RÚSSIA
Moderador: Conselho de Moderação
- P44
- Sênior
- Agradeceu: 2759 vezes
- Agradeceram: 2438 vezes
- ramme
- Júnior
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 37 vezes
Re: RÚSSIA
Meu ponto aqui é a responsabilidade com o erário, que tem um efeito muito mais benéfico à longo prazo do que política desenvolvimentista pré-eleições, vale dizer. A Rússia volta e meia entra em crise, possui índices altos de inflação, não é um país estável sob o ponto de vista econômico e fica gastando esse monte de dinheiro; aí acontece alguma variação abrupta de preços em alguma commodity e o país entra em crise.GIL escreveu:É onde poderiam gastar melhor os seus recursos que não seja em avançar com a sua industria de alta tecnologia militar?
- Tecnologia essa muitas vezes dual que agora vai ser derivada e aproveitada pro setor civil (já era hora) gerando mais mão de obra de qualidade com melhores salarios.
- Tecnologia essa que gera valor agregado aos seus produtos. (seja para o mercado interno ou para posterior exportação)
- Tecnologia essa que representa uma das maiores receitas atualmente na sua balança comercial (exportação de armas)
- Tecnologia essa que gera uma total independencia dos russos em todos esses setores industriais.
- Tecnologia que permite a eles ou seu aliados mais proximos (Siria por citar um exemplo bem atual) não terminarem da mesma forma que a Yugoslavia e que permitem a eles defender os seus interesses externos de uma maneira contundente junto aos seus aliados.
(Imagina o dano que a Russia sofreria se USA se fizesse com o controle da Siria.)
- Tecnologia que permite a eles não perderem regiões tão ricas e cobiçadas como a Siberia e proximamente a sua parte do Ártico (que não é pequena) e espera eles começarem a rentabilizar as novas rotas maritimas que surgiram nessa região.
E tudo isso segundo tenho entendido, usando apenas 4% do seu pib.
A economia deles nem é tão modesta, nem tão fragil (imagina quanto tempo a economia brasileira iria aquentar de pé tendo essas sanções), economia essa, que na area industria sequer depende de terceiros já que eles tem em quantidades escandalosas praticamente todas as materias primas que a sua variada industria necessita, só dependem portanto deles mesmo.
Sobre a parte social:
Me arriscaria me aventurar em dizer que o povo russo esta melhor nutrido que o brasileiro, pese a que o Brasil é um imenso celeiro e eles praticamente um deserto gelado.
Eu estaria imensamente feliz se o brasileiro tivesse a metade da mentalidade dos caras, porém no Brasil o fundamental e poder ir de Nike, ter Netflix e usar Iphone, isso é que representa avançar na vida para o brasileiro medio, perdoa se eu fui demasiado simplorio, mais não tem outra forma de dizer essas coisas.
Os russos são fodas, fizeram uma viagem ao inferno e em menos de tres décadas estão ai de volta, firme e forte.
O Brasil nesse meio tempo (sem maior inferno que a sua propria gente) veio claudicando sistematicamente cedendo soberania, firmando tratados humilhantes, criando reservas indigenas gigantescas e bizarras e reconheçendo direitos de nações indigenas que podem nos gerar maiores desastres no futuro.
Nesse sentido sou fanboy dos russos.
Veja bem, não estou comparando com o Brasil (que não é parâmetro pra nada em termos de economia). A economia deles é absolutamente modesta se comparada àquelas com quem pretendem competir (EUA e China).
Aliás, desenvolvimentismo é algo que não deu certo aqui nem na maioria dos lugares do mundo. Recomendo aqui as palestras do Marcos Lisboa sobre o tema.
-
- Sênior
- Agradeceu: 141 vezes
Tipo a variação abrupta do petróleo alguns anos atrás que os Russos aguentaram sem quebrar? E isso junto com as sanções do ocidente.
- ramme
- Júnior
Não quebraram, mas passaram por um perrengue feio, vide contração da economia em 2015 e 2016.
De nada adianta dar dois passos adiante e três pra trás.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Os russos estão pior do que antes?ramme escreveu:Não quebraram, mas passaram por um perrengue feio, vide contração da economia em 2015 e 2016.
Não.
Foram três passos para frente, um para tràs, e por vir uma longa caminhada. É uma nação que escolheu ser soberana, altiva e independente.
Diferente de nós, cuja opção foi a submissão.
Fui claro?
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Eu odeio que desinformem, e pior, que pensem que um lugar qualificado como é o Fórum Defesa Brasil seja um espaço para publicação sem fundamento algum.ramme escreveu:
Meu ponto aqui é a responsabilidade com o erário, que tem um efeito muito mais benéfico à longo prazo do que política desenvolvimentista pré-eleições, vale dizer. A Rússia volta e meia entra em crise, possui índices altos de inflação, não é um país estável sob o ponto de vista econômico e fica gastando esse monte de dinheiro; aí acontece alguma variação abrupta de preços em alguma commodity e o país entra em crise.
Veja bem, não estou comparando com o Brasil (que não é parâmetro pra nada em termos de economia). A economia deles é absolutamente modesta se comparada àquelas com quem pretendem competir (EUA e China).
Aliás, desenvolvimentismo é algo que não deu certo aqui nem na maioria dos lugares do mundo. Recomendo aqui as palestras do Marcos Lisboa sobre o tema.
Dados brutos, nada melhor...
A inflação na Federação Russa em 2017 foi de 3,69%
O crescimento da economia no ano de 2017 foi de 1,5%, superando a estagnação de 0,2% de 2016...
Em 2017 o valor do PIB foi de 1.469.340.000.000,00... Em 2016 foi de 1.250.730.000.000,00.
Renda per capita por (PPP) Federação Russa: 27890 (FMI-2017); Brasil 15500 (FMI-2017).
Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Federação Russa, 11,3 (UNODC); Brasil 26,7 (UNODC).
Exame educacional internacional (PISA), Matemática: Federação Russa, 494 (está na frente de países como Suécia, EUA e Reino Unido); Brasil em termos de Matemática está atrás de países como Peru, Colômbia e Costa Rica. Triste.
Continuando... Leitura: Federação Russa, 495 (está na frente de países como Suíça e Itália); Brasil, 407 (está atrás de países como Argentina e México ); Ciências: Federação Russa, 487 ( está na frente de países como Israel e Grécia), o Brasil está atrás de países como Tailândia e Turquia...
IDH:Federação Russa – 0, 804 (posição 49); Brasil - 0,754...
As reservas em outro da Federação Russa somam hoje 852 toneladas, sendo que 510 toneladas foram adquiridas nos últimos 10 anos!
As aquisições de ouro independem das variações no valor do metal. O valor atual das reservas superam os 379 bilhões de dólares...
Por fim, a Federação Russa não compromete 47% do seu orçamento federal com obrigações de divida, como é o caso do Orçamento Federal da nossa república, motivo pelo qual podem os russos sustentar 4% do seu orçamento às suas armas nacionais, sem que isto se torne um fardo...
Desinformar é muito feio, nada saber é pior...
Não saber que a Rússia ganha retorno a cada rublo investido no seu setor de Defesa, dado que a Industria Bélica Russa é totalmente independente, é mostrar-se como alienado, ou consumidor de propaganda ocidental, made in CNN, Reuters, Globo...
Vou ficar por aqui, passei da época de bater sem dó em personagens...
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
- GIL
- Sênior
- Agradeceu: 97 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
Em verdade no referente a Russia, o que ele estava enfrentando agora vai mais além de uma crise, ela esta sofrendo uma guerra comercial em toda a regra, e mesmo assim não desmoronaram como alguns pensavam que iria sucederramme escreveu:Não quebraram, mas passaram por um perrengue feio, vide contração da economia em 2015 e 2016.
Se eles tivessem dado 2 passos para frente e 3 para atrás, eles estariam pior agora que antes, e o que estamos vendo é:
1º) Que a FAs avançam, seguramente num ritmo menor do que o previsto por eles inicialmente.
2º) Os projetos de desenvolvimento industrial se multiplicam, fazendo com que o atraso tecnologico russo em relação ao ocidente vaia a menos.
3º) Não podemos menosprezar o grande custo que significou pra Russia integrar a população e o territorio da Crimeia ao estado.
4º) O avanço na ocupação no Ártico continua (seguramente Russia é o pais melhor possicionado nisso comparado com os outros paises com direito territorial a esse continente).
5º) E finalmente a economia russa, pese a tudo volta a crescer tendo uma inflação baixa para os parametros locais.
Esta claro que a Russia sigue dependendo muito da exportação de gas e petroleo (80%), porém os russos durante o momento mais dificil que tiveram na parte economica, conseguiram superar lo graças a inteligencia que tiveram de refugiar as suas receitas do petroleo que eram muito mais baixas, em ativos que tambem estavam desvalorizado (como o mesmo ouro), também não podemos esqueçer que a China se ofereçeu para ajudar financeiramente a Russia de ser necessario, diria que foi lá pelo 2015.
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Essa questão da matemática me lembrou uma anedota contada por um professor de cálculo. Ele disse que teve aulas com um professor Russo radicado no RS e que o mesmo era mal humorado e estava constantemente bêbado (que novidade, era um russo...). O que o deixava muito emputecido era a dependência que os alunos brasileiros tinham da calculadora, ele considerava isso intolerável e os punia com problemas a serem resolvidos de cabeça, que segundo ele, na Rússia, se ensinava a elefantes.Ilya Ehrenburg escreveu:Eu odeio que desinformem, e pior, que pensem que um lugar qualificado como é o Fórum Defesa Brasil seja um espaço para publicação sem fundamento algum.ramme escreveu:
Meu ponto aqui é a responsabilidade com o erário, que tem um efeito muito mais benéfico à longo prazo do que política desenvolvimentista pré-eleições, vale dizer. A Rússia volta e meia entra em crise, possui índices altos de inflação, não é um país estável sob o ponto de vista econômico e fica gastando esse monte de dinheiro; aí acontece alguma variação abrupta de preços em alguma commodity e o país entra em crise.
O crescimento da economia no ano de 2017 foi de 1,5%, superando a estagnação de 0,2% de 2016...
Em 2017 o valor do PIB foi de 1.469.340.000.000,00... Em 2016 foi de 1.250.730.000.000,00.
Renda per capita por (PPP) Federação Russa: 27890 (FMI-2017); Brasil 15500 (FMI-2017).
Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Federação Russa, 11,3 (UNODC); Brasil 26,7 (UNODC).
Exame educacional internacional (PISA), Matemática: Federação Russa, 494 (está na frente de países como Suécia, EUA e Reino Unido); Brasil em termos de Matemática está atrás de países como Peru, Colômbia e Costa Rica. Triste.
Continuando... Leitura: Federação Russa, 495 (está na frente de países como Suíça e Itália); Brasil, 407 (está atrás de países como Argentina e México ); Ciências: Federação Russa, 487 ( está na frente de países como Israel e Grécia), o Brasil está atrás de países como Tailândia e Turquia...
As reservas em outro da Federação Russa somam hoje 852 toneladas, sendo que 510 toneladas foram adquiridas nos últimos 10 anos!
As aquisições de ouro independem das variações no valor do metal. O valor atual das reservas superam os 379 bilhões de dólares...
Por fim, a Federação Russa não compromete 47% do seu orçamento federal com obrigações de divida, como é o caso do Orçamento Federal da nossa república, motivo pelo qual podem os russos sustentar 4% do seu orçamento às suas armas nacionais, sem que isto se torne um fardo...
Não saber que a Rússia ganha retorno a cada rublo investido no seu setor de Defesa, dado que a Industria Bélica Russa é totalmente independente, é mostrar-se como alienado, ou consumidor de propaganda ocidental, made in CNN, Reuters, Globo...
Estou passando do jeito que recebi, se non é vero é bem trovatto.
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Não deve ser mentira, lembro de uma charla com o véio Orestes na década passada, que todo mundo sabe que é Doutor em Matemática. Segundo ele, o Brasil, em toda a sua História, conseguiu formar até então cerca de 800 Doutores na matéria; a Rússia formava mais de 5.000 por ano!!!
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- ramme
- Júnior
Eu ainda estou tentando entender onde diabos eu comparei a Rússia com o Brasil. Em um post até falei que sequer somos parâmetro, já que nada no mundo se compara à lambança heterodoxa que fazemos aqui. Boa parte do seu post compara a Rússia com o Brasil, o que torna dispensável contra-argumentar.Ilya Ehrenburg escreveu:Eu odeio que desinformem, e pior, que pensem que um lugar qualificado como é o Fórum Defesa Brasil seja um espaço para publicação sem fundamento algum.ramme escreveu:
Achei engraçado vc ignorar a taxa de crescimento do PIB de 2015... Será que é porque retraiu em quase 4 pontos percentuais?
Feio mesmo é ser presunçoso. Nessa sua conta aí, como é que ficaram os passos?
Eu não ignoro o potencial de retorno da indústria bélica Russa, só acho arriscado e temerário reviver uma corrida armamentista com problemas crônicos na economia.
O fórum DefesaBrasil é realmente um espaço muito qualificado de debate na internet. Acompanho faz bastante tempo e é um prazer ler posts inteligentes de muita gente daqui. Uma pena ser hostil, por parte de alguns participantes, à posicionamentos econômicos mais austeros e cautelosos.
De resto, deixo meus cumprimentos ao forista GIL, muito educado e polido. Gente assim enriquece o debate.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
China, Rússia e Irã são respectivamente os três países que mais formam engenheiros no mundo (excluí os EUA que são o terceiro, logo após a Rússia e na frente do Irã). Coincidência esses três países serem justamente consideradas as maiores ameaças mundiais aos EUA? O Brasil forma dez vezes menos que esses países.Túlio escreveu:Não deve ser mentira, lembro de uma charla com o véio Orestes na década passada, que todo mundo sabe que é Doutor em Matemática. Segundo ele, o Brasil, em toda a sua História, conseguiu formar até então cerca de 800 Doutores na matéria; a Rússia formava mais de 5.000 por ano!!!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1139 vezes
- Agradeceram: 2862 vezes
Portugal cresceu 2,7% em 2017.Ilya Ehrenburg escreveu:O crescimento da economia no ano de 2017 foi de 1,5%, superando a estagnação de 0,2% de 2016...
Portugal 30,258Renda per capita por (PPP) Federação Russa: 27890 (FMI-2017); Brasil 15500 (FMI-2017).
Portugal foi considerado no ano passado o terceiro país mais pacifico do mundo...Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Federação Russa, 11,3 (UNODC); Brasil 26,7 (UNODC).
http://www.compareyourcountry.org/pisa/ ... /prt?lg=en
E só para terminar:Top 20 dos países com mais reservas de ouro em 2017
Estados Unidos da América - 8133 toneladas - 73,8% em depósito próprio
Alemanha - 3378 toneladas - 67,6% em depósito próprio
Itália - 2451 toneladas - 66,8% em depósito próprio
França - 2435 toneladas - 61,5% em depósito próprio
China - 1842 toneladas - 2,2% em depósito próprio
Rússia - 1615 toneladas - 15,2% em depósito próprio
Suíça - 1040 toneladas - 5,6% em depósito próprio
Japão - 765 toneladas - 2,3% em depósito próprio
Holanda - 612 toneladas - 62,8% em depósito próprio
Índia - 557 toneladas - 5,7% em depósito próprio
Taiwan - 423 toneladas - 3,5% em depósito próprio
Portugal - 382 toneladas - 56,4% em depósito próprio
Portugal - 26º
Brazil - 49º
Russia - 135º
http://pages.eiu.com/rs/753-RIQ-438/ima ... 9PVGlcLyJ9
Portugal uber alles!
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6324 vezes
- Agradeceram: 6676 vezes
- Contato:
Taí uma coisa que me deixa embatucado: o Brasil produz por ano mais do que o total de suas reservas de ouro (menos de 70 tons)! Alguém aí sabe a razão? É tão mais vantajoso assim exportar para ganhar e gastar agora do que entesourar para os tempos ruins?cabeça de martelo escreveu:Portugal uber alles!cabeça de martelo escreveu:Top 20 dos países com mais reservas de ouro em 2017
Estados Unidos da América - 8133 toneladas - 73,8% em depósito próprio
Alemanha - 3378 toneladas - 67,6% em depósito próprio
Itália - 2451 toneladas - 66,8% em depósito próprio
França - 2435 toneladas - 61,5% em depósito próprio
China - 1842 toneladas - 2,2% em depósito próprio
Rússia - 1615 toneladas - 15,2% em depósito próprio
Suíça - 1040 toneladas - 5,6% em depósito próprio
Japão - 765 toneladas - 2,3% em depósito próprio
Holanda - 612 toneladas - 62,8% em depósito próprio
Índia - 557 toneladas - 5,7% em depósito próprio
Taiwan - 423 toneladas - 3,5% em depósito próprio
Portugal - 382 toneladas - 56,4% em depósito próprio
Outra braba de entender: a quebradíssima Vuvuzela tem mais ou menos o triplo de reservas em ouro do que nós e, como sabemos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- vargasem
- Intermediário
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradeceram: 24 vezes
Uma boa pesquisa a ser feita. Pena que não estou com tempo, mas caso alguém esteja disposto, follow the money. É só estudar os contratos, concessões e números da Kinross que algo de "muito interessante" será detalhado.Túlio escreveu: Taí uma coisa que me deixa embatucado: o Brasil produz por ano mais do que o total de suas reservas de ouro (menos de 70 tons)! Alguém aí sabe a razão? É tão mais vantajoso assim exportar para ganhar e gastar agora do que entesourar para os tempos ruins?
Outra braba de entender: a quebradíssima Vuvuzela tem mais ou menos o triplo de reservas em ouro do que nós e, como sabemos...
A Kinross por exemplo exporta 100% de sua extração da mina de Paracatu.
- gusmano
- Sênior
- Agradeceu: 274 vezes
- Agradeceram: 206 vezes
Vuvuzela andou queimando algumas reservas em ouro até aonde sei, e internando outras que estavam depositas no exterior.
abs
abs