Re: PRATELEIRA para a FAB
Enviado: Qui Fev 09, 2012 10:25 am
Nossa, F5-BR ng ou F20-BR
O que vcs andam fumando?
O que vcs andam fumando?
Eu não postei o comparativo, Henrique. Até porque não era nada elaborado e nem de fontes 100% fidedignas. Eu apenas reproduzia as características divulgadas na internet do FA-50 e do F-5E e lembrava que o F-50 seria ainda mais incrementado que o FA-50. Na própria wikipedia dá pra ter uma noção de quão parecidos são os conceitos.henriquecouceiro escreveu:Vinicius tem um link para sua mensagem?
pessimista...Andre Correa escreveu:120 Rafale?Luís Henrique escreveu:Parem com isso....
36 Rafale e 60 F-50 e já tá ótimo????
Para....
Será que a FAB tem a mesma mentalidade?
Eu acredito que o GF não tenha.
Nós vamos de 120 FX2. Sendo que o mais fraquinho da lista é o Gripen NG que é bem superior ao F-50.
E depois do FX-2 desenvolveremos um caça de 5ª geração.
Ou o Brasil não é mais a 6ª economia mundial???
Ou a idéia não é mais ser uma potência mundial???
Rafale no Brasil é como F-22 nos EUA... é o melhor que há, mas será quase impossível existir na quantidade desejada... por isso o Brasil precisava/precisa ter uma opção Low... Não temos como armar a Aviação de Caça somente com o que há de melhor... não temos, nem nunca teremos verba para isso...
Talvez aí era um bom gap para a Embraer... desenvolver um Low para os países pobres, como o Brasil...
Se bem que, virtualmente já temos um low, que se chama A-29
Eu creio.Vinicius Pimenta escreveu:Eu não postei o comparativo, Henrique. Até porque não era nada elaborado e nem de fontes 100% fidedignas. Eu apenas reproduzia as características divulgadas na internet do FA-50 e do F-5E e lembrava que o F-50 seria ainda mais incrementado que o FA-50. Na própria wikipedia dá pra ter uma noção de quão parecidos são os conceitos.henriquecouceiro escreveu:Vinicius tem um link para sua mensagem?
http://en.wikipedia.org/wiki/KAI_T-50_Golden_Eagle
http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_F-5
Como eu já falei várias vezes, a menos que haja uma revolução em termos de orçamento de Defesa no Brasil, é impossível crer que a FAB consiga primeiro comprar e depois operar 120 F-X, seja qual for. Quem acredita que a FAB de hoje possa operar 120 Rafale?
Não vejo como razoável crer nisso. Acho que o projeto do F-50 é interessante e poderia ser uma oportunidade boa, tendo em vista que ainda vai ser desenvolvido, o que significa que talvez pudéssemos ter alguma participação.
Participar de um projeto ensina muito mais do que comprar pronto e pedir ToT. Seria a única vantagem do Gripen NG. Só que o risco é enorme. Só vale a pena entrar em um projeto de desenvolvimento se você já estiver coberto de certa forma. Por isso acho a escolha do Rafale ou do SH como caça Hi mais segura a curto prazo e, paralelamente, procurar um caça low para complementar a frota. Vejo o F-50 como opção sim.
Crer ou não crer é questão de fé.Luís Henrique escreveu:Eu creio.Vinicius Pimenta escreveu: Eu não postei o comparativo, Henrique. Até porque não era nada elaborado e nem de fontes 100% fidedignas. Eu apenas reproduzia as características divulgadas na internet do FA-50 e do F-5E e lembrava que o F-50 seria ainda mais incrementado que o FA-50. Na própria wikipedia dá pra ter uma noção de quão parecidos são os conceitos.
http://en.wikipedia.org/wiki/KAI_T-50_Golden_Eagle
http://en.wikipedia.org/wiki/Northrop_F-5
Como eu já falei várias vezes, a menos que haja uma revolução em termos de orçamento de Defesa no Brasil, é impossível crer que a FAB consiga primeiro comprar e depois operar 120 F-X, seja qual for. Quem acredita que a FAB de hoje possa operar 120 Rafale?
Não vejo como razoável crer nisso. Acho que o projeto do F-50 é interessante e poderia ser uma oportunidade boa, tendo em vista que ainda vai ser desenvolvido, o que significa que talvez pudéssemos ter alguma participação.
Participar de um projeto ensina muito mais do que comprar pronto e pedir ToT. Seria a única vantagem do Gripen NG. Só que o risco é enorme. Só vale a pena entrar em um projeto de desenvolvimento se você já estiver coberto de certa forma. Por isso acho a escolha do Rafale ou do SH como caça Hi mais segura a curto prazo e, paralelamente, procurar um caça low para complementar a frota. Vejo o F-50 como opção sim.
Se a MB pode operar 48 Rafale fora os navios aeródromos, submarinos nucleares, submarinos convencionais, 4 Mistral, 18 fragatas de 6.000T, 12 Corvetas....etc....etc....etc.
A FAB operar 120 Rafale é até POUCO.
Lembre-se que não iremos operar AGORA. A índia já decidiu e assina contrato este ano e só terá seus 126 por volta de 2024.
Portanto, operaremos 120 Rafale após este período.
Ou seja, em 2025, em 2027, sei lá. Creio que poderemos operar BEM mais que 120 Rafale.
O FDB começou em 2003 e eu faço parte desde 2004.Vinicius Pimenta escreveu:Crer ou não crer é questão de fé.Luís Henrique escreveu: Eu creio.
Se a MB pode operar 48 Rafale fora os navios aeródromos, submarinos nucleares, submarinos convencionais, 4 Mistral, 18 fragatas de 6.000T, 12 Corvetas....etc....etc....etc.
A FAB operar 120 Rafale é até POUCO.
Lembre-se que não iremos operar AGORA. A índia já decidiu e assina contrato este ano e só terá seus 126 por volta de 2024.
Portanto, operaremos 120 Rafale após este período.
Ou seja, em 2025, em 2027, sei lá. Creio que poderemos operar BEM mais que 120 Rafale.
O problema aí é que você parte do princípio que "a MB pode operar 48 Rafale fora os navios aeródromos, submarinos nucleares, submarinos convencionais, 4 Mistral, 18 fragatas de 6.000T, 12 Corvetas....etc....etc....etc."
Isso tudo está em operação? Já foi comprado? O Prosuper está quase tão enrolado que o F-X... Mas enfim...
Você é otimista e não há problema nisso. Mas na década de 80 os planos de reequipamento da MB eram também fantásticos... Veja o que saiu do papel.
Hoje eu sou mais realista, quiçá mais pessimista. Só de FDB já são quase 10 anos. Muito pouco mudou desde então. Boas compras pontuais foram feitas, mas a situação geral estrutural e orçamentária não mudou em nada.
Já que o Amorim esteve nas Índias esses dias, além do FA-50, coreano, seria um caso a se pensar também o HAL Tejas indiano, de porte e desempenho semelhantes, como uma opção 'low' para a FAB.FCarvalho escreveu:Se a idéia, mais cedo ou tarde, de operar uma frota mista de caças hight-low pela FAB se tornar um projeto, e levando-se em consideração a END, acho que um bom candiato para a parte "pobre" dos caças seria investir no projeto do MAKO, que inicialmente pretendeu-se a ser um treinador lift-in treiner fight, com características semi-stealh.
Poderia ser uma boa opção de um caça-leve e ao mesmo tempo atender as necessidades de treinamento e conversão de pilotos da FAB.
Quem sabe a Embraer não se interessa pela possibilidade de evolvimento industrial nos mesmos moldes do KC-390, com apoio da FAB e GF.
Se for por realidade orçamentária, poderiamos operar 300 caças, mas e a vontade pra isso?GDA_Fear escreveu:Acho que essa realidade orçamentaria pode ser beem melhor basta ter vontade.
Acredito que se o Brasil quiser pode manter no mínimo 150 SHs ou Rafales. caso contrário,
vamos de F-16 C/D Block 50/52 com um Mix de F-16E/F Block 60