HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#436 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 03, 2018 10:50 pm

Carece não. Vai sobrar Bofors Trinity daqui a pouco.

abs




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#437 Mensagem por P44 » Dom Fev 04, 2018 10:22 am

Pena. Mais valia vende-los visto que devem estar a apodrecer a um canto, visto que nunca serao usados.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#438 Mensagem por pmicchi » Dom Fev 04, 2018 10:57 am

P44 escreveu:Pena. Mais valia vende-los visto que devem estar a apodrecer a um canto, visto que nunca serao usados.
não podem ser instalados em outros navios da Marinha Portuguesa?

Sobre o Ocean, seria muito interessante instalar uma celula de Sea Ceptor na proa (no lugar do Phalanx que será retirado). Os canhoes de 30mm poderiam ser substituidos por Bofors Trinity 40mm. Isso junto daria uma ótima capacidade de autodefesa para o navio e reduzia a necessidade de escoltas.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#439 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2018 1:30 pm

A minha aposta é que quando as 3 Niterói que hora se planeja dar baixa forem retiradas irá sobrar muito material para apor no Ocean, desde radares, sistemas C3I, Sisconta e armamento. Inclusive 3 lançadores Albatroz e 6 canhões Trinity 40mm. As metralhadora de 20mm pode ser retiradas das T-22 que foram baixadas e que devem estar guardadas a sete chaves; o que também não impediria a retirada das duas existentes nas atuais em que sobraram.

Se isto se confirmar, não vejo porque deixar este material guardado esperando o tempo passar e pegando mofo em algum depósito da marinha. Seria mais barato e menos complicado do que comprar, e adaptar, material novo no navio. Já temos estoque e suprimentos disso tudo aí e uma linha logística de apoio implantada e funcionando.

Pelo que vi do navio, existe espaço nos bordos laterais e de popa para colocar tudo isso ai sem ter que mexer no convés de voo.

A ver.

abs.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#440 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 04, 2018 1:43 pm

FCarvalho escreveu:Carece não. Vai sobrar Bofors Trinity daqui a pouco.

abs
Comparar Trinity com Phalanx? :shock:




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#441 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2018 2:05 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:Carece não. Vai sobrar Bofors Trinity daqui a pouco.
abs
Comparar Trinity com Phalanx? :shock:
Não estou comparando. Mas é fato que o Bofors aqui é usado na mesma função, também, do Phalanx. É o que temos para hoje.

Fazer o quê? :roll:

abs.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#442 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 04, 2018 2:10 pm

FCarvalho escreveu:Mas é fato que o Bofors aqui é usado na mesma função, também, do Phalanx.
O Bofors não é usado como CIWS, no máximo para fingir ter um CIWS, existe uma diferença enorme entre as duas coisas.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#443 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2018 3:51 pm

A MB usa ele como um CIWS também Marechal. Se se presta ou não a isso, já é outra coisa.
Não vamos receber phalanx genuínos agora e nem depois. Então cada um se vira com o que tem.
É melhor ter dois desses complementares aos Albatroz do que nada. Pior que isso seria o navio ficar sem nada, pelado, do jeito que vem.

Abs




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#444 Mensagem por pmicchi » Dom Fev 04, 2018 5:43 pm

FCarvalho escreveu:A minha aposta é que quando as 3 Niterói que hora se planeja dar baixa forem retiradas irá sobrar muito material para apor no Ocean, desde radares, sistemas C3I, Sisconta e armamento. Inclusive 3 lançadores Albatroz e 6 canhões Trinity 40mm. As metralhadora de 20mm pode ser retiradas das T-22 que foram baixadas e que devem estar guardadas a sete chaves; o que também não impediria a retirada das duas existentes nas atuais em que sobraram.

Se isto se confirmar, não vejo porque deixar este material guardado esperando o tempo passar e pegando mofo em algum depósito da marinha. Seria mais barato e menos complicado do que comprar, e adaptar, material novo no navio. Já temos estoque e suprimentos disso tudo aí e uma linha logística de apoio implantada e funcionando.

Pelo que vi do navio, existe espaço nos bordos laterais e de popa para colocar tudo isso ai sem ter que mexer no convés de voo.

A ver.

abs.
Eu suponho que a instalação do Sea Ceptor é bem mais simples pois não necessita ter um radar de tiro para iluminar o alvo.
É algo para por na ponta do lápis, sem contar que seria um investimento com uma vida útil mais longa.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#445 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 04, 2018 6:24 pm

FCarvalho escreveu:A MB usa ele como um CIWS também Marechal. Se se presta ou não a isso, já é outra coisa.
Não vamos receber phalanx genuínos agora e nem depois. Então cada um se vira com o que tem.
É melhor ter dois desses complementares aos Albatroz do que nada. Pior que isso seria o navio ficar sem nada, pelado, do jeito que vem.

Abs
"Usa"?

Ele já abateu mísseis anti navio?

Se não, a MB finge.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#446 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 04, 2018 7:07 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:A MB usa ele como um CIWS também Marechal. Se se presta ou não a isso, já é outra coisa.
Não vamos receber phalanx genuínos agora e nem depois. Então cada um se vira com o que tem.
É melhor ter dois desses complementares aos Albatroz do que nada. Pior que isso seria o navio ficar sem nada, pelado, do jeito que vem.

Abs
"Usa"?

Ele já abateu mísseis anti navio?

Se não, a MB finge.
Marechal, o Bofors 40mm com munição 3P tem função CIWS sim...




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#447 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 04, 2018 10:05 pm

E a marinha já fez algum exercício como este para testar a veracidade da propaganda sueca do Trinity? Eu nunca vi.
Mas como o Bolovo bem lembrou, ele tem capacidade anti-míssil.
Se funciona, bem, acho que na nossa realidade aqui nós realmente nunca vamos saber.
A não ser que um dia em "tão, tão distante" daqui um acaso desses da vida a gente se veja forçado a usar..
quem sabe.

abs.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#448 Mensagem por pmicchi » Seg Fev 05, 2018 7:58 pm

Confiar só nos Bofors Trinity, ou mesmo no Aspide, é um tanto temerário para um navio do porte do Ocean. Não que vc dispense totalmente a necessidade de escoltas mas se o Ocean recebesse um sistema AA moderno de curto alcance, já eliminaria a necessidade de uma escolta só para fazer a defesa de ponto.

O Ocean já tem um sistema de detecção AA moderno (melhor que qualquer outro navio da MB atualmente), o que torna o investimento bastante viável.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#449 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 05, 2018 11:00 pm

A MB vai tentar aproveitar o que for possível do que já dispõe aqui. Se for possível colocar algo melhor dos que os Trinity e Aspide, beleza, mas se não, vamos nos virar com eles.
Com muita sorte vamos poder substituir as atuais escoltas por navios bem mais capazes, e prover assim uma defesa de ponto bem mais robusta e qualitativa para o nosso novo navio capital.
De qualquer forma, um navio desses não dispensará menos que duas ou três escoltas a si quando ao mar. Claro, dependendo do TON onde estiver.

abs.




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Re: HMS Ocean (L12) para MB

#450 Mensagem por MasterCaiafa » Ter Fev 06, 2018 2:15 am

http://tecnodefesa.com.br/hms-ocean-uma ... oyal-navy/

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À medida que o HMS Ocean vai sendo preparado para desmobilização em Portsmouth, após realizar seu último tour operacional (e antevendo sua entrega a Marinha do Brasil), a Royal Navy (Real Marinha Britânica) publicou um artigo nas suas mídias sociais enumerando os principais feitos durante a prestigiosa carreira do navio.

O HMS Ocean serviu a Royal Navy por 20 anos, mas brevemente deverá ser substituído como FlagShip pelo novo porta-aviões HMS Queen Elizabeth, atualmente realizando provas de mar antes da aceitação para serviço no setor operativo da RN.

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Um porta-helicóptero dedicado e um navio de assalto anfíbio, o HMS Ocean foi projetado para projetar poder do mar para terra, e durante seu período de serviço, quando enviado para atuar no Iraque e na Líbia, teve participação ativa nos combates através de suas alas aéreas embarcadas.

Um breve resumo da vida operacional do HMS Ocean na Royal Navy:

1995 – O HMS Ocean foi lançado em 11 de outubro e posteriormente foi batizado em Barrow por Her Majesty the Queen em 1998.

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1999 – O navio foi enviado ao Mediterrâneo preventivamente para possível envolvimento no conflito do Kosovo (Balcãs).

2000 – Apoiando a Operação Palliser em Serra Leoa, o HMS Ocean ajudou na supressão da atividade rebelde.

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2003 – Iraque. O Ocean foi destacado para a Operação Telic, a contribuição do Reino Unido para a Guerra do Iraque de 2003, pelo qual foi condecorado com a honra da batalha “Al Faw 2003“. O L12 partiu de Plymouth no dia 16 de janeiro daquele ano, transportando 300 Royal Marines e 400 tripulantes aéreos.

O Ocean atuou como plataforma flutuante para receber até 22 helicópteros, e cerca de 200 militares da área de saúde da Royal Navy trataram a bordo das vítimas de ambos os lados do conflito.

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2010 – Os cidadãos britânicos retidos na Europa continental pela erupção de um vulcão islandês foram transportados pelo Canal, de volta ao Reino Unido, pelo HMS Ocean.

2011 – Líbia – O HMS Ocean é enviado para ajudar as operações da OTAN no que se refere ao conflito da Líbia.

Esta foi a primeira vez que os helicópteros Boeing Apache foram enviados à ação embarcados em um navio da Royal Navy.

As equipes Apache do 656 Squadron Army Air Corps realizaram missões efetivas dentro da Líbia, atingindo veículos militares, instalações e equipamentos de comunicação.

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O Ocean passou quatro meses operando da Líbia, contabilizando no total 87 dias no mar, em situação real de combate, durante aquela campanha.

2012 – Atracado em Greenwich, forneceu apoio logístico, acomodação e um local para pouso de helicópteros militares durante os Jogos Olímpicos de Londres.

2015 – O HMS Ocean tornou-se o “Royal Navy Fleet Flagship”, assumindo a função que foi passada pelo HMS Bulwark.

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2016 – O HMS Ocean assumiu o comando do esforço marítimo lançado contra o Daesh (Estado Islâmico),e atuou na crise humanitário dos refugiados no Mar Mediterrâneo.

Ficha Técnica HMS Ocean:

Peso: 22 000 toneladas, velocidade máxima: 18 nós, comprimento: 203 metros por 35 metros, tripulação: 285-1.300 homens e mulheres, carga: 18 aeronaves do Rotary Wing (Ala de Asas Rotativas) – incluindo helicópteros Sea King, Lynx, Wildcat, Merlin, Chinook e Apache.

Ficha Técnica HMS Queen Elizabeth:

Peso: 65 000 toneladas, velocidade máxima: 25 nós, comprimento: 280 metros por 70 metros (espaço suficiente para três campos de futebol), tripulação: 700 -1.600 homens e mulheres. Ala Aérea Embarcada: 40 aeronaves, sendo até 36 caças de 5ª geração F-35 JSF e 4 helicópteros de médio/grande porte configurados com capacidades multi-missões anti-submarino, anti-superfície, busca e resgate (SAR), COD e suporte logístico.




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