ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 469
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 127 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4321 Mensagem por Poti » Qui Nov 25, 2021 5:16 pm

Creio que as brigadas mecanizadas de forma alguma ficariam bem com os M777. a lógica da brigada guarani assim como as de cavalaria mecanizada pede grande movimento na arena tática, como a divisão Daguet francesa no Iraque (ocupou flanco esquerdo na tempestade do deserto com os AMX-10).
Na Brigadas Mecanizadas precisamos de um CAESAR ou ATMOS. São veículos que acompanhariam nossos blindados e teriam capacidade de atirar em segundos.
O Caiafa postou video do ATMOS parando e atirando em 30s.





[/quote]
Penso exatamente o mesmo, por isso que defendo possuir AR 155 mm leve e pesado, juntos são complementares. Gostaria muito de que esse negócio nem fosse com o EUA, mas sim Singapura e seus Obuses novos, que são derivados do FH77 e também um similar ao M777. Singapura ainda tem vários gaps que podem ser preenchidos por produtos da BID.

Um Obus Lv 155 mm como o M777 é ótimo para tropas de ação rápida, como Bda Inf Mec e Cav Mec. As Bda's leves podem perfeitamente operar sob mix de 105 mm e Mrt 120 mm, já que precisam de toda leveza possível que não atrapalhe sua mobilidade estratégica.

Já pra uma AD - eu gostaria que as AD's se transformassem em uma nova OM, Brigadas de Artilharia de Exército, que mixariam Astros Mk6 e Obuses AR - precisam possuir volume de fogo e longo alcance, nada melhor que um AR 155 mm Pesado, pela estabilidade, canhão de comprimento maior e tubo mais resistente, para oferecer estabilidade e maior volume de fogo sustentado.

É como unir um FAP/Mtr Ass e uma Mtr Média dentro de um Plt de Fuzileiros.
[/quote]




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4322 Mensagem por gabriel219 » Qui Nov 25, 2021 10:47 pm

Pode ser também.

Sou muito favorável ao ATMOS aqui, com a fabricação sob licença do ATHOS, que é o Obus usado no sistema. Evolução direta do M-71.

Quanto ao 155 mm Lv, poderíamos muito bem ir atrás do SLWH, de Singapura. Um bom contrato com Offshore poderia ser bem costurado, fugindo um pouco do M777. Esse poderia equipar muito bem as Bda Inf Lv, até mesmo a Aeromóvel, já que temos Helis capaz de transportar 6 toneladas e o SLWH pesa menos de 5.4 tons.

Um 105 mm novo ficaria com a Inf Sl e Pqdt.

Enquanto isso, esses M198 e o M119A2 já deveriam estar aqui a muito tempo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4323 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 26, 2021 3:18 pm

Os principais usuários de artilharia pesada no EB são as AD e seus 5 GAC AR. Pelas características de emprego hoje destas OM, mobilidade não é um fator de primeira instância, mas poder de fogo, longo alcance e disponibilidade operacional.
Neste sentido, modelos como os M-777, AH-4 ou o de Cingapura podem até oferecer um plus em termos de mobilidade, mas isto por si só não os alça a categoria de preferidos dos artilheiros. E não há previsão de que as OM da FORPRON, que inclui hoje como inf lv a bgda pqdt e a 12a Amv, assim como inf blda e mec, venham a dispor deste tipo de material em seus GAC.
Então é interessante que pelo menos nas AD o EB se debruce no futuro em obuseiros que possam oferecer aquelas três qualidades acima citas antes de mais nada.
O ATHOS seria com certeza uma boa opção. A sua escolha será natural caso os israelenses consigam emplacar o ATMOS para a VBOAP SR. Mais aí já é outra história.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2378 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4324 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 03, 2021 7:34 pm





Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4325 Mensagem por Túlio » Sex Dez 03, 2021 8:26 pm

Curioso, me parece que o GAC original tinha três Baterias com três Seções de duas Peças cada.

A QUEM SABE: mudou quando e especialmente COMO? Agora são só duas Baterias ou continuam três mas com só duas Seções? E isso se deve a quê, problemas com transporte, grande aumento na precisão, ambos ou tem mais coisa no meio?

Grato.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4326 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 27, 2021 12:32 pm

Manual de Campanha
ARTILHARIA DE CAMPANHA NAS OPERAÇÕES
1a Edição
2019

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... C10224.pdf




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37432
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4327 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 27, 2021 12:34 pm

Grupo de Artilharia de Campanha
Manual de Campanha EB70-MC-10.360
2020

http://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/7352




Carpe Diem
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4328 Mensagem por Alfa BR » Seg Dez 27, 2021 6:24 pm

Túlio escreveu: Sex Dez 03, 2021 8:26 pm
Curioso, me parece que o GAC original tinha três Baterias com três Seções de duas Peças cada.

A QUEM SABE: mudou quando e especialmente COMO? Agora são só duas Baterias ou continuam três mas com só duas Seções? E isso se deve a quê, problemas com transporte, grande aumento na precisão, ambos ou tem mais coisa no meio?

Grato.
GAP AP tem 4 Bias a 4 peças/vtrs cada. 16 ao todo.

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4329 Mensagem por Túlio » Seg Dez 27, 2021 6:32 pm

Alfa BR escreveu: Seg Dez 27, 2021 6:24 pm
Túlio escreveu: Sex Dez 03, 2021 8:26 pm
Curioso, me parece que o GAC original tinha três Baterias com três Seções de duas Peças cada.

A QUEM SABE: mudou quando e especialmente COMO? Agora são só duas Baterias ou continuam três mas com só duas Seções? E isso se deve a quê, problemas com transporte, grande aumento na precisão, ambos ou tem mais coisa no meio?

Grato.
GAP AP tem 4 Bias a 4 peças/vtrs cada. 16 ao todo.

Imagem

Interessante, minha última info era dos anos 80 (18 pçs por Bia), tks 4 the update. [009]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4330 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 27, 2021 11:51 pm

Não existe mais uma bateria de comando e serviço?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4331 Mensagem por Túlio » Ter Dez 28, 2021 11:09 am

Glauber Prestes escreveu: Seg Dez 27, 2021 11:51 pm Não existe mais uma bateria de comando e serviço?
Na mesma época (anos 80) que li a citada composição de uma Bia AC do EB, também tinha infos sobre as de outros Exércitos e fiquei surpreso com a similaridade para com as AP dos soviéticos (ainda existia a URSS): eram Regimentos com 2 "batalhões" com 18 Pç 122 e 1 com 18 Pç 152 (todas com uns 280 homens cada), mais a que citaste, de Comando, com seis peças e para propósitos de direcionar os fogos e cobrir lacunas que os "B" normais não cumpriam, sendo normalmente compostas por lança-foguetes ou mesmo aquele 203 mm FODÃO que os caras usam até hoje.

Pelo menos era o que constava no Jane's, talvez a publicação Ocidental mais respeitada (e caríssima) da época. Mas não sei nada sobre a de Comando no EB.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4332 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Dez 28, 2021 11:17 pm

O que eu lembro (da época que o meu pai serviu no 2ºGAC AP em 90 e tantos), é que a Bia CSv era mobiliada com o M113, e eu lembro de as vezes ter um M578, mas não sei se era efetivamente orgânico da Bateria. Também não tenho ideia da função, eu era moleque e não prestava muito atenção nesses detalhes (Vou ter que dar umas cervejas pro véio e sair perguntando). Talvez as (ainda misteriosas) funções dessa bateria tenham sido incorporadas pelas BO, de maneira que não é mais necessária uma estrutura só para mantê-la.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Alfa BR
Avançado
Avançado
Mensagens: 556
Registrado em: Qui Mar 03, 2016 5:43 pm
Agradeceram: 220 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4333 Mensagem por Alfa BR » Qua Dez 29, 2021 1:24 am

Glauber Prestes escreveu: Seg Dez 27, 2021 11:51 pm Não existe mais uma bateria de comando e serviço?
Uma Bateria de Comando e duas a quatro Baterias de Obuses.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61259
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6569 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4334 Mensagem por Túlio » Qua Dez 29, 2021 9:13 am

Glauber Prestes escreveu: Ter Dez 28, 2021 11:17 pm O que eu lembro (da época que o meu pai serviu no 2ºGAC AP em 90 e tantos), é que a Bia CSv era mobiliada com o M113, e eu lembro de as vezes ter um M578, mas não sei se era efetivamente orgânico da Bateria. Também não tenho ideia da função, eu era moleque e não prestava muito atenção nesses detalhes (Vou ter que dar umas cervejas pro véio e sair perguntando). Talvez as (ainda misteriosas) funções dessa bateria tenham sido incorporadas pelas BO, de maneira que não é mais necessária uma estrutura só para mantê-la.
O M-578 é mais comum nos B Log (na verdade é intrínseco a eles), já que sua função é ir até onde está uma VTR danificada e tanto arrastá-la para onde possa ser reparada quanto fazer ou pelo menos começar os reparos no próprio local, o que inclui até tirar fora o motor. Claro, tem limitações, como servir a VTR mais leves, como o próprio M-113 e TALVEZ versões mais antigas do M-109 (o Leo, p ex, precisa de sua própria VTR Ap).

Imagem
Imagem

Ter um 578 algumas vezes em uma SU significa que algum bicho pifou no campo e teve que ser levado de volta à Base.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18502
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2378 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#4335 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 02, 2022 3:41 am

Como o Atmos é um dos postulantes ao nosso programa de aquisição de obuseiros 155mm AP/SR, vou colocar o link da matéria aqui pois tem algumas informações interessantes:
Imagem


https://tecnodefesa.com.br/exercito-fil ... ria-atmos/

Obs: a versão 6x6 com caminhão Tatra 815 (o mesmo que temos) pesa 22 ton. É possível ser transportada pelo KC-390. E de quebra, é um MEM a menos comprado da França do Macron.




Responder