TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#42646 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 12, 2010 7:05 pm

Benke escreveu:Pepê

A proposta da Saab oferece à Embraer até 40% de desenvolvimento do NG (que é o que interessa a ela) e até 80% das aeroestruturas para a Akaer e coligadas.

PARA DE INVENTAR!!

Proponho que voce coloque no seu avatar o Darth Vader, com aquela barba de plástico (brincadeirinha :roll: ).

Túlio, não resisti (cartão amarelo?)

Benke
Eu não invento, está no papelório preparado pela própria COPAC. Em função desse chute no saco, coloco mais uma verdade sobre sua maravilhosa proposta: "Há dúvidas de que a durabilidade da célula atinja as 8 mil horas em função das grandes modificações impostas pela mudança do motor, mais potente." Quarenta por cento de desenvolvimento num avião que já está pronto é bobagem! Ou vc quer me fazer crer que um avião que está praticamente pronto (e já obsoleto) terá algum trabalho a ser feito?

Assine Bengt da próxima vez... É mais honesto

Pepê

PS: Vc confirma o que eu disse: " 80% das aeroestruturas para a Akaer e coligadas."

Editado pela última vez por Pepê Rezende em Seg Jul 12, 2010 7:09 pm, em um total de 1 vez.
Benke
Sênior
Sênior

#42647 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 7:08 pm

Pepê Rezende escreveu:
Emilio Carlos escreveu:Oi amigos, não sou militar e nem tenho fontes privilegiadas, apenas um entusiasta ex-Embraer e por isso raramente posto alguma coisa, pois as fontes de vocês são muito melhores do que eu posso contribuir.
Nos posts do Pepê e do Marino, fica claro (deduzo) a decisão da FAB e MD pelo Rafale desde o primeiro dia do FX-2, a própria escolha da short-list me parece (minha opinião) uma bem montada estratégia para poder comprar o que é desejado (Rafale) pelo melhor preço possível, fazendo os franceses concorrerem com seu gigantesco rival, os EUA e com um outro concorrente desesperado para sobreviver, a SAAB.
A estratégia parecia estar dando muito certo até Setembro de 2009 quando o Lula cometeu aquela gafe com o Sarkozy...
Afinal, todo mundo sempre soube que o Gripen NG era apenas uma hipótese e qualquer entusiasta sabe que orçamento de um projeto inovador é igual reforma de casa, nunca se sabe quanto se vai gastar realmente, principalmente quando o produto (caça supersonico) não é de domínio da indústria nacional que o vai fabricar.
O Super Hornet sempre foi meu favorito nos simuladores de võo, grande caça... mas é como vender a alma ao diabo e todo mundo na FAB sempre soube disso, afinal se até mesmo os entusiastas podem perceber, que dirá os especilaistas?
Pepê, aonde o caldo entornou? Agora, a estratégia de ficar mudo até o final da eleição para não dar munição à oposição, pois se a Dilma disser que compra, o Serra teoricamente teria que dizer que não compra, para se diferenciar no discurso (a Marina trocaria tudo por Ipanemas a alcool...rsrsrs) parece confirmar que a escolha do Rafale vai ser mantida de qualquer maneira, só não querem colocar no fogo e estimular o confronto.
Então retomo a pergunta ao Pepê ou a quem puder responder, onde e porque o caldo entornou em 2009?
Quando a COPAC confrontou o Alto Comando e divulgou seu relatório preliminar pela Folha de S. Paulo...

Abraços

Pepê
pp
PARA DE INVENTAR!
Túlio, cartão amarelo pro pp.

ars longa vita brevis
Benke
Sênior
Sênior

#42648 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 7:11 pm

Pepê Rezende escreveu:
Benke escreveu:Pepê

A proposta da Saab oferece à Embraer até 40% de desenvolvimento do NG (que é o que interessa a ela) e até 80% das aeroestruturas para a Akaer e coligadas.

PARA DE INVENTAR!!

Proponho que voce coloque no seu avatar o Darth Vader, com aquela barba de plástico (brincadeirinha :roll: ).

Túlio, não resisti (cartão amarelo?)

Benke
Eu não invento, está no papelório preparado pela própria COPAC. Em função desse chute no saco, coloco mais uma verdade sobre sua maravilhosa proposta: "Há dúvidas de que a durabilidade da célula atinja as 8 mil horas em função das grandes modificações impostas pela mudança do motor, mais potente." Quarenta por cento de desenvolvimento num avião que já está pronto é bobagem! Ou vc quer me fazer crer que um avião que está praticamente pronto (e já obsoleto) terá algum trabalho a ser feito?

Assine Bengt da próxima vez... É mais honesto

Pepê
Porque faria isso??
Benke

ars longa vita brevis
soultrain
Sênior
Sênior

#42649 Mensagem por soultrain » Seg Jul 12, 2010 7:16 pm

Puxem mais pelo Pepê, muito interessantes as infos que ele está a dar!

Caro Emilio Carlos, quem disse mais do que devia foi o Sarkozy, foi acossado e teve de dar o que queria e não queria. Na minha opinião o Lula, Saito e NJ estiveram muito bem, o outro é que não conseguiu acompanhar a dança.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42650 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jul 12, 2010 7:18 pm

Valeu pelas info Pepe! [100] [009]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Benke
Sênior
Sênior

#42651 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 7:25 pm

cb_lima escreveu:Valeu pelas info Pepe! [100] [009]

[]s
CB_Lima
vamu nessa, tigrada
desinformando
va entender :?

ars longa vita brevis
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6323 vezes
Agradeceram: 6674 vezes
Contato:

#42652 Mensagem por Túlio » Seg Jul 12, 2010 8:03 pm

Benke: não haverá novo aviso. Ou debates com civilidade e respeito pelos colegas ou terás problemas. O Regulamento está aí para ser cumprido...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Benke
Sênior
Sênior

#42653 Mensagem por Benke » Seg Jul 12, 2010 8:14 pm

E no pp nada?
Tudo bem, vou respeitar
Por voce
VIVA O DB
Au revoire, mes ami

ars longa vita brevis
Emilio Carlos
Novato
Novato

#42654 Mensagem por Emilio Carlos » Seg Jul 12, 2010 8:38 pm

angelogalvao escreveu:
Emilio Carlos escreveu:Oi amigos, não sou militar e nem tenho fontes privilegiadas, apenas um entusiasta ex-Embraer e por isso raramente posto alguma coisa, pois as fontes de vocês são muito melhores do que eu posso contribuir.
Nos posts do Pepê e do Marino, fica claro (deduzo) a decisão da FAB e MD pelo Rafale desde o primeiro dia do FX-2, a própria escolha da short-list me parece (minha opinião) uma bem montada estratégia para poder comprar o que é desejado (Rafale) pelo melhor preço possível, fazendo os franceses concorrerem com seu gigantesco rival, os EUA e com um outro concorrente desesperado para sobreviver, a SAAB.
A estratégia parecia estar dando muito certo até Setembro de 2009 quando o Lula cometeu aquela gafe com o Sarkozy...
Afinal, todo mundo sempre soube que o Gripen NG era apenas uma hipótese e qualquer entusiasta sabe que orçamento de um projeto inovador é igual reforma de casa, nunca se sabe quanto se vai gastar realmente, principalmente quando o produto (caça supersonico) não é de domínio da indústria nacional que o vai fabricar.
O Super Hornet sempre foi meu favorito nos simuladores de võo, grande caça... mas é como vender a alma ao diabo e todo mundo na FAB sempre soube disso, afinal se até mesmo os entusiastas podem perceber, que dirá os especilaistas?
Pepê, aonde o caldo entornou? Agora, a estratégia de ficar mudo até o final da eleição para não dar munição à oposição, pois se a Dilma disser que compra, o Serra teoricamente teria que dizer que não compra, para se diferenciar no discurso (a Marina trocaria tudo por Ipanemas a alcool...rsrsrs) parece confirmar que a escolha do Rafale vai ser mantida de qualquer maneira, só não querem colocar no fogo e estimular o confronto.
Então retomo a pergunta ao Pepê ou a quem puder responder, onde e porque o caldo entornou em 2009?
Pelo que eu entendi no decorrer desse topico, não ouve nenhuma "gafe" do Lula, aquele anuncio premeditado foi uma garantia que o Lula deu ao Sarkozy que compraria o avião se o preço fosse diminuido.
Oi Angelo, eu até concordo que pode ter sido proposital e não uma gafe, mas foi tratado como gafe pela imprensa em geral e o NJ teve que desmentir logo em seguida que a escolha já estava certa. Quero crer que foi uma estratégia para acirrar a disputa e provocar descontos.

Emilio Carlos
Novato
Novato

#42655 Mensagem por Emilio Carlos » Seg Jul 12, 2010 8:51 pm

soultrain escreveu:Puxem mais pelo Pepê, muito interessantes as infos que ele está a dar!

Caro Emilio Carlos, quem disse mais do que devia foi o Sarkozy, foi acossado e teve de dar o que queria e não queria. Na minha opinião o Lula, Saito e NJ estiveram muito bem, o outro é que não conseguiu acompanhar a dança.

[[]]'s
Oi soultrain, a julgar pelos efeitos da "gafe" que acabou baixando o preço do Rafale, a coisa deu certo, quer tenha sido proposital ou acidental, acabou baixando o preço, pena que a conclusão demorou tanto. E é interessante esse "balé" todo com os caças, se com os Mi-35 o negócio saiu tão rápido e sem discussões, nem a imprensa questionadora (Folha e Veja)percebeu ou deu importância. Será porque foi compra de "prateleira"?

Emilio Carlos
Novato
Novato

#42656 Mensagem por Emilio Carlos » Seg Jul 12, 2010 9:12 pm

Pepê Rezende escreveu:
Quando a COPAC confrontou o Alto Comando e divulgou seu relatório preliminar pela Folha de S. Paulo...

Abraços

Pepê
Obrigado Pepê, bem interessante essa informação, na mesma época do vazamento havia um tremendo mal-estar entre o governo e os militares por causa daquela versão "aloprada" do Plano Nacional de Direitos Humanos. Essa confrontação da Copac, que não deve ter ficado por isso mesmo, teria algo a ver?

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#42657 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 12, 2010 11:32 pm

Abraços

Pepê
Emilio Carlos escreveu: Obrigado Pepê, bem interessante essa informação, na mesma época do vazamento havia um tremendo mal-estar entre o governo e os militares por causa daquela versão "aloprada" do Plano Nacional de Direitos Humanos. Essa confrontação da Copac, que não deve ter ficado por isso mesmo, teria algo a ver?
Não, foi uma tentativa desesperada de impor o NG por meio de manobras junto à opinião pública. Benke, quem ganhou em dezembro foi o F/A-18E/F que oferecia risco zero. Os brigadeiros não querem saber de um "AMX2 a missão", ao contrário dos engenheiros da GPF-X2. Quer vender a droga do seu cacinha, faça a força aérea do seu país adquirir, pelo menos 36 AGORA e planeje a compra de, pelo menos, uns 120 nos próximos 20 anos. Fora disso, como querem competir com aviões que já possuem 180 e mais de 400 unidades encomendadas?

Ao contrário de vc, tive acesso aos documentos.

Pepê

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1966 vezes
Agradeceram: 2491 vezes

#42658 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 12, 2010 11:50 pm

em azul
Carlos Mathias escreveu:Bender, Bender, você está abusando do seu direito de ter uma opinião, o Knight7 vai te julgar por isso, cuidado! :roll: :lol:
O comportamento do Bender é bem diferente do seu. Vc tem o mesmo modus operandi do DBder, Nico, e outras figurinhas que andam aparecendo por aí a favor da SAAB, mas no seu caso, a favor da rosoboronexport ...
Pows, CM!

Vc está querendo tracar paralelo disso com a desculpa do cancelamento do FX pelo Fome Zero? Não consegue ver a diferenca de procedimentos?
Quem não consegue ver o paralelo é você, ou faz de conta que não vê.

eu já expliquei no meu post anterior. E é previsivel que vc aponte isso a mim, "versão russa" do grupinho que citei acima...
Outra coisa: vc não questiona o motivo alegado da exclusão da proposta do Su35BM (pelo Comandante da FAB, pelo Min. da Defesa e por confirmacão de relatos de proprios func. da Sukhoi na midia sobre a discordancia quanto a ToT).
É mesmo?
Existem relatos funcionários dizendo exatamente o oposto, inclusive disseram que ainda estavam na disputa. Você não leu sobre isso?
Ou leu e esqueceu?
Ou leu e esqueceu?
eles estao no processo do FX2? Então a FAB está analisando...coloque aqui entao alguma coisa que indique isso.
A FAB diz que os EUA transferem tecnologia via presença deles na short-list, o MinDef diz que não via seu ministro. Ambos dizem e disseram isso em nota oficial ou falas públicas.
Mesmo que o MinDef diga e repita que os EUA NÃO transferem tecnologia, a FAB colocou dois caças americanos na short-list.
O Ministério da Defesa alega que trabalha com precedentes no caso de ToT dos EUA. Mas não disseram que os EUA se recusaram a passar a tecnologia pretendida.
Bem, um deles só metade do projeto que é americano, mas vá lá, que seja. :roll: :mrgreen:
Nenhuma contradição?
Nada ao menos curioso?
Nenhuma contradicão em vista do que eu passei acima
Quando vc escreve, parece que tem evidencias de que esse motivo não ocorreu, que os russos foram injusticados e fica martelando isso sistematicamente no Forum há mais de 1 ano e meio.
Nunca disse essa palavra, "injustiçado", fale por si se você pensa assim ou acha que apenas isso possa suscitar hipóteses.
:lol:
Outros amigos martelam outras coisa e não vejo você exercendo o seu poder de polícia aqui dentro contra eles.
eles não "moram no forum" como vc. Vc exerce partulha ideologica e marqueteira, vc usa a tática de Goebbels. Como sua base é, dighamos "fraca", tenta vencer na repeticão.
Haja, reclame com a moderação, faça uma campanha pela verdade e justiça, peça minha expulsão, uma punição, uma semana de gancho, três dias, um dia, horas, uma reprimenda.

Não sei se exprimir opinião é falta, mas quem sabe você consegue? Vale à pena tentar pelo bem da verdade e democracia.
Vc não apenas expressa opiniào. No caso do FX2, por exemplo, vc afirma, a despeito de noticias contrárias aos russos, sem demonstrar base alguma. E tenta entronizar através de marteladas sistemáticas Goebellianas
E olha, eu já fui punido por flood. Pode ser um pé, quem sabe? :wink:

Ah! tem colega martelando aqui dentro que o FX é pura corrupção!!!!!!!!
E já faz tempo!
Pega eles, pega, pega!
Deixo a tarefa para vc, já que embora tenha idade para trabalhar, não trabalha. Passa o dia inteiro aqui e em outros Foruns (com outro apelido), das 11h até a noite, defendendo os russos. Ou caso vc trabalhe, trabalha pró rosoboronexport.
Tem como desmentir? Otimo. Fundamente. Senão seria bom parar com isso. Pois ao manter esse comportamento vc está chamando TODOS aqueles que alegaram o motivo de mentirosos (e a justificativa para o cancelamento por causa do Fome Zero veio apenas da Presidencia, não tratou de assuntos técnicos, não envolveu o MD, a FAB e outros relacionados ao processo, como ocorreu agora). Vc está abusando do direito a liberdade de expressão.
Cara, uma opinião é uma opinião, vale o que vale, acredita quem quiser. Se tem eco, é porque mais pessoas além de mim acreditam que há algo mais do que uma simples negativa russa nessa história toda.

Tem o outro lado da moeda, todos os que dizem o contrário de mim, como você, me chama de mentiroso, mas eu nunca me arvorei de paladino da justiça prá cima de ninguém. Não é meu papel, e não me parece ser o seu.
Contesto esse seu comportamento abominável.
Acredita em você ou em mim quem quiser, ou pode-se também não acreditar em nenhum dos dois.
É assim que eu acho que funciona, mas se a moderação me chamar na conversa, quem sabe eu para de falar as coisas que penso pelo bem do fórum?

Então é isso, opinião vale o que vale, e é igual bunda, todo mundo tem uma.
como eu disse, vc não apenas coloca opinião. Afirma, martela, sem base que não há além da sua cabeca.
Sobre a frase grifada, você é moderador ????
Me perdoe, mas não te reconheço como meu tutor, censor, ou qualquer coisa capaz de tolher-me em minhas opiniões. Me desculpe mais uma vez.
Não sou moderador. E não sou seu tutor. Até porque seria inutil tentar. Como seria tentar fazer que o DBder, o Nico e outros dessa estirpe passassem a deixar de defender a SAAB
O Su35BM é um excelente caca?Sim. Mas se a proposta abrangeu ou não o que a FAB pediu é outra história...
Concordo. 8-]
E por acaso discordou alguma vez de um elogio a equipamentos da ROSOBORONEXPORT?
Se se aceita que se aprove uma proposta que não atende ao que a FAB pede (que foi o que o Saito, Jobim e até relatos de funcionários da Sukhoi na midia falaram) é um desrespeito aos concorrentes que aceitaram e atenta contra o propósito de selecão.
Mas se aceitaram a proposta da SAAB, que garante ToTs que não são deles
conhece entao as 12 tecnologias-Chave que a fAB solicitou para dizer isso?
e propõem um caça que não existe (inclusive a FAB avaliou esse caça virtual); se aceitaram a dos EUA, que não garante nada além do que é necessário mediante 5% de multa, não entendo como isso pode e a outra possibilidade não pode...
"garantir o necessário" da tecnologia que a FAB solicitou.Qual é o problema? Mas eu concordo que a proposta da GIE Rafale é melhor que a da Boeing
Diante de todos os problemas diplomáticos/estratégicos que tivemos e estamos tendo com os EUA, alguém realmente acreditou que um caça deles seria a espinha dorsal da nossa defesa aérea nesse FX?
E mesmo assim, insistiram até o final, bateram o pé, metade queria Gripen-NG e a outra queria F-18E, mesmo com todos os problemas que se sabe existem, mesmo com as duas outras Forças indo noutra direção.
Eu acredito ser melhor não cutucar esse cocô, já criou casquinha. :?
Não vamos lotar este tópico com o farto material sobre nossos "esbarrões" com os EUA, acho que todos já sabem disso e já devem ter concluído as consequências disso tudo.
Será que vem daí, da leitura de outros tópicos tão ou mais importantes que esse, a noção de que colocar os caças americanos na short-list foi, prá dizer o mínimo, estranho?
Não vou responder a isso, pois vai abrir outra linha de discussão, para evitar que vc fuja.
Seria bom se o Pepê (porque me parece que viu) pudesse dizer mais uma vez o que estava na proposta russa, prá saber se é mais do que o "necessário mediante 5% de multa". Porque se for, poderia daí surgir a pergunta:
Eu não conheco o relatório do Jobim, e acredito que o Pepe tenha lido mesmo. Mas já que vc citou uma fonte não oficial, posso jogar nesse campo: conheco razoalvelnte as propostas dos 6 concorrentes: e o colega Pepe sabe disso e sabe que eu tenho fonte na GPFX2.
- Porque insistir em algo que se sabe fadado ao fracasso diante de END e afins?

Veja que as coisas podem ir além, muito além das notas oficiais, sejam de quem for.
A questão de acreditar somente no que é conveniente pode ser ligado a uma ideologia forte, ou a forte torcida, não a motivos financeiros, necessariamente.(aliá vc não faz isso por dinheiro, claro. Vc é uma pessoa integra. Mas está forcando a barra...)

Abracos
Discordo.
No meu caso eu te garanto que é por uma forte opinião formada fora dos círculos oficiais, digamos assim.
circulos oficiais? Mais uma frase ridicula, ...
Veja que essa torcida a que você se refere não funciona para outros caso de compras e acordos, mesmo quando se trata de material americano.
E eu posso dizer o mesmo de você, exatamente o mesmo, apenas me baseando em pontos de vista.
Pelo teu comportamento, usei de eufemismo ao te chamar de forte torcedor. Mas como vc quis elevar o tom, vamos lá...até o tópico do FX2 trancar novamente
E como diz o sábio, "um ponto de vista é a vista de um determinado ponto(de observação)".

E mais uma vez Knight7, me desculpe, mas não é você que vai regular minha "forçação" de barra.
Claro que não vou regular. Até seria impossivel regular vc. Vc é igual äqueles que citei...
Abraços!

Editado pela última vez por knigh7 em Ter Jul 13, 2010 8:33 am, em um total de 7 vezes.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#42659 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 13, 2010 12:50 am

Srs...

Vamos baixar a bola por favor... não existe necessidade nenhuma para isso, ok? :)

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#42660 Mensagem por Penguin » Ter Jul 13, 2010 8:52 am

Em visita à Embraer, Marina diz que discussão sobre caças foi apressada

Candidata do PV evitou opinar sobre escolha das aeronaves pela FAB

Marina Novaes

Embora evite opinar sobre qual modelo de caças a FAB (Força Aérea Brasileira) deve adquirir – o francês, o sueco ou o americano –, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, defendeu um debate maior em torno da decisão, em visita realizada nesta segunda-feira (12) à sede da Embraer, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Segundo Marina, a discussão sobre o tema foi feita de maneira “açodada” pelo Congresso, sem que houvesse tempo hábil para a o debate nas comissões do Senado e da Câmara.

-É claro que nós precisamos cada vez mais equipar a Força Aérea Brasileira, e ter uma atitude preventiva em relação ao nosso sistema de segurança. Nós somos uma potência ambiental, e temos que ter os investimentos corre mecanismos para nos proteger. [...] E essas coisas não podem ser feitas de forma açodada, como ocorreu no Congresso, sem os devidos trâmites [para a tomada da decisão].

O governo ainda não anunciou a decisão sobre a compra dos caças, mas já indicou que pode optar pelos aviões Rafale, de origem francesa. Apesar das críticas, Marina disse acreditar que o governo brasileiro irá honrar os acordos que venham a ser tomados, e defendeu a ampliação da proteção das fronteiras brasileiras.

Críticas

A candidata também criticou os baixos investimentos na área da educação pelo governo brasileiro. Segundo ela, atualmente o país investe cerca de 5% do PIB no ensino, percentual considerado ínfimo pela candidata.

- [O aumento nos investimentos em educação] não acontece da noite para o dia, é preciso sair progressivamente dos atuais 5%. [Em quatro anos] a gente pode trabalhar com uma meta de 7%.

Para Marina, o país apresenta um atraso de “30 anos” em relação ao Chile, quando se fala em educação, segmento apresentado pela candidata como prioritário em seu programa de governo.

Durante a visita, a presidenciável verde também a voltou a atacar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e demonstrou preocupação em relação às obras de ampliação dos aeroportos no país.

Marina passou o dia em São José dos Campos, onde visitou além da Embraer o CTA, acompanha de Guilherme Leal, vice de sua chapa, e de Fabio Feldmann, candidato ao governo de São Paulo pelo PV. Hoje, a candidata embarca para o Rio de Janeiro, onde cumpre agenda na terça-feira (13).

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... a_notimpol

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder