, é preciso haver confiança mútua.

3) Número de casas, alojamentos, vilas, etc.: esta fase já deu o que tinha que dar! Este é um erro estúpido e que precisa acabar rapidamente!!! Não é casa de moradia gratuita que um oficial deve reivindicar, mas condições salariais (soldos) e de trabalhos dignos para que tenha condições de adquirir a sua própria residência e demais bens, duráveis ou não.

4) As bases deveriam possuir alojamentos descentes apenas para os militares de plantão, os demais, em residência própria (alugada, etc., cada um de acordo com suas poses). Base militar não é hotel, restaurante, etc., isto é passado e tem que acabar. Mas insisto em deixar claro: com melhoria expressiva dos soldos/salários e das condições de vida dos militares (por exemplo, financiamento imobiliário adequado e dentro desta realidade, entre outras coisas).

5) Número de bases: 5???? Isto é no mínimo ridículo, abaixo de risível para um país continental como o Brasil. Não se discute dinheiro para se ter as bases, mas condições críveis para viabilizar um número muito maior de bases para as três Forças; algo que se quer (discussão) ocorre. País grande que pensa pequeno é populado por anões mentais (deixo claro: nada com os indivíduos de baixa estatura, nenhum preconceito, apenas figura de linguagem).

6) Não faltam anos ou décadas para se chegar no "mínimo", o que falta é sapiência e boa vontade. Esta tal boa vontade não depende apenas dos políticos, mas das FFAA e principalmente da população civil, aquela que motivada pela estupidez humana tupiniquim foi adestrada para ignorar e reprimir os militares, como se fossem lesa-pátria.

7) Um número cabalístico (7): falta a compreensão generalizada do que é preciso de fato e também respeito pelo o que está sendo feito, jamais deve-se ignorar o que a mente limitada impõe como verdades pessoais; é preciso mostrar a necessidade sem impor o rancor do passado; é preciso esquecer as dificuldades de outrora, esquecer as mágoas e vicissitudes morais que impuseram o "sim senhor" de tempos atrás e abaixar cabeças para aqueles que não merecem tal gesto. Ignorar e/ou temer o novo é refugiar-se em suas próprias limitações e fraquezas -- isto não combina (e nem pode combinar) com um guerreiro de fato. O momento não é de revanchismo, mas sim da (re)construção da defesa do País, algo que há muito se perdeu.


Sapo véio (Sapão), nada disso é pra você, apenas "carona" em seu post. Sei que me compreenderá.



Forte abraço; meus cumprimentos por estar neste fórum, minhas desculpas pela agressividades iniciais.

Orestes




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43672 Mensagem por Bender » Sex Ago 06, 2010 12:30 am

Juliano Lisboa
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que isso! Que tiro pela culatra. hehehehe

Pódiamos mesmo criar um tópico de causos da FAB. Tem boas histórias.
Daqui a pouco um moderador vem e fala que estamos tumultuando o tópico do FX-2 heheheh!

Abraços
A turma do Reservaer merece o Oscar,eles contam uns "causos" da caserna extraordinários,olha que eu já li alguns lá,que é dificil acreditar que são verídicos :D dada a carga cômica e surrealista do conteúdo :mrgreen: É o melhor lugar de causos da caserna da net,que eu conheço :mrgreen:

SDS.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43673 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2010 12:42 am

Santiago escreveu:
sapao escreveu:Parece que vão vir com "provision for", ou seja, com capacidade para, mas sabemos que dai para te-los e uma looooonga historia!
Grana, né?

Não, não foi problema de "grana". A FAB planejava (e planeja) adquirir uma pequena quantidade no lote inicial de Harpoons, assim como fez com Python IV(compramos um pequeno lote inicial), assim como o que ocorrerá com os misseis MICA virão inicialmente).
Mas no tocante ao PIV, cerca de 2 anos após a vinda do 1 lote, no primeiro semestre do ano passado recebemos lotes que totalizaram 3 dígitos desse míssil.
O que ocorreu é que os EUA nos negaram a vender a versão mais avancada do Harpoon. É por isso que o processo está em "stand by".
Mas a idéia persiste em ter esse missel para nós.

Abracos




Editado pela última vez por knigh7 em Sex Ago 06, 2010 12:56 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43674 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2010 12:54 am

orestespf escreveu:Gente, se para definir 36 caças FX-2 está difícil, imagine para a lista sugerida pelos amigos!!!

A recente declaração do Cmd. Saito dizia que, no entendimento dele, o anúncio ficaria para depois das eleições, pois os altos valores envolvidos dificultaria a divulgação no momento.

Vejam bem, altos valores e ele se referia a 36 caças. Qual o valor para 120 caças entre os que estão na short list? Qual o valor de mais algumas dezenas de caças de 5ªG? Não se trata de comprar apenas caças, tem toda uma parafernália por trás disso, sem falar de armamentos, horas e horas de treinamentos, etc. E para quanto vai tudo isso da noite para o dia?

A novela FX faz mais de uma década e nada foi comprado até agora. Depois que se escolher um caça virá a fase de comprar novo lote do mesmo. Bem, se por um lado resolve o problema de não precisar haver nova concorrência, por outro haverá o desgaste de "pedir mais do mesmo", que nem sempre é tão fácil quanto parece.

Se a FAB/MD pretenderem entrar em desenvolvimento conjunto com a empresa vencedora do FX-2 para um caça de 5ª ou 6ªG, tudo bem, mas será outra novela lá para bem depois de 2025. E aí, faz sentido debater isto agora? E como serão os caças daqui a 15 ou 20 anos? Será que os 5ªG terão, ao menos, provado o que vieram fazer ao mundo? Não acredito nesta josta (!!!), mas respeito que acredita.

Agora vou extrapolar e exigir o bom senso: o Brasil deseja FFAA para sua defesa ou realmente precisa se demonstrar como uma potência militar? Se pretende ser potência militar, então esta salada de frutas com equipamentos de um sem número de procedência pode fazer algum sentido. Se pretende ter um sistema de defesa eficiente, bem treinado e bem armado, mas que a dissuasão é a essência, então que se padronize os equipamentos ao máximo, que se tenha cada vez mais equipamentos multi-missão, que se tenha a mesma logística (que não tem, pois o que há chega a beira do ridículo, é pré-WWII, quase medieval) e moderna, que se adote treinamento conjunto entre as três Forças, que se adote, quando possível, a mesma doutrina, etc. Como se consegue tudo isso com a opção salada de frutas?

Por um lado, exige-se o que há de "melhor" para a FAB, por outro tenta-se literalmente destruir a FAB e demais Forças com certas ideias. Tem muito delirium tremulis por aí... :? :?

:evil: :evil: :evil:

Perfeito, Orestes. Concordo em tudo que disse.
Colocou a importancia da END, usou o histórico dos processos de aquisicão dessa envergadura (e com suas inerentes complexidades), bateu na importante racionalizacão logística, tracou o futuro incerto a longo prazo (que afeta as incertezas inerentes a doutrina aérea).
Perfeito

Abracos




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43675 Mensagem por PRick » Sex Ago 06, 2010 1:05 am

knigh7 escreveu:
Santiago escreveu: Grana, né?

Não, não foi problema de "grana". A FAB planejava (e planeja) adquirir uma pequena quantidade no lote inicial de Harpoons, assim como fez com Python IV(compramos um pequeno lote inicial), assim como o que ocorrerá com os misseis MICA virão inicialmente).
Mas no tocante ao PIV, cerca de 3 anos após a vinda do 1 lote, o primeiro semestre do ano passado recebemos lotes que totalizaram 3 dígitos desse míssil.
O que ocorreu é que os EUA nos negaram a vender a versão mais avancada do Harpoon. É por isso que o processo está em "stand by".
Mas a idéia persiste em ter esse missel para nós.

Atenciosamente
Eu diria a BURRICE(Nelson Rodriguiana) persiste, a FAB continua babando ovo de quem sempre nos embargou e negou a venda de material avançado. A MB está desenvolvendo com ajuda da MBDA um míssil da classe, mas ele é baseado no Exocet, então, a coisa persiste, cada FA continua ignorando a outra, ainda bem que agora existe a END e um MD de fato, senão vamos continuar com as velhas práticas.

Comprar um míssil diferente, quer dizer um gasto enorme para comprar uma meia dúzia, que serão mísseis incompatíveis aos que já temos, e estamos desenvolvendo. Além de incompatível ou não está integrado com as plataformas atuais e as futuras pelo jeito do FX-2.

O correto seria o P-3 ter capacidade de lançar os armamentos disponíveis e em desenvolvimento no Brasil, ao invés de mandar desenvolver algo fora, que usa armamento de fornecedores não confiáveis, mas isso é só uma idéia lógica e coerente que eu tive. 8-] 8-] .

[]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43676 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2010 1:11 am

Pepê Rezende escreveu:
O Exocet e o SCALP constam da proposta francesa. Se os EUA permitissem fabricar o Harpoon, seria interessante integrá-lo ao Rafale, mas há uma proposta bem melhor que ambos. A Índia topa repassar o Brahmos para o Brasil... No entanto, acho que vamos acabar com o Exocet genérico que a MB está desenvolvendo com o apoio da MBDA...

Pepê
Pepê,

O Exocet foi oferecido pelos franceses e a FAB pode tê-los quando quiser.. Mas ela não solicitou esse tipo de missel no RFP aos participantes.
O SCALP pode vir. Mas tem algumas condicionantes.

Abracos




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43677 Mensagem por knigh7 » Sex Ago 06, 2010 2:40 am

PRick escreveu:
knigh7 escreveu: Eu diria a BURRICE(Nelson Rodriguiana) persiste, a FAB continua babando ovo de quem sempre nos embargou e negou a venda de material avançado. A MB está desenvolvendo com ajuda da MBDA um míssil da classe, mas ele é baseado no Exocet, então, a coisa persiste, cada FA continua ignorando a outra, ainda bem que agora existe a END e um MD de fato, senão vamos continuar com as velhas práticas.

Comprar um míssil diferente, quer dizer um gasto enorme para comprar uma meia dúzia, que serão mísseis incompatíveis aos que já temos, e estamos desenvolvendo. Além de incompatível ou não está integrado com as plataformas atuais e as futuras pelo jeito do FX-2.

O correto seria o P-3 ter capacidade de lançar os armamentos disponíveis e em desenvolvimento no Brasil, ao invés de mandar desenvolver algo fora, que usa armamento de fornecedores não confiáveis, mas isso é só uma idéia lógica e coerente que eu tive. 8-] 8-] .

[]´s

Eu também não sou a favor que venham Harpoons (MESMO SE NOS FOSSE OFERECIDO A VERSÃO MAIS MODERNA).
Não sou a favor de uma salada de misseis apr amesmo fim. Já temos Exocet. Vamos desenvolver o MAN 1. Poderíamos alocar as verbas destinadas para a aquisicão dos caros HARPOONs para, juntamente com verbas suplementares, ajudar a aperfeicoar o MAN 1 (além do aumento do alcance, ele deveria, no estágio final, realizar movimentos sinuosos para dificultar a interceptacão) . Assim como ocorrre com o PENGUIN e o Exocet Block III)




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43678 Mensagem por Penguin » Sex Ago 06, 2010 8:25 am

OESP, 06/08

Lula engaveta decisões sobre temas polêmicos para preservar Dilma

Governo adia questões que podem tirar voto da petista como extradição de Battisti, compra de aviões e criação de empresa de logística dos Correios.

Marcelo de Moraes de Brasília

Para evitar desgastes na campanha da petista Dilma Rousseff, o governo federal decidiu congelar a discussão ou votação de temas considerados polêmicos até a realização das eleições. A própria candidata tem evitado assumir a defesa de propostas que possam abrir um debate negativo e atrapalhar sua candidatura.

É o caso, por exemplo, da recriação de um imposto para a Saúde. Depois da extinção da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o governo estuda a volta de um tributo com a finalidade de ampliar as receitas disponíveis para o setor. Já existe a ideia de criar a Contribuição Social para a Saúde (CSS), com o apoio do governo.

Mas, como o tema é considerado extremamente desgastante junto à opinião pública, até Dilma tem se esquivado de defender a proposta.

Na quarta-feira, ela afirmou que o próximo presidente precisa dar prioridade à transferência de recursos para a Saúde. Mas fez questão de não se comprometer com a criação de um novo tributo para o setor, embora tenha lamentado a perda de arrecadação provocada pela extinção da CPMF, em dezembro de 2007, em votação do Senado.

"Eu não estou discutindo volta de contribuição. Estou discutindo aqui um programa para a saúde", disse Dilma, depois de visitar o Sarah-Centro, unidade mais antiga da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. "Ninguém pode achar que a situação seja confortável, tendo a saúde perdido R$ 40 bilhões", disse.

Battisti. A recriação de um imposto para financiar a saúde não é a única discussão polêmica que "desapareceu" da lista de prioridades do governo. A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a extradição ou não do italiano Cesare Battisti continua sem ter previsão para acontecer. A razão é óbvia. Qualquer tomada de posição do governo sobre o assunto abre espaço para críticas dos adversários.

Se tratá-lo como terrorista e enviá-lo para a Itália, o governo abre brecha para a acusação de ter negado proteção para um perseguido político. Se decidir não extraditá-lo, ouvirá queixas sobre a suposta proteção a uma pessoa acusada de cometer crimes. Como o desgaste é garantido, o assunto foi para a gaveta durante o período eleitoral.

Aviões. Outro tema que parecia estar prestes a ser decidido era a decisão sobre quem deve fornecer os novos aviões para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O governo prefere comprar os aviões da francesa Rafale por conta de uma parceria estratégica com o governo da França. Mas esbarra na resistência técnica apresentada por setores da Aeronáutica, que consideram os suecos Gripen melhores tecnicamente. Para que o assunto não seja explorado na campanha, a decisão deve esperar pelo menos mais algum tempo.

Existem temas que nem provocam tanta discussão dentro do governo, como no caso da escolha dos aviões, que ainda divide opiniões. Mas possuem teor capaz de criar marola eleitoral.

Energia nuclear. Dentro do governo existe praticamente o consenso pela necessidade de construções de usinas nucleares. Mas o tema sempre foi delicado dentro do País.

Já existe a previsão até mesmo de construção de novas usinas, mas definir essa situação agora poderia abrir um debate sobre impacto ambiental e custo da obra.

Especialmente numa eleição que inclui uma candidata tão vinculada ao movimento ambiental como a senadora Marina Silva, do PV, que foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula.

Outro assunto que não provoca racha dentro do governo mas pode se tornar um problema eleitoral é sobre a restrição à compra de terras no Brasil por estrangeiros.

Nesse caso, a preocupação é que a candidata governista possa ser classificada como representante de um governo xenófobo e isso funcione para provocar dúvidas entre investidores estrangeiros. Por conta disso, o tema também foi guardado temporariamente nas gavetas do governo até depois da eleição.

Além desses temas, os aliados de Dilma concordam que o governo faz bem em evitar precipitação na criação de uma nova empresa de logística para os Correios.

A queda da diretoria da empresa há duas semanas já provocou turbulências dentro do governo, incluindo entre aliados do PMDB, responsáveis pelo controle político dos principais cargos da estatal.

Por conta disso, Lula já decidiu que vai investir na reestruturação e na reorganização da empresa antes de autorizar a criação da nova empresa, responsável pela futura montagem de uma frota de aviões cargueiros.

Com estimativa de gastos de US$ 400 milhões, o presidente não quer alimentar a discussão de que está criando uma estatal para abrigar aliados políticos do governo, especialmente numa área desgastada pelos problemas administrativos. Assim, a criação da estatal ficará para ser definida pelo sucessor de Lula no Palácio do Planalto, a partir de 2011.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Oziris
Sênior
Sênior
Mensagens: 1053
Registrado em: Seg Mai 05, 2008 10:14 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43679 Mensagem por Oziris » Sex Ago 06, 2010 8:48 am

O notícia plantada. :roll: :roll:
Até parece que o seu Zé das couve sabe o que é um caça.
Se esses temas valesse votos o Lula teria cancelado ha compra do avião presidencial,
Quem comprou foi FHC.
Foi só começar aparecer notícias que deu Rafale, começa aparecer essas matérias escrotas.

[]'s




-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.


"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#43680 Mensagem por Marino » Sex Ago 06, 2010 8:53 am

Gente, eu já expliquei que o MAN não tem NADA a ver com o exocet.
Repetindo:
A MB possui dois programas distintos.
1) O refit dos exocet em uso atualmente.
Para isto entrou em contato com a indústria nacional e iria fazer sozinha o trabalho. O fabricante ameaçou entrar na justiça para impedir o mesmo e, mesmo que ganhássemos, a questão levaria o tempo judicial brasileiro para ser decidida, e os mísseis perderiam a validade. Para não correr este risco, de ficarmos sem mísseis por perda de validade, a MB aceitou usar os kits de modernização fornecidos, desde que todo o trabalho fosse feito na indústria nacional, que vai ganhar com isso, é claro, tanto financeiramente, quando em conhecimento.
Por isso as propagandas do exocet da MBDA no Brasil.
2) O MAN
Este é um desenvolvimento totalmente nacional, com a MB gerenciando o programa, feito com desenvolvimento das indústrias nacionais, sem apoio nenhum de qualquer indústria estrangeira.
Tudo será nacional, os acelerômetros, giroscópios, cabeça de busca, motor foguete, etc.
TUDO, repetindo, sem interferência estrangeira.
Como marketing, estão dizendo que terá DESEMPENHO equivalente ao exocet bl 2, mas repito, não tem NADA ver com este míssil.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder