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Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Jul 24, 2020 9:42 pm
por FCarvalho
Tem quem diga que foi, outros dizem que não, e ninguém sabe ao certo se o Tiger foi ou não foi testado pela GEA.

https://assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2018/09/Tiger_MkIII__Airbus-Helicopters_Anthony-Pecchi-crop.jpg

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Ago 10, 2020 12:03 am
por FCarvalho
AH-64 Apache Killer? Russia Is Arming Its Helicopters With Air-to-Air Missiles
Nothing to worry about?
by Michael Peck

https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... les-128507

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Ago 10, 2020 12:04 am
por FCarvalho
A Killer: Meet Russia's Deadly MI-28NM Helicopter
What will they do with it?
by Michael Peck

https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... ter-165534

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Ago 10, 2020 12:08 am
por FCarvalho
Russia Has a Dangerous Mi-28NM Havoc “Night Superhunter” Helicopter
What can it do?
by Michael Peck

https://nationalinterest.org/blog/buzz/ ... pter-70751

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 11, 2020 1:18 am
por Viktor Reznov
Esse Michael Peck tá com certeza recebendo suborno da JSC Russian Helicopters pra ficar soltando essas peças de propaganda sobre o Mi-28N.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 11, 2020 10:02 pm
por FCarvalho
Se está eu não sei, mas que a versão NM tem chamado a atenção, isso ela está.

Bem que gostaria que o pessoal do GEA colocasse as mãos nela e que algo da avaliação viesse a público. Só então teríamos uma noção real das qualidades/capacidades do helo.

Na revista ASAS o Mj Fatorrello que é, ou era, o cmte do GEA falou sobre a experiência de voar o Havoc. Digamos que o cara ficou (bem) impressionado. Mas faltou vários quesitos a serem avaliados, assim como os outros dois modelos avaliados. O que se pode salientar é a diferença de forma como os russos fazem as coisas de nós, fora do padrão Otan/Stanag ao qual estamos atrelados. Mas em nenhum momento o militar questionou ou falou mau do helo russo, pelo contrário. E como o pessoal da Avex aparentemente não conversa, e nem quer, com o 2o/10o Gav sequer para trocar umas ideias, fica sempre aquela impressão de se estar experimentando algo nunca antes visto no país, ou algo de outro mundo.

https://i.pinimg.com/originals/68/e4/10/68e4103cba942143cdce3e67be1da1ef.jpg

A Revista Força Aérea trouxe mais uma matéria do João Paulo Moralez sobre a Avex, ed 123, e pode-se dizer que não há novidades sobre o futuro da Avex. Apenas o fato de que helos de ataque continuam sendo um objetivo a ser alcançado lá pelos idos de 2031, e que talvez os BH e Cougar sejam substituídos por helos armados, além dos Pantera, na falta de helos de ataque. O EB avaliou o H-60M e o AW-149, que podem vir a ser até 16 helos para operar aqui no 4o Bavex.
Ninguém falou, ou fala, como esperado, nos Mi-17.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 11, 2020 10:26 pm
por FCarvalho
O exército está estudando através de um GT formado ano passado a possibilidade de utilizar helos de emprego geral armados para atuar no apoio do CMA, conforme já falado aqui, e como expus acima na matéria do João Paulo Moralez na revista Força Aérea. Os dois candidatos experimentados em questão.

UH-60M Black Hawk
https://ocdn.eu/images/pulscms/MjM7MDA_/b40facea0bd6e2d1423ab8a5684b8e99.jpeghttps://zbiam.pl/wp-content/uploads/2019/02/Black-Hawki-dla-Wojsk-Specjalnych.jpg

Leonardo AW-149

https://pbrasil.files.wordpress.com/2009/04/aw-149.jpghttps://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2014/10/AW149.jpg

O BH não sai por menos de US 20 milhões pelado. O AW está entre US 15 e 20 milhões. Com os adendos que a Avex supõe poder equipar os mesmos, essa conta de 16 helos não fecha tão cedo.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 11, 2020 10:40 pm
por FCarvalho

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Ago 17, 2020 9:01 pm
por FCarvalho
Os H225M Cougar da Avex foram recebidos a partir de 2003. Todos estão passando por check D o que trás mais 15 anos ou 8 mil horas de vida útil as células.
O plano é repassar este modelo para o 3o Bavex onde deve encerrar sua carreira presumivelmente.
Dadas as atuais condições financeiras do país é provável que a opção por modernização da avionica destes helos ao mesmo padrão dos H725M seja a solução mais adequada e possível.
Sobra assim a substituição dos 4 BH em Manaus que não cabe mais soluções de continuidade.
Segundo o cmdo da Avex 8 Jagiar devem compor com os Pantera K2 os elementos de manobra do 4a Bavex.
No curto prazo é o previsto até 2022 quando os últimos helos devem ser entregues.
Uma alternativa factível seria tentar trocar os Cougar por novos Jaguar. Algo provavelmente já pensado e quiçá oferecido, pela Helibras.
A ver.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 18, 2020 12:41 pm
por Fab-Wan
Entendo que o lógico, seria comprar mais H225 pra substituir esses BH e Cougar e se livrar de duas cadeias logisticas...

Aliás, nunca entendi esses 4 (pelo número reduzido) BH no EB.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Ago 18, 2020 8:11 pm
por Ckrauslo
São de tamanhos diferentes, utilidades diferentes e mobilidades diferentes.
Concordo quanto a escolher entre o Cougar e Super Puma, mas não dá para comparar o Black Hawk com nenhum dos dois, categorias diferentes.
Dá para compara-lo ao pantera.
Devemos ter helicopteros nas seguintes categorias:
Utilidade leve.
Utilidade Média
Utilidade Pesado.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 19, 2020 5:09 pm
por Viktor Reznov
FCarvalho escreveu: Ter Ago 11, 2020 10:26 pm O exército está estudando através de um GT formado ano passado a possibilidade de utilizar helos de emprego geral armados para atuar no apoio do CMA, conforme já falado aqui, e como expus acima na matéria do João Paulo Moralez na revista Força Aérea. Os dois candidatos experimentados em questão.

UH-60M Black Hawk
https://ocdn.eu/images/pulscms/MjM7MDA_/b40facea0bd6e2d1423ab8a5684b8e99.jpeghttps://zbiam.pl/wp-content/uploads/2019/02/Black-Hawki-dla-Wojsk-Specjalnych.jpg

Leonardo AW-149

https://pbrasil.files.wordpress.com/2009/04/aw-149.jpghttps://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2014/10/AW149.jpg

O BH não sai por menos de US 20 milhões pelado. O AW está entre US 15 e 20 milhões. Com os adendos que a Avex supõe poder equipar os mesmos, essa conta de 16 helos não fecha tão cedo.

abs
Que configuração do AW-149 é essa? Já tem alguma nação operando ele nesse modo de reconhecimento e ataque?

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 19, 2020 6:30 pm
por FCarvalho
Fab-Wan escreveu: Ter Ago 18, 2020 12:41 pm Entendo que o lógico, seria comprar mais H225 pra substituir esses BH e Cougar e se livrar de duas cadeias logisticas...
Aliás, nunca entendi esses 4 (pelo número reduzido) BH no EB.
Eu tenho cá para mim que a Avex descartou de antemão o H725M, vide as informações disponíveis. O que não significa que ele está totalmente descartado, dado o peso político de uma Helibras aqui.

O BH foi recebido em 1995 para uso na Momep na fronteira Peru-equador. Aquisição mais do que de oportunidade.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 19, 2020 6:36 pm
por Viktor Reznov
FCarvalho escreveu: Qua Ago 19, 2020 6:30 pm
Fab-Wan escreveu: Ter Ago 18, 2020 12:41 pm Entendo que o lógico, seria comprar mais H225 pra substituir esses BH e Cougar e se livrar de duas cadeias logisticas...
Aliás, nunca entendi esses 4 (pelo número reduzido) BH no EB.
Eu tenho cá para mim que a Avex descartou de antemão o H725M, vide as informações disponíveis. O que não significa que ele está totalmente descartado, dado o peso político de uma Helibras aqui.

O BH foi recebido em 1995 para uso na Momep na fronteira Peru-equador. Aquisição mais do que de oportunidade.

abs
Bom, isso vai servir como uma lição importante pra Helibras parar de ficar investindo no mercado militar aqui do Brasil pq a AVEX tem uma coleira azul vermelha e branco ao redor do pescoço deles.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Ago 19, 2020 6:38 pm
por FCarvalho
Ckrauslo escreveu: Ter Ago 18, 2020 8:11 pm São de tamanhos diferentes, utilidades diferentes e mobilidades diferentes.
Concordo quanto a escolher entre o Cougar e Super Puma, mas não dá para comparar o Black Hawk com nenhum dos dois, categorias diferentes.
Dá para compara-lo ao pantera.
Devemos ter helicopteros nas seguintes categorias:
Utilidade leve.
Utilidade Média
Utilidade Pesado.
A ideia básica é tentar homogeneizar a frota o mais possível, fugindo da dependência de um único fornecedor sempre que possível.

Neste sentido, o AW-149 é um bom substituto de BH, Cougar e penso eu no futuro dos Pantera K2.

Independente se 16 helos sejam comprados ou não, fato é que continuam sendo uma quantidade inferior ao que a Avex realmente precisa.

Do ponto de vista financeiro e político é mais fácil, neste momento, homogeneizar toda a frota com H725M e mais pra frente pensamos no que fazer. Principalmente se os democratas levarem em novembro a cafeira do imperador.

abs