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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Ter Mar 31, 2015 11:25 pm
por Luís Henrique
juarez castro escreveu:LH, o Bengt Janer entende tanto de caças navais embarcados quanto eu de física quântica.

Grande abraço
Juarez, você sabe muito bem que o Bengt representa a Saab. É um funcionário de alto nível.
E claro, suas declarações oficiais não podem e não são achismos, tão pouco expressam seus conhecimentos.
Os engenheiros, os especialistas realizam os estudos e as informações oficiais são divulgada por pessoas como o Bengt Janer.
Ele não precisa saber de nada de forma aprofundada.
Todos os dados técnicos que ele falou sobre o ng e sobre o sea gripen são informações oficiais advindas de estudos e trabalhos realizados pelos engenheiros e especialistas. Não são alucinações masturbatórias da cabeça dele... :lol:

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Ter Mar 31, 2015 11:37 pm
por FCarvalho
Gente, não é por nada não, mas, é melhor esperar que o protótipo final do Gripen E voe em 2018 para sabermos se realmente haverá uma versão naval deste caça. Tanto do ponto de vista tecnológico, econômico e de engenharia.

E mais uma coisa. Quantos protótipos a FAB irá construir do Gripen F? Um, dois? Ou serão modificações de um Gripen E para cortar custos? Os caças que vão voar agora são de propriedade da suecos. Eles liberariam estes caças para nós a fim de prover tal adaptação para biplance, já que eles demonstraram não ter nenhum interesse nesta versão do NG? Quem vai arcar com os custos de uma coisa e outra? Aliás, quando o protótipo de um Gripen F voará? Antes ou depois de 2018?

Eu penso o seguinte. A versão F será desenvolvida por nós. Alguma coisa iremos aprender com o desenvolvimento do E. Dito isso, partir para uma versão naval não será nenhum problema, já que se trata de um projeto que não irá partir do zero, mas de um trabalho que já vem sendo realizado já algum tempo. E obviamente não faremos isso sozinhos. Os ingleses estão aí referenciando o projeto, como se pode observar nos estudos de viabilidade entregues recentemente a aviação naval. Ponto.

A questão então é: quem vai pagar os US 200/300 milhões que dizem vai custar o desenvolvimento final Sea Gripen? Os suecos estão tentando que seja a MB. Mas quais os custos efetivos(reais) previstos neste projeto? Hoje, penso que só a MB e a SAAB sabem. Vai valer a pena? Só a MB, e o tempo, poderá dizer.

Aguardemos. Ano que vem, quando o primeiro protótipo do Gripen E começar a voar talvez tenhamos novidades que nos indiquem mais concretamente qual o melhor caminho a seguir.

abs.

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 12:11 am
por Carlos Lima
Luís Henrique escreveu:
Carlos Lima escreveu:Luís,

No mundo real não existe esse troço de "mais próxima"... ou é ou não é. Nada ou muito pouco é facilitado porque você está mais próximo.

E isso porque tal "proximidade" com operações embarcadas (exemplo em questão) podem ser exatamente os limites da aeronave sem muita coisa sendo futucada.

Como estamos tentando dizer para você, existe uma diferença enorme entre marketing e a prática. Em uma concorrência de Bilhões de Dólares aonde a END empurrou a provável idéia de aviões para a MB também, e aonde tanto o SHornet quanto o Rafale também são aviões navais (do zero), o que você acha que qualquer pessoa diria no caso do Gripen?

Não é muito díficil chegar a essa conclusão.

Eu sei que você quer acreditar e isso é legal, faz parte do entusiasmo que é debater aviação, mas essas coisas tem um custo, tem um preço e tem muito trabalho a ser feito até que isso seja realmente viabilizado.

E quando digo custo, não é só $$$$... pode incluir decisões que poderão afetar o desempenho da aeronave por conta das adaptações Navais. Pois hoje o Gripen já está sendo afetado pelo maior peso. Um Gripen Naval será bem mais pesado e o que isso significaria para o desempenho da aeronave Naval de um modo geral?

E o que eu estou falando é só a pontinha do iceberg.

[]s
CB_Lima
Carlos, não se de ao trabalho. Você não precisa tentar me provar nada. Eu sei que o marketing existe. Também sei das diferenças e limitações em caças navais. Também sei que não é plug and play. Também sei que não é barato. Também sei que não é feito da noite para o dia. Também sei do aumento de peso, etc.

Mas vamos aos fatos:

1) a Saab é uma empresa competente. Contratou pessoas altamente qualificadas, inclusive ex-royal navy, etc, pessoas que construíram e pessoas que operaram caças navais. Desde 2009 trabalha em uma versão naval do gripen. São 6 anos e já concluíram todos os estudos de viabilidade.

2) divulgaram que o desenvolvimento do sea gripen custará cerca de U$ 240 mi. E é uma empresa reconhecida por apresentar soluções de baixo custo, etc.

3) divulgou que o desenvolvimento do sea gripen seria bem mais rápido e barato que o desenvolvimento do gripen ng.

4) divulgou que o aumento de peso ficaria entre 300 e 600 kg. E que já possuem um número mais exato mas não quiseram divulgar.

5) divulgou que durante o desenvolvimento do ng JA ESTAO tomando providências para que a aeronave fique mais compatível com as alterações necessárias para a produção do sea gripen, em seguida, sem necessitar trabalho de reengenharia.

Conclusões: o risco é pequeno. O custo é pequeno. O ng esta sim sendo construído do zero já com a intenção de projetar uma versão naval na sequência. O aumento de peso já é conhecido e estudado, logo estes argumentos de que o rafale foi projetado do zero como caça naval, portanto nele é possível um pequeno aumento de peso e no gripen não é possível, nao tem fundamento.
O gripen é reconhecido como o caça de menor custo do ciclo de vida, e é muito fácil imaginar que será também o caça naval com menor custo do ciclo de vida.
Sabemos que tanto super Hornet como o rafale são caças mais caros, tanto no valor de aquisição como no custo do ciclo de vida. Sabemos que na versão naval os custos são ainda maiores. Sabemos que um novo caça para o Brasil, implica em uma nova cadeia logística, treinamentos, manutenção, armamentos, fornecedores, enfim, TUDO seria novo e precisaríamos montar toda uma estrutura nova. Com o sea gripen a comunalidade entre ele e o ng reduziria significativamente este esforço.
Como adicional nossa indústria não aprenderia nada com caças já desenvolvidos como rafale e super Hornet. Com o sea gripen participaremos do desenvolvimento o que seria excelente para nossa indústria e o produto final seria customizado para as nossas necessidades desde o projeto. O argumento do pequeno número de unidades também não é um grande problema ao meu ver. Como exemplo temos o próprio rafale naval que possui um único cliente e no máximo chegará em 60 exemplares. Talvez não chegue nisso. Outro exemplo é o gripen f que também só terá um operador (FAB) e será desenvolvido mesmo com o número baixo de unidades (8).
Luís,

Você diz que sabe um montão de coisas, apresenta 5 'vantagens' vindas do mundo do Marketing e diz que o risco é pequeno.

Sei lá cara, não dá para entender. Acho que você deve ter esquecido de todos os pontos que eu e o Juarez colocamos nas últimas 3 páginas que explicam porque tem muita coisa aí que está super equivocada.

Mas tudo bem, se você quer acreditar no marketing, boa sorte :) .

[]s
CB_Lima

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 8:59 am
por LeandroGCard
Carlos Lima escreveu:Você diz que sabe um montão de coisas, apresenta 5 'vantagens' vindas do mundo do Marketing e diz que o risco é pequeno.

Sei lá cara, não dá para entender. Acho que você deve ter esquecido de todos os pontos que eu e o Juarez colocamos nas últimas 3 páginas que explicam porque tem muita coisa aí que está super equivocada.

Mas tudo bem, se você quer acreditar no marketing, boa sorte :) .

[]s
CB_Lima
Sei lá Carlos,

Fazer marketing sem responsabilidade em páginas pagas de revistas ou em sites da internet é uma coisa, mas ir lá dentro da diretoria de aeronáutica da marinha para falar abobrinha sem ter certeza de que as promessas podem ser cumpridas me parece uma falta de profissionalismo inconcebível para qualquer empresa, que dirá uma com reconhecimento internacional.

Pode até ser que os dados discutidos lá não sejam exatamente os que tem sido divulgados, mas duvido muito que tenham composto apenas uma peça de marketing vazio. O que quer que tenha sido apresentado de fato deve ser a sério. Cabe agora esperar e ver se a MB acha que valeria à pena o esforço e o $$$, ou não. E ela tem ainda muito tempo para se pronunciar, já que nem NAe operacional existirá na MB pelos próximos anos.


Leandro G. Card

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 11:34 am
por joao fernando
Tendi nada. O cara defende o NG naval (delírio) prum PA que não vai durar 20 anos com muita sorte?

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 11:52 am
por FCarvalho
LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Você diz que sabe um montão de coisas, apresenta 5 'vantagens' vindas do mundo do Marketing e diz que o risco é pequeno.
Sei lá cara, não dá para entender. Acho que você deve ter esquecido de todos os pontos que eu e o Juarez colocamos nas últimas 3 páginas que explicam porque tem muita coisa aí que está super equivocada.
Mas tudo bem, se você quer acreditar no marketing, boa sorte :) .
[]s
CB_Lima
Sei lá Carlos,
Fazer marketing sem responsabilidade em páginas pagas de revistas ou em sites da internet é uma coisa, mas ir lá dentro da diretoria de aeronáutica da marinha para falar abobrinha sem ter certeza de que as promessas podem ser cumpridas me parece uma falta de profissionalismo inconcebível para qualquer empresa, que dirá uma com reconhecimento internacional.
Pode até ser que os dados discutidos lá não sejam exatamente os que tem sido divulgados, mas duvido muito que tenham composto apenas uma peça de marketing vazio. O que quer que tenha sido apresentado de fato deve ser a sério. Cabe agora esperar e ver se a MB acha que valeria à pena o esforço e o $$$, ou não. E ela tem ainda muito tempo para se pronunciar, já que nem NAe operacional existirá na MB pelos próximos anos.
Leandro G. Card
Parece que ninguém leu o meu post, mas tudo bem. Vamos ver até onde vai a seriedade dessas propostas. Se tudo não passa mesmo de mera jogada de marketing e estamos sendo enganados(otários), ou se existe algum fundo de verdade nisso tudo.
A ver.

abs.

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 11:54 am
por FCarvalho
joao fernando escreveu:Tendi nada. O cara defende o NG naval (delírio) prum PA que não vai durar 20 anos com muita sorte?
Não. O Sea Gripen não é para o Nae SP, mas para os próximos 2 Nae's, ou um apenas, que a MB pensa poderá dispor a partir da década de 2030. Se vai conseguir ter, o caça e os Nae, só o tempo dirá.

abs.

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 11:55 am
por LeandroGCard
joao fernando escreveu:Tendi nada. O cara defende o NG naval (delírio) prum PA que não vai durar 20 anos com muita sorte?
Não.

Só se algum dia a MB vier mesmo a lançar o programa para pelo menos um substituto do A-12. SE e QUANDO isso acontecer, a MB pode avaliar a adequação ou não do desenvolvimento do Gripen naval à partir dos dados oficiais que a Saab entregou a ela. Se não, é só esquecer o assunto. Como de qualquer forma o que quer que seja a coisa ela só começará a ser discutida a sério pra lá de 2018 ou 2020, não vejo porque tanta celeuma já hoje.


Leandro G. Card

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 12:11 pm
por Carlos Lima
LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Você diz que sabe um montão de coisas, apresenta 5 'vantagens' vindas do mundo do Marketing e diz que o risco é pequeno.

Sei lá cara, não dá para entender. Acho que você deve ter esquecido de todos os pontos que eu e o Juarez colocamos nas últimas 3 páginas que explicam porque tem muita coisa aí que está super equivocada.

Mas tudo bem, se você quer acreditar no marketing, boa sorte :) .

[]s
CB_Lima
Sei lá Carlos,

Fazer marketing sem responsabilidade em páginas pagas de revistas ou em sites da internet é uma coisa, mas ir lá dentro da diretoria de aeronáutica da marinha para falar abobrinha sem ter certeza de que as promessas podem ser cumpridas me parece uma falta de profissionalismo inconcebível para qualquer empresa, que dirá uma com reconhecimento internacional.

Pode até ser que os dados discutidos lá não sejam exatamente os que tem sido divulgados, mas duvido muito que tenham composto apenas uma peça de marketing vazio. O que quer que tenha sido apresentado de fato deve ser a sério. Cabe agora esperar e ver se a MB acha que valeria à pena o esforço e o $$$, ou não. E ela tem ainda muito tempo para se pronunciar, já que nem NAe operacional existirá na MB pelos próximos anos.


Leandro G. Card
Mas Leandro o que voce esta dizendo e' o que tinhamos dito la no inicio do debate
... Nao e' que seja impossivel... So' nao e' facil porque o aviao faz rodopista na Suecia.

$$$$$ e uma aeronave naval sempre e' mais Pesada, etc

[]s
CB

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 12:29 pm
por Bourne
Esses 20 anos é bondade. Na real nem para o mais vai mais há uma década ou mais. Não vejo perspectivas orçamentárias de operá-lo e, se ocorrer, um novo projeto é por idos de 2020 para ficar operacional perto de 2040. Quando o Gripão será um senhor de idade quase aposentado.

E, pela evolução da tecnologia de drones, talvez seja algo para se pensar com carinho devido aos custos de aquisição e operação menores. Além de preencherem uma gama grande de tarefas e representar um desenvolvimento de fato e com participação de empresas nacionais.

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 12:58 pm
por LeandroGCard
Carlos Lima escreveu:Mas Leandro o que voce esta dizendo e' o que tinhamos dito la no inicio do debate
... Nao e' que seja impossivel... So' nao e' facil porque o aviao faz rodopista na Suecia.

$$$$$ e uma aeronave naval sempre e' mais Pesada, etc

[]s
CB
Que vai custar mais e ter maior peso sempre foi evidente, a questão é quanto de cada coisa e em que isso eventualmente implicará em seu desempenho e custo final. E acredito que estas sejam as questões que o pessoal da Saab foi responder para a MB. O que eles disseram deve ter sido baseado em estudos bastante sérios, a Saab já trabalha com esta ideia há algum tempo e eles não acredito que eles fossem se queimar apresentando peças de marketing vazio a oficiais da força.

Agora, saber exatamente o que foi apresentado é mais complicado. Vamos aguardar e ver se a MB ou a própria Saab divulgam alguma informação oficial. Mas a MB não tem pressa nenhuma com este assunto, ainda mais agora que o vôo de galinha terminou e fizemos mais uma de nossas já costumeiras aterragens desastradas :roll: .


Leandro G. Card

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 1:07 pm
por Carlos Lima
LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mas Leandro o que voce esta dizendo e' o que tinhamos dito la no inicio do debate
... Nao e' que seja impossivel... So' nao e' facil porque o aviao faz rodopista na Suecia.

$$$$$ e uma aeronave naval sempre e' mais Pesada, etc

[]s
CB
Que vai custar mais e ter maior peso sempre foi evidente, a questão é quanto de cada coisa e em que isso eventualmente implicará em seu desempenho e custo final. E acredito que estas sejam as questões que o pessoal da Saab foi responder para a MB. O que eles disseram deve ter sido baseado em estudos bastante sérios, a Saab já trabalha com esta ideia há algum tempo e eles não acredito que eles fossem se queimar apresentando peças de marketing vazio a oficiais da força.

Agora, saber exatamente o que foi apresentado é mais complicado. Vamos aguardar e ver se a MB ou a própria Saab divulgam alguma informação oficial. Mas a MB não tem pressa nenhuma com este assunto, ainda mais agora que o vôo de galinha terminou e fizemos mais uma de nossas já costumeiras aterragens desastradas :roll: .

Leandro G. Card
Sim ... é isso aí que foi dito páginas atrás. A questão é que não existem milagres e ninguém acha que eles vão chegar com mais um powerpoint e não levar a sério o assunto.

Claro que saber o que foi apresentado é mais complicado. Não foi questionado isso também.

E como sabemos o que aconteceu com a galinha que se engraçou em voar sem o correto planejamento... :lol:

É melhor rir para não chorar.

[]s
CB_Lima

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 2:59 pm
por Luís Henrique
Carlos Lima escreveu:
LeandroGCard escreveu:Sei lá Carlos,

Fazer marketing sem responsabilidade em páginas pagas de revistas ou em sites da internet é uma coisa, mas ir lá dentro da diretoria de aeronáutica da marinha para falar abobrinha sem ter certeza de que as promessas podem ser cumpridas me parece uma falta de profissionalismo inconcebível para qualquer empresa, que dirá uma com reconhecimento internacional.

Pode até ser que os dados discutidos lá não sejam exatamente os que tem sido divulgados, mas duvido muito que tenham composto apenas uma peça de marketing vazio. O que quer que tenha sido apresentado de fato deve ser a sério. Cabe agora esperar e ver se a MB acha que valeria à pena o esforço e o $$$, ou não. E ela tem ainda muito tempo para se pronunciar, já que nem NAe operacional existirá na MB pelos próximos anos.


Leandro G. Card
Mas Leandro o que voce esta dizendo e' o que tinhamos dito la no inicio do debate
... Nao e' que seja impossivel... So' nao e' facil porque o aviao faz rodopista na Suecia.

$$$$$ e uma aeronave naval sempre e' mais Pesada, etc

[]s
CB
Mas eu já postei aqui que o custo já foi divulgado como sendo de U$ 240 mi e o aumento de peso já foi divulgado como sendo de 300 a 600 kg.

E são informações passadas pelos representantes da SAAB, portanto oficiais, não achismos.

Mas em seguida o Juarez diz que o Bengt não sabe nada de caças navais e você também parece não acreditar nestes dados.

Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 3:02 pm
por Luís Henrique
LeandroGCard escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mas Leandro o que voce esta dizendo e' o que tinhamos dito la no inicio do debate
... Nao e' que seja impossivel... So' nao e' facil porque o aviao faz rodopista na Suecia.

$$$$$ e uma aeronave naval sempre e' mais Pesada, etc

[]s
CB
Que vai custar mais e ter maior peso sempre foi evidente, a questão é quanto de cada coisa e em que isso eventualmente implicará em seu desempenho e custo final. E acredito que estas sejam as questões que o pessoal da Saab foi responder para a MB. O que eles disseram deve ter sido baseado em estudos bastante sérios, a Saab já trabalha com esta ideia há algum tempo e eles não acredito que eles fossem se queimar apresentando peças de marketing vazio a oficiais da força.

Agora, saber exatamente o que foi apresentado é mais complicado. Vamos aguardar e ver se a MB ou a própria Saab divulgam alguma informação oficial. Mas a MB não tem pressa nenhuma com este assunto, ainda mais agora que o vôo de galinha terminou e fizemos mais uma de nossas já costumeiras aterragens desastradas :roll: .


Leandro G. Card
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Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB

Enviado: Qua Abr 01, 2015 3:47 pm
por Lord Nauta
Esqueçam por enquanto do Sea Gripen, deixou de ser prioritário


Sds



Lord Nauta