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Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 12:20 pm
por DELTA22
Rodrigoiano escreveu:Valeu pelo post prezado Izaias!
Com meus cumprimentos ao estimado Delta22!!!
Creio que foi uma combinação falha técnica+fator climático. Se o segundo causou o primeiro ou só reforçou ele é que precisa esclarecer. Não acredito em falha estrutural como causa, pois a aeronave era nova. No Fantástico deu a entender que o piloto devia ter desviado ou voltado. Sei lá. Acho que era muito experiente e não acredito em falha dele. Até porque o último contato feito ele já estava na zona de tempestade (no começo) e reportou turbulência!
Abraços!
Desculpe, prezado Rodrigo, mas não entendi onde eu entro nesta história...
Até onde eu sei, não fiz nada!! Eu juro que não fui eu!!!
[]'s.
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 12:52 pm
por Skyway
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 3:18 pm
por JOSE CARNEIRO
Slip Junior escreveu:JOSE CARNEIRO escreveu:Em 2003, o FAA determinou que as caixas-preta deveriam ser compostas de no mínimo 2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”, um grupo deveria ficar próximo ao cockpit e o outro o mais longe possível.
Me desculpa, mas você poderia dizer de onde tirou? Até onde eu saiba, o máximo que a FAA exige em aviões são 2 gravadores.
JOSE CARNEIRO escreveu:De não me engano, o modelo A300-200 conta com três pares redundantes de caixas-preta. Um próximo ao cockpit, um na altura das asas e outro no fim da aeronave, considerada a região mais resistentes a acidentes.
Não posso afirmar com certeza mas tenho uma enorme desconfiança de que essa informação está bastante errada.
Brasileiro escreveu:O sinal acústico emitido pela caixa-preta (Underwater Locator Beacon, ULB) é enviado por cerca de 30 dias. Mas já houve casos em que o sinal foi detectado com o dobro do tempo.
30 dias é o mínimo estipulado pela AC 21-10A. Além disso, a mesma fala que o ULB tem que operar em profundidades de até 20.000 pés (+6.000 metros).
Abraços
Sem problemas, irei procurar o número da resolução (só devo fazê-lo no fim de semana) e em breve posto, sei de cabeça que ela é de 2003 e diz dois grupos. Cada grupo é composto por um par. Ela também é clara quando diz um grupo junto ao cokpit e outro o mais longe possível (não há sentido em exigir isso para as caixas-pretas diferentes, já que elas são fundamentais como par). Acho que ela é válida para qualquer aeronave com capacidade para mais de 10 passageiros.
Porém, pelo baixo custo e elevada importância (cerca de 25 mil USD o par), a AirBus usa 3 grupos.
Quantos grupos equipam um Embraer? Alguém sabe?
abs
José Carneiro
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 4:13 pm
por JOSE CARNEIRO
JOSE CARNEIRO escreveu:Slip Junior escreveu:
Me desculpa, mas você poderia dizer de onde tirou? Até onde eu saiba, o máximo que a FAA exige em aviões são 2 gravadores.
Não posso afirmar com certeza mas tenho uma enorme desconfiança de que essa informação está bastante errada.
30 dias é o mínimo estipulado pela AC 21-10A. Além disso, a mesma fala que o ULB tem que operar em profundidades de até 20.000 pés (+6.000 metros).
Abraços
Sem problemas, irei procurar o número da resolução (só devo fazê-lo no fim de semana) e em breve posto, sei de cabeça que ela é de 2003 e diz dois grupos. Cada grupo é composto por um par. Ela também é clara quando diz um grupo junto ao cokpit e outro o mais longe possível (não há sentido em exigir isso para as caixas-pretas diferentes, já que elas são fundamentais como par). Acho que ela é válida para qualquer aeronave com capacidade para mais de 10 passageiros.
Porém, pelo baixo custo e elevada importância (cerca de 25 mil USD o par), a AirBus usa 3 grupos.
Quantos grupos equipam um Embraer? Alguém sabe?
abs
José Carneiro
Complementando: Sobre grupo redundante CVR/FDR
A proposta foi feita pelo NTSB em março de 1999 (recomendation A-99-18). Foi aceita pela FAA. A origem da recomendação foi a perda das caixas-pretas em vários acidentes (Swissair 111, Silk Air 185 etc). Em 2003, a FAA (salvo engano na resolução de 18 de agosto), instituiu a instalação do sistema redundante.
Em 2005, a FAA concluiu que tal redundância era de interesse do ICAO e informou que tal exigência seria incorporada nas normas padrões do ICAO.
Ainda não tenho o número da resolução de 2003, mas segue o da recomendação de 99 (A-99-18). Há uma boa discussão sobre isso e sobre o motivo do CVR/FDR serem em unidades separadas no volume 70, número 38 do Federal Register (fev, 2005).
Um detalhe: sobre os três grupos no A300, eu tenho a impressão, não a certeza.
Abs
José Carneiro
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 6:31 pm
por Slip Junior
José Carneiro,
Obrigado pela dica com a edição do Federal Register que continha a discussão. Li o mesmo e entendo agora o por quê de você ter dito aquilo.
Você provavelmente confundiu recomendação do NTSB com regulamento do FAA. Isso funciona da seguinte maneira: o NTSB pode fazer recomendações para mudança nas regras do FAA (o NTSB não cria regras), mas a palavra final cabe ao FAA. O NTSB geralmente pensa apenas pelo lado da segurança de vôo enquanto o FAA deve levar em conta, além da própria segurança de vôo, questão de ordem técnica (é tecnologicamente possível?) e econômica (é economicamente possível?). Não vou me alongar muito mas o caso do acidente com o TWA 800 e a inertização de tanques de combustível é um exemplo desse tipo de coisas.
A recomendação a que você está se referindo possivelmente é a A-99-17 que diz o seguinte: "Require all aircraft manufactured after January 1, 2003, that are required to carry a CVR and a DFDR, to be equipped with two combination (CVR/DFDR) recording systems." Ou seja, o que o NTSB sugeriu não foi que "2 grupos de “gravador de cockpit” e “gravador de sistemas”", mas sim que cada unidade fosse capaz de gravar tanto voz como dados. A sigla para essa unidade varia de acordo com o fabricante (CVDR, VADR, ...) mas é uma unidade única que combina ambas as funções.
Prosseguindo: na mesma do Federal Register que você indicou, você pode ler a resposta do FAA para as recomendações que o NTSB emitiu. Vou focar apenas na A-99-17. Sobre essa recomendação, o FAA declarou o seguinte: "The FAA is not proposing the installation of two complete recording systems (two CVRs and two DFDRs) in each aircraft, as recommended by the NTSB. After a careful analysis of the benefits of having two systems, the FAA is unable to justify the excessive cost that would be incurred in the installation of two complete systems."
A explicação continua além disso mas esse começo já resume bem. O FAA não atendeu essa recomendação e, portanto, o que é requerido hoje é apenas um CVR e um FDR. Indo um pouco além, você pode encontrar a seguinte disposição na AC 20-141A: "Two separate recorders are required for airplanes. Therefore, a single combination CVR/DFDR may not serve as both the required DFDR and the required CVR. That is, the applicant may use a combination CVR/DFDR unit for either the required DFDR or CVR. The applicant may install two combination CVR/DFDR units in the airplane, one taking credit for each required system."
É importante notar que apesar de uma AC (Advisory Circular) não ser um regulamento (e, portanto, não é de cumprimento mandatório), ela aponta um meio aceitável de cumprimento do regulamento, sendo assim, não é necessário sequer entrar em discussão sobre os regulamentos em si (que são de interpretação um pouco mais complicada) para entender claramente que um FDR e um CVR são ainda hoje plenamente aceitáveis.
Espero que isso tenha ficado claro.
Sobre os 3 "grupos" da Airbus, acho que já está claro nesse ponto da discussão que não se tratam realmente de grupos mas sim de unidades com dupla-função. Além disso, mantenho minha grande desconfiança sobre esse número pois não vejo nenhuma contribuição representativa na segurança com a adoção de um CVDR a mais.
Links:
Federal Register: February 28, 2005 (Volume 70, Number 38) ->
http://edocket.access.gpo.gov/2005/05-3726.htm
AC 20-141A:
http://rgl.faa.gov/regulatory_and_guida ... enDocument
Abraços
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 8:28 pm
por Skyway
Vídeo do Blackhawk na operação de retirada dos corpos da Fragata Constituição.
http://www.fab.mil.br/portal/voo447/VID ... 609_01.wmv
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 8:29 pm
por Grifon
Do Blog naval:
Nota N°23 - Informações sobre as buscas ao voo AF 447
09/06/2009 - 19h00
O Comando da Marinha e o Comando da Aeronáutica informam que até este momento um total de 41 corpos foi resgatado, sendo que 25 deles encontram-se embarcados na Fragata Bosísio.
Os 16 primeiros corpos resgatados, que estão em Fernando de Noronha, serão transportados por uma aeronave Hércules C-130 para a Base Aérea de Recife nesta quarta-feira, 10 de junho, no período da tarde.
As ações de busca e resgate continuarão durante a noite de hoje, a exemplo do que tem ocorrido, e estarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.
O governo Francês solicitou o ingresso, em águas jurisdicionais brasileiras, de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que levarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o submarino Nuclear Émeraude, o Navio de Pesquisa Porquoi Pás e o Navio Anfíbio Mistral, estão seguindo para a área das buscas, em coordenação com o SALVAERO.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
alguém sabe quando o Mistral chega?
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 8:37 pm
por Skyway
Amanha, junto com o Submarino Nuclear.
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 10:57 pm
por Bolovo
Brazilian Air Force H-60 BlackHawk crew members salute in front of their helicopter at Fernando de Noronha island air base, off the Brazilian coast, on 09 June 2009. The BlackHawk will pick up the bodies recovered from the Air France AF447 crash from 'Constitucion' frigate and will transport them to the shore, from where they will be taken to the town of Recife, where salvage operations are based
Brazilian Air Force crew members of the H-60 Black Hawk team pictured at the Fernando de Noronha archipelago, Brazil, from where the search for victims of the Air France plane that crashed over the Atlantic Ocean continued on 08 June 2009. The plane with 228 people onboard went missing over the Atlantic Ocean when enroute from Rio de Janeiro to Paris on 01 June 2009
A handout combo of photos provided on 09 June 2009 by the Brazilian Navy shows a bathroom door (Up R) and other pieces of wreckage of the Air France's Airbus A330-200 airplane, which were rescued by Brazilian frigate 'Constitucion' during an searching operation
Brazilian military men take out from the airplane H-34 Super Puma the second group of eight bodies from the victims of the accident of the Air France's Airbus A330-200 airplane, at the archipelago Fernando de Noronha, Brazil, 09 June 2009. The 16 bodies will be taken to the Brazilian city of Recife in order to be identified, while the search operation continues. The airplane vanished in the Atlantic Ocean with 228 passengers on board when it traveled from Rio de Janeiro to Paris
The helicopter H-60 BlackHawk from Brazilian Air Force arrives with the first eight bodies of Air France AF 447 crash victims at Fernando de Noronha air base, in Fernando de Noronha archipelago, Brazil, 09 June 2009. A Brazilian Air Force H-60 BlackHawk helicopter picked up the bodies recovered from the crash from 'Constitucion' frigate, off the Brazilian coast, and transported them to the shore, from where they will be taken to the town of Recife, where salvage operations are based
Members of the Brazilian air force transport a body, which was recovered from Air France Flight 447 in the Atlantic Ocean, at the Fernando de Noronha island airport, off the northeastern coast of Brazil. June 9, 2009 (Associated Press / Eraldo Peres)
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:19 pm
por Izaias Maia
Sobe para 41 nº de corpos do vôo 447 encontrados
Artur Rodrigues
Direto do Recife
Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram nesta terça-feira que o total de corpos de vítimas do acidente com o vôo AF 447 resgatados até agora chegou a 41. Os últimos 25 corpos recolhidos estão embarcados na fragata Bosísio, em direção à Fernando de Noronha.
Os 16 primeiros corpos resgatados, que estão em Fernando de Noronha, serão transportados por uma aeronave Hércules C-130 para a Base Aérea do Recife amanhã à tarde. Eles devem chegar por volta das 15h ao local, de onde serão transportados ao Instituto Médico Legal da capital pernambucana. Atualmente, a área de concentração de corpos e destroços fica a 1.350 km da cidade do Recife, uma distancia superior a que separa Paris e Lisboa, por exemplo. As ações de busca e resgate continuarão durante a noite de hoje e estarão concentradas nos pontos onde foram localizados os corpos.
Segundo o tenente-brigadeiro Ramon Cardoso, todos os corpos avistados até agora foram resgatados. Isso foi possível devido à localização dos navios, que permite que eles possam chegar mais rapidamente ao local do avistamente dos corpos, segundo Cardoso. O brigadeiro disse, ainda, que as correntes marítimas estão se dirigindo ao norte do local da queda, o que faz com que os corpos também migrem para lá. Amanhã, a área de buscas será ampliada ao norte, no sentido das correntes, invadindo o território de Dacar, no Senegal. "Ainda não tivemos nenhum corpo recolhido além dos limites brasileiros, mas amanhã nossas buscas passarão pelas águas de Dacar. Já foram feitas coordenações para que tanto aeronaves quanto navios possam atuar nas águas de Dacar", disse o tenente-brigadeiro.
Os corpos seguirão sendo transportados de helicóptero do navio até a base em Fernando de Noronha. Cada helicóptero pode carregar oito corpos de cada vez, levando em consideração, também, as condições meteorológicas na região. "A grande dificuldade que nós temos nessa operaçao é quanto a meteorologia. Se o mar estiver muito forte, ou os ventos estiverem muito fortes, vai atrapalhar esse trabalho e demandará um tempo maior para o transporte dos corpos", disse Cardoso.
Os destroços do Airbus que foram recolhidos por navios brasileiros deverão ser levados ao Recife e, depois, entregues à França. Já os materiais encontrados pelos navios franceses poderão ser levados direto ao país. "O objetivo primordial deles é procurar destroços e o que for encontrado ficará com eles", disse o tenente-brigadeiro. Os corpos, no entanto, mesmo que encontrados por embarcações francesas, serão transportados para navios brasileiros e, sem exceção, enviados para o Recife.
O governo Francês solicitou o ingresso, em águas jurisdicionais brasileiras, de dois rebocadores de alto-mar contratados pela França: o Fairmount Expedition e o Fairmount Glacier, que levarão a bordo 40 toneladas de equipamentos para auxílio às buscas dos destroços. Além disso, o Submarino Nuclear Émeraude, o Navio de Pesquisa Porquoi Pás e o Navio Anfíbio Mistral, estão seguindo para a área das buscas, em coordenação com o Serviço de Salvamento Aéreo.
De acordo com o oficial, a França informou que dois investigadores virão ao Brasil para acompanhar as buscas. Na noite de ontem, uma equipe de sete peritos franceses chegou ao País para ajudar na identificação dos corpos no IML do Recife. Entre eles há dentistas, especialistas em reconstrução de impressões digitas e biólogos. O grupo já atuou em dezenas de catástrofes de repercussão mundial, entre elas o tsunami ocorrido no sudeste asiático em 2004.
Especial para Terra
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:25 pm
por Izaias Maia
Justiça dá 6 meses para Air France e TAM trocarem sensores
As companhias aéreas TAM e Air France têm seis meses, a partir de hoje, para substituir os sensores de velocidade de seus aviões. O objetivo da determinação judicial, que teve como base inquérito instaurado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, é garantir mais segurança nos vôos das duas companhias.
O promotor Rodrigo Terra, da Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Rio de Janeiro, disse que o Ministério Público verificou que o sensor de velocidade está no centro das investigações da França sobre o desastre ocorrido no último dia 31 com o Airbus A330-200 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris.
Como a própria fabricante do avião havia recomendado a substituição dos sensores e o problema tinha ocorrido em outras aeronaves desse tipo, o Ministério Público concluiu que as empresas deveriam fazer a troca imediatamente. Segundo Terra, a TAM, que opera com o mesmo tipo de avião no Brasil, e a Air France não atenderam à recomendação do fabricante.
O promotor lembrou que um dos princípios que norteiam o Código de Defesa do Consumidor é o da prevenção do dano. "E, como o serviço de transporte aéreo deve ser prestado de maneira segura, o Ministério Público entendeu que deve ser monitorado o processo de substituição dos sensores de velocidade, instaurando um inquérito civil público, em que já foi emitida inclusive a recomendação de que o processo de substituição seja concluído no prazo máximo de seis meses."
Terra explicou que, embora seja uma empresa estrangeira, a Air France também é obrigada a substituir os aparelhos, porque presta serviço em território nacional. "Ela tem que se adequar às leis locais. O que se quer é justamente que o serviço seja prestado com segurança", disse.
De acordo com o promotor, para isso, é preciso substituir os sensores de velocidade. E, se isso não for feito, o Ministério Público poderá processar as empresas para que nenhum avião seja autorizado a decolar sem ter seguido a orientação do fabricante.
Além disso, as empresas que descumprirem a decisão estarão sujeitas ao pagamento de multa, que será fixada por decisão judicial. O objetivo não é punir as empresas, "é prevenir o dano ao consumidor", esclareceu Terra.
A assessoria da Air France informou que, desde a semana passada, está acelerando o processo de troca dos sensores, mas não tem a confirmação de quanto tempo demorará o processo. A assessoria da TAM disse que ainda não havia sido comunicada da decisão da Justiça, mas que, de acordo com última informação repassada pela empresa, os sensores já haviam sido trocados na ocasião da recomendação da fabricante.
Ontem, o sindicato de pilotos da Air France assegurou que pediu a seus associados que não voem enquanto a companhia não mudar os sensores de velocidade dos Airbus A330 e A340.
Agência Brasil
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:28 pm
por Izaias Maia
França envia 5 navios para buscar destroços do Airbus
A França reforçará com cinco navios as operações de busca e resgate na zona do Atlântico onde caiu o Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo, informaram hoje fontes militares brasileiras.
O Governo francês, que tem na área do desastre a fragata "Ventose" e procura vítimas com um avião Falcon 50 e um Atlantic Rescue D, pediu hoje autorização para a entrada de outros cinco navios em águas jurisdicionais brasileiras, afirmou o comando conjunto da Aeronáutica e da Marinha em comunicado.
As embarcações que se somarão às operações são o submarino nuclear "Émeraude", que deve chegar amanhã à área; o barco de pesquisas "Porquoi Pas" e o navio anfíbio "Mistral", assim como os rebocadores "Fairmount Expedition" e "Fairmount Glacier".
Estes últimos foram contratados para levar 40 toneladas de equipamentos que serão utilizados na busca de restos do Airbus A330-200, acrescentou o comunicado.
O submarino nuclear se encarregará basicamente de rastrear o Atlântico na busca da caixa-preta do aparelho que, segundo especialistas, pode estar a mais de três quilômetros abaixo do nível do mar.
A fragata "Ventose" ajudou a Marinha brasileira a recuperar das águas alguns dos 41 corpos encontrados até agora na área, dos quais 16 foram recebidos hoje no aeroporto do arquipélago de Fernando de Noronha onde está sendo feita a identificação.
EFE - Agência EFE
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:29 pm
por Izaias Maia
Interpol vai ajudar na identificação de vítimas do vôo AF 447
A Interpol informou nesta terça-feira que está colaborando na coordenação dos esforços internacionais para identificar as vítimas do acidente com o avião da Air France que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris e transportava 228 pessoas.
Em comunicado, a Interpol afirmou que um oficial da secretaria-geral do órgão em Lyon foi ao centro de crise da Gendarmaria (polícia militarizada) francesa em Paris, onde o Instituto de Pesquisa Criminal da Gendarmaria Nacional acompanha os protocolos de identificação de vítimas de desastres.
Estes protocolos consistem na coleta de dados dos corpos recuperados, como impressões digitais, tatuagens ou implantes cirúrgicos, para compará-los com as informações oferecidas pelas famílias das vítimas.
O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, disse que "a colaboração internacional é essencial para garantir uma recuperação e uma identificação exata, digna e rápida, e permitir às famílias começar o processo de repatriação".
"Em qualquer grande tragédia, um esforço coordenado agiliza significativamente a recuperação e identificação das vítimas, e a Interpol é o único organismo destinado a realizar esta tarefa a nossos países-membros", destacou Noble.
Além de enviar seu oficial a Paris, a secretaria-geral da Interpol está em contato permanente com as autoridades brasileiras através de seu Escritório Nacional Central em Brasília, para coordenar qualquer tipo de assistência.
EFE - Agência EFE
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:38 pm
por Izaias Maia
PF vai pedir imagens do circuito interno do Galeão
Objetivo é ajudar no reconhecimento das vítimas do voo 447 da Air France pelas roupas que vestiam
POR AMANDA PINHEIRO, RIO DE JANEIRO
RIO - A Polícia Federal informou, nesta terça-feira, que vai pedir as imagens do circuito interno do Aeroporto Internacional Tom Jobim com o objetivo de ajudar no reconhecimento das vítimas do voo 447 da Air France pelas roupas que vestiam. A aeronave caiu no oceano entre a costa brasileira e africana no dia 31 de maio depois de deixar o Rio de Janeiro em direção a Paris.
A Polícia Federal informou também que recolheu saliva dos parentes das vítimas e não sangue como havia sido divulgado. O reconhecimento será feito através de DNA e não por fotografia, apenas caso seja um desejo dos familiares.
Para o reconhecimento de corpos dos estrangeiros, a Polícia Federal deixará o trabalho a cargo da Interpol que, nesta terça-feira, se juntou para a identificação.
Parentes das vítimas são transferidos de hotel na Barra da Tijuca para o Centro da Cidade
Também nesta terça-feira, 20 parentes de vítimas foram transferidos de um hotel da Barra da Tijuca para o Centro da cidade. No local, foi montado um centro de convenções com total apoio psicológico.
De acordo com Marcos Túlio Moreno Marques, filho de uma das vítimas do voo 447, não há prazo para o fim das buscas.
Diariamente, às 11h e 19h, duas reuniões entre autoridades e parentes estão sendo realizadas. O objetivo é dar informações às famílias antes das entrevistas coletivas. Dois chineses também estão acompanhando as atividades.
O Dia On Line
Re: Avião da Air France sumiu do radar no litoral brasileiro
Enviado: Ter Jun 09, 2009 11:45 pm
por Izaias Maia
Submarino com tecnologia nuclear usará sonares em busca
Jornal do Brasil
O submarino francês que deve chegar amanhã à zona onde se presume que tenha caído o Airbus A330 da Air France participará da busca minuciosa das caixas-pretas da aeronave. A embarcação nuclear de ataque é da primeira geração da Marinha da França. Utilizando um sistema sonar, o Emeraude tentará detectar sinais acústicos emitidos pelas caixas-pretas do Airbus A330. O submarino ajudará também na varredura subaquática da área por corpos e vítimas. A profundidade no local é de 2,5 mil metros.
Ontem, os Estados Unidos anunciaram o envio de uma equipe com aparatos de detecção de sinais para ajudar nas buscas pelas caixas-pretas, que registram dados do voo e conversas dos pilotos. Além desse aparto, cinco aeronaves francesas participam das buscas, além de uma fragata.
Na sexta-feira, o major Christophe Prazuck observou que o submarino francês precisará de muita sorte na operação, porque não dispõe da posição exata do impacto.
O Emeraude é um submarino de guerra com capacidade para carregar 14 mísseis e torpedos. O esquema de propulsão é baseado em um sistema turboelétrico nuclear. O reator de pressão aquática (PWR, na sigla em inglês) fornece 48 megawatts. A propulsão auxiliar é provida por uma bomba diesel-elétrica. A embarcação tem velocidade de mergulho de cerca de 12,8 metros por segundo. Trata-se do 4º submarino da Classe Rubis, com sistema de combate integrado (Subtics, na sigla em inglês). Construído na cidade portuária de Cherbourg, no norte da França, a embarcação é da década de 80, comissionado em 15 de setembro de 1988.
O submarino francês protagonizou um dos principais acidentes da história com esse tipo de embarcação. Durante exercício antissubmarino realizado pela Marinha francesa em 30 de março de 1994, o compartimento do motor do Emeraude sofreu uma explosão acidental de dois condensadores de vapor, o que levou à morte 10 homens que, no momento do acidente, analisavam o equipamento.
Depois do acidente, o submarino passou por reformas entre maio de 1994 e dezembro de 1995. A embarcação acabou sendo elevada, depois das mudanças, ao mesmo nível tecnológico do Améthyste (S 605), que desempenhou um papel importante na operação de 1999 na extinta Iugoslávia, ao proteger as forças navais da Organização do Atlântico Norte (Otan).
Em caso de êxito, o Emeraude – um dos seis submarinos nucleares de ataque franceses – dará destaque ao tipo da embarcação de exploração.
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol